Logo Passei Direto
Buscar

Prova Pref. MagdaSP - PERSONA - 2011 - para Supervisor Educacional Esportivo.pdf

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Após domínio da Espanha em Portugal, a Holanda, em busca de açúcar, resolveu enviar suas expedições para invadirem o Nordeste do Brasil, no período colonial. Sua primeira expedição ocorreu em 1621, na Bahia. Em 1654, após muitos confrontos, finalmente os colonos portugueses (apoiados por Portugal e Inglaterra) conseguiram expulsar os holandeses do território brasileiro.
Esse confronto ficou conhecido como:
a) Guerra do Pernambuco.
b) Batalha Holandesa.
c) Guerra do Nordeste.
d) Guerra de Canudos.
e) Batalha de Guararapes.

O governo de São Paulo lançou em 2007 o “Município Verde”, um projeto ambiental inovador. O objetivo é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.
Em 2009 o projeto passou a se chamar Município Verde Azul. No ranking de 2010 do projeto a cidade de Magda ficou em qual posição?
a) Sexagésimo.
b) Sexagésimo segundo.
c) Vigésimo primeiro.
d) Oitavo.
e) Ducentésimo.

A multiplicação acelerada das turbinas de vento aqui na Europa nem sempre vem sendo recebida com as palmas e elogios esperados por seus defensores, empolgados com a redução de emissões de dióxido de carbono e dependência energética dos países que elas proporcionam. A instalação das imensas hélices costuma ser acompanhada de muito barulho.
As usinas que produzem energia utilizando o vento são denominadas:
a) Térmicas.
b) Fotovoltaicas.
c) Eólicas.
d) Geotérmicas.
e) Nuclear.

Atualmente, muito se ouve falar em CPI, CPI dos Sanguessugas, CPI das Ambulâncias, CPI do Mensalão, CPI dos Bingos e etc.
Assinale a alternativa incorreta quanto a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).
a) A CPI é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo (Câmara de Deputados Federais e Estaduais ou Vereadores)
b) A CPI possui acesso ao funcionamento da máquina burocrática, analisa a gestão do bem público e toma medidas necessárias para sua correção e punição dos culpados
c) Até 1946, as tentativas de realização de CPI foram raras e sem resultados práticos, elas estão previstas na Constituição Brasileira desde 1988.
d) A CPI pode ter comissões formadas por apenas deputados (no caso de CPI em âmbito federal).
e) A maior limitação da CPI é não poder investigar o Presidente da República.

Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro. São formados por povos diferentes com hábitos, costumes e línguas diferentes.
Sobre os Ianomâmis, é correto afirmar:
a) Os Ianomâmis falam apenas uma língua: a Macro-Jê.
b) Os Ianomâmis são dominados por um ser supremo designado Monan.
c) Residem nas proximidades do rio Araguaia e não conseguem se adaptar a outros habitats.
d) Os Ianomâmis falam quatro línguas: a Yanomam, Sanumá, Yanomame e Yanam.
e) Os Ianomâmis falam três línguas: o Tupi - guarani, Karajá, Yanomame.

Atualmente, muito se tem discutido sobre a avaliação no contexto escolar. Busca-se uma verdadeira definição para o seu significado, justamente porque esse tem sido um dos aspectos mais problemáticos na prática pedagógica.
Assinale a alternativa incorreta.
a) Apesar de ser a avaliação uma prática social ampla, pela própria capacidade que o ser humano tem de observar, refletir e julgar, na escola sua dimensão tem sido muito clara. Ela vem sendo utilizada ao longo das décadas como atribuição de notas, visando à promoção ou reprovação do aluno.
b) Sabe-se que a educação é um direito de todos os cidadãos, assegurando-se a igualdade de oportunidades (Constituição Brasileira). Inseridas neste contexto, ao estudarem, as pessoas passam muitas e muitas vezes pela avaliação, cujos aspectos legais norteiam o processo educacional através dos regimentos escolares. Assim, as avaliações são tidas como obrigatórias e, através delas, é expresso o (feedback) pelo qual se define o caminho para atingir os objetivos pessoais e sociais.
c) Hoje a avaliação, é como um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. Ou seja, ela implica um juízo valorativo que expressa qualidade do objeto, obrigando, consequentemente, a um posicionamento efetivo sobre o mesmo.
d) A avaliação no contexto educativo quer se dirija ao sistema em seu conjunto quer a qualquer de seus componentes, corresponde a uma finalidade que, na maioria das vezes, implica tomar uma série de decisões relativas ao objeto avaliado.
e) A finalidade da avaliação é um aspecto crucial, já que determina, em grande parte, o tipo de informações consideradas pertinentes para analisar os critérios tomados como pontos de referência, os instrumentos utilizados no cotidiano da atividade avaliativa.

Nem sempre o professor tem definido os objetivos que quer alcançar com seus alunos. Nesse sentido, a avaliação muitas vezes tem sido utilizada mais como instrumento de poder nas mãos do professor, do que como feedback para os seus alunos e para o seu próprio trabalho.
Assinale a alternativa incorreta.
a) Nos dias de hoje, sabe-se que o professor tem fortes concorrentes como: televisão, videocassete, computador, e em contrapartida, na sala de aula, tem o quadro negro e o giz. O conhecimento que um professor desenvolve ao trabalhar com um grupo de criança, incorpora necessariamente elementos de outros domínios de sua vida.
b) Na realidade, muitos professores fazem uso da avaliação, cobrando conteúdos aprendidos de formas mecânicas, sem muito significado para o aluno. Chegam até mesmo a utilizar a ameaça, vangloriam-se de reprovar a classe toda e/ou realizar vingança contra os alunos inquietos, desinteressados, desrespeitosos, levando estes e seus familiares ao desespero.
c) Geralmente os professores se utilizam da avaliação para verificar o rendimento dos alunos, classificando-os como bons, ruins, aprovados e reprovados. Na avaliação com função simplesmente classificatória, todos os instrumentos são utilizados para aprovar ou reprovar o aluno, revelando um lado ruim da escola, a exclusão, isso acontece pela falta de compreensão de alguns professores sobre o sentido da avaliação, não sendo o reflexo de sua história de vida como aluno e professor.
d) Avaliação tem sido um processo angustiante para muitos professores que utilizam esse instrumento como recurso de repressão e alunos que identificam a avaliação como o "momento de acertos de contas", "a hora da verdade", "a hora da tortura". Percebe-se que a avaliação tem sido utilizada de forma equivocada pelos professores. Estes dão sua sentença final de acordo com o desempenho do aluno.
e) Um alerta que a avaliação com função classificatória não auxilia em nada o avanço e o crescimento do aluno e do professor, pois se constitui num instrumento estático e frenador de todo o processo educativo. Segundo o autor, a avaliação com função diagnóstica, ao contrário da classificatória, constitui-se num momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da ação e do crescimento da autonomia.

Essa problemática em torno da avaliação ocorre não só na educação infantil, mas no ensino regular, médio e superior. E a exigência de um processo formal de avaliação surge por pressões das famílias.
Assinale a alternativa incorreta.
a) Exercendo a função de avaliador, deve-se ter claro o desenvolvimento integral do aluno e a auto-aceitação do professor constituem o requisito mais importante em todo o esforço destinado a ajudar os alunos a se compreenderem e forjar neles atitudes sadias de auto-aceitação.
b) O professor deve ver seu aluno como um ser social e político, construtor do seu próprio conhecimento. Deve percebê-lo como alguém não capaz de estabelecer uma relação cognitiva e afetiva com o seu meio, mantendo uma ação interativa capaz de uma transformação libertadora e propiciando uma vivência harmoniosa com a realidade pessoal e social que o envolve.
c) O professor deverá ser o "mediador" entre o aluno e o conhecimento, proporcionando-lhe os conhecimentos sistematizados. Assim, nessa visão, o professor deixa de ser considerado "o dono do saber" e o aluno, um mero receptor de informações.
d) O ato de avaliar não pode ser entendido como um momento final do processo em que se verifica o que o aluno alcançou. A questão não está, portanto, em tentar uniformizar o comportamento do aluno, mas em criar condições de aprendizagem que permitam a ele, qualquer que seja seu nível, evoluir na construção de seu conhecimento.
e) A avaliação tem um significado muito profundo, à medida que oportuniza a todos os envolvidos no processo educativo momentos de reflexão sobre a própria prática. Através dela, direciona o trabalho, privilegiando o aluno como um todo, como um ser social com suas necessidades próprias e possuidor de experiências que devem ser valorizadas na escola.

Devem ser oportunizados aos alunos os conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade.
Assinale a alternativa incorreta.
a) Faz-se necessário redimensionar a prática de avaliação no contexto escolar. Então, não só o aluno, mas o professor e todos os envolvidos na prática pedagógica podem, através dela, refletir sobre sua própria evolução na construção do conhecimento.
b) O educador deve ter, portanto, um conhecimento mais aprofundado da realidade na qual vai atuar, para que o seu trabalho seja dinâmico, criativo, inovador. Assim, colabora para um sistema de avaliação mais justo que não exclua o aluno do processo de ensino-aprendizagem, mas o inclua como um ser crítico, ativo e participante dos momentos de transformação da sociedade.
c) A observação sistemática de crianças das séries iniciais do ensino fundamental vem produzindo discussões pedagógicas, uma vez que é cada vez mais comum encontrar no espaço escolar uma avaliação ameaçadora. Ainda, esta avaliação vem considerando o aspecto sócio-emocional, o que resulta num distanciamento entre professor e aluno. Como objetivo, devemos discutir e analisar os instrumentos de avaliação utilizados na escola, verificando as práticas que eles revelam dentro de uma perspectiva afetiva na relação entre ambas.
d) O cotidiano na sala de aula nos leva a verificar que existe uma proximidade entre a afetividade e o desenvolvimento cognitivo do aluno, consequentemente também na sua avaliação. O que confirma os problemas de aprendizagem causados pela má organização dos esquemas afetivos, principalmente na faixa etária de 6 a 10 anos, que compreende as séries iniciais do ensino fundamental.
e) Considerando que pensar e sentir são ações intimamente ligadas, indissociáveis, ao longo deste texto, tentaremos defender esta ideia, direcionando-a ao campo educacional. Através de algumas reflexões acerca do papel da afetividade no funcionamento psicológico e na construção de conhecimentos cognitivo-afetivos.

Atualmente na escola, a avaliação tem sido praticada para aprovar ou reprovar os alunos, caracterizando-se como uma ameaça que intimida o aluno.
Assinale a alternativa incorreta.
a) Descomprometida com a aprendizagem do aluno, contribui para auto-imagem positiva, causando reprovação e repetência e ainda, fracasso escolar, sendo cada vez mais comum encontrar no âmbito escolar uma avaliação que prenuncia castigo, vingança, entre outros atos impróprios para a educação e visão atual.
b) Muitas vezes a avaliação do rendimento escolar em algumas instituições não é usada corretamente pelos professores, pois não respeitam o ambiente no qual o aluno está inserido.
c) Ainda, numa educação que prioriza o depósito de informações, onde um ensina e o outro aprende, os instrumentos de avaliação são utilizados apenas como medidores do conhecimento, e com isso afastam-se das características humanas, caracterizando-se como uma ferramenta de exclusão escolar e social.
d) Observa-se ainda que esta avaliação apresente um caráter descontextualizado, autoritário e punitivo, que não considera o aspecto sócio-emocional, resultando num distanciamento entre professor e aluno.
e) Muitas vezes, caracterizada por um processo de julgamento de valores, sobre dados relevantes da realidade em que ocorre a aprendizagem, inerentes ao contexto social ou individual de cada aluno. Este processo é subjetivo e realiza julgamentos segundo padrões pré-estabelecidos.

Assinale a alternativa incorreta.
a) Avaliação como processo contínuo de aprendizagem, ponderando as diferenças de cada aluno no processo ensino-aprendizagem, com respaldo teórico em autores consagrados, sensibilizando os atores do processo para essa situação-problema. Como objetivo principal, a valorização da afetividade como pressuposto básico para a aprendizagem e a sua eficácia na avaliação do rendimento escolar.
b) As escolas deveriam entender mais de seres humanos e de amor do que de conteúdos e técnicas educativas. Elas têm contribuído em demasia para a construção de neuróticos por não entenderem de amor, de sonhos, de fantasias, de símbolos e de dores.

