Buscar

TRABALHO DE BIOQUIMICA APLICADA A SAÚDE Trabalho Odonto Lipideos

Prévia do material em texto

TRABALHO DE BIOQUIMICA APLICADA A SAÚDE 
Trabalho Lipideos valor:400 pontos 
NOME:MATHEUS NUNES SILVA 4 PERIODO ODONTOLOGIA NOTURNO
1)Qual a importância dos triacilgliceróis para o corpo?
Os triacilgliceróis, atuam como reserva de energia armazenada no tecido adiposo. Sob estímulos hormonais, eles são clivados, liberando o seu estoque de ácidos graxos, que, por sua vez, serão oxidados para a produção de energia
2)Qual a importância do colesterol para as células e para a fisiologia do corpo? 
O colesterol, o esterol encontrado nos seres humanos e em outros animais, é precursor de importantes produtos biológicos, como os hormônios esteroides (estrógeno, progesterona, testosterona, androgênios, glicocorticoides e aldosterona), sais biliares (substâncias essenciais para a digestão e absorção de lipídeos da dieta) e vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Além disso, o colesterol também é importante para a manutenção da membrana plasmática, pois é responsável por modular a fluidez da membrana. As membranas biológicas são constituídas por fosfolipídeos e proteínas, lipídeos que formam o arcabouço da membrana, e são responsáveis pela barreira lipídica que permite a separação de dois meios, o intracelular e o extracelular. 
3)Quanto a biossíntese de ácidos graxos, quais os tipos de ácidos graxos o organismo é capaz de sintetizar? Quais órgãos sintetizam?
Os ácidos graxos podem ser classificados conforme os tipos de ligação química presentes entre os átomos de carbono da cadeia hidrocarbônica. Quando só existem ligações simples entre os átomos de carbono, o ácido graxo é classificado como saturado; já na presença de ligações duplas entre os átomos de carbono, os ácidos graxos são chamados de insaturados; quando há uma única ligação dupla na cadeia hidrocarbônica, o ácido graxo é chamado de monoinsaturado; e caso haja duas ou mais ligações duplas na cadeia hidrocarbônica, o ácido graxo é classificado como poli-insaturado. A alimentação fornece a maioria dos ácidos graxos para as necessidades metabólicas, apesar da capacidade do organismo de sintetizar ácidos graxos saturados e monoinsaturados, principalmente no fígado e nas glândulas mamárias em lactação. Em relação aos ácidos graxos poli-insaturados, o organismo não consegue produzi-los, por isso, esses ácidos graxos precisam ser obtidos obrigatoriamente pela alimentação. A biossíntese de ácidos graxos ocorre no citosol e envolve a incorporação dos carbonos do acetil-CoA na cadeia de ácido graxo em crescimento. Esse processo consome energia fornecida pelo ATP e elétrons transferidos pelo NADPH (nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato) nas reações de redução.
4) Em que parte da célula ocorre a incorporação de acetil-CoA na cadeia de ácido graxo? 
A biossíntese de ácidos graxos ocorre no citosol e envolve a incorporação dos carbonos do acetil-CoA na cadeia de ácido graxo em crescimento. Esse processo consome energia fornecida pelo ATP e elétrons transferidos pelo NADPH (nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato) nas reações de redução. 
5)De onde se originam as moléculas de acetil-CoA na célula? 
As moléculas de acetil-CoA são produzidas a partir das oxidações da glicose, de aminoácidos, ácidos graxos e corpos cetônicos nas mitocôndrias.
6) Qual reação origina o citrato na célula? E qual a importância dessa reação para a biossíntese de ácido graxo? 
O acetil-CoA não consegue atravessar as membranas mitocondriais para alcançar o citosol, então, inicialmente, na matriz mitocondrial, o acetil-CoA reage com o oxaloacetato em uma reação catalisada pela enzima citrato sintase, originando o citrato. O citrato, por sua vez, por meio de um transportador específico, é transportado para o citosol, em que, por ação da enzima ATP-citrato-liase, é convertido em acetil-CoA e oxaloacetato, podendo, o acetil-CoA, então, ser utilizado para a biossíntese de ácidos graxos.
