Buscar

Estrutura e Ensino da Língua Brasileira de Sinais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Língua Brasileira de Sinais - Libras (MAT52)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual e sem Consulta ( Cod.:335915) ( peso.:1,00)
	Prova:
	4508645
	Nota da Prova:
	4,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Cada língua tem suas especificidades estruturais, e com a Língua de Sinais não é diferente. Ela tem parâmetros que constituem seus níveis linguísticos. Sobre esses parâmetros que estruturam os níveis linguísticos na Língua de Sinais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O primeiro parâmetro é a configuração de mãos, isto é, a forma como a mão se apresenta vai demonstrar o sinal, a palavra ou a letra que se deseja expressar.
(    ) A configuração de mãos depende da pessoa que está apresentando, pois esta pode ser feita só com a mão direita, só com a esquerda ou então com as duas mãos. Isto depende da singularidade de cada pessoa.
(    ) O ponto de articulação é o parâmetro de nível linguístico que permite verificar o local onde acontece o sinal ou onde se deve escrever a palavra solicitada. 
(    ) Outro parâmetro entre as diferentes formas que integram os níveis linguísticos na Língua de Sinais é o chamado movimento, que, dependendo do que se deseja representar, pode expressar intensidade ou ainda a noção de pluralidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - F - V.
	b)
	F - V - F - F.
	c)
	F - F - V - F.
	d)
	V - F - V - V.
	2.
	Quanto aos tipos de sinais e formas na Libras, sabemos que é possível expressar conceitos abstratos sem a perda do conteúdo. Isto se dá porque a Língua Brasileira de Sinais e seu alfabeto manual tem sua própria estrutura autônoma, ou seja, independente de qualquer língua oral em sua concepção linguística. Com relação aos sinais icônicos e arbitrários, analise as sentenças a seguir:
I- A flexibilidade e a versatilidade da Língua Brasileira de Sinais, por desempenhar diferentes funções, possibilita expressar sentimentos e emoções em diferentes contextos.
II- Por ser uma língua visual-gestual-espacial, é exclusivamente icônica. Assim, podemos afirmar que não há necessidade de combinar os sinais produzidos.
III- Partindo do princípio de que os sinais não são apenas desenhos no ar, a Língua de Sinais é tão difícil de ser aprendida como qualquer outra língua e precisa de muita dedicação.
IV- A Língua Brasileira de Sinais não constitui um conjunto de regras compartilhadas apenas por um grupo de pessoas, existem parâmetros a serem seguidos para construção dos sinais. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	De nada adianta o aluno ser fluente em Libras se o professor desconhece esta forma de comunicação. Assim, é essencial que esse educador seja proficiente na Libras ou use meios que contribuam para o aprendizado do aluno. Na prática, existe um método simultâneo que se caracteriza pelo uso concomitante da fala e sinalização na ordem sintática da língua da comunidade ouvinte. Nesse processo, acontece o que chamamos de Bimodalismo ou português sinalizado. A partir destas informações, analise as sentenças a seguir:
I- Se o aluno surdo dominar a Língua de Sinais e seu processo de alfabetização ocorrer em Língua Portuguesa, ele não terá dificuldades em reter o conhecimento.
II- O bimodalismo refere-se à exposição ou ao uso de uma só língua, produzida em duas modalidades: oral e gestual, mas não é considerado o melhor método de ensino para o surdo. 
III- São encorajadas todas as formas de comunicação, inclusive o português sinalizado ou pidgin, para de fato ocorrer o processo de alfabetização do aluno surdo.
IV- Para um melhor aproveitamento escolar, o aprendizado bilíngue deve ocorrer na seguinte ordem: Primeira - Língua Brasileira de Sinais, segunda - Língua Portuguesa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	Quanto à integração dos surdos com o mundo, sabemos que a maior parte das crianças surdas nasce de famílias ouvintes, que desconhecem a Língua de Sinais e têm dificuldades de aceitá-las, pois privilegiam a linguagem oral. Isso resulta na exclusão do surdo em conversas familiares, trazendo um grande impacto em sua vida emocional e social. Sobre esse processo, analise as seguintes sentenças:
I- A interação, a convivência e a comunicação são processos dinâmicos e contínuos, que exigem uma atitude de cooperação por parte dos familiares de crianças surdas.
II- As crianças surdas que crescem sem contato com outros surdos não têm sua vida social prejudicada e este fato não compromete a aquisição da Língua de Sinais.
III- No que diz respeito ao desenvolvimento emocional e social, os pais de filhos surdos têm uma grande expectativa, gerando cuidados excessivos, contribuindo para a falta de autonomia de seus filhos.
IV- Sendo a sociedade majoritária ouvinte, o papel da família no desenvolvimento psicossocial da criança surda se torna essencial, como facilitadores para o mundo. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	5.
	É comum na estruturação de qualquer língua a existência de verbos e, no caso da Libras  nós vamos encontrar os verbos com marca de concordância e aqueles sem marca de concordância. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Os verbos que não apresentam marcas de concordância.