Assinale a alternativa incorreta.
a) A dimensão afetiva como ponto fundamental em sua teoria psicogenética. As emoções, assim como os sentimentos e os desejos, são manifestações da vida afetiva. Na linguagem comum costuma-se substituir emoção por afetividade, tratando os termos como sinônimos. A afetividade não é um conceito mais abrangente no qual se inserem várias manifestações.
b) A afetividade tem um respaldo significante sob a avaliação do aluno como um todo. Avaliar o aluno deixa de significar um julgamento sobre a aprendizagem do aluno, para servir como modelo capaz de revelar o que o aluno já sabe, os caminhos que percorreu para alcançar o conhecimento, o que o aluno não sabe, o que é potencializado e revelado em seu processo, suas possibilidades de avanço e suas necessidades para superação, sempre transitória do saber.
c) Uma reflexão ampla sobre a avaliação do rendimento escolar intimamente ligada à aprendizagem construída, identificando a interação professor-aluno, é um aspecto fundamental da organização “da situação didática” tendo em vista alcançar os objetivos do processo de ensino dentro dos fatores cognitivos e sócio-emocional.
d) Fazendo uma análise da história da educação, especificamente a questão da avaliação, através dos tempos, percebe-se que desde o princípio da história da educação no Brasil e em muitos outros momentos desta história a questão de avaliar sempre esteve ligada a uma prova escrita ou oral, centrando-se o poder absoluto no professor, que avaliava e dava nota sobre o que o aluno sabia de determinado conteúdo.
e) E dentro desta perspectiva histórica, por muitos anos fez-se uso de métodos de avaliação como um instrumento a serviço de quem a aplicava, buscando-se em uma série de perguntas com respostas prontas a ser estudadas, decoradas e transmitidas em dias de prova. Julgava-se, dentro desta visão, que existia um controle do professor sobre a aprendizagem e sobre todo um grupo de alunos, aplicando-se a idéia de homogeneidade do saber das crianças. Isto, baseado no princípio de que o professor ensina e o aluno devolve a informação tal como foi recebida.

Assinale a alternativa incorreta.
a) Ao longo da história da educação moderna e de prática educativa, a avaliação da aprendizagem escolar, por meio de exames e provas, foi se tornando algo místico, onde se faz porque tem que ser feito, na maioria não se explica ou se entende o porquê. Transformou-se numa espécie de “entidade” criada pelo homem para atender uma necessidade, mas que se torna independente dele e não o domina.
b) Atualmente, a avaliação da aprendizagem escolar, além de ser praticada com uma tal independência do processo de ensino / aprendizagem, vem ganhando aspectos de independência da relação professor-aluno. As provas e exames são realizados conforme o interesse do professor ou do sistema de ensino. Nem sempre se leva em consideração o que foi ensinado. As notas são operadas como se nada tivessem a ver com a aprendizagem.
c) A concepção de avaliação deve ir além de uma visão tradicional, que visa apenas o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como uma parte integrante ao processo educacional, o conceito "avaliação" é formulado a partir das determinações da conduta de atribuir um valor ou qualidade a alguma coisa, ato ou curso de ação, que por si, implica um posicionamento positivo ou negativo em relação ao objeto, ato ou curso de ação avaliado.
d) A avaliação escolar deve ser mais estudada e detalhada cientificamente, buscando considerar relações de afetividade entre professor e aluno que possam ser garantidas dentro das variadas formas de avaliação. A afetividade tem um respaldo significante sob a avaliação do aluno como um todo, devendo ter como aspecto fundamental, alcançar os objetivos do processo de ensino dentro dos fatores cognitivos e sócio-emocional, intimamente ligada a interação professor-aluno.
e) Na avaliação inclusiva, democrática e amorosa não há exclusão, mas sim diagnóstico e construção. Não há submissão, mas sim liberdade. Não há medo, mas sim espontaneidade e busca. Não há chegada definitiva, mas sim travessia permanente em busca do melhor, a afetividade, além de ser uma das dimensões da pessoa, é uma das fases mais antigas do desenvolvimento, pois o homem logo que deixou de ser puramente orgânico passou a ser afetivo e, da afetividade, lentamente passou para a vida racional.

Assinale a alternativa incorreta.
a) A afetividade depende, para evoluir, de conquistas realizadas no plano da inteligência, e vice-versa. A maneira como a escola avalia é o reflexo da educação que ela valoriza. Quando indagamos a quem ela beneficia, a quem interessa, questionamos o ensino que ela privilegia.
b) Como instrumento de medida de conhecimento, a avaliação tem como enfoque principal aprovar ou reprovar o aluno. Desta forma, a garantia do ensino de qualidade não foi abolida ao mesmo tempo do processo escolar.
c) Assumindo um caráter pedagógico, a avaliação precisa desvincular do processo classificatório, seletivo e discriminatório, para estabelecer o básico da sua função que se aplica principalmente ao professor que a utiliza, analisando e refletindo os resultados dos alunos.
d) A avaliação propicia retomada de conteúdos, novas metodologias e um redimensionamento de trajetória conforme a necessidade do momento. Enfatizando assim o processo, refletindo o ensino que busca a construção do conhecimento.
e) A avaliação deve ir muito além de avaliar a aprendizagem do aluno, ela ultrapassa essa dimensão avaliando em contrapartida o trabalho da escola e o desempenho do professor, promovendo a revisão e a redefinição dos objetivos propostos.

Assinale a alternativa incorreta.
a) A avaliação se apresenta desta forma como o retrato da escola, demonstrando a educação que ali se aplica, desvelando a concepção de escola, de homem, de mundo, de sociedade.
b) Avaliar o rendimento escolar é um dos elementos para reflexão e transformação da prática escolar e deve ter como princípio o aprimoramento da qualidade do ensino. Os aspectos qualitativos devem prevalecer sobre os quantitativos.
c) Inspirar amor ao trabalho sem sanções arbitrárias, já existem sanções naturais e inevitáveis. Sobretudo, evitemos fornecer às crianças a noção de comparação e medidas entre compreender a diversidade infinita que existe de caracteres e inteligência, é necessário evitar a figura de concepção imutável do bom aluno.
d) Avaliar não é mais do que saberes técnicos, exige sabedoria para compreender a complexidade do ser humano em desenvolvimento, para relevar suas deficiências menores, para despertar valores e virtudes, muitas vezes adormecidos, e, sobretudo, um depósito de discernimento, equilíbrio, afetividade, valores morais, intelectuais, estéticos, religiosos, elementos fundamentais para a importância e a grandeza da ação do professor.
e) Avaliação significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses, encaminhando-se a um saber enriquecido.

Assinale a alternativa incorreta.
a) Nas escolas, onde as variáveis sócio-econômicas justificam diretamente diferenças de desempenho, é clara a convicção de que o aluno é responsável pelo seu sucesso ou fracasso na educação.
b) Atualmente, a avaliação ainda não é capaz de formar sujeitos com autonomia, o que é sem dúvida uma forma de promoção do ser humano, que é essencialmente o significado da educação.
c) A concepção de avaliação ainda é comumente relacionada a idéia de mensuração de mudanças do comportamento humano. Essa abordagem viabiliza o fortalecimento no aspecto quantitativo. A avaliação do rendimento escolar tem como alvo a classificação do aluno.
d) Necessita ser redirecionada, pois a competência ou incompetência do aluno não resulta apenas da escola ou do professor, e sim de todos aqueles que participam do contexto escolar e social do educando.
e) A avaliação ainda não contempla os aspectos qualitativos que são difíceis de serem mensurados, pois envolvem objetivos subjetivos, postura, política, crenças e valores.

Assinale a alternativa incorreta.
a) Não se importam com o tipo de conhecimento que o aluno adquiriu, e sim, com o tipo de nota que o aluno obteve. A nota, portanto, passa a apresentar um objetivo diferente da representação do rendimento do aluno.
b) O ponto chave da educação deve ser o aluno aprender a prender, saber pensar, ser crítico e analítico. E é dentro dessa perspectiva que a avaliação deve trabalhar.
c) Em relação a interação professor-aluno, percebemos que a educação atual abre um espaço para essa parceria entre ambos, verificamos que vem acontecendo um estreitamento desta relação, a utilização da proximidade desta relação está sendo utilizada no desenvolvimento das aulas e avaliação dos professores e alunos.
d) Encontramos ambientes que propõem a afetividade mais como contato físico que nem sempre considera o aluno como ser autônomo, com direitos e desejos nem sempre iguais ao do professor.
e) A avaliação da aprendizagem escolar no Brasil, hoje, em geral, está a serviço de uma pedagogia dominante que, por sua vez, serve a um modelo social dominante, o qual, genericamente, pode ser identificado como modelo social liberal conservador.

Assinale a alternativa incorreta.
a) As pedagogias que buscavam a hegemonia, as quais se definiram historicamente nos períodos subseqüentes à Revolução Francesa estiveram e ainda estão a serviço desse modelo social. Em vista disso, a avaliação educacional em geral e a da aprendizagem em específico, contextualizadas dentro dessas pedagogias, estiveram e estão instrumentalizadas pelo mesmo entendimento teórico-prático da sociedade.
b) Todavia, parece que todos preferem que isto não ocorra, uma vez que optam por, definitivamente, deixar os alunos com as notas obtidas, como forma de castigo pelo seu desempenho possivelmente inadequado. Assim, o ato de avaliar não serve como pausa para pensar a prática e retomar a ela; mas sim como um meio de julgar a prática e torná-la estratificada.

O momento de avaliação deveria ser um "momento de fôlego" na escalada, para, em seguida, ocorrer a retomada da marcha de forma mais adequada, e nunca um ponto definitivo de chegada, principalmente quando o objeto da ação avaliativa é dinâmico como, no caso, a aprendizagem.
Assinale a alternativa incorreta.
a) Com a função classificatória, a avaliação não auxilia em nada o avanço e o crescimento. Somente com uma função diagnóstica ela pode servir para essa finalidade. A utilização, na prática pedagógica, de uma avaliação classificatória, desconsidera o educando como sujeito humano histórico, julgando-o e classificando-o, ficando para o resto da vida, do ponto de vista do modelo escolar vigente, estigmatizado, pois as anotações e registros permanecerão, em definitivo, nos arquivo e nos históricos escolares, que se transformarão em documentos legalmente definidos.
b) Para que a avaliação educacional escolar assuma o seu verdadeiro papel de instrumento dialético de diagnóstico para o crescimento, terá de se situar e estar a serviço de uma pedagogia que esteja preocupada com a transformação social e não com a sua conservação. O educador, no intuito de dar um novo encaminhamento para a prática da avaliação escolar não deverá estar preocupado em redefinir ou em definir propriamente os rumos de sua ação pedagógica, pois ela não é neutra, inserindo-se num contexto maior e estando a serviço dele.
c) O primeiro passo fundamental para que isso ocorra é assumir um posicionamento pedagógico claro e explícito, de tal modo que possa orientar o planejamento, a execução e a avaliação. Sendo o professor um representante dos modelos e valores "universalistas", deve garantir a todos os alunos uma "igualdade de partida" e "oportunidades reais" para que estes revelem as suas capacidades, "recompensando o êxito de qualquer um que se mostre capaz".
d) A escola é, assim, a agência de socialização na qual as crianças experimentam pela primeira vez um sistema institucionalizado de diferenciação com base na realização individual a qual procura incutir a aceitação das regras de competição próprias da estrutura, a escola visa, sobretudo a socialização para o trabalho através da valorização de atitudes de "independência" e individualismo, pois cada um deve ser avaliado em relação a suas próprias capacidades, uma vez que as expectativas quer do ensino superior, quer dos empresários, são as de que se possa exatamente o que cada um é capaz de fazer por si próprio.
e) Não que as avaliações devam ser somente individual, pois o coletivo ensina, a divisão a união, mais os alunos não devem ser acostumados a dividir responsabilidades. Mesmo quando a escola proporciona oportunidades para que os alunos vivenciem situações de cooperação, são as avaliações individuais em ultima analise contam o que revela a preocupação em incutir a "independência" tão necessária no futuro, para que cada um saiba assumir suas responsabilidades e desempenho das suas tarefas.

