Buscar

Análise do texto O Vazio da Era Hipermoderna

Prévia do material em texto

Análise do texto “O Vazio da Era Hipermoderna” 
	O texto sugerido para estudo, “O Vazio da Era Hipermoderna”, escrito por Jéssica N. Costa, 2015, trata do comportamento do indivíduo dentro da sociedade hipermoderna, considerando o vazio vivido no momento atual, que o impulsiona a gerar pseudonecessidades, e as características como o imediatismo e o individualismo.
	Deste modo, podemos perceber que os indivíduos apresentam tais característica, mesmo estando em diferentes fases da vida, e que mesmo com a sensação de pertencer e “agradar” o grupo que o cerca, este indivíduo se encontra cada vez mais sozinho. Suas buscas de ser um “ser único” acaba por igualar toda a sociedade dentro de padrões repetidos, visto que toda sociedade segue este mesmo movimento. 
Ainda, o indivíduo na Era Hipermoderna, com sua personalidade narcisista, está preparado para impor suas vontades e desejos frente às vontades de um grupo maior. Este movimento pode ser visto com mais clareza em grupos formados por jovens e adolescentes. Estes, já vivem, biologicamente e emocionalmente, em um momento em que o imediatismo, a revolta e o vazio são sentimentos predominantes, contudo na Hipermodernidade tais elementos são potencializados. 
Com o medo de ser esquecido, ou ser “ultrapassado”, o indivíduo Hipermoderno sempre busca por novas informações, pela inédito e pelas representações da vida privada. 
Para tal busca o indivíduo na Era Hipermoderna usa o consumo como meio de alcançar e se igualar ao que é considerado único ou privado, mesmo que acabe sendo igual a todos os demais. Este consumo em excesso revela a urgência de sentimentos presentes nestes indivíduos, junto a necessidade de buscar prazer e satisfação de qualquer forma. Ainda, este consumo representa para o indivíduo liberdade e emancipação.

Continue navegando

Outros materiais