CCJ0001-WL-AV1-Ciências Sociais-Prova-24
5 pág.

CCJ0001-WL-AV1-Ciências Sociais-Prova-24


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais10.910 materiais132.097 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Avaliação On-Line 
	Avaliação:
	AV1.2012.3EAD-FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 
	Disciplina:
	CCJ0100 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 
	Tipo de Avaliação:
	AV1 
	Aluno:
	 
	Nota da Prova: 
	5.5
	Nota do Trabalho: 
	Nota da Participação: 1,5 
	Total: 
	7
	Prova On-Line 
	
Questão: 1 (168677) 
Nas grandes Antilhas, alguns anos após a descoberta da América, enquanto os espanhóis enviavam comissões de investigação para indagar se os indígenas possuíam ou não alma, estes últimos dedicavam-se a afogar os brancos prisioneiros para verificarem através de uma vigilância prolongada se o cadáver daqueles estava ou não sujeito à putrefação. (LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e história. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1976, p. 60). 
O relato de Lévi-Strauss ilustra bem um fenômeno social designado pelos cientistas sociais como: Pontos da Questão: 1 
	diversidade cultural. 
	pluralidade cultural. 
	relativismo cultural. 
	choque cultural. 
	
Questão: 2 (168656) 
Na concepção das ciências sociais, a cultura é entendida como: Pontos da Questão: 0,5 
	o conjunto de níveis educacionais que irão compor a formação estudantil completa, abrangendo desde os níveis mais básicos aos mais complexos. 
	a personalidade de um determinado grupo social, decorrente das características biológicas que são geneticamente transmitidas 
	a capacidade individual de compreender as obras clássicas produzidas pela inteligência humana em seus aspectos literários, plásticos, cênicos ou musicais. 
	o conjunto de códigos, valores, hábitos e manifestações que caracterize e seja distintivo de um determinado grupo social. 
	
Questão: 3 (168778) 
OS LÍDERES MUNDIAIS E O TWITTER 
O presidente americano, Barack Obama, segue seu colega russo, Dmitri Medvedev, que, por sua vez, segue a Casa Branca. Os dois seguem e são seguidos pelo primeiro-ministro inglês, David Cameron. E os três ignoram outros líderes do G-20, entre eles, a presidente Dilma Rousseff. No Twitter dos poderosos, muito mais importante que o número de seguidores é saber: afinal, quem segue quem na alta esfera do poder mundial? O diretor de redes sociais do Fórum Econômico Mundial, Matthias Lüfkens, fez um levantamento. Mais de 60 líderes mundiais têm conta no serviço de microblog usado por 175 milhões de pessoas no mundo. Até o governo mais hermético e isolado do planeta, o da Coreia do Norte, tem uma conta no Twitter - usada, claro, para a propaganda do governo comunista do ditador Kim Jong-il. - Saber quem segue quem revela a importância que cada um dá a suas relações diplomáticas. Depois que escrevemos que Obama, Medvedev e Cameron não seguem outros líderes do G-20, o governo britânico agora decidiu seguir todos os outros líderes do G-20, unilateralmente - constata Lüfkens. (O Globo online, 01/01/2011). 
A partir da leitura do texto é correto afirmar que: Pontos da Questão: 1 
	o sistema de governo no Brasil e na Inglaterra é o parlamentarismo. 
	o sistema de governo nos Estados Unidos e na Rússia é o presidencialismo.
	a forma de governo na Inglaterra e na Rússia é a monarquia. 
	a forma de governo na Rússia e da Coréia do Norte é a democracia. 
	
Questão: 4 (168662) 
A antropologia é uma ciência que: 
Pontos da Questão: 0,5 
	estuda, analisa e explica as sociedades primitivas e tradicionais. 
	busca do estudo do homem por inteiro, a partir de uma abordagem integrativa. 
	Estuda as sociedades humanas, exclusivamente, a partir de suas construções materiais. 
	procura explicar as sociedades, a partir do comportamento dos indivíduos. 
	
