Buscar

Exemplo 3 de Roteiro de Aula Pratica - Geoprocessamento (1)


Continue navegando


Prévia do material em texto

Roteiro de Aula Prática
Código e nome da disciplina 
GEOPROCESSAMENTO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - ARA0267
Título da Prática:
Elaboração de mapas – Mapa de localização
Objetivos da aula (2 a 4) (apresentar as expectativas de aprendizagem do aluno ao final da atividade): 
	1)
	Revisar a interface do programa e as ferramentas de geoprocessamento
	2)
	Apresentar a importância de elaborar mapas de localização.
	3)
	Apresentar as aplicações de mapas de localização.
	4)
	Aprender a adquirir dados vetoriais por meio de plataformas gratuitas.
Material necessário para a aula (equipamentos e insumos):
	Computador e acesso ao programa SIG.
Procedimentos (apresentar com clareza e objetividade a atividade a ser realizada):
	Para esta aula prática (após a revisão da interface e das ferramentas), sugere-se que o professor siga o passo a passo dos procedimentos mostrado a seguir:
- Escolher uma área de interesse específica para elaborar o mapa de localização;
- Adquirir dados vetoriais no site do IBGE (https://www.ibge.gov.br/geociencias/downloads-geociencias.html), como malhas municipais;
- Importar os dados no programa que o professor e a turma estiverem utilizando (sugere-se o ArcGIS ou QGIS);
- Verificar qual é o sistema de coordenada do dado adquirido e qual é o sistema de coordenada que está o grupo da camada. Caso não esteja em SIRGAS2000, mostrar ao aluno como ele define o sistema de coordenadas, ou como ele converte o sistema de coordenadas;
- A partir disso, o professor pode seguir duas vertentes:
Mostrar uma área de interesse de um estudo, com alguns pontos delimitados (como por exemplo, amostras de água superficial) – neste caso, o professor terá que fornecer ao aluno um shapefile de uma área, ou poderá criar um shapefile com um aluno de uma área qualquer, além de fornecer algumas coordenadas usando o Excel para o aluno também aprender a importar as coordenadas no programa. Na sequência, criar mais dois layouts que mostram a área apresentada a nível municipal e a nível nacional. Neste momento não é necessário elaborar o layout final, visto que terá uma aula para isto. Porém é importante mostrar a criação de mais layouts pois é fundamental em qualquer mapa de localização;
Ou
Pedir aos alunos para fazerem o download de um município especificado pelo professor, e eles criarem um mapa de localização deste município com relação ao Brasil.
Vale ressaltar que a primeira sugestão abrange mais conhecimentos e mais prática no programa. Porém dependendo do tempo de aula prática que o professor tiver, sugere-se optar pela segunda opção, visto que é um mapa simples e relaciona algumas ferramentas de geoprocessamento vistas anteriormente.
Observações (colocar, caso necessário, os pontos de atenção referentes à atividade prática desenvolvida):
	Em qualquer tipo de mapa, o aluno deverá se atentar ao sistema de coordenada, para não ter problemas posteriores com o seu mapa.
No mapa de localização, o aluno deve ficar atento ao que ele deseja mostrar. Como são relacionados mais de um layout para ir mostrando a área de interesse em diferentes escalas, o aluno deve ficar atento com as cores utilizadas (mesmas cores para o mesmo município, por exemplo). Além disso, é importante ressaltar a ordem das informações que o aluno deve colocar em cada quadrado do layout do mapa de localização, que fique mais fácil o entendimento.