7) Como se forma a molécula Malonil-CoA? Quantos carbonos essa molécula tem? Como essa molécula contribui para a síntese de ácidos graxos? 
 No citosol, ocorre a formação de malonil-CoA a partir da reação entre o acetil-CoA e o gás carbônico fornecido pelo íon bicarbonato em um processo irreversível catalisado pela enzima acetil-CoA-carboxilase. Trata-se de uma reação que consome energia fornecida pelo ATP, portanto, nessa reação de carboxilação, forma-se uma molécula de 3 carbonos — o malonil-CoA — a partir de uma molécula de 2 carbonos — o acetil-CoA — e de uma molécula de 1 carbono — o gás carbônico. O malonil-CoA atua como um doador de acetato para a biossíntese de ácido graxo; em seguida, ainda no citosol, em uma reação catalisada pela enzima ácido-graxo-sintase, ocorre a transferência de acetato (2 carbonos) do malonil-CoA, com perda de gás carbônico, para a cadeia de ácido graxo em crescimento. Nessa reação de transferência de acetato, NADPH atua como agente redutor, transferindo seus elétrons; dessa maneira, a cadeia de ácido graxo cresce sempre em duas unidades de carbono em cada ciclo de ação da enzima ácido-graxo-sintase. As enzimas dessaturases, presentes no retículo endoplasmático liso, catalisam a adição de ligações duplas na configuração cis nas cadeias de ácidos graxos, formando os ácidos graxos monoinsaturados.
8) Em que células ficam armazenados os ácidos graxos na forma de triacilgliceróis?Em que células são oxidados?
 Os ácidos graxos ficam armazenados nos adipócitos na forma de triacilgliceróis e, quando mobilizados, são oxidados, principalmente pelas fibras musculares, para a produção de energia. A oxidação completa de um grama de ácidos graxos gera mais do que o dobro de energia que a oxidação completa de um grama de glicose. 
9)Como os triacilgliceróis são transportados pela corrente sanguínea até os tecidos, já que são insolúveis?
 Inicialmente, como os ácidos graxos são insolúveis na água, essas moléculas ligam-se às proteínas plasmáticas chamadas de albumina; dessa maneira, os ácidos graxos são transportados pela corrente sanguínea aos tecidos. Uma vez que os ácidos graxos estão presentes dentro das células, o próximo passo é entrar nas mitocôndrias, mais precisamente na matriz mitocondrial, onde se encontram as enzimas da beta oxidação. Esse transporte de ácidos graxos para a matriz mitocondrial pode ser dividido em duas etapas: a passagem pela membrana externa e a passagem pela membrana interna.
10)Já no meio intracelular, os triacilgliceróis precisam ser transportados para o interior da mitocôndria. Explique como isso acontece.
 A primeira etapa do transporte de ácido graxo do citosol para dentro da mitocôndria envolve a adição da coenzima A (CoA) ao ácido graxo. Isso se dá em uma reação catalisada por uma família de enzimas, chamadas de acil-CoA-sintetases, com consumo de energia fornecida pelo ATP. O produto dessa reação é o acil-CoA graxo, que atravessa a membrana externa da mitocôndria e alcança o espaço intermembranoso, porém ele não consegue atravessar a membrana interna para alcançar a matriz mitocondrial, aí entra a segunda etapa desse transporte, que tem a participação de uma molécula orgânica chamada de carnitina. A enzima carnitina-palmitoil-transferase I, presente na membrana externa da mitocôndria, catalisa a transferência do grupo acil (ácido graxo) da CoA para a carnitina, formando acil-graxo-carnitina; em seguida, pela ação de um transportador específico na membrana interna, acil-graxo-carnitina é transportado para a matriz mitocondrial. A enzima carnitina-palmitoil-transferase II, presente na membrana interna, catalisa a clivagem do acil-graxo-carnitina, liberando a carnitina e o ácido graxo; a carnitina livre retorna ao espaço intermembranoso por um transportador específico na membrana interna, enquanto o ácido graxo passa a ser substrato para a via metabólica chamada de beta oxidação. A entrada de ácidos graxos na matriz mitocondrial mediada pela carnitina é o passo limitante para a beta oxidação. 