Leia o texto abaixo para responder as questões de 21 a 24.
Este texto é classificado predominantemente como:
a) Dissertativo, pois o autor tenta convencer o leitor com sua argumentação demonstrando seu ponto de vista.
b) Descritivo, pois o autor apresenta suas observações com um olhar objetivo sobre um tema núcleo.
c) Narrativo, pois apresenta uma história vivida pelo autor em tempo e lugares definidos.
d) Narrativo descritivo, pois o autor é um argumentador que descreve suas opiniões discutindo, informando e expondo ideias.
e) NDA.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Após domínio da Espanha em Portugal, a Holanda, em busca de açúcar, resolveu enviar suas expedições para invadirem o Nordeste do Brasil, no período colonial. Sua primeira expedição ocorreu em 1621, na Bahia. Em 1654, após muitos confrontos, finalmente os colonos portugueses (apoiados por Portugal e Inglaterra) conseguiram expulsar os holandeses do território brasileiro.
Esse confronto ficou conhecido como:
a) Guerra do Pernambuco.
b) Batalha Holandesa.
c) Guerra do Nordeste.
d) Guerra de Canudos.
e) Batalha de Guararapes.

O governo de São Paulo lançou em 2007 o “Município Verde”, um projeto ambiental inovador. O objetivo é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.
Em 2009 o projeto passou a se chamar Município Verde Azul. No ranking de 2010 do projeto a cidade de Magda ficou em qual posição?
a) Sexagésimo.
b) Sexagésimo segundo.
c) Vigésimo primeiro.
d) Oitavo.
e) Ducentésimo.

A multiplicação acelerada das turbinas de vento aqui na Europa nem sempre vem sendo recebida com as palmas e elogios esperados por seus defensores, empolgados com a redução de emissões de dióxido de carbono e dependência energética dos países que elas proporcionam. A instalação das imensas hélices costuma ser acompanhada de muito barulho.
As usinas que produzem energia utilizando o vento são denominadas:
a) Térmicas.
b) Fotovoltaicas.
c) Eólicas.
d) Geotérmicas.
e) Nuclear.

Atualmente, muito se ouve falar em CPI, CPI dos Sanguessugas, CPI das Ambulâncias, CPI do Mensalão, CPI dos Bingos e etc.
Assinale a alternativa incorreta quanto a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).
a) A CPI é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo (Câmara de Deputados Federais e Estaduais ou Vereadores)
b) A CPI possui acesso ao funcionamento da máquina burocrática, analisa a gestão do bem público e toma medidas necessárias para sua correção e punição dos culpados
c) Até 1946, as tentativas de realização de CPI foram raras e sem resultados práticos, elas estão previstas na Constituição Brasileira desde 1988.
d) A CPI pode ter comissões formadas por apenas deputados (no caso de CPI em âmbito federal).
e) A maior limitação da CPI é não poder investigar o Presidente da República.

Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro. São formados por povos diferentes com hábitos, costumes e línguas diferentes.
Sobre os Ianomâmis, é correto afirmar:
a) Os Ianomâmis falam apenas uma língua: a Macro-Jê.
b) Os Ianomâmis são dominados por um ser supremo designado Monan.
c) Residem nas proximidades do rio Araguaia e não conseguem se adaptar a outros habitats.
d) Os Ianomâmis falam quatro línguas: a Yanomam, Sanumá, Yanomame e Yanam.
e) Os Ianomâmis falam três línguas: o Tupi - guarani, Karajá, Yanomame.

Atualmente, muito se tem discutido sobre a avaliação no contexto escolar. Busca-se uma verdadeira definição para o seu significado, justamente porque esse tem sido um dos aspectos mais problemáticos na prática pedagógica.
Assinale a alternativa incorreta.
a) Apesar de ser a avaliação uma prática social ampla, pela própria capacidade que o ser humano tem de observar, refletir e julgar, na escola sua dimensão tem sido muito clara. Ela vem sendo utilizada ao longo das décadas como atribuição de notas, visando à promoção ou reprovação do aluno.
b) Sabe-se que a educação é um direito de todos os cidadãos, assegurando-se a igualdade de oportunidades (Constituição Brasileira). Inseridas neste contexto, ao estudarem, as pessoas passam muitas e muitas vezes pela avaliação, cujos aspectos legais norteiam o processo educacional através dos regimentos escolares. Assim, as avaliações são tidas como obrigatórias e, através delas, é expresso o (feedback) pelo qual se define o caminho para atingir os objetivos pessoais e sociais.
c) Hoje a avaliação, é como um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. Ou seja, ela implica um juízo valorativo que expressa qualidade do objeto, obrigando, consequentemente, a um posicionamento efetivo sobre o mesmo.
d) A avaliação no contexto educativo quer se dirija ao sistema em seu conjunto quer a qualquer de seus componentes, corresponde a uma finalidade que, na maioria das vezes, implica tomar uma série de decisões relativas ao objeto avaliado.
e) A finalidade da avaliação é um aspecto crucial, já que determina, em grande parte, o tipo de informações consideradas pertinentes para analisar os critérios tomados como pontos de referência, os instrumentos utilizados no cotidiano da atividade avaliativa.

Nem sempre o professor tem definido os objetivos que quer alcançar com seus alunos. Nesse sentido, a avaliação muitas vezes tem sido utilizada mais como instrumento de poder nas mãos do professor, do que como feedback para os seus alunos e para o seu próprio trabalho.
Assinale a alternativa incorreta.
a) Nos dias de hoje, sabe-se que o professor tem fortes concorrentes como: televisão, videocassete, computador, e em contrapartida, na sala de aula, tem o quadro negro e o giz. O conhecimento que um professor desenvolve ao trabalhar com um grupo de criança, incorpora necessariamente elementos de outros domínios de sua vida.
b) Na realidade, muitos professores fazem uso da avaliação, cobrando conteúdos aprendidos de formas mecânicas, sem muito significado para o aluno. Chegam até mesmo a utilizar a ameaça, vangloriam-se de reprovar a classe toda e/ou realizar vingança contra os alunos inquietos, desinteressados, desrespeitosos, levando estes e seus familiares ao desespero.
c) Geralmente os professores se utilizam da avaliação para verificar o rendimento dos alunos, classificando-os como bons, ruins, aprovados e reprovados. Na avaliação com função simplesmente classificatória, todos os instrumentos são utilizados para aprovar ou reprovar o aluno, revelando um lado ruim da escola, a exclusão, isso acontece pela falta de compreensão de alguns professores sobre o sentido da avaliação, não sendo o reflexo de sua história de vida como aluno e professor.
d) Avaliação tem sido um processo angustiante para muitos professores que utilizam esse instrumento como recurso de repressão e alunos que identificam a avaliação como o "momento de acertos de contas", "a hora da verdade", "a hora da tortura". Percebe-se que a avaliação tem sido utilizada de forma equivocada pelos professores. Estes dão sua sentença final de acordo com o desempenho do aluno.
e) Um alerta que a avaliação com função classificatória não auxilia em nada o avanço e o crescimento do aluno e do professor, pois se constitui num instrumento estático e frenador de todo o processo educativo. Segundo o autor, a avaliação com função diagnóstica, ao contrário da classificatória, constitui-se num momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da ação e do crescimento da autonomia.

Essa problemática em torno da avaliação ocorre não só na educação infantil, mas no ensino regular, médio e superior. E a exigência de um processo formal de avaliação surge por pressões das famílias.
Assinale a alternativa incorreta.
a) Exercendo a função de avaliador, deve-se ter claro o desenvolvimento integral do aluno e a auto-aceitação do professor constituem o requisito mais importante em todo o esforço destinado a ajudar os alunos a se compreenderem e forjar neles atitudes sadias de auto-aceitação.
b) O professor deve ver seu aluno como um ser social e político, construtor do seu próprio conhecimento. Deve percebê-lo como alguém não capaz de estabelecer uma relação cognitiva e afetiva com o seu meio, mantendo uma ação interativa capaz de uma transformação libertadora e propiciando uma vivência harmoniosa com a realidade pessoal e social que o envolve.
c) O professor deverá ser o "mediador" entre o aluno e o conhecimento, proporcionando-lhe os conhecimentos sistematizados. Assim, nessa visão, o professor deixa de ser considerado "o dono do saber" e o aluno, um mero receptor de informações.
d) O ato de avaliar não pode ser entendido como um momento final do processo em que se verifica o que o aluno alcançou. A questão não está, portanto, em tentar uniformizar o comportamento do aluno, mas em criar condições de aprendizagem que permitam a ele, qualquer que seja seu nível, evoluir na construção de seu conhecimento.
e) A avaliação tem um significado muito profundo, à medida que oportuniza a todos os envolvidos no processo educativo momentos de reflexão sobre a própria prática. Através dela, direciona o trabalho, privilegiando o aluno como um todo, como um ser social com suas necessidades próprias e possuidor de experiências que devem ser valorizadas na escola.

Devem ser oportunizados aos alunos os conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade.
Assinale a alternativa incorreta.
a) Faz-se necessário redimensionar a prática de avaliação no contexto escolar. Então, não só o aluno, mas o professor e todos os envolvidos na prática pedagógica podem, através dela, refletir sobre sua própria evolução na construção do conhecimento.
b) O educador deve ter, portanto, um conhecimento mais aprofundado da realidade na qual vai atuar, para que o seu trabalho seja dinâmico, criativo, inovador. Assim, colabora para um sistema de avaliação mais justo que não exclua o aluno do processo de ensino-aprendizagem, mas o inclua como um ser crítico, ativo e participante dos momentos de transformação da sociedade.
c) A observação sistemática de crianças das séries iniciais do ensino fundamental vem produzindo discussões pedagógicas, uma vez que é cada vez mais comum encontrar no espaço escolar uma avaliação ameaçadora. Ainda, esta avaliação vem considerando o aspecto sócio-emocional, o que resulta num distanciamento entre professor e aluno. Como objetivo, devemos discutir e analisar os instrumentos de avaliação utilizados na escola, verificando as práticas que eles revelam dentro de uma perspectiva afetiva na relação entre ambas.
d) O cotidiano na sala de aula nos leva a verificar que existe uma proximidade entre a afetividade e o desenvolvimento cognitivo do aluno, consequentemente também na sua avaliação. O que confirma os problemas de aprendizagem causados pela má organização dos esquemas afetivos, principalmente na faixa etária de 6 a 10 anos, que compreende as séries iniciais do ensino fundamental.
e) Considerando que pensar e sentir são ações intimamente ligadas, indissociáveis, ao longo deste texto, tentaremos defender esta ideia, direcionando-a ao campo educacional. Através de algumas reflexões acerca do papel da afetividade no funcionamento psicológico e na construção de conhecimentos cognitivo-afetivos.

Atualmente na escola, a avaliação tem sido praticada para aprovar ou reprovar os alunos, caracterizando-se como uma ameaça que intimida o aluno.
Assinale a alternativa incorreta.
a) Descomprometida com a aprendizagem do aluno, contribui para auto-imagem positiva, causando reprovação e repetência e ainda, fracasso escolar, sendo cada vez mais comum encontrar no âmbito escolar uma avaliação que prenuncia castigo, vingança, entre outros atos impróprios para a educação e visão atual.
b) Muitas vezes a avaliação do rendimento escolar em algumas instituições não é usada corretamente pelos professores, pois não respeitam o ambiente no qual o aluno está inserido.
c) Ainda, numa educação que prioriza o depósito de informações, onde um ensina e o outro aprende, os instrumentos de avaliação são utilizados apenas como medidores do conhecimento, e com isso afastam-se das características humanas, caracterizando-se como uma ferramenta de exclusão escolar e social.
d) Observa-se ainda que esta avaliação apresente um caráter descontextualizado, autoritário e punitivo, que não considera o aspecto sócio-emocional, resultando num distanciamento entre professor e aluno.
e) Muitas vezes, caracterizada por um processo de julgamento de valores, sobre dados relevantes da realidade em que ocorre a aprendizagem, inerentes ao contexto social ou individual de cada aluno. Este processo é subjetivo e realiza julgamentos segundo padrões pré-estabelecidos.

Assinale a alternativa incorreta.
a) Avaliação como processo contínuo de aprendizagem, ponderando as diferenças de cada aluno no processo ensino-aprendizagem, com respaldo teórico em autores consagrados, sensibilizando os atores do processo para essa situação-problema. Como objetivo principal, a valorização da afetividade como pressuposto básico para a aprendizagem e a sua eficácia na avaliação do rendimento escolar.
b) As escolas deveriam entender mais de seres humanos e de amor do que de conteúdos e técnicas educativas. Elas têm contribuído em demasia para a construção de neuróticos por não entenderem de amor, de sonhos, de fantasias, de símbolos e de dores.