Questão: 5 (168675) 
No prefácio do livro Sexo e temperamento, a antropóloga Margareth Mead afirmou que \u201ctoda diferença é preciosa e precisa ser tratada com muito carinho\u201d. 
(MEAD, Margareth. Sexo e temperamento. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009).
Essa afirmação expressa uma atitude: Pontos da Questão: 1 
	relativista.
	preconceituosa. 
	etnocêntrica. 
	eurocêntrica. 
	
Questão: 6 (168749) 
(Adaptado UFPA) Em meados do século XVIII na Europa, a industrialização aumentou em muito a capacidade produtiva. Isso levou à criação de fábricas em centros urbanos provocando grande migração de população do campo para as cidades. A falta de urbanização trouxe muitos problemas sociais, com isso muitos pensaram que só uma ciência social daria solução. A questão social era uma dura e dramática novidade que desafiava os intelectuais a encontrar soluções fundamentadas naquilo que se tomara o maior de todos os fundamentos: o conhecimento científico. Nesse momento histórico determinado apareceu a sociologia, como uma das manifestações do pensamento moderno. A sociologia visava responder intelectualmente às situações novas do mundo social industrial. 
A primeira doutrina sociológica sistematizada que atendia aos requisitos científicos recebeu o nome de: Pontos da Questão: 1 
	materialismo. 
	funcionalismo. 
	positivismo. 
	taylorismo. 
	
Questão: 7 (168697) 
Julgue os itens subsequentes, relativos às práticas de pesquisa de campo nas ciências sociais. 
I - Nas ciências sociais, o conhecimento depende de uma relação dialógica que se estabelece entre o pesquisador e o pesquisado, pois ambos possuem uma interpretação sobre os fatos sociais. 
II - A prática da pesquisa social mostra como dificilmente o objeto de pesquisa e sua interpretação podem ser modificados pela interação entre o pesquisador e o ator social. 
III - No âmbito da pesquisa social, os documentos são importantes fontes de informação acerca de um dado problema sociológico/antropológico. A análise desses documentos envolve a atividade de compreensão e interpretação por parte do pesquisador. 
IV - A sofisticação das técnicas de pesquisa nas ciências sociais, por meio de novas tecnologias e software de processamento de dados, pode levar à produção cada vez mais objetiva de dados e informações, tornando desnecessária a vigilância teórica a respeito dessas técnicas e dos dados que elas produzem. 
Estão corretos apenas os itens: Pontos da Questão: 1 
	I e III. 
	II e III. 
	II e IV. 
	I e II. 
	
Questão: 8 (168685) 
Tendo por base o entendimento das ciências sociais sobre a cultura, analise as proposições apresentadas. 
I - A cultura corresponde a uma herança genética, atualizada por demandas econômicas, política e sociais. 
II - Produzindo cultura o homem passou a depender mais do aprendizado do que da sua herança genética para sobreviver. 
III A cultura é um processo cumulativo, resultante de toda a experiência social dos grupamentos humanos. 
Estão corretas as afirmativas: Pontos da Questão: 1 
	II e III. 
	I e III. 
	Todas as alternativas. 
	I e II. 
	
Questão: 9 (168663) 
Em relação ao caráter contratualista da obra Leviatã do filósofo inglês Thomas Hobbes, qual é a opção que explicita a posição hobbesiana quanto ao Estado? Pontos da Questão: 0,5 
	A maior preocupação de Hobbes em Leviatã era de que as leis jurídicas fossem de tal modo que nenhum homem viesse a temer qualquer outro homem. Isso porque a razão maior das leis seria a liberdade dos cidadãos. 
	Para Hobbes, o estado defendido na obra Leviatã é o liberalismo, que se baseia na ideia de que em um país a soberania pertence à sociedade civil e que esta distribui as tarefas políticas (legislar, executar e julgar) em instituições. 
	A obra Leviatã de Hobbes tinha como enfoque o combate às ideias defensoras do direito divino dos reis. Diante disso, Hobbes propôs e fundamentou uma ordem revolucionária. 
	Para Hobbes, o estado constitui um recurso social criado para dar proteção aos súditos uns contra os outros e contra as ameaças externas a fim de garantir o interesse comum da auto-preservação. 
	
Questão: 10 (168672) 
Sistemas de governo não devem ser confundidos com as formas de governo, pois este termo diz respeito ao modo como se relacionam os poderes. Neste sistema, o presidente não se subordina ao Parlamento