Buscar

Como você pode identicar os limites das três partes do tórax de um gafanhoto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Como você pode identificar os limites das três partes do tórax de um gafanhoto?
R: Pode identificar o par de pernas do gafanhoto. 
2) Que órgãos sensoriais importantes encontram-se no abdome, ao contrário dos outros que estão na região cefálica?
R: Tímpanos (são órgãos responsáveis pela audição). 
3) Qual a função dos espiráculos?
R: A função é fazer comunicação entre o ambiente e o interior dos canais traqueais. 
4) Que características morfológicas indicam que o aparelho bucal do gafanhoto é, essencialmente, mastigador? Justifique.
R: As mandíbulas do gafanhoto são muito bem desenvolvidas, possuindo dentes nos cantos da boca, essas mandíbulas se movem de forma eficiente por causas dos músculos fazendo movimentos laterais, e com isso quebra os alimentos sólidos. 
5) Que peças do terceiro par de pernas do gafanhoto são marcadamente diferentes? Em que aspecto diferem das suas correspondentes?
R: Fêmur e tíbia do 3º par de pernas. Eles se diferem pois são maiores do que aqueles do 1º e 2º pares de pernas. 
6) Classifique os pares de pernas do gafanhoto como marchadores ou saltadores. Justifique sua resposta com base na morfologia das pernas.
R: Marchadores: pernas do protoráx e mesotoráx. Essas pernas possuem dimensões semelhantes e por isso são incapazes de impulsionar o animal para cima. São eficientes no sentido de movimentos sincronizados, fazendo com que o animal desloque o corpo para frente. Saltadores: pernas metatorácicas possuem fêmur e tíbia desenvolvidos, possuem tamanho maior e aliado a inserção muscular faz com que esse par de pernas tenha função de alavanca, fazendo com que o animal salte para cima. 
           2.  Morfologia externa da mosca doméstica: Baseando-se no vídeo e nas Figuras 24.4 e 24.5 do nosso material didático, responda às questões propostas:
7) Que características morfológicas indicam que o aparelho bucal da mosca é, essencialmente, sugador-labial? Justifique. 
R: O aparelho bocal da mosca tem um lábio bastante modificado, possuindo um alongamento de todas as partes labiais (como, mandíbula, maxila). Por isso o lábio forma uma espécie de tromba sugadora. Essa tromba possui uma estrutura chamada labelo que tem forma alargada composta por numerosos canalículos. 
8) Os pares de pernas da mosca doméstica são do tipo marchadores ou saltadores? Justifique sua resposta com base na morfologia das pernas.
R: Marchadores. Os 3 pares de pernas da mosca possuem formas equivalentes, com isso executam em sincronia o ancoramento e deslocamento do corpo do animal.

Continue navegando