Buscar

Microeconomia e Macroeconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Microeconomia e Macroeconomia
Fabiane da Silva Trindade
03202477
Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais
Economia é o estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos. E ela divide- se em dois subcampos: a microeconomia, que é o estudo de como as famílias e empresas tomam decisões e de como elas interagem em mercado específico; e macroeconomia que diz respeito aos fenômenos que englobam toda a economia. (MANKIW, 1999).
A microeconomia examina como uma empresa poderia maximizar sua produção e capacidade, de modo que pudesse reduzir os preços e competir melhor em seu setor. (MANKIW, 1999). Em abril a julho de 2020, as restrições de circulação de pessoas e de isolamento social impostas pelos municípios e estados, com o intuito de conter o avanço do vírus, provocam impactos diretos no emprego e renda da população. Os trabalhadores informais foram atingidos primeiramente pela crise, os formais, mantiveram seus empregos por algum período devido aos custos de demissão e de contratação que as empresas teriam que incorrer. (Silva & Silva, 2002). Outro exemplo que posso citar é a demanda de livros e materiais escolares. Antes do início de semestre, pais e alunos buscam preparar-se para o ano letivo. E como é uma procura habitual nesse período, mercados tendem a aumentar a quantidade de produtos como canetas, mochilas, cadernos, etc, para suprir a procura. Após o início do ano letivo, já que grandes partes dos estudantes já estão equipados, a demanda reduz, reduzindo a oferta, preços e fabricações.
Na macroeconomia examina como um aumento ou a redução nas exportações afetaria a conta do capital de uma nação. Igualmente, avaliaria como o PIB seria afetado pela taxa de desemprego. (MANKIW, 1999). Como exemplos presenciados recentemente, temos a Guerra entre Ucrânia e Russa que eleva os preços de alimentos e energia, incitando a inflação e corroendo o valor da renda, ao mesmo tempo em que afeta o comércio, as cadeias de suprimentos e as remessas em países vizinhos à Ucrânia, além de provocar incertezas entre os investidores, o que reduzirá os preços dos ativos, apertará as condições financeiras e poderá desencadear saídas de capital de mercados emergentes (SHALAL, 2022). Ainda utilizando a pandemia como exemplo, em junho de 2020, a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) real era negativa, em torno de 8%, devido à queda na produção industrial, pois, nas vendas do comércio e no volume de serviços prestados. (Silva & Silva, 2002). 
Referência Bibliográfica
MANKIW, N. Gregory. Introdução à Economia. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
SHALAL, Andrea. Guerra pode “alterar fundamentalmente” ordem econômica e política globais, diz FMI. CNN Brasil. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/business/guerra-pode-alterar-fundamentalmente-ordem-economica-e-politica-globais-diz-fmi/>Acesso em: 05 jul. 2022.)
SILVA, Mygre Lopes da; SILVA, Rodrigo Abbade da. ECONOMIA BRASILEIRA PRÉ, DURANTE E PÓS-PANDEMIA DO COVID-19: IMPACTOS E REFLEXÕES. Observatório Socioeconômico da COVID-19.2020

Continue navegando

Outros materiais