Assinale a alternativa incorreta.
a) A dimensão afetiva como ponto fundamental em sua teoria psicogenética. As emoções, assim como os sentimentos e os desejos, são manifestações da vida afetiva. Na linguagem comum costuma-se substituir emoção por afetividade, tratando os termos como sinônimos. A afetividade não é um conceito mais abrangente no qual se inserem várias manifestações.
b) A afetividade tem um respaldo significante sob a avaliação do aluno como um todo. Avaliar o aluno deixa de significar um julgamento sobre a aprendizagem do aluno, para servir como modelo capaz de revelar o que o aluno já sabe, os caminhos que percorreu para alcançar o conhecimento, o que o aluno não sabe, o que é potencializado e revelado em seu processo, suas possibilidades de avanço e suas necessidades para superação, sempre transitória do saber.
c) Uma reflexão ampla sobre a avaliação do rendimento escolar intimamente ligada à aprendizagem construída, identificando a interação professor-aluno, é um aspecto fundamental da organização “da situação didática” tendo em vista alcançar os objetivos do processo de ensino dentro dos fatores cognitivos e sócio-emocional.
d) Fazendo uma análise da história da educação, especificamente a questão da avaliação, através dos tempos, percebe-se que desde o princípio da história da educação no Brasil e em muitos outros momentos desta história a questão de avaliar sempre esteve ligada a uma prova escrita ou oral, centrando-se o poder absoluto no professor, que avaliava e dava nota sobre o que o aluno sabia de determinado conteúdo.
e) E dentro desta perspectiva histórica, por muitos anos fez-se uso de métodos de avaliação como um instrumento a serviço de quem a aplicava, buscando-se em uma série de perguntas com respostas prontas a ser estudadas, decoradas e transmitidas em dias de prova. Julgava-se, dentro desta visão, que existia um controle do professor sobre a aprendizagem e sobre todo um grupo de alunos, aplicando-se a idéia de homogeneidade do saber das crianças. Isto, baseado no princípio de que o professor ensina e o aluno devolve a informação tal como foi recebida.

Assinale a alternativa incorreta.
a) Ao longo da história da educação moderna e de prática educativa, a avaliação da aprendizagem escolar, por meio de exames e provas, foi se tornando algo místico, onde se faz porque tem que ser feito, na maioria não se explica ou se entende o porquê. Transformou-se numa espécie de “entidade” criada pelo homem para atender uma necessidade, mas que se torna independente dele e não o domina.
b) Atualmente, a avaliação da aprendizagem escolar, além de ser praticada com uma tal independência do processo de ensino / aprendizagem, vem ganhando aspectos de independência da relação professor-aluno. As provas e exames são realizados conforme o interesse do professor ou do sistema de ensino. Nem sempre se leva em consideração o que foi ensinado. As notas são operadas como se nada tivessem a ver com a aprendizagem.
c) A concepção de avaliação deve ir além de uma visão tradicional, que visa apenas o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como uma parte integrante ao processo educacional, o conceito "avaliação" é formulado a partir das determinações da conduta de atribuir um valor ou qualidade a alguma coisa, ato ou curso de ação, que por si, implica um posicionamento positivo ou negativo em relação ao objeto, ato ou curso de ação avaliado.
d) A avaliação escolar deve ser mais estudada e detalhada cientificamente, buscando considerar relações de afetividade entre professor e aluno que possam ser garantidas dentro das variadas formas de avaliação. A afetividade tem um respaldo significante sob a avaliação do aluno como um todo, devendo ter como aspecto fundamental, alcançar os objetivos do processo de ensino dentro dos fatores cognitivos e sócio-emocional, intimamente ligada a interação professor-aluno.
e) Na avaliação inclusiva, democrática e amorosa não há exclusão, mas sim diagnóstico e construção. Não há submissão, mas sim liberdade. Não há medo, mas sim espontaneidade e busca. Não há chegada definitiva, mas sim travessia permanente em busca do melhor, a afetividade, além de ser uma das dimensões da pessoa, é uma das fases mais antigas do desenvolvimento, pois o homem logo que deixou de ser puramente orgânico passou a ser afetivo e, da afetividade, lentamente passou para a vida racional.

Assinale a alternativa incorreta.
a) A afetividade depende, para evoluir, de conquistas realizadas no plano da inteligência, e vice-versa. A maneira como a escola avalia é o reflexo da educação que ela valoriza. Quando indagamos a quem ela beneficia, a quem interessa, questionamos o ensino que ela privilegia.
b) Como instrumento de medida de conhecimento, a avaliação tem como enfoque principal aprovar ou reprovar o aluno. Desta forma, a garantia do ensino de qualidade não foi abolida ao mesmo tempo do processo escolar.
c) Assumindo um caráter pedagógico, a avaliação precisa desvincular do processo classificatório, seletivo e discriminatório, para estabelecer o básico da sua função que se aplica principalmente ao professor que a utiliza, analisando e refletindo os resultados dos alunos.
d) A avaliação propicia retomada de conteúdos, novas metodologias e um redimensionamento de trajetória conforme a necessidade do momento. Enfatizando assim o processo, refletindo o ensino que busca a construção do conhecimento.
e) A avaliação deve ir muito além de avaliar a aprendizagem do aluno, ela ultrapassa essa dimensão avaliando em contrapartida o trabalho da escola e o desempenho do professor, promovendo a revisão e a redefinição dos objetivos propostos.

Assinale a alternativa incorreta.
a) A avaliação se apresenta desta forma como o retrato da escola, demonstrando a educação que ali se aplica, desvelando a concepção de escola, de homem, de mundo, de sociedade.
b) Avaliar o rendimento escolar é um dos elementos para reflexão e transformação da prática escolar e deve ter como princípio o aprimoramento da qualidade do ensino. Os aspectos qualitativos devem prevalecer sobre os quantitativos.
c) Inspirar amor ao trabalho sem sanções arbitrárias, já existem sanções naturais e inevitáveis. Sobretudo, evitemos fornecer às crianças a noção de comparação e medidas entre compreender a diversidade infinita que existe de caracteres e inteligência, é necessário evitar a figura de concepção imutável do bom aluno.
d) Avaliar não é mais do que saberes técnicos, exige sabedoria para compreender a complexidade do ser humano em desenvolvimento, para relevar suas deficiências menores, para despertar valores e virtudes, muitas vezes adormecidos, e, sobretudo, um depósito de discernimento, equilíbrio, afetividade, valores morais, intelectuais, estéticos, religiosos, elementos fundamentais para a importância e a grandeza da ação do professor.
e) Avaliação significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses, encaminhando-se a um saber enriquecido.

Assinale a alternativa incorreta.
a) Nas escolas, onde as variáveis sócio-econômicas justificam diretamente diferenças de desempenho, é clara a convicção de que o aluno é responsável pelo seu sucesso ou fracasso na educação.
b) Atualmente, a avaliação ainda não é capaz de formar sujeitos com autonomia, o que é sem dúvida uma forma de promoção do ser humano, que é essencialmente o significado da educação.
c) A concepção de avaliação ainda é comumente relacionada a idéia de mensuração de mudanças do comportamento humano. Essa abordagem viabiliza o fortalecimento no aspecto quantitativo. A avaliação do rendimento escolar tem como alvo a classificação do aluno.
d) Necessita ser redirecionada, pois a competência ou incompetência do aluno não resulta apenas da escola ou do professor, e sim de todos aqueles que participam do contexto escolar e social do educando.
e) A avaliação ainda não contempla os aspectos qualitativos que são difíceis de serem mensurados, pois envolvem objetivos subjetivos, postura, política, crenças e valores.

Assinale a alternativa incorreta.
a) Não se importam com o tipo de conhecimento que o aluno adquiriu, e sim, com o tipo de nota que o aluno obteve. A nota, portanto, passa a apresentar um objetivo diferente da representação do rendimento do aluno.
b) O ponto chave da educação deve ser o aluno aprender a prender, saber pensar, ser crítico e analítico. E é dentro dessa perspectiva que a avaliação deve trabalhar.
c) Em relação a interação professor-aluno, percebemos que a educação atual abre um espaço para essa parceria entre ambos, verificamos que vem acontecendo um estreitamento desta relação, a utilização da proximidade desta relação está sendo utilizada no desenvolvimento das aulas e avaliação dos professores e alunos.
d) Encontramos ambientes que propõem a afetividade mais como contato físico que nem sempre considera o aluno como ser autônomo, com direitos e desejos nem sempre iguais ao do professor.
e) A avaliação da aprendizagem escolar no Brasil, hoje, em geral, está a serviço de uma pedagogia dominante que, por sua vez, serve a um modelo social dominante, o qual, genericamente, pode ser identificado como modelo social liberal conservador.

Assinale a alternativa incorreta.
a) As pedagogias que buscavam a hegemonia, as quais se definiram historicamente nos períodos subseqüentes à Revolução Francesa estiveram e ainda estão a serviço desse modelo social. Em vista disso, a avaliação educacional em geral e a da aprendizagem em específico, contextualizadas dentro dessas pedagogias, estiveram e estão instrumentalizadas pelo mesmo entendimento teórico-prático da sociedade.
b) Todavia, parece que todos preferem que isto não ocorra, uma vez que optam por, definitivamente, deixar os alunos com as notas obtidas, como forma de castigo pelo seu desempenho possivelmente inadequado. Assim, o ato de avaliar não serve como pausa para pensar a prática e retomar a ela; mas sim como um meio de julgar a prática e torná-la estratificada.

O momento de avaliação deveria ser um "momento de fôlego" na escalada, para, em seguida, ocorrer a retomada da marcha de forma mais adequada, e nunca um ponto definitivo de chegada, principalmente quando o objeto da ação avaliativa é dinâmico como, no caso, a aprendizagem.
Assinale a alternativa incorreta.
a) Com a função classificatória, a avaliação não auxilia em nada o avanço e o crescimento. Somente com uma função diagnóstica ela pode servir para essa finalidade. A utilização, na prática pedagógica, de uma avaliação classificatória, desconsidera o educando como sujeito humano histórico, julgando-o e classificando-o, ficando para o resto da vida, do ponto de vista do modelo escolar vigente, estigmatizado, pois as anotações e registros permanecerão, em definitivo, nos arquivo e nos históricos escolares, que se transformarão em documentos legalmente definidos.
b) Para que a avaliação educacional escolar assuma o seu verdadeiro papel de instrumento dialético de diagnóstico para o crescimento, terá de se situar e estar a serviço de uma pedagogia que esteja preocupada com a transformação social e não com a sua conservação. O educador, no intuito de dar um novo encaminhamento para a prática da avaliação escolar não deverá estar preocupado em redefinir ou em definir propriamente os rumos de sua ação pedagógica, pois ela não é neutra, inserindo-se num contexto maior e estando a serviço dele.
c) O primeiro passo fundamental para que isso ocorra é assumir um posicionamento pedagógico claro e explícito, de tal modo que possa orientar o planejamento, a execução e a avaliação. Sendo o professor um representante dos modelos e valores "universalistas", deve garantir a todos os alunos uma "igualdade de partida" e "oportunidades reais" para que estes revelem as suas capacidades, "recompensando o êxito de qualquer um que se mostre capaz".
d) A escola é, assim, a agência de socialização na qual as crianças experimentam pela primeira vez um sistema institucionalizado de diferenciação com base na realização individual a qual procura incutir a aceitação das regras de competição próprias da estrutura, a escola visa, sobretudo a socialização para o trabalho através da valorização de atitudes de "independência" e individualismo, pois cada um deve ser avaliado em relação a suas próprias capacidades, uma vez que as expectativas quer do ensino superior, quer dos empresários, são as de que se possa exatamente o que cada um é capaz de fazer por si próprio.
e) Não que as avaliações devam ser somente individual, pois o coletivo ensina, a divisão a união, mais os alunos não devem ser acostumados a dividir responsabilidades. Mesmo quando a escola proporciona oportunidades para que os alunos vivenciem situações de cooperação, são as avaliações individuais em ultima analise contam o que revela a preocupação em incutir a "independência" tão necessária no futuro, para que cada um saiba assumir suas responsabilidades e desempenho das suas tarefas.

