Buscar

Desafio Introdução e histórico sobre a saúde ocupacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O acidente do trabalho corresponde a lesões corporais ou perturbação funcional da capacidade do indivíduo para o trabalho, desde que ocorra pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados. Já a saúde ocupacional propõe maneiras de promover a segurança dos empregados por intermédio de ações corretas com o objetivo de evitar as doenças ligadas à função e ao ambiente de trabalho.
No que diz respeito ao ambiente de trabalho, pode-se dizer que é possível melhorar o clima organizacional e garantir o bem-estar e a segurança dos funcionários, motivando-os para ações que contribuam para a qualidade de vida no trabalho, o que certamente irá ajudar a reduzir o absenteísmo e melhorar os resultados operacionais. Nesse contexto, acompanhe a seguinte situação:
Avaliando a situação, responda: você concorda com a afirmação do empregador? Justifique a sua resposta.
Padrão esperado de resposta:
Não se pode concordar com o que foi afirmado pelo empregador, uma vez que vai contra as diretrizes estabelecidas no conjunto de leis e normas brasileiras acerca do trabalho — que todo empregador ou empregado deve cumprir, pois estabelecem direitos e deveres a ambos.
A legislação, no que diz respeito à saúde ocupacional, estabelece que as empresas devem garantir um ambiente de trabalho saudável ao trabalhador, por meio de sua colaboração, e aos gestores no processo de melhoria contínua da proteção e da promoção de segurança, saúde e bem-estar a todos.
O empregador deve promover o bem-estar físico, mental e social de seus trabalhadores, evitando que sua condição se agrave em razão das condições de trabalho e protegendo-os contra os agentes nocivos provenientes de sua função, conforme ditam as normas que apresentam os objetivos da saúde ocupacional.

Continue navegando