Buscar

Técnica OSINT (httpswww.investigacaodigital.com)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Técnica OSINT
https://www.investigacaodigital.com
Open-Source Intelligence (OSINT) é um elo importante para converter dados publicamente acessíveis em informações (confiáveis) e, a partir daí, em inteligência (acionável). Enquanto antigamente se vislumbravam principalmente o uso de recursos físicos abertos, o OSINT deu grandes saltos graças à digitalização.
Os dados coletados por meio do OSINT são usados ​​globalmente por  e organização de segurança (cibernética) para beneficiar diretamente rastreamento tático ou rastreamento digital, bem como, por exemplo, inteligência de ameaças.
Além disso, os dados OSINT são frequentemente usados ​​para enriquecer os dados próprios resultantes de outros recursos ou investigações, por exemplo, para investigações forenses ou de fraudes digitais.
Muitas pessoas associam OSINT à coleta de dados. No entanto, para preparar dados para uso como informação e/ou inteligência, eles também devem ser analisados/interpretados e relatados.
O processo de coleta passa por inúmeras fontes, que vão desde dados em redes sociais, sites diversos com informações dispersas na internet, até sites governamentais que, invariavelmente, detém muitos dados de pessoas e empresas. Esses dados, alguns muito sensíveis, passam então a fazer parte do escopo da investigação em si, que juntadas às demais fontes, podem ser traduzidas num relatório completo a respeito do assunto ou pessoa investigada.
Há inúmeras ferramentas para fazer o processo de OSINT, uma vez que manualmente é quase impossível rastrear todos os dados possíveis. Algumas dessas ferramentas são pagas, outras não. Mas o processo de coleta de dados toma um bom tempo do investigador, uma vez que não é só juntar dados, é tornar esses dados num relatório de inteligência.
Pode-se dizer, então, que a técnica OSINT é fazer uma pesquisa cruzada de dados para fornecer uma fonte precisa de conhecimento e construir conexões entre diferentes informações que, de outra forma, poderiam passar despercebidas.
Deste modo, a inteligência de código aberto (OSINT), está se tornando uma ferramenta cada vez mais importante para coletar informações públicas sobre indivíduos e organizações de uma ampla variedade de fontes – como mecanismos de pesquisa, perfis de mídia social e registros governamentais – com o objetivo de criar uma imagem abrangente sobre o assunto em investigação.

Outros materiais