Leia o texto abaixo para responder as questões de 21 a 24.
Este texto é classificado predominantemente como:
a) Dissertativo, pois o autor tenta convencer o leitor com sua argumentação demonstrando seu ponto de vista.
b) Descritivo, pois o autor apresenta suas observações com um olhar objetivo sobre um tema núcleo.
c) Narrativo, pois apresenta uma história vivida pelo autor em tempo e lugares definidos.
d) Narrativo descritivo, pois o autor é um argumentador que descreve suas opiniões discutindo, informando e expondo ideias.
e) NDA.

Prévia do material em texto

pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:RnJpLCAxMCBTZXAgMjAyMSAyMzo1MToyMiAtMDMwMA==
Concurso Público – Nº 01/2011 – 03/07/2011 
Prefeitura do Município de Magda - SP 
SUPERVISOR EDUCACIONAL ESPORTIVO 
 1 
 
CONHECIMENTOS GERAIS 
 
1) Após domínio da Espanha em Portugal, a Holanda, em busca de açúcar, resolveu enviar suas expedições 
para invadirem o Nordeste do Brasil, no período colonial. Sua primeira expedição ocorreu em 1621, na Bahia. 
Em 1654, após muitos confrontos, finalmente os colonos portugueses (apoiados por Portugal e Inglaterra) 
conseguiram expulsar os holandeses do território brasileiro. Esse confronto ficou conhecido como: 
 
a) Guerra do Pernambuco. 
b) Batalha Holandesa. 
c) Guerra do Nordeste. 
d) Guerra de Canudos. 
e) Batalha de Guararapes. 
 
2) O governo de São Paulo lançou em 2007 o “Município Verde”, um projeto ambiental inovador. O objetivo é 
descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade. 
Em 2009 o projeto passou a se chamar Município Verde Azul. No ranking de 2010 do projeto a cidade de 
Magda ficou em qual posição? 
 
a) Sexagésimo. 
b) Sexagésimo segundo. 
c) Vigésimo primeiro. 
d) Oitavo. 
e) Ducentésimo. 
 
3) A multiplicação acelerada das turbinas de vento aqui na Europa nem sempre vem sendo recebida com as 
palmas e elogios esperados por seus defensores, empolgados com a redução de emissões de dióxido de carbono 
e dependência energética dos países que elas proporcionam. A instalação das imensas hélices costuma ser 
acompanhada de muito barulho. Em parte, literalmente, já que os argumentos da oposição vão desde mudanças 
na paisagem natural e riscos para populações de pássaros e insetos até o ruído que elas fazem. (BBC, 
02/06/2011). 
 
As usinas que produzem energia utilizando o vento são denominadas: 
a) Térmicas. 
b) Fotovoltaicas. 
c) Eólicas. 
d) Geotérmicas. 
e) Nuclear. 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:RnJpLCAxMCBTZXAgMjAyMSAyMzo1MToyMiAtMDMwMA==
Concurso Público – Nº 01/2011 – 03/07/2011 
Prefeitura do Município de Magda - SP 
SUPERVISOR EDUCACIONAL ESPORTIVO 
 2 
 
4) Atualmente, muito se ouve falar em CPI, CPI dos Sanguessugas, CPI das Ambulâncias, CPI do Mensalão, 
CPI dos Bingos e etc. Assinale a alternativa incorreta quanto a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). 
 
a) A CPI é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo (Câmara de Deputados Federais e Estaduais ou 
Vereadores) 
b) A CPI possui acesso ao funcionamento da máquina burocrática, analisa a gestão do bem público e toma 
medidas necessárias para sua correção e punição dos culpados 
c) Até 1946, as tentativas de realização de CPI foram raras e sem resultados práticos, elas estão previstas na 
Constituição Brasileira desde 1988. 
d) A CPI pode ter comissões formadas por apenas deputados (no caso de CPI em âmbito federal). 
e) A maior limitação da CPI é não poder investigar o Presidente da República. 
 
5) Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro. São formados por povos diferentes com 
hábitos, costumes e línguas diferentes. Sobre os Ianomâmis, é correto afirmar: 
 
a) Os Ianomâmis falam apenas uma língua: a Macro-Jê. 
b) Os Ianomâmis são dominados por um ser supremo designado Monan. 
c) Residem nas proximidades do rio Araguaia e não conseguem se adaptar a outros habitats. 
d) Os Ianomâmis falam quatro línguas: a Yanomam, Sanumá, Yanomame e Yanam. 
e) Os Ianomâmis falam três línguas: o Tupi - guarani, Karajá, Yanomame. 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
 
6) Atualmente, muito se tem discutido sobre a avaliação no contexto escolar. Busca-se uma verdadeira 
definição para o seu significado, justamente porque esse tem sido um dos aspectos mais problemáticos na 
prática pedagógica. 
 
Assinale a alternativa incorreta. 
a) Apesar de ser a avaliação uma prática social ampla, pela própria capacidade que o ser humano tem de 
observar, refletir e julgar, na escola sua dimensão tem sido muito clara. Ela vem sendo utilizada ao longo das 
décadas como atribuição de notas, visando à promoção ou reprovação do aluno. 
b) Sabe-se que a educação é um direito de todos os cidadãos, assegurando-se a igualdade de oportunidades 
(Constituição Brasileira). Inseridas neste contexto, ao estudarem, as pessoas passam muitas e muitas vezes pela 
avaliação, cujos aspectos legais norteiam o processo educacional através dos regimentos escolares. Assim, as 
avaliações são tidas como obrigatórias e, através delas, é expresso o (feedback) pelo qual se define o caminho 
para atingir os objetivos pessoais e sociais. 
c) Hoje a avaliação, é como um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em 
vista uma tomada de decisão. Ou seja, ela implica um juízo valorativo que expressa qualidade do objeto, 
obrigando, consequentemente, a um posicionamento efetivo sobre o mesmo. 
d) A avaliação no contexto educativo quer se dirija ao sistema em seu conjunto quer a qualquer de seus 
componentes, corresponde a uma finalidade que, na maioria das vezes, implica tomar uma série de decisões 
relativas ao objeto avaliado. 
e) A finalidade da avaliação é um aspecto crucial, já que determina, em grande parte, o tipo de informações 
consideradas pertinentes para analisar os critérios tomados como pontos de referência, os instrumentos 
utilizados no cotidiano da atividade avaliativa. 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:RnJpLCAxMCBTZXAgMjAyMSAyMzo1MToyMiAtMDMwMA==
Concurso Público – Nº 01/2011 – 03/07/2011 
Prefeitura do Município de Magda - SP 
SUPERVISOR EDUCACIONAL ESPORTIVO 
 3 
 
7) Nem sempre o professor tem definido os objetivos que quer alcançar com seus alunos. Nesse sentido, a 
avaliação muitas vezes tem sido utilizada mais como instrumento de poder nas mãos do professor, do que como 
feedback para os seus alunos e para o seu próprio trabalho. Na realidade, é comum ouvir dos professores, os 
famosos "chavões" sempre indicando o desempenho ruim de alguns alunos, esquecendo-se de que esse 
desempenho pode estar ligado a outros fatores que não só o contexto escolar. 
 
Assinale a alternativa incorreta. 
a) Nos dias de hoje, sabe-se que o professor tem fortes concorrentes como: televisão, videocassete, 
computador, e em contrapartida, na sala de aula, tem o quadro negro e o giz. O conhecimento que um professor 
desenvolve ao trabalhar com um grupo de criança, incorpora necessariamente elementos de outros domínios de 
sua vida. 
b) Na realidade, muitos professores fazem uso da avaliação, cobrando conteúdos aprendidos de formas 
mecânicas, sem muito significado para o aluno. Chegam até mesmo a utilizar a ameaça, vangloriam-se de 
reprovar a classe toda e/ou realizar vingança contra os alunos inquietos, desinteressados, desrespeitosos, 
levando estes e seus familiares ao desespero. 
c) Geralmente os professores se utilizam da avaliação para verificar o rendimento dos alunos, classificando-os 
como bons, ruins, aprovados e reprovados. Na avaliação com função simplesmente classificatória, todos os 
instrumentos são utilizados para aprovar ou reprovar o aluno, revelando um lado ruim da escola, a exclusão, 
isso acontece pela falta de compreensão de alguns professores sobre o sentido da avaliação, não sendo o reflexo 
de sua história de vida como aluno e professor. 
d) Avaliação tem sido um processo angustiante para muitos professores que utilizam esse instrumento como 
recurso de repressão e alunos que identificam a avaliação como o "momento de acertos de contas", "a hora da 
verdade", "a hora da tortura". Percebe-se que a avaliação tem sido utilizada de forma equivocada pelos 
professores. Estes dão sua sentença final de acordo com o desempenho do aluno. 
e) Um alerta que a avaliação com função classificatória não auxiliaem nada o avanço e o crescimento do aluno 
e do professor, pois se constitui num instrumento estático e frenador de todo o processo educativo. Segundo o 
autor, a avaliação com função diagnóstica, ao contrário da classificatória, constitui-se num momento dialético 
do processo de avançar no desenvolvimento da ação e do crescimento da autonomia. 
 
8) Essa problemática em torno da avaliação ocorre não só na educação infantil, mas no ensino regular, médio e 
superior. E a exigência de um processo formal de avaliação surge por pressões das famílias. 
 
Assinale a alternativa incorreta. 
a) Exercendo a função de avaliador, deve-se ter claro o desenvolvimento integral do aluno e a auto-aceitação do 
professor constituem o requisito mais importante em todo o esforço destinado a ajudar os alunos a se 
compreenderem e forjar neles atitudes sadias de auto-aceitação. 
b) O professor deve ver seu aluno como um ser social e político, construtor do seu próprio conhecimento. Deve 
percebê-lo como alguém não capaz de estabelecer uma relação cognitiva e afetiva com o seu meio, mantendo 
uma ação interativa capaz de uma transformação libertadora e propiciando uma vivência harmoniosa com a 
realidade pessoal e social que o envolve. 
c) O professor deverá ser o "mediador" entre o aluno e o conhecimento, proporcionando-lhe os conhecimentos 
sistematizados. Assim, nessa visão, o professor deixa de ser considerado "o dono do saber" e o aluno, um mero 
receptor de informações. 
d) O ato de avaliar não pode ser entendido como um momento final do processo em que se verifica o que o 
aluno alcançou. A questão não está, portanto, em tentar uniformizar o comportamento do aluno, mas em criar 
condições de aprendizagem que permitam a ele, qualquer que seja seu nível, evoluir na construção de seu 
conhecimento. 
e) A avaliação tem um significado muito profundo, à medida que oportuniza a todos os envolvidos no processo 
educativo momentos de reflexão sobre a própria prática. Através dela, direciona o trabalho, privilegiando o 
aluno como um todo, como um ser social com suas necessidades próprias e possuidor de experiências que 
devem ser valorizadas na escola. 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:RnJpLCAxMCBTZXAgMjAyMSAyMzo1MToyMiAtMDMwMA==
Concurso Público – Nº 01/2011 – 03/07/2011 
Prefeitura do Município de Magda - SP 
SUPERVISOR EDUCACIONAL ESPORTIVO 
 4 
 
9) Devem ser oportunizados aos alunos os conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade. 
 
Assinale a alternativa incorreta. 
a) Faz-se necessário redimensionar a prática de avaliação no contexto escolar. Então, não só o aluno, mas o 
professor e todos os envolvidos na prática pedagógica podem, através dela, refletir sobre sua própria evolução 
na construção do conhecimento. 
b) O educador deve ter, portanto, um conhecimento mais aprofundado da realidade na qual vai atuar, para que o 
seu trabalho seja dinâmico, criativo, inovador. Assim, colabora para um sistema de avaliação mais justo que 
não exclua o aluno do processo de ensino-aprendizagem, mas o inclua como um ser crítico, ativo e participante 
dos momentos de transformação da sociedade. 
c) A observação sistemática de crianças das séries iniciais do ensino fundamental vem produzindo discussões 
pedagógicas, uma vez que é cada vez mais comum encontrar no espaço escolar uma avaliação ameaçadora. 
Ainda, esta avaliação vem considerando o aspecto sócio-emocional, o que resulta num distanciamento entre 
professor e aluno. Como objetivo, devemos discutir e analisar os instrumentos de avaliação utilizados na 
escola, verificando as práticas que eles revelam dentro de uma perspectiva afetiva na relação entre ambas. 
d) O cotidiano na sala de aula nos leva a verificar que existe uma proximidade entre a afetividade e o 
desenvolvimento cognitivo do aluno, consequentemente também na sua avaliação. O que confirma os 
problemas de aprendizagem causados pela má organização dos esquemas afetivos, principalmente na faixa 
etária de 6 a 10 anos, que compreende as séries iniciais do ensino fundamental. 
e) Considerando que pensar e sentir são ações intimamente ligadas, indissociáveis, ao longo deste texto, 
tentaremos defender esta idéia, direcionando-a ao campo educacional. Através de algumas reflexões acerca do 
papel da afetividade no funcionamento psicológico e na construção de conhecimentos cognitivo-afetivos. 
 
10) Atualmente na escola, a avaliação tem sido praticada para aprovar ou reprovar os alunos, caracterizando-se 
como uma ameaça que intimida o aluno. 
 
Assinale a alternativa incorreta. 
a) Descomprometida com a aprendizagem do aluno, contribui para auto-imagem positiva, causando reprovação 
e repetência e ainda, fracasso escolar, sendo cada vez mais comum encontrar no âmbito escolar uma avaliação 
que prenuncia castigo, vingança, entre outros atos impróprios para a educação e visão atual. 
b) Muitas vezes a avaliação do rendimento escolar em algumas instituições não é usada corretamente pelos 
professores, pois não respeitam o ambiente no qual o aluno está inserido. 
c) Ainda, numa educação que prioriza o depósito de informações, onde um ensina e o outro aprende, os 
instrumentos de avaliação são utilizados apenas como medidores do conhecimento, e com isso afastam-se das 
características humanas, caracterizando-se como uma ferramenta de exclusão escolar e social. 
d) Observa-se ainda que esta avaliação apresente um caráter descontextualizado, autoritário e punitivo, que não 
considera o aspecto sócio-emocional, resultando num distanciamento entre professor e aluno. 
e) Muitas vezes, caracterizada por um processo de julgamento de valores, sobre dados relevantes da realidade 
em que ocorre a aprendizagem, inerentes ao contexto social ou individual de cada aluno. Este processo é 
subjetivo e realiza julgamentos segundo padrões pré-estabelecidos. 
 
11) A relação da afetividade e o desenvolvimento cognitivo da criança embasado em aportes teóricos do 
desenvolvimento cognitivo e do desenvolvimento afetivo analisados com uma visão psicanalítica. 
 
Assinale a alternativa incorreta. 
a) Avaliação como processo contínuo de aprendizagem, ponderando as diferenças de cada aluno no processo 
ensino-aprendizagem, com respaldo teórico em autores consagrados, sensibilizando os atores do processo para 
essa situação-problema. Como objetivo principal, a valorização da afetividade como pressuposto básico para a 
aprendizagem e a sua eficácia na avaliação do rendimento escolar. 
b) As escolas deveriam entender mais de seres humanos e de amor do que de conteúdos e técnicas educativas. 
Elas têm contribuído em demasia para a construção de neuróticos por não entenderem de amor, de sonhos, de 
fantasias, de símbolos e de dores. 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:RnJpLCAxMCBTZXAgMjAyMSAyMzo1MToyMiAtMDMwMA==
Concurso Público – Nº 01/2011 – 03/07/2011 
Prefeitura do Município de Magda - SP 
SUPERVISOR EDUCACIONAL ESPORTIVO 
 5 
 
c) A palavra afeto vem do latim affectur (afetar, tocar) e constitui o elemento básico da afetividade. Segundo 
caracterização do Dicionário Aurélio (1994), o verbete afetividade é um conjunto de fenômenos psíquicos que 
se manifestam sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor insatisfação, de agrado ou 
desagrado, de alegria ou tristeza. 
d) Compreendemos então que afetividade e inteligência, portanto são aspectos dissociáveis, influenciados pela 
socialização. A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Lei 9.394, nos oferece os dois 
mais importantes princípios da afetividade e amor no âmbito escolar, o respeito à liberdade e o apreço à 
tolerância, que são inspirados nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. 
e) Ambos têm por fim último o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania 
ativae sua qualificação para as novas ocupações no mundo do trabalho. Piaget define a afetividade como todos 
os movimentos mentais conscientes e inconscientes não-racionais (razão), sendo o afeto um elemento 
indiferenciado do domínio da afetividade. 
 
12) O afeto é a energia necessária para o desenvolvimento cognitivo e estudos que integram as pesquisas de 
Freud e de Piaget especificam que a afetividade influi na construção do conhecimento de forma essencial 
através da pulsão de vida e da busca pela excelência. 
 
Assinale a alternativa incorreta. 
a) A dimensão afetiva como ponto fundamental em sua teoria psicogenética. As emoções, assim como os 
sentimentos e os desejos, são manifestações da vida afetiva. Na linguagem comum costuma-se substituir 
emoção por afetividade, tratando os termos como sinônimos. A afetividade não é um conceito mais abrangente 
no qual se inserem várias manifestações. 
b) A afetividade tem um respaldo significante sob a avaliação do aluno como um todo. Avaliar o aluno deixa 
de significar um julgamento sobre a aprendizagem do aluno, para servir como modelo capaz de revelar o que o 
aluno já sabe, os caminhos que percorreu para alcançar o conhecimento, o que o aluno não sabe, o que é 
potencializado e revelado em seu processo, suas possibilidades de avanço e suas necessidades para superação, 
sempre transitória do saber. 
c) Uma reflexão ampla sobre a avaliação do rendimento escolar intimamente ligada à aprendizagem construída, 
identificando a interação professor-aluno, é um aspecto fundamental da organização “da situação didática” 
tendo em vista alcançar os objetivos do processo de ensino dentro dos fatores cognitivos e sócio-emocional. 
d) Fazendo uma análise da história da educação, especificamente a questão da avaliação, através dos tempos, 
percebe-se que desde o princípio da história da educação no Brasil e em muitos outros momentos desta história 
a questão de avaliar sempre esteve ligada a uma prova escrita ou oral, centrando-se o poder absoluto no 
professor, que avaliava e dava nota sobre o que o aluno sabia de determinado conteúdo. 
e) E dentro desta perspectiva histórica, por muitos anos fez-se uso de métodos de avaliação como um 
instrumento a serviço de quem a aplicava, buscando-se em uma série de perguntas com respostas prontas a ser 
estudadas, decoradas e transmitidas em dias de prova. Julgava-se, dentro desta visão, que existia um controle 
do professor sobre a aprendizagem e sobre todo um grupo de alunos, aplicando-se a idéia de homogeneidade do 
saber das crianças. Isto, baseado no princípio de que o professor ensina e o aluno devolve a informação tal 
como foi recebida. 
 
13) O ato de avaliar não se encerra na configuração do valor ou qualidade atribuído ao objeto em questão, 
exigindo uma tomada de posição favorável ou desfavorável ao objeto da avaliação, com uma conseqüente 
decisão de ação. 
 
Assinale a alternativa incorreta. 
a) Ao longo da história da educação moderna e de prática educativa, a avaliação da aprendizagem escolar, por 
meio de exames e provas, foi se tornando algo místico, onde se faz porque tem que ser feito, na maioria não se 
explica ou se entende o porquê. Transformou-se numa espécie de “entidade” criada pelo homem para atender 
uma necessidade, mas que se torna independente dele e não o domina. 
b) Atualmente, a avaliação da aprendizagem escolar, além de ser praticada com uma tal independência do 
processo de ensino / aprendizagem, vem ganhando aspectos de independência da relação professor-aluno. As 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:RnJpLCAxMCBTZXAgMjAyMSAyMzo1MToyMiAtMDMwMA==
Concurso Público – Nº 01/2011 – 03/07/2011 
Prefeitura do Município de Magda - SP 
SUPERVISOR EDUCACIONAL ESPORTIVO 
 6 
 
provas e exames são realizados conforme o interesse do professor ou do sistema de ensino. Nem sempre se leva 
em consideração o que foi ensinado. As notas são operadas como se nada tivessem a ver com a aprendizagem. 
c) A concepção de avaliação deve ir além de uma visão tradicional, que visa apenas o controle externo do aluno 
mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como uma parte integrante ao processo educacional, o 
conceito "avaliação" é formulado a partir das determinações da conduta de atribuir um valor ou qualidade a 
alguma coisa, ato ou curso de ação, que por si, implica um posicionamento positivo ou negativo em relação ao 
objeto, ato ou curso de ação avaliado. 
d) A avaliação escolar deve ser mais estudada e detalhada cientificamente, buscando considerar relações de 
afetividade entre professor e aluno que possam ser garantidas dentro das variadas formas de avaliação. A 
afetividade tem um respaldo significante sob a avaliação do aluno como um todo, devendo ter como aspecto 
fundamental, alcançar os objetivos do processo de ensino dentro dos fatores cognitivos e sócio-emocional, 
intimamente ligada a interação professor-aluno. 
e) Na avaliação inclusiva, democrática e amorosa não há exclusão, mas sim diagnóstico e construção. Não há 
submissão, mas sim liberdade. Não há medo, mas sim espontaneidade e busca. Não há chegada definitiva, mas 
sim travessia permanente em busca do melhor, a afetividade, além de ser uma das dimensões da pessoa, é uma 
das fases mais antigas do desenvolvimento, pois o homem logo que deixou de ser puramente orgânico passou a 
ser afetivo e, da afetividade, lentamente passou para a vida racional. 
 
14) A afetividade e inteligência se misturam, havendo o predomínio da primeira e, mesmo havendo logo uma 
diferenciação entre as duas, haverá uma permanente reciprocidade entre elas. 
 
Assinale a alternativa incorreta. 
a) A afetividade depende, para evoluir, de conquistas realizadas no plano da inteligência, e vice-versa. A 
maneira como a escola avalia é o reflexo da educação que ela valoriza. Quando indagamos a quem ela 
beneficia, a quem interessa, questionamos o ensino que ela privilegia. 
b) Como instrumento de medida de conhecimento, a avaliação tem como enfoque principal aprovar ou reprovar 
o aluno. Desta forma, a garantia do ensino de qualidade não foi abolida ao mesmo tempo do processo escolar. 
c) Assumindo um caráter pedagógico, a avaliação precisa desvincular do processo classificatório, seletivo e 
discriminatório, para estabelecer o básico da sua função que se aplica principalmente ao professor que a utiliza, 
analisando e refletindo os resultados dos alunos. 
d) A avaliação propicia retomada de conteúdos, novas metodologias e um redimensionamento de trajetória 
conforme a necessidade do momento. Enfatizando assim o processo, refletindo o ensino que busca a construção 
do conhecimento. 
e) A avaliação deve ir muito além de avaliar a aprendizagem do aluno, ela ultrapassa essa dimensão avaliando 
em contrapartida o trabalho da escola e o desempenho do professor, promovendo a revisão e a redefinição dos 
objetivos propostos. 
 
15) Mudar a avaliação significa, provavelmente, mudar a escola. 
 
Assinale a alternativa incorreta. 
a) A avaliação se apresenta desta forma como o retrato da escola, demonstrando a educação que ali se aplica, 
desvelando a concepção de escola, de homem, de mundo, de sociedade. 
b) Avaliar o rendimento escolar é um dos elementos para reflexão e transformação da prática escolar e deve ter 
como princípio o aprimoramento da qualidade do ensino. Os aspectos qualitativos devem prevalecer sobre os 
quantitativos. 
c) Inspirar amor ao trabalho sem sanções arbitrárias, já existem sanções naturais e inevitáveis. Sobretudo, 
evitemos fornecer às crianças a noção de comparação e medidas entre compreender a diversidade infinita que 
existe de caracteres e inteligência, é necessário evitar a figura de concepção imutável do bom aluno. 
d) Avaliar não é mais do que saberes técnicos, exige sabedoria para compreender a complexidade do ser 
humano em desenvolvimento, para relevar suas deficiências menores,para despertar valores e virtudes, muitas 
vezes adormecidos, e, sobretudo, um depósito de discernimento, equilíbrio, afetividade, valores morais, 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:RnJpLCAxMCBTZXAgMjAyMSAyMzo1MToyMiAtMDMwMA==
Concurso Público – Nº 01/2011 – 03/07/2011 
Prefeitura do Município de Magda - SP 
SUPERVISOR EDUCACIONAL ESPORTIVO 
 7 
 
intelectuais, estéticos, religiosos, elementos fundamentais para a importância e a grandeza da ação do 
professor. 
e) Avaliação significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações 
vividas, a formular e reformular hipóteses, encaminhando-se a um saber enriquecido. 
 
