Buscar

Ayurveda: Doshas, Alimentos e Tratamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AYURVEDA
No Ayurveda, a saúde de cada dosha está diretamente interligada com a função gastrintestinal, ou seja, sem um "poder digestório" adequado e íntegro, uma pessoa não está saudável. Além disso, o tipo de alimento adequado para cada dosha contribui para a manutenção de um equilíbrio saudável.
Sendo assim, marque a alternativa que relaciona corretamente os tipos de alimentos mais adequados para cada dosha.​​​​​​​
E. 
Indivíduos com predominância Vata, composto pelo elemento ar, se dão muito bem com a ingestão de alimentos como grãos, óleos e leite morno, uma vez que trazem equilíbrio ao Vata.
 
Na medicina ayurvédica, a constituição pessoal é o ponto de partida para todos os tratamentos. Essa constituição se expressa como uma manifestação individual dos três doshas (bioenergias): Vata, Pitta e Kapha.
Se você olhar para as pessoas a seu redor, logo aprenderá a reconhecer os diferentes tipos de doshas. Pessoas altas ou baixas e ________ são principalmente do tipo Vata. Pessoas de tamanho médio, com uma estrutura mais __________, são principalmente do tipo Pitta. E as pessoas com uma estrutura corporal mais ________ são principalmente do tipo Kapha. As características evidenciadas ocorrem quando as pessoas estão em equilíbrio. Quando em desequilíbrio, as características podem ser diferentes.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
D. 
esguias, muscular, ampla.
Em indivíduos predominantemente Vata, seus corpos tendem a ser leves (esguios), seus ossos finos e sua pele e cabelo secos. Pessoas do tipo Pitta tendem a ter pesos moderados e boa musculatura. Pessoas Kapha apresentam ossos densos e pesados, pele lustrosa e flexível, baixo metabolismo e estruturas grandes e atarracadas. Assim, a alternativa que melhor completa o texto é: esguias, muscular e ampla.
A formação científica tradicional e segmentada predomina nas culturas ocidentais. Tal fato contribui, ainda, para uma baixa adesão das pessoas à medicina ayurvédica.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
A. A ciência ayurvédica é um conhecimento aplicado, cuja transmissão é desenvolvida pela vivência, observando o momento adequado da utilização de determinada prática.
O Ayurveda apresenta uma base sólida, fundamentada em tratados médicos (Charaka Samhita, Sushruta Samhita e Ashtanga Hridaya) que compreendem uma sabedoria de todos os aspectos da vida.
Analise as afirmativas a seguir, baseadas nesses tratados médicos do Ayurveda.
I. O tratado de Charaka Samhita aborda a determinação das causas e origens das doenças, assim como seu tratamento.
II. O tratado de Sushruta Samhita compreende todos os ramos do Ayurveda, com ênfase no tratamento cirúrgico.
III. O tratado de Ashtanga Hridaya retrata uma compilação dos assuntos mais relevantes dos antigos clássicos de Charaka e Sushruta.
IV. O tratado de Charaka Samhita aborda o estudo do corpo humano, associando aspectos patológicos ao ambiente.
V. O tratado de Sushruta Samhita retrata a importância do conhecimento prático em detrimento do conhecimento teórico.
Quais afirmativas estão corretas?
C. 
I, II e III.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, existem diversos sistemas de medicina tradicional, como as medicinas tradicionais chinesa, ayurvédica, árabe e indígena.
Analise as alternativas a seguir e assinale a que melhor caracteriza a medicina ayurvédica como uma medicina tradicional.
B. 
A medicina ayurvédica utiliza diversos métodos, como limpeza do corpo, uso de óleos corporais, indução de suor pelo vapor, sempre no intuito da garantia do bem-estar pleno do indivíduo.

Outros materiais