Buscar

Meio Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Meio Ambiente
 
 
Data: 03/01/2023
Aluno (a): Jéssica Nascimento de Sousa
Avaliação Pratica 
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
A INES - Escala Internacional de Eventos Nucleares - é usada no mundo para se comunicar de forma consistente com o público sobre a importância dos eventos nucleares e radiológicos, sob o ponto de vista da segurança.
Sabe-se que o acidente nuclear em Chernobyl, ocorrido em 1986, é o acidente nuclear mais grave da história da energia nuclear. O motivo que provocou esse desastre foi a realização de um teste, agendado para o dia 25 de abril, sob a direção da sede, em Moscou. Esse teste tinha como objetivo principal aumentar a segurança do reator, visando descobrir quanto tempo a turbina a vapor continuaria a gerar eletricidade, após cortado o fluxo de vapor.
Atualmente, existe uma vasta fonte de consulta de bibliografias, como livros, jornais, revistas, internet (site, blogs, vídeos, etc.), porém, nem todas as fontes são confiáveis, cabendo ao leitor fazer uma análise crítica do material pesquisado.
​​​​​​​​​​​​​​
Dessa forma, as informações estão corretas ou incorretas? Justifique suas respostas respondendo e explicando as quatro questões com argumentos plausíveis.
Reposta:
1- O acidente de Chernobyl causou a morte direta (morte imediatamente após o acidente) de 12 pessoas.
Os bombeiros que foram chamados para controlar o incêndio receberam altas doses de radiação: 31 pessoas morreram na hora, 132 foram hospitalizadas e 130.000  precisaram ser removidas da região. Outras pessoas morreram dias depois. Calcula-se que esse acidente causou a morte de cerca de 28 mil pessoas, deixando muitas outras com graves sequelas, causadas pela exposição ao material radioativo.
Porém, esses números aumentaram, e continuam aumentando, sendo estimado em 2,4 milhões de pessoas afetadas, as quais moravam nas proximidades e tiveram algum tipo de consequência na saúde.  
2- A INES classificou o acidente como nível 7, o maior valor da escala.
Realmente, o acidente em Chernobyl foi classificado como nível 7 pela INES, sendo a maior liberação de material radioativo, com efeitos generalizados na saúde e no meio ambiente, exigindo a ampliação das contramedidas previstas. Embora seja o mesmo nível do acidente nuclear de Fukushima (ocorrido em 11 de março de 2011), as consequências do acidente de Chernobyl foram muito piores.
3- Imediatamente após o acidente, as autoridades evacuaram a área e emitiram um alerta mundial sobre o risco de radiação nuclear, para evitar contaminações e riscos à saúde humana.
Oacidente de Chernobyl liberou 400 vezes mais material radioativo para a atmosfera do que a bomba atômica de Hiroshima. Dessa forma, as autoridades da Ucrânia tentaram esconder o acidente nuclear do resto do mundo. Porém, os níveis de radiação cresceram cada vez mais, até que radiações em altos níveis foram detectadas ao longo de toda a Europa e outras partes do mundo.
Foram verificados níveis anormais no Norte e no centro da Finlândia. Em Oslo, na Noruega, dobraram. Na Dinamarca, os níveis subiram 5 vezes. Os suecos, por meio da embaixada em Moscou, interpelaram o Comitê Estatal para o Uso da Energia Atômica e a Organização Internacional de Energia Atômica devido à suspeita de que os ventos que traziam radioatividade à Escandinávia vinham do interior da União Soviética. Um satélite americano varreu a região da Ucrânia, encontrando uma usina com o teto destroçado e um reator ainda em chamas com fumaça vertendo do seu interior. Apenas no dia 30 de abril, o Pravda - jornal do Partido Comunista - mencionou o assunto.
A demora das autoridades ucranianas em avisar sobre o ocorrido em Chernobyl, fez com que a contaminação ambiental e da saúde humana aumentasse absurdamente.
4- Vários moradores das áreas vizinhas à usina de Chernobyl precisaram deixar suas casas, porém, essas pessoas foram acolhidas por moradores de outras cidades.
O acidente resultou na contaminação por radiação de 60 mil km² de território russo por radiação e, dessa forma, cerca de 340 mil pessoas precisaram abandonar suas residências. Essas pessoas eram chamadas de "refugiados atômicos", assim, os demais habitantes ficaram com medo desses refugiados, principalmente devido ao medo de adquirir algum problema de saúde causado pela radiação nuclear.

Continue navegando