 
16) A avaliação do rendimento escolar tem sido utilizada, como parte de uma ação política, que visa através do 
processo educativo, como um instrumento de legitimação da seletividade da educação, conferindo ao ensino e 
às escolas particular e pública um papel subsidiário diante do fracasso do aluno. 
 
Assinale a alternativa incorreta. 
a) Nas escolas, onde as variáveis sócio-econômicas justificam diretamente diferenças de desempenho, é clara a 
convicção de que o aluno é responsável pelo seu sucesso ou fracasso na educação. 
b) Atualmente, a avaliação ainda não é capaz de formar sujeitos com autonomia, o que é sem dúvida uma 
forma de promoção do ser humano, que é essencialmente o significado da educação. 
c) A concepção de avaliação ainda é comumente relacionada a idéia de mensuração de mudanças do 
comportamento humano. Essa abordagem viabiliza o fortalecimento no aspecto quantitativo. A avaliação do 
rendimento escolar tem como alvo a classificação do aluno. 
d) Necessita ser redirecionada, pois a competência ou incompetência do aluno não resulta apenas da escola ou 
do professor, e sim de todos aqueles que participam do contexto escolar e social do educando. 
e) A avaliação ainda não contempla os aspectos qualitativos que são difíceis de serem mensurados, pois 
envolvem objetivos subjetivos, postura, política, crenças e valores. 
 
17) A avaliação muitas vezes serve como um meio de controle, feito através de atribuição de pontos ou notas, 
para que os alunos realizem as tarefas e tenham comportamentos esperados, no qual o professor e a instituição 
desejam. 
 
Assinale a alternativa incorreta. 
a) Não se importam com o tipo de conhecimento que o aluno adquiriu, e sim, com o tipo de nota que o aluno 
obteve. A nota, portanto, passa a apresentar um objetivo diferente da representação do rendimento do aluno. 
b) O ponto chave da educação deve ser o aluno aprender a prender, saber pensar, ser crítico e analítico. E é 
dentro dessa perspectiva que a avaliação deve trabalhar. 
c) Em relação a interação professor-aluno, percebemos que a educação atual abre um espaço para essa parceria 
entre ambos, verificamos que vem acontecendo um estreitamento desta relação, a utilização da proximidade 
desta relação está sendo utilizada no desenvolvimento das aulas e avaliação dos professores e alunos. 
d) Encontramos ambientes que propõem a afetividade mais como contato físico que nem sempre considera o 
aluno como ser autônomo, com direitos e desejos nem sempre iguais ao do professor. 
e) A avaliação da aprendizagem escolar no Brasil, hoje, em geral, está a serviço de uma pedagogia dominante 
que, por sua vez, serve a um modelo social dominante, o qual, genericamente, pode ser identificado como 
modelo social liberal conservador. 
 
18) A sociedade prevê e garante aos cidadãos os direitos de igualdade e liberdade perante a lei. Cada indivíduo 
pode e deve, com seu próprio esforço, livremente, contando com a formalidade da lei, buscar sua auto-
realização pessoal, por meio das conquistas e do usufruto da propriedade privada e dos bens. 
 
Assinale a alternativa incorreta. 
a) As pedagogias que buscavam a hegemonia, as quais se definiram historicamente nos períodos subseqüentes 
à Revolução Francesa estiveram e ainda estão a serviço desse modelo social. Em vista disso, a avaliação 
educacional em geral e a da aprendizagem em específico, contextualizadas dentro dessas pedagogias, estiveram 
e estão instrumentalizadas pelo mesmo entendimento teórico-prático da sociedade. 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:RnJpLCAxMCBTZXAgMjAyMSAyMzo1MToyMiAtMDMwMA==
Concurso Público – Nº 01/2011 – 03/07/2011 
Prefeitura do Município de Magda - SP 
SUPERVISOR EDUCACIONAL ESPORTIVO 
 8 
 
b) Pode-se dizer que o modelo liberal conservador da sociedade produziu três pedagogias diferentes, mas 
relacionadas entre si e com um mesmo objetivo: conservar a sociedade na sua configuração. A pedagogia 
tradicional, centrada no intelecto, na transmissão de conteúdo e na pessoa do professor; a pedagogia renovada 
ou escolanovista, centrada nos sentimentos, na espontaneidade da produção do conhecimento e no educando 
com suas diferenças individuais; e, por último, a pedagogia tecnicista, centrada na exacerbação dos meios 
técnicos de transmissão e apreensão do modelo liberal conservador da sociedade, tentando produzir, sem o 
conseguir, a equalização social, a qual não pode ser atingida pois o modelo social não o permite. 
c) O modelo social conservador e suas pedagogias respectivas permitem e procedem renovações internas ao 
sistema, mas não propõem e nem permitem propostas para sua superação, o que, de certa forma, seria um 
contra-senso. Nessa perspectiva, os elementos dessas três pedagogias pretendem garantir o sistema social na 
sua integridade. 
d) Outras concepções pedagógicas surgem, a partir da opção por um outro modelo social, em que a igualdade 
entre os seres humanos e a sua liberdade não se mantivessem tão somente ao nível da formalidade da lei, mas 
que se traduzissem em concretudes históricas. A partir desses conceitos uma nova pedagogia surgiu para este 
modelo social, tentando traduzir este projeto histórico em prática educacional. 
e) É a pedagogia libertadora, fundada e representada pelo pensamento e pela prática pedagógica inspirada nas 
atividades do professor Paulo Freire, a qual é marcada pela idéia de que a transformação virá pela emancipação 
das camadas populares, que define-se pelo processo de conscientização cultural e política dentro dos muros da 
escola. 
 
19) Têm-se também manifestações de uma pedagogia libertária, representada pelos anti-autoritários e 
autogestionários e centrada na idéia de que a escola deve ser um instrumento de conscientização e organização 
política dos educandos e, por último, mais recentemente, está se formulando em nosso meio a chamada 
pedagogia dos conteúdos socioculturais, centrada na idéia de igualdade, de oportunidade para todos no 
processo de educação e na compreensão de que a prática educacional se faz pela transmissão e assimilação dos 
conteúdos de conhecimentos sistematizados pela humanidade e na aquisição de habilidades de assimilação e 
transformação desses conteúdos, no contexto de uma prática social. 
 
Assinale a alternativa incorreta. 
a) A prática da avaliação escolar, dentro do modelo liberal conservador, terá de, obrigatoriamente, ser 
autoritário, pois esse caráter pertence à essência dessa perspectiva de sociedade, que exige controle e 
enquadramento dos indivíduos nos parâmetros previamente estabelecidos de equilíbrio social, seja pela 
utilização de coações explícitas ou pelos meios de comunicação. 
b) A avaliação educacional será, assim, um instrumento disciplinador não só das condutas cognitivas como 
também das sociais, no contexto da escola. Ao contrário, a prática da avaliação nas pedagogias preocupadas 
com a transformação deverá estar atenta aos modos de superação do autoritarismo e ao estabelecimento da 
autonomia do educando, pois o novo modelo social exige a participação democrática de todos. Isso significa 
igualdade, fato que não se dará se não se conquistar a autonomia e a reciprocidadede relações. 
c) A atual prática da avaliação escolar estipulou como função do ato de avaliar a classificação e não o 
diagnóstico, como deveria ser. Ou seja, o julgamento de valor, que teria a função de possibilitar uma nova 
tomada de decisão sobre o objeto avaliado, passa a ter a função estática de classificar um objeto ou um ser 
humano histórico num padrão definitivamente determinado. Do ponto de vista da aprendizagem escolar, poderá 
ser definitivamente classificado como inferior, médio ou superior. 
d) Classificações essas que são registradas e podem ser transformadas em números e, por isso, adquirem a 
possibilidade de serem somadas e divididas nas médias. Será que o inferior não pode atingir o nível médio ou 
superior. Todos os educadores sabem que isso não é possível, até mesmo defendem a idéia do crescimento. 
e) Todavia, parece que todos preferem que isto não ocorra, uma vez que optam por, definitivamente, deixar os 
alunos com as notas obtidas, como forma de castigo pelo seu desempenho possivelmente inadequado. Assim, o 
ato de avaliar não serve como pausa para pensar a prática e retomar a ela; mas sim como um meio de julgar a 
prática e torná-la estratificada. 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:RnJpLCAxMCBTZXAgMjAyMSAyMzo1MToyMiAtMDMwMA==
Concurso Público – Nº 01/2011 – 03/07/2011 
Prefeitura do Município de Magda - SP 
SUPERVISOR EDUCACIONAL ESPORTIVO 
 9 
 
20) O momento de avaliação deveria ser um "momento de fôlego" na escalada, para, em seguida, ocorrer a 
retomada da marcha de forma mais adequada, e nunca um ponto definitivo de chegada, principalmente quando 
o objeto da ação avaliativa é dinâmico como, no caso, a aprendizagem. 
 
Assinale a alternativa incorreta. 
a) Com a função classificatória, a avaliação não auxilia em nada o avanço e o crescimento. Somente com uma 
função diagnóstica ela pode servir para essa finalidade. A utilização, na prática pedagógica, de uma avaliação 
classificatória, desconsidera o educando como sujeito humano histórico, julgando-o e classificando-o, ficando 
para o resto da vida, do ponto de vista do modelo escolar vigente, estigmatizado, pois as anotações e registros 
permanecerão, em definitivo, nos arquivo e nos históricos escolares, que se transformarão em documentos 
legalmente definidos. 
b) Para que a avaliação educacional escolar assuma o seu verdadeiro papel de instrumento dialético de 
diagnóstico para o crescimento, terá de se situar e estar a serviço de uma pedagogia que esteja preocupada com 
a transformação social e não com a sua conservação. O educador, no intuito de dar um novo encaminhamento 
para a prática da avaliação escolar não deverá estar preocupado em redefinir ou em definir propriamente os 
rumos de sua ação pedagógica, pois ela não é neutra, inserindo-se num contexto maior e estando a serviço dele. 
c) O primeiro passo fundamental para que isso ocorra é assumir um posicionamento pedagógico claro e 
explícito, de tal modo que possa orientar o planejamento, a execução e a avaliação. Sendo o professor um 
representante dos modelos e valores "universalistas", deve garantir a todos os alunos uma "igualdade de 
partida" e "oportunidades reais" para que estes revelem as suas capacidades, "recompensando o êxito de 
qualquer um que se mostre capaz". 
d) A escola é, assim, a agência de socialização na qual as crianças experimentam pela primeira vez um sistema 
institucionalizado de diferenciação com base na realização individual a qual procura incutir a aceitação das 
regras de competição próprias da estrutura, a escola visa, sobretudo a socialização para o trabalho através da 
valorização de atitudes de "independência" e individualismo, pois cada um deve ser avaliado em relação a suas 
próprias capacidades, uma vez que as expectativas quer do ensino superior, quer dos empresários, são as de que 
se possa exatamente o que cada um é capaz de fazer por si próprio. 
e) Não que as avaliações devam ser somente individual, pois o coletivo ensina, a divisão a união, mais os 
alunos não devem ser acostumados a dividir responsabilidades. Mesmo quando a escola proporciona 
oportunidades para que os alunos vivenciem situações de cooperação, são as avaliações individuais em ultima 
analise contam o que revela a preocupação em incutir a "independência" tão necessária no futuro, para que cada 
um saiba assumir suas responsabilidades e desempenho das suas tarefas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:RnJpLCAxMCBTZXAgMjAyMSAyMzo1MToyMiAtMDMwMA==
Concurso Público – Nº 01/2011 – 03/07/2011 
Prefeitura do Município de Magda - SP 
SUPERVISOR EDUCACIONAL ESPORTIVO 
 10 
 
LÍNGUA PORTUGUESA 
Leia o texto abaixo para responder as questões de 21 a 24. 
 
 
21) Este texto é classificado predominantemente como: 
 
a) Dissertativo, pois o autor tenta convencer o leitor com sua argumentação demonstrando seu ponto de vista. 
b) Descritivo, pois o autor apresenta suas observações com um olhar objetivo sobre um tema núcleo. 
c) Narrativo, pois apresenta uma história vivida pelo autor em tempo e lugares definidos. 
d) Narrativo descritivo, pois o autor é um argumentador que descreve suas opiniões discutindo, informando e 
expondo ideias. 
e) NDA. 
 