II- Os verbos que detém marcas de concordância integram três subgrupos distintos: os que possuem concordância número-pessoal, os que possuem concordância de gênero e os que apresentam concordância com a localização.
III- Os verbos que possuem concordância de gênero integram um dos subgrupos dos verbos que apresentam marcas de concordância.
(    ) Quando o aluno surdo apresenta: ?eu ESTUDAR UNIASSELVI? (eu estudo na UNIASSELVI), ele está utilizando o verbo no infinitivo, não apresentando, portanto, marca de concordância.
(    ) O aluno surdo, ao apresentar a sentença ? boi ANDAR? (configuração da mão em 5 ou 5, palma para baixo), está implícita, por meio da configuração de mão, uma concordância de gênero.
(    ) Quando o aluno surdo representa: ?RESPONDER? (eu respondo a você), ele está colocando que existe uma concordância entre sujeito e objeto. Há uma demarcação da pessoa no sinal que ele demonstra. Na apresentação deste verbo, visualiza-se uma concordância número-pessoal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	III - II - I.
	b)
	III - I - II.
	c)
	I - III - II.
	d)
	II - I - III.
	6.
	A Língua Brasileira de Sinais constitui-se em uma combinação de configurações, movimentos e pontos de articulação, que possibilitam a comunicação de ideias, valores, fatos, pensamentos e ações. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Identificação de pessoas que convivem ou são próximas de pessoas surdas. 
II- Configuração de mãos.
III- Expressão facial/corporal.
IV- Movimento.
(    ) Para o aluno com surdez, é de fundamental importância para a compreensão de certos sinais a expressão que é feita tanto por meio do rosto como do corpo. 
(    ) Para identificação de pessoas do convívio dos surdos, geralmente estes se servem de características pessoais para identificá-las, para sinalizá-las em sua comunicação.
(    ) Depende de cada pessoa, nos destros é comum a utilização da direita, os canhotos com a esquerda, e podemos encontrar também aqueles que se servem das duas mãos. 
(    ) O aluno serve-se de sua intensidade ou então da representação de pluralidade para elaboração de determinados sinais, que buscam demonstrar, por exemplo, um movimento
rápido.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	I - IV - II - III.
	b)
	III - I - II - IV.
	c)
	II - III - I - IV.
	d)
	IV - II - III - I.
	7.
	Cada sinal em Libras possui característica própria, geralmente se remete a uma letra, palavra, objeto etc. Conforme a frase que está sendo feita, o sinal pode ter sentidos diferentes. Observe a imagem a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://libras.files.wordpress.com/2008/07/alfabeto-em-libras.jpg>. Acesso em: 4 dez. 2008.
	
	a)
	Letra Q.
	b)
	Letra H.
	c)
	Letra P.
	d)
	Letra L.
	8.
	Para aprender uma nova língua, existem várias formas e fatores que podem influenciar a aprendizagem. No caso da Libras, a datilologia é um elemento de comunicação manual que já detém um reconhecimento histórico entre os surdos e estudiosos da língua, que auxilia na aprendizagem. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Na datilologia, a posição das mãos e dos olhos representa o alfabeto.
	b)
	A datilologia se caracteriza pela utilização das mãos para a leitura do alfabeto de forma decorada.
	c)
	É normal em línguas de sinais a utilização somente da mão direita para soletração do alfabeto.
	d)
	Na datilologia e na Libras como um todo, é necessário esforço, dedicação, treino e convivência com os surdos.
	9.
	Em cada língua os classificadores apresentam suas especificidades, que podem ser constatadas de formas diversas, podendo ser uma desinência ou até mesmo uma partícula colocada entre palavras. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um classificador é um elemento abundante em cada língua e pressupõe um tipo definido de sinalização.
(    ) Na Libras, os classificadores se configuram como marcadores de concordância de gênero, que podemos visualizar quando são sinalizadas pessoas, animais e/ou coisas. 
(    ) Um classificador pode ser identificado como uma desinência que acompanha um verbo no estabelecimento de uma concordância. 
(    ) As configurações de mão são reconhecidas como classificadores, pois funcionam como marcadores de concordância.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - F - V.
	b)
	V - F - V - F.
	c)
	V - V - F - F.
	d)
	F - V - V - V.
	10.
	Na Língua Brasileira de Sinais existem alguns parâmetros que servem para estruturar as diversas formas de níveis linguísticos. O ponto de articulação é um destes parâmetros, ele é o local onde ocorre o sinal, e vale destacar que este sinal pode tocar ou não o corpo da pessoa que o está realizando. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Existem sinais que exigem a realização de movimento em seu ponto de articulação, para que estes sejam representados corretamente. 
(    ) O ponto de articulação é o parâmetro mais significativo para a Língua Brasileira de Sinais, de maneira que os demais parâmetros podem ser dispensados.
(    ) Existem sinais que sofrem alteração em função das transformações sociais, porém o que não muda é o ponto de articulação e movimento.
(    ) Normalmente, os pontos de articulação são sinais que não apresentam termo que diferencie gênero, número, portanto não possuem desinência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V - V.
	b)
	F - V - F - F.
	c)
	V - F - F - F.
	d)
	V - F - V - F.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais