Buscar

PCF ATV 1 - Iury Cabral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Planejamento e orçamento empresarial
Aluno: Iury Cabral Gonçalves Maciel – 11921ADM018
	O planejamento e o controle de resultados baseiam-se na convicção de que a administração é capaz de planejar e controlar o destino de uma empresa a longo prazo por meio de uma série continua de decisões bem concebidas. Para garantir o êxito a longo prazo, a série de decisões administrativas deve gerar planos e ações destinadas a assegurar os influxos essenciais à sustentação dos fluxos de saída planejados pela empresa, para que sejam obtidos níveis realistas de lucros e de retorno de investimentos. A geração continua de lucros por meio da manipulação dos fluxos de entrada e saída pela administração é a essência do planejamento e controle de resultados.
	Fluxos de entrada essenciais: Recursos humanos, capital e matérias primas, e geralmente representam custos para organização.
	Fluxos de saída planejados: Produtos, serviços (Geram receitas) e contribuições da empresa à sociedade (Custos a curto prazo).
	A tarefa essencial da administração consiste em manipular as combinações de fluxos planejados de entrada e saída, através do processo administrativo, para que os objetivos da empresa a longo prazo sejam alcançados. As decisões administrativas devem ser caracterizadas tanto por propósitos específicos quanto por um caráter futurístico. Devem refletir a autoconfiança implícita da administração de que o destino da empresa pode efetivamente ser planejado e controlado. A tomada de decisões exige imaginação e coragem antes de mais nada, cada decisão importante da administração envolve um esforço no sentido de criar ou tirar proveito de uma oportunidade ou de escapar ao processo de declínio. Deve ser racional e sistemático, e ao mesmo tempo deve ser sensível a natureza singular do ambiente externo em que cada decisão é tomada.
	A análise de vereáveis relevantes destina-se a oferecer perspectivas essenciais a formulação de planos e estratégias realistas para as empresas. As variáveis relevantes são caraterizadas em 3 dimensões: Externas vs. Externas; De acordo com período de tempo; Possibilidade de controle ou não. Outra analise se refere a perceber se a variável é controlável ou não-controlável a curto, médio ou longo prazos. É particularmente esta classificação que oferece à administração perspectivas que podem sugerir estratégias lucrativas e eficazes para o futuro.
	As variáveis não controláveis não são influenciadas pela administração, mas isto não significa que o planejamento efetivo dessas variáveis não seja possível. Em resumo, a administração, para ser eficaz, deve tentar prever o comportamento das variáveis não-controláveis, avaliar seus possíveis efeitos e preparar esses planos de acordo com essas avaliações. Além disso, é importante realizar avaliações e analises para levar em contra o inter-relacionamento de ariáveis controláveis e variáveis não-controláveis.
Existem divergências quanto à questão fundamental do verdadeiro papel da administração. Observaram-se duas teorias, sendo elas:
Teoria do mercado: Tem o sentido mais extremo, visualiza a administração como um conjunto de decisões refletindo um papel passivo e que apenas reage a eventos externos. 
Teoria do Planejamento e controle: Acredita que o papel da administração envolve, em sua essência, decisões deterministas baseadas numa avaliação dos acontecimentos externos futuros. Maximiza, evidentemente a importância da função administrativa de planejamento. O conceito de planejamento e controle de resultados apoia-se firmemente nesta teoria, ou seja, acredita-se que o principal fator do sucesso de uma empresa é a capacidade de sua administração no sentido de planejar e controlar as suas atividades. Essa noção indica que a administração somente justifica sua existência quando é verdadeiramente capaz de planejar e controlar de modo a dominar o destino da empresa a longo prazo.
	Mesmo quando a empresa se encontra em uma situação que se baseia quase que completamente em variáveis não controláveis, deve se apoiar à teoria do planejamento e controle. 
	Seguindo o planejamento a administração deve: Planejar, Organizar, Formar a equipe de pessoal e da organização, Dirigir e Controlar.
	O planejamento e controle de resultados embora se apoie em conceitos importantes, constitui basicamente um instrumento de administração, e não pode ser superior ao indivíduo ou grupo que o utiliza. Pode ser aplicado para aumentar a flexibilidade do processo de administração. Mesmo sem planejamento e controle de resultados, é importante saber que são os mesmos erros conceituais que, em muitos casos, tornam inoperantes o processo de administração e a tomada de decisões.
	Uma administração comprometida com o uso do enfoque de planejamento e controle de resultados deverá ser capaz de elevar rapidamente o seu nível de sofisticação conceitual, aumentando assim a rentabilidade potencial da empresa a longo prazo.
	Devem-se distinguir cuidadosamente os seguintes aspectos no estudo na aplicação do planejamento e controle de resultados: O mecanismo de planejamento e controle de resultados, que refere9se aos formatos e métodos de preenchimento de formulários e aos cálculos de rotina.
	Técnicas de planejamento e controle de resultados, que dizem respeito aos enfoques e métodos especiais de desenvolvimento de dados para uso no processo decisório. 
	Fundamentos do planejamento e controle de resultados, os fundamentos dizem respeito diretamente à execução efetiva do processo de administração em organizações razoavelmente complexas. São condições ambientais com as quais a administração deve estar firmemente comprometida. Os princípios mais importantes são: Envolvimento administrativo; Adaptação organizacional; Contabilidade por áreas de responsabilidade; orientação para objetivos; Comunicação integral; Expetativas realistas; Oportunidade; Aplicação flexível; Reconhecimento do esforço individual e do grupo; Acompanhamento.
	Durante o processo de preparação e utilização de um programa de planejamento e controle de resultados, as quatro seguintes limitações devem ser levadas em conta: 
	O plano de resultados baseia-se em estimativas; Um programa de planejamento e ontrole de resultados deve ser permanentemente adaptado às circunstancias existentes; A execução de um plano de resultados não é automática; O plano de resultados não deve tomar o lugar da administração
	As vantagens gerais do programa de planejamento e controle de resultados são:
	Obriga a análise antecipada das políticas básicas; Exige uma estrutura administrativa adequada, isto é, um sistema definido de atribuição de responsabilidade a cada função da empresa; Obriga todos os membros de administração, nos seus mais diversos níveis, a participar do processo de estabelecimento de objetivos preparação de planos; Obriga os chefes de departamentos a fazer em harmonia com os planos de outros departamentos e de toda a empresa; Exige da administração a quantificação do que é necessário pra um desempenho satisfatório; Exige dados contábeis históricos adequados e apropriados, etc.
	O planejamento e controle de resultados deve ser amplo, o que implica a aplicação do conceito global de planejamento e controle de resultados a todas as fases das operações de uma empresa; A aplicação de um enfoque de sistemas tal como descrito abaixo
	Os passos essenciais implícitos num programa de planejamento e controle de resultados podem ser delineados, alguns são: Avaliação das variáveis relevantes para a empresa; Especificação dos objetivos gerais da empresa pela administração; Estabelecimento de objetivos específicos para a empresa; Formulação e avaliação das estratégias da empresa; Preparação das premissas de planejamento; Preparação e avaliação dos planos de projetos; Preparação e aprovação de planos de resultados a longo e a curto prazos; Realização de análises suplementares; Execução de planos; Elaboração, disseminação e utilização de relatórios periódicos de desempenho; Implantação de medidas de acompanhamento; 
	Ao introduzir ou modificar um programa amplode planejamento e controle de resultados, a administração da empresa deve tomar decisões bem definidas em relação a dois problemas separados, mas complementares envolvendo dimensões de tempo. Especificamente, é preciso adotar alguma politica em relação a; O ser coberto pelos planos de resultados a longo e a curto prazos; A frequência com que o processo (ciclo) de planejamento formal deverá ser repetido.

Outros materiais