22) Sobre o verbo destacado no primeiro parágrafo é correto o que se afirma em: 
 
a) O verbo está empregado de forma incorreta, pois deve concordar com a expressão três décadas “ haviam 
pelo menos três décadas”. 
b) O verbo destacado está empregado na frase no sentido de existir. 
c) O verbo é impessoal e expressa sentido de tempo decorrido. 
d) O verbo destacado pode ser substituído por faziam sem prejuízo de entendimento para o leitor 
e) O verbo destacado é pessoal e pode ser usado em todas as pessoas do singular e plural. 
 
Aquecimento global já afeta ecossistemas 
 “Tarde demais para lamentações. O aquecimento global já está afetando ecossistemas do mundo inteiro 
há pelo menos três décadas, alerta um grupo de pesquisadores da Europa e dos EUA. 
 (...) O aumento nas temperaturas médias, de 0,6 no último século, tem provocado desde mudanças no 
ciclo de crescimento das plantas até a migração forçada de espécies para zonas mais amenas desde a década 
de 70, no mínimo. 
 A questão da mudança climática é sempre discutida como uma previsão do futuro, baseada em modelos 
de computador, disse à Folha Gian-Reto Walther, da Universidade da Hamburgo 9 Alemanha), 
coordenador do estudo.A compreensão clara de que nós já vivemos num período de mudança climática, 
com impactos óbvios nos ecossistemas, ainda não existe em grande parte do público, afirmou o 
pesquisador. 
 (...) Nos Alpes, florestas inteiras estão se deslocando montanha acima ___razão de 1 ___4 metros por 
década. Em algumas ilhas da Antártida, períodos de degelo cada vez maiores têm permitido que plantas e 
microorganismos até então inexistentes passassem ___colonizar o ambiente. E o atraso na chegada do 
inverno ____regiões temperadas do hemisfério Norte enlouqueceu o calendário migratório de diversas 
espécies de aves e de borboletas.” 
 
 ANGELO, Cláudio. In Folha de São Paulo, 28 mar. 2002. 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:RnJpLCAxMCBTZXAgMjAyMSAyMzo1MToyMiAtMDMwMA==
Concurso Público – Nº 01/2011 – 03/07/2011 
Prefeitura do Município de Magda - SP 
SUPERVISOR EDUCACIONAL ESPORTIVO 
 11 
 
23) Assinale a alternativa incorreta sobre o texto de Cláudio Ângelo. 
 
a) O atraso do inverno propiciou confusão na migração de algumas espécies. 
b) Para a maioria das pessoas ainda não há uma clareza na concepção de já vivenciamos uma mudança 
climática. 
c) A migração forçada de espécies e mudanças no crescimento de plantas é consequência do aumentode 
temperaturas medias. 
d) Os períodos de degelo maiores propiciaram que espécies novas habitassem algumas ilhas da Antártida. 
e) O aquecimento global vem afetando algumas partes do mundo, o aumento das temperaturas medias já é 
perceptível para plantas e animais. 
 
24) As palavras que completam corretamente o último parágrafo do texto são as contidas em: 
 
a) à, a, a, às. 
b) à, à, a, às. 
c) a, a, a, às. 
d) à, a, a, as. 
e) à, a, à, as. 
 
Leia o texto abaixo para responder as questões 25 e 26. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
25) No primeiro quadrinho usa-se vírgula: 
 
a) Para indicar a elipse. 
b) Para separar o vocativo. 
c) Para separar o aposto. 
d) Para separar o adjunto adverbial antecipado. 
e) Para separar os termos de uma enumeração. 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:RnJpLCAxMCBTZXAgMjAyMSAyMzo1MToyMiAtMDMwMA==
Concurso Público – Nº 01/2011 – 03/07/2011 
Prefeitura do Município de Magda - SP 
SUPERVISOR EDUCACIONAL ESPORTIVO 
 12 
 
26) O humor da tira é observável: 
 
a) No segundo quadrinho, no qual a amiga descreve as características de um amor perfeito. 
b) Na semelhança de amor perfeito citado no último quadrinho em relação ao que a amiga entendia por amor 
perfeito no segundo. 
c) Na ideologia de amor perfeito da personagem, sendo aquele que lhe dá vantagens financeiras. 
d) No terceiro quadrinho em que por amor a personagem cuida dos problemas de saúde de seu amado. 
e) Na mudança de expressão da amiga no decorrer dos quadrinhos. 
 
27) Quanto à ortografia assinale a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo: 
 
a) seção, sessão, porque. 
b) cessão, sessão, porquê. 
c) sessão, cessão, por quê. 
d) sessão, cessão, porque. 
e) sessão, seção, porque. 
 
28) São homônimos vocábulos que tem a mesma pronúncia, mas grafias e significados diferentes. Diante desta 
afirmação assinale a assertiva correta quanto ao significado destes homônimos. 
 
a) serrar (fechar) e cerrar (cortar). 
b) sela (arreio) e cela (cubículo). 
c) incipiente (ignorante) e insipiente (principiante). 
d) cocho (manco) e coxo (vasilha de madeira). 
e) acento (banco) e assento (intensidade). 
 
Observe a charge abaixo para responder as questões 29 e 30. 
 
 http://saulodealmeidapaz.blogspot.com/p/charges.html 
Na última ___________ da Câmara o governo finalmente decidiu fazer a ___________dos prédios públicos 
___________ o prazo esgotava-se naquele mês. 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:RnJpLCAxMCBTZXAgMjAyMSAyMzo1MToyMiAtMDMwMA==
Concurso Público – Nº 01/2011 – 03/07/2011 
Prefeitura do Município de Magda - SP 
SUPERVISOR EDUCACIONAL ESPORTIVO 
 13 
 
29) É correto afirmar que não segue a mesma regra de flexão de número utilizada na palavra acima sublinhada 
(CAMPEÕES) a palavra: 
 
a) aldeão 
b) vulcão 
c) refrão 
d) vilão 
e) guardião 
 
30) Ao observar a charge acima o leitor pode perceber que: 
 
a) A prática de corte de cana pode ser considerada um esporte. 
b) Os trabalhadores rurais só produzem por meio de incentivo. 
c) Há um elogio a bravura de nossos trabalhadores que incansavelmente trabalham em ritmo de maratonista. 
d) Há uma conformidade do autor aos trabalhos exaustivos que necessitam de muito esforço físico. 
e) Há uma crítica a falta de incentivo ao esporte ironizada pelo autor com a imagem de trabalhadores braçais 
em extremo esforço físico. 
 
31) Assinale a alternativa em que ocorre um erro de colocação pronominal. 
 
a) Em se tratando de música, ele é fenomenal. 
b) Jamais lhe ofertei as declarações. 
c) Contaram-me todos os seus segredos. 
d) Ainda que ignore-a, não discutiremos. 
e) Ajudar-te-ei amanhã com os preparativos. 
 
32) Assinale a alternativa em que há uma oração sem sujeito: 
 
a) Há muitos curiosos aqui. 
b) Comentaram sobre você. 
c) Dormiu a noite inteira. 
d) Ambos apostaram na vitória. 
e) O primeiro atacou covardemente. 
 
Leia o texto abaixo para responder as questões de 13 a 15. 
 http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/aquecimento_global/index.shtml 
 
Qual a importância do Protocolo de Kioto para conter o aquecimento? 
O protocolo de Kioto - que entrou em vigor em fevereiro de 2005 e conta com a participação de 163 nações 
- prevê que até 2012 seus signatários reduzam as emissões combinadas a níveis 5% abaixo dos índices de 
1990. A eficácia do acordo, contudo, é limitada, pois até o momento os Estados Unidos, maior emissor 
mundial de dióxido de carbono, não ratificaram o pacto. Especialistas acreditam que as resoluções de 
Kioto apenas combatem a camada mais superficial do problema do aquecimento global. 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:RnJpLCAxMCBTZXAgMjAyMSAyMzo1MToyMiAtMDMwMA==
Concurso Público – Nº 01/2011 – 03/07/2011 
Prefeitura do Município de Magda - SP 
SUPERVISOR EDUCACIONAL ESPORTIVO 
 14 
 
33) De acordo com o texto é incorreto afirmar que: 
 
a) O protocolo de Kioto prevê que em sete anos a poluição dos países participantes seja reduzida em cinco por 
cento. 
b) Até o momento somente os Estados Unidos cumpriram a meta de redução estabelecida. 
c) O protocolo de Kioto conta com a participação de 163 países, entre eles os Estados Unidos que não vem 
colaborando com a redução de emissões estabelecidas no pacto. 
d) As resoluções de Kioto combatem superficialmente o problema do aquecimento global. 
e) O maior emissor mundial de dióxido de carbono são os Estados Unidos. 
 
34) Podemos substituir, sem prejuízo de sentido para o texto, a palavra sublinha da por: 
 
a) corrigiram 
b) alteraram 
c) entenderam 
d) prejudicaram 
e) validaram 
 
35) Observe as palavras acentuadas retiradas do texto acima e assinale a alternativa que contém o grupo de 
palavras que recebem respectivamente acentuação gráfica a partir da mesma regra dessas. 
 
prevê – níveis – dióxidos 
 
a) rapé – fétido – cédula. 
b) descrê – provável – código. 
c) júri – projéteis – caótico. 
d) relê – amáveis – nêutron 
e) porém – cabível – chimpanzé. 
 
 
MATEMÁTICA 
 
36) Qual o conjunto solução da equação log3 4𝑥 + 2 = 3? 
a) 
4
25
 
b) 5 
c) 25 
d) 
25
4
 
e) 4 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:RnJpLCAxMCBTZXAgMjAyMSAyMzo1MToyMiAtMDMwMA==
Concurso Público – Nº 01/2011 – 03/07/2011 
Prefeitura do Município de Magda - SP 
SUPERVISOR EDUCACIONAL ESPORTIVO 
 15 
 
37) Uma senhora perdeu o cartão utilizado para efetuar saques em caixas eletrônicos de determinada rede 
bancária. Sabe-se que a senha do cartão é composta por seis dígitos distintos, sendo os três primeiros formados 
por letras escolhidas dentre sete possíveis e três números escolhidos entre os algarismos pares. Se alguém 
encontrar esse cartão e tentar efetuar um saque na conta da senhora, qual o número máximo de tentativas que 
essa pessoa terá que usar para conseguir sacar algum dinheiro? 
 
a) 5040 
b) 42875 
c) 15400 
d) 9650 
e) 12600 
 
38) Qual o valor do determinante 
log2 4 − log9 3
1 log4 2
 ? 
 
a) 0 
b) 
1
2
 
c) −
1
2
 
d) 
3
2
 
e) 
2
3
 
 
39) Considere um quadrado cujo lado tenha medida igual 6 𝑐𝑚. Qual a medida da diagonal desse quadrado? 
 
a) 9 𝑐𝑚 
b) 72 𝑐𝑚 
c) 6 2 𝑐𝑚 
d) 4 3 𝑐𝑚 
e) 72
3
 𝑐𝑚 
 
40) Maria tem um quarto do que Joana tem. Olivia tem um quinto do que Maria tem e Bernadete tem 25% do 
que Olivia tem. Se Bernadete doar 20% do que ela tem, com quantos % Bernadete vai ficar? 
 
a) 30,80% 
b) 9,80% 
c) 1% 
d) 22,80% 
e) −18,75% 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:RnJpLCAxMCBTZXAgMjAyMSAyMzo1MToxOCAtMDMwMA==
GABARITOS 
CONCURSO PÚBLICO 01/2011
 PREFEITURA MUNICIPAL DE MAGDA - SP
AUXILIAR DE SAÚDEBUCAL 
 MECÂNICO 
 OPERADOR DE MÁQUINAS 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:RnJpLCAxMCBTZXAgMjAyMSAyMzo1MToxOCAtMDMwMA==
AUXILIAR DE ENFERMAGEM
ESCRITURÁRIO
INSPETOR DE ALUNOS
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:RnJpLCAxMCBTZXAgMjAyMSAyMzo1MToxOCAtMDMwMA==
SECRETÁRIO ADMINISTRATIVO 
AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO
FISIOTERAPEUTA
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:RnJpLCAxMCBTZXAgMjAyMSAyMzo1MToxOCAtMDMwMA==
GESTOR AMBIENTAL
MÉDICO VETERINÁRIO 
SUPERVISOR EDUCACIONAL DE ESPORTES 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:RnJpLCAxMCBTZXAgMjAyMSAyMzo1MToxOCAtMDMwMA==
TÉCNICO DE ESPORTES
TESOUREIRO 
www.pciconcursos.com.br

Mais conteúdos dessa disciplina