Buscar

PET III, 3 BIMESTRE 2021 CMEI

Prévia do material em texto

C.M.E.I. CRIANÇA FELIZ DE FRANCISCÓPOLIS
Rua Getúlio Vargas, 319 – Centro – 39.695-000
FRANCISCÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS
PLANO DE ESTUDO TUTORADO
C.M.E.I. CRIANÇA FELIZ 2021
ATIVIDADES REMOTA
ÁREA DO CONHECIMENTO: EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: TIO ADELSON
TURMAS: MATERNAL I e II, PRÉ 1° e 2° PERÍODOS
PET VOL. III, 3° BIMESTRE
ATIVIDADE – 1 “CORRIDA SOBRE PONTE” MATERIAS: DOIS TAPETES (tipo de porta)
DESENVOLVIMENTO: Delimitar um percurso a ser percorrido. Individualemente ou em forma de disputa. sobre um dos dois tapetes o cupetidor irá ficar em cima. Sendo que pisa em um e passa o outro para frete, este que ao ser pisado o copetidos passará o que ficou atrás para frente e assim sucessivamente até chegar ao limete estabelecido.
ATIVIDADE – 2 “ABC DOS COPOS” MATERIAIS DOIS COPOS, MUSICA ABC DOS COPOS, GRUPO PALAVRA CANTADA
DESENVOLVIMENTO: (Com no mínimo duas pessoas) Sobre uma mesa irá desenvolver ao ritmo da música os comados, que são: “pega copo, vira copo, passa copo, vira copo, tu tata tumtum...
ATIVIDADE – 3 “CIRCUITO PARA DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA FINA E GROSSA”
MATERIAS: UM CABO DE VASSOURAS, 10 COPOS, 10 TAMPINHAS DE pets 
DESENVOLVIMENTO: Posicionar os copos em fila, e de boca bara baixo, a mais ou menos trinta centímentros de distância um do outro. Do último copo da fila a mis ou menos dois metros e meio, no sentido trânsversal aos copos posicionar o cabo de vassouras, e atás paralelamente deste posicionar as tampinhas, as quais o participante terá a tarefa de pegar uma de cada vez e colocar no fudo de cada copo, isso no menos tempo possível.
ATIVIDADE – 4 “FUTEBOL COM VASSOURA”
MATERIAIS: DUAS VASSOURAS, UMA BOLA, ALGO PARA FAZER OS GOLZINHOS.
DESENVOLVIMENTO: Demarcar um “campinho” e posicionar os gols, com no mínimo duas pessoas (uma x outra) dar inicio a emocionante partida, que terá o tempo pre estabelecido, vecerá quem fizer mais gols.
ATIVIDADE – 5 “PERNA DE PAU”
MATERIAIS: DOIS BAMBUS OU DUAS LATAS E BARBANTE.
DESENVOLVIMENTO: Usando as latas ou os bambus, construir as pernas de pau. Com bambu, fazendo lhes furus onde irá os pés. Com as latas fazer um par de furos no fundo de cada uma e amarrar os barbantes. (fazer de acordo o tamanho da criança)
ATIVIDADE – 6 “ENROLA, ENROLANDO”
MATERIAIS: QUATRO METROS DE BARBANTE, UM PEDAÇO DE CABO DE VASSOURAS (20 CENTIMÉTROS) UM LITRO pet MEIADO DE ÁGUA.
DESENVOLVIMENTO: Em uma das pontas do barbante amarrar o litro de água, na outra ponta amarrar o cabo de vassouras. A patir do cabo de vassouras errolar todo o barbante puxando o litro.
ATIVIDADE – 7 “PESCANDO TAMPINHAS”
MATERIAIS: UMA COLHER, VINTE TAMPINHAS DE pets, UMA BACIA MEIADA DE ÁGUA.
DESENVOLVIMENTO: Com a bacia meiada de água colocar dentro as tampinhas, segurando a colher a criança irá pescar todas as tampinhas (mão direita e esquerda uma de cada vez).
ATIVIDADE – 8 “CIRCUITO: JOGO MÃO COM PÉ, PÉ COM MÃO”
MATERIAIS: TRINTA FOLHAS XAMEX OU IMPROVISAR FOLHA, FITA ADESIVAS, CANETINHA.
DESENVOLVIMENTO: Com a canetinha desenhar dez pares de pés e cinco pares de mãos. Os colocar em sequecia mesclando os pares de pés com os pares de mão, sempre três a três. Após esta etapa, com a fita adesiva os fixar ao chão, a criança terá a tarefa de percorrer o circuito colocando o seus pés na marca dos pés e as mãos nas marcas das mãos.
ATIVIDADE – 9 “FUGUETINHO DE BEXIGA”
MATERIAIS: 5 METRO DE BARBANTE, UM PEDAÇO DE CANUDINHO, FITA ADESIVA E UMA BEXIGA.
DESENVOLVIMENTO: Primeiro passar o barbante dentro do pedaço de canudo, depois amarrar as pontas do barbante de maneira esticada em algo tipo duas cadeiras, utilizado o sopro encher a bexiga, sem amarrar a boca da bexiga, a colar no canudino, após feito isso soltar a boca da bexiga, com a perda do ar, a bexiga presa ao canudo irá virar um verdadeiro foguete.
ATIVIDADE – 10 “ALINHAVO EM FORMA DE CHUVA”
MATERIAIS: PAPELÃO, TINTA BRANCA, BARBANTE BRANCO.
DESENVOLVIMENTO: Em um pedaço de papelão desenhar uma nuvem (pode ser usando folhas branca, ou algodão). Após formar a nuvem, fazer varias sequências de furos na vertical e alinhavar. O resultado será uma linda chuva.
