Buscar

Estudo dirigido -Fatores ambientais e a reprod peixes (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação CECIERJ – Vice Presidência de Educação Superior a Distância
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas ESTUDO DIRIGIDO
Disciplina: Diversidade Biológica dos Deuterostomados
Nome: Stella Maris da Silva Jardim
Esta atividade vale até 1 ponto que serão somados na nota da AP1. As respostas devem ser entregues a tutoria presencial na data estabelecida. A atividade não é obrigatória.
Com base no artigo - Fatores ambientais e reprodução dos peixes (Revista da Biologia (2012) 8: 58-61), Mudanças climáticas e seus impactos sobre os anfíbios brasileiros (Revista da Biologia (2012) 8: 33-37), bem como em materiais complementares, responda as questões abaixo:
1) Dentro de um contexto de aquecimento global porque as espécies euritérmicas teriam maior chance de sobrevivência?
As espécies euritérmicas são aquelas que apresentam uma tolerancia maior a mudanças de temperatura, visando que o aquecimento global é o processo em que o planeta vem aumentando seus níveis de calor com o passar dos anos, pode-se associar que animais que se adaptem melhor a estas mudanças sejam privilegiados neste contexto.
2) Os anfíbios, como animais ectodérmicos, tem diferentes estratégias no controle da temperatura. Quais delas poderiam ser utilizadas para minimizar os efeitos do aquecimento global?
A termorregulção seria um desses fatores, levando em consideração atemperatura máxima suportada pelo animal vivo, sabe-se até onde o mesmo teria condições de suportar se adaptando ao ambiente em temperaturas maiores.
3) Os anfíbios utilizam pequenos corpos d’água para a sua reprodução. De que forma o aquecimento global pode impactar a qualidade destes microhabitas?
O aquecimento global aquece com mais facilidades pequenos corpos de água onde muitos anfíbios depositam seus ovos que por parte da vida necessitarão desta condição e sendo mais viável água em temperatura mais baixa que a temperatura externa, pois é o apropriado para tal momento da vida do anfíbio.
4) Como a interação entre clima e fungos pode afetar a sobrevivência dos anfíbios?
Os fungos que afetam essas águas rasas são fator infeccioso para os anfíbios ali presentes, prejudicando sua procriação, pois os fatores climáticos do aquecimento global favorecem a vida do fungo.
5) Escolha um artigo citado nas referências bibliográficas de um dos textos acima mencionados, e faça um resumo, identificando a justificativa, os objetivos e a conclusão.
Referência: Assis, A. B. (2012). Microbiota, secreções e micro clima: Consequências para os anfíbios. Revista da Biologia 8, 45- 48.
Resumo: O artigo retirado da revista de biologia 8 refere-se a relevância das mudanças climáticas na vida dos anfíbios, levando em consideração os efeitos antrópicos e possíveis mudanças no microclima de habitats ocupados. O mesmo vem relatar sobre fators epidemológicos devido a estas mudanças no meio ambiente favorecendo o aumento da transmissão de doenças e principalmente relacionadas a pele, que é também o maior protetor contra estas devido a sua secreção e sua microbiota. Os principais obstáculos são a microbiota residente e as secreções da pele, que possuem ação antibiótica contra microrganismos patogênicos conhecidos. O ambiente modula características inerentes a esses componentes por meio das quais mudanças nos padrões microclimáticos podem determinar a vulnerabilidade de populações de anfíbios a patógenos.
https://www.revistas.usp.br/revbiologia/article/view/108720/107143

Continue navegando