11)O que é o processo de beta oxidação dos ácidos graxos e onde ela ocorre? 
A via metabólica da beta oxidação corresponde a umasequência repetida de 4 reações ou etapas que envolvem o carbono beta (carbono 3) da cadeia de ácido graxo, resultando na redução da cadeia de ácido graxo em dois carbonos: o acetil-CoA Mitocôndria é uma parte da célula onde ocorre a beta-oxidação. Portanto, defeitos da beta-oxidação mitocondrial dos ácidos graxos, significa defeitos da produção de calorias obtidas pela transformação das gorduras do corpo.
12)Descreve as 4 etapas da beta oxidação.
A primeira reação dessa via metabólica envolve a oxidação do ácido graxo com elétrons sendo transferidos para FAD (flavina adenina dinucleotídeo), formando FADH2; já a segunda reação envolve hidratação (adição de água) e a terceira reação é oxidativa, que resulta na formação de NADH (nicotinamida adenina dinucleotídeo). A última reação é clivagem do ácido graxo para liberar o acetil-CoA, portanto, para cada ciclo da beta oxidação, há a formação de uma FADH2, uma NADH e um acetil-CoA. No último ciclo da beta oxidação, só há formação de acetil-CoA. Por exemplo: a oxidação do palmitoil-CoA, um ácido graxo com 16 carbonos, resulta em 8 moléculas de acetil-CoA, sete moléculas de NADH e sete moléculas de FADH2. Tanto FADH2 quanto NADH transportam elétrons para a cadeia respiratória para a produção de energia, enquanto acetil-CoA é substrato para o ciclo do ácido cítrico.
13)Qual a função dos peroxissomos na oxidação do ácido graxo?
 No caso de ácidos graxos de cadeia muito longa, com mais de 22 carbonos, é necessária uma etapa extra: a beta oxidação nos peroxissomos. Essa etapa é importante para o encurtamento da cadeia de ácidos graxos, a fim de que possam ser utilizados pelas mitocôndrias. Diferentemente da beta oxidação mitocondrial, a beta oxidação peroxissomal não resulta em produção de energia.
14)O que são corpos cetônicos e quais os três tipos?
 Os corpos cetônicos atuam como reservatórios plasmáticos de acetil-CoA para as células e, portanto, são fontes de energia, visto que o acetil-CoA pode ser oxidado no ciclo do ácido cítrico para a produção de energia. Os corpos cetônicos são o acetoacetato, o 3-hidroxibutirato (ou beta hidroxibutirato) e a acetona.
15)Qual a importância dos corpos cetônicos e onde eles são produzidos?
Os dois primeiros corpos cetônicos são transportados pelo sangue para os tecidos, onde podem ser convertidos em acetil-CoA. A acetona, produto da descarboxilação espontânea do acetoacetato, não tem utilidade como reservatório de energia e, sendo volátil, acaba sendo excretada pelos pulmões. Em períodos longos de jejum, os corpos cetônicos, produzidos em grande quantidade pelo fígado, atuam como fonte de energia para vários tecidos, como músculos cardíaco e esquelético, rins e até encéfalo, o que permite poupar os níveis plasmáticos já baixos de glicose.
16)Qual a relação entre a formação de corpos cetônicos e hipoglicemia?