ATIVIDADE – 11 “BARQUINHO DE ROLHAS”
MATERIAIS: TRÊS ROLHAS, FITA ADESIVA, UM PALITO DE DENTE (QUEBRAR UMA DAS PONTAS AFIM DE EVITAR POSSÍVEL ACIDENTE) UM PEDACINHO DE E.V.A. UMA BACIA MEIADA DE ÁGUA.
DESENVOLVIMENTO: Com a fita adesiva colar as três rolhas paralelas uma a outra, com o E.V.A. fazer a vala em tamanho proporcional. Após o barquinho construido o colocar dentro da bacia meiada de água. A criança alem de partipar da construção do barquinho irá brincar soprando o barquinho afim de dar lhe movimentos.
ATIVIDADE – 12 “BOLAS NO ARCO”
MATERIAIS: BOLAS, OU BUCHAS DE PAPEL, UM ARCO DE MANGUEIRA COM MAIS OU MENOS OITENTA CENTÍMETROS DE DIÂMENTROS DE UMA CIRCUNFERÊNCIA, CORDA.
DESENVOLVIMENTO: Contruir o arco e o empendurar pela corda em algo, demarcar uma distância para o lançamento das bolas (distância de acordo com o tamanho e capacidade da criança) objetivo: lânçar as bolas por dentro do arco. Variações: 1° com o arco parado, 2° com o arco em movimento de um lado para o outro.
ATIVIDADE – 13 “PÊNDOLO NA CABEÇA (PARA DERRUBAR GARRAFAS)”
MATERIAIS: DEZ GARRAFAS pets, BARBANTE, ALGO PARA SERVIR DE PÊNDULO.
DESENVOLVIMENTO: Posicionar as garrafas em fila, mais ou menos meio metro de distância uma da outra, uma das potas do barbante amarrar na cabeça na altura da testa, ver o coprimento adequado para o tamanho da criança, na outra ponta do barbante amarrar o pêndulo. Com movimentos de um lado para o outro derrubar as garrafas uma a uma.
ATIVIDADE – 14 “CIRCITO COM VARIOS OBJETOS E VARIOS MOVIMONTOS”
MATERIAIS: DEZ OBJETOS DIPONIVEIS EM CASA. EX. MOCHILAS, URSINHOS, CAIXAS, ALMOFADA ETC.
DESENVOLVIMENO: ETAPA 1: Posicionar os objetos em fila, mais ou menos um metro entre eles (adaptar de acordo com o tamanho e capacidade da criança)
 ETAPA 2: VARIAÇÕES } 1° pular os objetos, 2°pular de um lado para outro, em forma de zig zag, 3° pular lateralmente saltando os objetos (os dois lados), 4° pular lateralmente saltando e tocando os objetos (os dois lados), 5° pular um a um erguendo os objetos sobre a cabeça, 6° zig zag.	
ATIVIDADE – 15 “CORRIDA DE BUMBUM”
MATERIAIS: UM TAPETE (TIPO DE PORTA). 
DESENVOLVIMENTO: Demarcar previamente um percurso a ser percorrido, (ponto de saida, ponto de chegada). Individualmente ou em disputa. A criança irá sentar sobre o tapete e ao comando. a criança, ou as crianças irá dar partida nessa emocionante corrida com com bumbum, lembrando que é permitido usar somente as pernas para puchar o corpo.
ATIVIDADE – 16 “PESCANDO CANUDINHOS COM O GAFO”
MATERIAIS: UM GAFO E UNS VINTE CANUDINHOS.
DESENVOLVIMENTO: Com o gafo na mão (somente mão de cada vez) a criança irá pescar os canudinhos pelos buraquinhos, tirando os de um lugar e colocando em outro, (usar uma mão depois a outra)
ATIVIDADE – 17 “CORRIDA COM A BOLA PRESA ENTRE AS PERNAS”
MATERIAIS: UMA BOLA.
DESENVOLVIMENTO: Demarcar previamente um percurso a ser percorrido, (ponto de saida, ponto de chegada) sentada no chão com as pernas cruzadas, colocar uma bola no colo e percorrer o percurso sem deixar a bola escapar, utilizando as mãos para puchar e empurrar o corpo.
ATIVIDADE – 18 “CANTIGA DE RODA, DA ABÓBORA FAZ MELÃO”
MATERIAIS: GIZ OU CORDA.
DESENVOLVIMENTO: Com o giz ou corda construir um jogo da velha no chão. A criança ou as crianças irá se posicionar com as pernas abertas de maneira a ocupar duas casas, isso na parte de fora do jogo da velha. Ao som da musica “Da abóbora faz melão” de Bia Bedran. A criança irá pular para esquerda e direita ao ritimo da música, e no refrão pular duas vezes para esquerda e direita, sem perder o ritimo. 
ATIVIDADE – 19 “PESCANDO ANELZINHO COM CANUDINHO NA BOCA”
MATERIAIS: UM CANUDINHO, UNS DEZ ANELZINHO OU MAIS DE REFRIGERANTE.
DESENVOLVIMENTO: Entortar uma das pontas do canudinho. A outra ponta colocar na boca, e com os anelzinhos já em uma vasilha, ir pescando um a um e colocarem outra vasilha.
ATIVIDADE – 20 “CONSTRUINDO TORRE” 
MATERIAIS: VINTE E QUATRO PREGADORES DE ROUPAS (MADEIRA), VINTE E QUATRO PELITOS DE PICOLÉ.	
DESENVOLVIMENTO: Pintar os pelitos de picolé, cada quarteto de uma cor. Os pregadores não precisa pintar, com os palitos já secos, construir a torre, utilizando os pregadores e palitos. (colocar as cores sempre combinando a cada degrau).

Mais conteúdos dessa disciplina