Buscar

DIFERENTES TIPOS DE CURRÍCULO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIFERENTES TIPOS DE CURRÍCULO: DIÁLOGOS E CONFLITOS
1/5 - Segundo Amauri Carlos Ferreira (2006, p. 32), “a ética é referência para que a escolha do sujeito seja aceita como um princípio geral que respeite e proteja o ser humano no mundo. Nesse sentido, o ethos, como costume, articula-se às escolhas que o sujeito faz ao longo da vida. A ética fundamenta a moral, ao expressar a sua natureza reflexiva na sistematização das normas”.  A questão da ética, como outras vertentes que envolvem a sociedade e as formas de entender e lidar com ela, pode ser trabalhada através de um currículo:
Oculto, e o professor pode explorar informalmente questões, levando os alunos a refletir sore determinadas posturas.
2/5 - MOREIRA e SILVA (1994) afirmam que o currículo escolar constitui um marco, uma moldura que delimita a inserção das crianças em sistemas de significação, nos quais elas representam coisas, nos quais partilham significados e nos quais ampliam sua compreensão da “realidade”. Nesse sentido, essa afirmação de Silva nos leva a concluir que:
A escola é um laboratório social em que aprendemos atitudes cidadãs.
3/5 - “O abandono das grandes narrativas; a descrença em uma consciência unitária, homogênea, centrada; a rejeição da ideia de utopia; a preocupação com a linguagem e com a subjetividade; a visão de que todo o discurso está saturado de poder a celebração da diferença” (MOREIRA, 2000, p. 10). Na citação de Moreira, encontramos uma argumentação sobre a Teoria Pós-crítica. Use V para verdadeiro ou F para falso relacionando que essa teoria valoriza, entre outras coisas: (   ) A subjetividades dos indivíduos.
(   ) Afirmação da identidade, diferença e emancipação como conceitos-chave. (   ) A  identidade desconstrói-se pela diferença. (   ) Um sistema de valores que pertence ao setor inflexível.   Assinale a opção que aponta as afirmações na sequência de verdadeiro ou falso:
V-V-V-F.
4/5 - Considerando a seguinte citação: Determinadas teorias (1) desconfiam do status quo, responsabilizando-o pelas desigualdades e injustiças sociais. Já outras teorias (2) eram teorias de aceitação, ajuste, adaptação. As teorias críticas são teorias de desconfiança, questionamento e transformação radical. Para as teorias críticas, o importante não é desenvolver técnicas de como fazer o currículo, mas desenvolver conceitos que nos permita compreender o que o currículo faz (SILVA, 2009, p. 30). Ante o exposto, quais as teorias que preenchem corretamente os números, respectivamente?
Teoria Crítica - Teoria Tradicional.
5/5 - “(...) O que eles ou elas devem saber? Qual conhecimento ou saber é considerado importante ou válido ou essencial para merecer ser considerado parte do currículo? (...) o que eles ou elas devem ser? O que eles ou elas devem se tornar? (...) Por que esse conhecimento e não outro? Quais interesses fazem com que esse conhecimento e não outro esteja no currículo? Por que privilegiar um determinado tipo de identidade ou subjetividade e não outro?” (SILVA, 2000, p. 14-6).   Analisando a citação de Silva, escolha abaixo uma das opções que seja incorreta:
Importância de termos uma BNCC inflexível e igual para todas as regiões brasileiras.

Continue navegando