Durante o jejum, a disponibilidade de glicose plasmática é reduzida, reduzindo-se a oferta desse monossacarídeo para o fígado. Para compensar a diminuição da disponibilidade de glicose, o fígado recebe uma grande quantidade de ácidos graxos mobilizados do tecido adiposo; esses ácidos graxos são convertidos em acetil-CoA pela beta oxidação, porém a quantidade de acetil-CoA é tão grande que excede a capacidade de oxidação dos hepatócitos, e isso ocorre porque a diminuição da oferta de glicose para o fígado resulta em menor produção do piruvato, produto final da glicólise. O piruvato, por sua vez, é precursor do oxaloacetato, molécula que reage com acetil-CoA para formar o citrato, passo essencial para se iniciar o ciclo do ácido cítrico. Porém, com menos glicose, a produção de oxaloacetato é prejudicada e, além disso, o oxaloacetato presente nos hepatócitos é desviado para a gliconeogênese, a fim de formar novas moléculas de glicose. Dessa maneira, a grande quantidade de acetil-CoA, resultante da beta oxidação, não é direcionada para a oxidação completa no ciclo do ácido cítrico, sendo desviada para uma outra via metabólica mitocondrial: a cetogênese, que resultará na formação de corpos cetônicos. 
Na cetogênese, a primeira etapa é a condensação de duas moléculas de acetil-CoA, uma reação catalisada pela enzima tiolase, resultando em acetoacetil-CoA. Em seguida, o acetoacetil-CoA reage com acetil-CoA, formando beta-hidroxi-beta-metilglutaril-CoA (HMG-CoA) em uma reação catalisada pela enzima HMG-CoA-sintase. O próximo passo é a clivagem de HMG-CoA, catalisada pela enzima HMG-CoA liase, resultando em acetoacetato e acetil-CoA. O acetoacetato já é um corpo cetônico, mas também é precursor para formação dos dois outros corpos cetônicos: acetona e beta hidroxibutirato. Para formar a acetona, o acetoacetato sofre descarboxilação catalisada pela enzima acetoacetato-descarboxilase, o que também resulta na formação de gás carbônico. No caso de beta hidroxibutirato, o acetoacetato sofre redução catalisada pela enzima beta-hidroxibutirato-desidrogenase, com elétrons fornecidos por NADH.
17)Os ácidos graxos servem como fontes de energia para as células e também como precursores de lipídeos mais complexos. Além disso, são ácidos carboxílicos com cadeias hidrocarbônicas que variam de 4 a 36 átomos de carbono de comprimento. Entre os carbonos da cadeia hidrocarbônica podemos ter ligações simples e ligações duplas. Em relação estrutura do ácido graxo, assinale a alternativa correta.
(a) O termo saturação se refere à presença de ligações duplas entre os carbonos da cadeia de ácido graxo.
(b) Os ácidos graxos poli-insaturados possuem duas ou mais ligações duplas entre os carbonos da cadeia. Correta
(c) Nos ácidos graxos de origem natural, a ligação dupla possui configuração trans; a configuração cis é obtida por processos industriais.
(d) Os ácidos graxos insaturados possuem apenas ligações simples entre os carbonos da cadeia.
(e) A cadeia hidrocarbônica é responsável por tornar o ácido graxo solúvel em água e outros compostos polares
18)O catabolismo dos ácidos graxos ocorre nas mitocôndrias e é chamado de beta oxidação. Nessa via metabólica, os ácidos graxos são convertidos em moléculas de acetil-CoA. Essas moléculas, por sua vez, são utilizadas para o ciclo do ácido cítrico para a produção de energia. Em relação à via metabólica da beta oxidação, assinale a alternativa correta.
(a) Os ácidos graxos, como são moléculas apolares, atravessam livremente as membranas mitocondriais e alcançam a matriz mitocondrial para serem substratos da beta oxidação.
(b) A carnitina, uma molécula orgânica, atua como cofator das enzimas responsáveis pelas reações oxidativas da beta oxidação; é o passo limitante da beta oxidação.
(c)A oxidação de uma ácido graxo longo, com 16 carbonos, por exemplo, gera menos moléculas de acetil-CoA do que a oxidação da glicose.
(d) A beta oxidação que ocorre nos peroxissomos também resulta na formação de NADH e FADH2, que transportam os elétrons para a produção de energia na cadeia respiratória.
(e)As reações oxidativas da beta oxidação transferem elétrons para a formação de NADH e FADH2, que transportam esses elétrons para a cadeia respiratória.correta