Buscar

Disostose Cleidocraniana: Manifestações, Diagnóstico e Tratamento

Prévia do material em texto

1- Quais são as manifestações clínicas Disostose Cleidocraniana (DC)? 
As manifestações Clínicas são descritas através do desenvolvimento tardio de estruturas e defeitos ósseos, anormalidades estomatognáticas e craniofaciais, hipoplasia dos seios paranasais e deformidades morfológicas em maxila e mandíbula. A cavidade bucal e as estruturas estomatognáticas são regiões com maiores manifestações clínicas, sendo elas: prognatismo mandibular e atresia maxilar, alterações dentárias,irrupções dentárias tardias. 
2- Qual o diagnóstico da Disostose Cleidocraniana (DC)?
O diagnóstico é baseado em achados clínicos e radiográficos.
3- Qual tratamento para Disostose Cleidocraniana (DC)? 
Geralmente é cirúrgico, podendo envolver exodontia de unidades supranumerários e decíduas, associado a uma abordagem ortodôntica.
1- A Disostose Cleidocraniana (DP) é uma doença rara e congênita que acomete quais estruturas? 
Por ser uma patologia genética, acomete o tecido ósseo com manifestações clínicas em diversas partes do corpo, principalmente, cavidade oral e estrutura esqueléticas.
2-O que deve ser feito para os pacientes acometidos pela disostose cleidocraniana?
Um exame clínico minucioso, uma análise por exames de imagem e a análise genética são imprescindíveis à conclusão do seu diagnóstico.
3- Essa patologia se caracteriza por ser uma?
Por ser uma desordem rara, com prevalência de um por milhão, envolvendo o tecido esquelético.
4- É recomendado implantes no tratamento dos pacientes com disostose cleidocraniana?
Quanto aos implantes, ainda hoje há poucos casos documentados sobre sua utilização nesses pacientes. Embora a disostose cleidocraniana seja um distúrbio ósseo causado por um defeito no gene que orienta a diferenciação osteoblástica e a formação óssea, a utilização de implantes em tal caso parece lógico, já que foram documentados casos de formação óssea ao redor dos dentes erupcionados ortodonticamente, nesses pacientes.

Continue navegando