Buscar

Tema 5 - Os Desafios Da Educação De Jovens E Adultos No Cenário Contemporâneo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tema 5 - Os Desafios Da Educação De Jovens E Adultos No Cenário Contemporâneo.
1) "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
"Todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos." (Parâmetros Curriculares Nacionais)
As duas afirmativas anteriores têm relação estreita com uma das concepções fundamentais para o desenvolvimento do currículo da EJA, que é a visão:
A) Experimental.
B) Interdisciplinar.
C) Interativa.
D) Cidadã.
E) Autônoma.
2) Assinale a opção correta quanto à abordagem emancipatória da educação de jovens e alunos.
A)  O que distingue a modalidade educação de jovens e adultos das demais é o conteúdo, as técnicas e os mercados de trabalho.
B) A visão regressiva do aluno, ou seja, a retomada do crescimento que foi interrompido, é a base para a organização do trabalho pedagógico.
C) A avaliação de um programa de educação de jovens e adultos deve considerar prioritariamente o impacto na autonomia e na inclusão, inclusive digital, da população atendida.
D) A negociação, a hierarquia e o consenso são as características fundamentais de um processo educativo democrático.
E) A criação de um modelo de inclusão por plataformas digitais é o caminho para um processo emancipatório de EJA.
3) O direito público de todos à educação está assegurado na legislação brasileira a partir do princípio do direito público subjetivo, ou seja, é direito de todos os brasileiros terem acesso à educação e à escolarização. A partir desta afirmação, analise as afirmativas: 
I. É dever dos governos cumprir esse direito constitucional e assegurar a educação básica para todos independentemente de sua faixa etária.
II.  Assegurar o direito público subjetivo à educação significa somente ter escola e salas de aula disponíveis com professores.  
III. O direito à educação requer a disponibilidade de uma estrutura curricular que contemple a diversidade de temáticas e contextos que caracterizam a sociedade brasileira ¿ complexa, plural e, portanto, bastante diversa.
IV. Uma das funções do EJA é padronizar o ensino de jovens e adultos, superando as diferenças regionais que prejudicam o aprendizado. 
Estão corretas as afirmativas: 
A) I e II, apenas. 
B) II e III, apenas. 
C) III e IV, apenas. 
D) I e III, apenas. 
E) II e IV, apenas. 
4) "O educando da EJA (Educação de Jovens e Adultos), ao chegar à escola, tem noções numéricas adquiridas de suas vivências cotidianas, seja em seu meio familiar, seja no meio social ou no ambiente de trabalho. Essas noções numéricas, bastante intuitivas e, normalmente, não sistematizadas nem organizadas pelo pensamento, são muitas vezes guiadas só pela lógica para satisfação das necessidades imediatas. (...) Outra situação com a qual o aluno está acostumado a lidar é a financeira, tendo já algum conhecimento do sistema monetário. Assim, muitos cálculos são feitos mentalmente. Porém, quando o estudante necessita registrar essas informações é que a dificuldade aparece."  SOEK, Ana Maria; HARACEMIV, Sonia M. C.; STOLTZ, Tânia. Mediação pedagógica na Alfabetização de Jovens e Adultos. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
Conciderando essa familiaridade com a matemática, metodologicamente, é fundamental que os professores da EJA avancem nesse processo de aprendizagem dos alunos de que forma? 
A) Construindo os conceitos matemáticos a partir da vivência deles, para facilitar a compreensão dos seus registros.
B) Utilizando o maior número possível de exercícios, para que haja uma boa fixação dos conteúdos.
C) Apresentando situações-problema, para que os alunos resolvam de maneira individualizada.
D) Incentivando a leitura e a discussão sobre gráficos e tabelas que são publicados nos jornais.
E) Estimulando o raciocínio lógico a partir de atividades de sudoku e outros desafios de fácil acesso.
5) Assinale a opção correta acerca dos processos de jovens e adultos segundo Paulo Freire.
A) A educação de jovens e adultos representa uma possibilidade de superação da sociedade meritocrática e elitista.
B) A educação bancária está a serviço da desalienação do adulto que torna consciência do seu pertencimento a uma classe.
C) Para realizar a leitura do mundo, o adulto necessariamente precisa anteriormente apropriar-se da leitura da palavra, ou seja, da decodificação dos significantes.
D) A educação de jovens e adultos é considerada uma forma compensatória para aqueles que não tiveram acesso à escolarização na idade correta.
E) A Educação de Jovens e adultos deve ser marcada pelo compromisso de luta social e ruptura da classe e da alienação.
6) Júlio César estuda na Escola Municipal Daniel Dantas e sempre foi um aluno regular, cumpridor de suas obrigações escolares. Ao completar 16 anos está cursando o 2º ano do Ensino Médio e sonha com sua formatura no próximo ano. Ocorre que Júlio César conseguiu um emprego de aprendiz de mecânico numa grande oficina mecânica. Para aceitar essa proposta, Júlio César foi até a escola em que estuda e solicitou sua transferência para o turno da noite, na Educação de Jovens e Adultos, na modalidade de supletivo, já que deseja terminar o mais rápido possível seu curso e poder dedicar-se inteiramente à sua oportunidade profissional. A diretora da escola de Júlio César, professora que estuda o EJA e suas potencialidades o alerta para:
A) O caminho tortuoso que Júlio César trilhará uma vez que perderá muito com a mudança de turno e modalidade.
B) A impossibilidade de mudar de modalidade, pois as formas de aprendizado são diferentes, o que impede a transferência.
C) A possibilidade de antecipar imediatamente a conclusão do Ensino Fundamental, sem necessidade de cursar o restante, a fim de não causar nenhum problema na vida profissional dele.
D) A escolha acertada em privilegiar o trabalho em detrimento da formação edicacional e providenciou sua transferência para o ensino Médio supletivo para ajudá-lo nessa etapa de sua vida.
E) Alertou que a responsabilidade profissional muda e que o EJA tem como princípio relacionar vivências e experiências que se integrem a sua realidade do mundo do trabalho.

Continue navegando