Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS UNIDADE 4 HISTÓRIA DA ARTE
Questão 1Correta
"Impressionismo é o termo usado para designar uma corrente pictórica que tem origem na França, entre as décadas de 1860 e 1880, e constitui um momento inaugural da arte moderna. A origem do nome remonta a um texto jornalístico que, inspirado na tela Impressão, Sol Nascente, 1872, de Claude Monet (1840-1926), rotula de Exposição dos Impressionistas a primeira apresentação pública dos novos artistas no estúdio do fotógrafo Nadar (1820-1910), em 1874. (...) Se as paisagens e naturezas-mortas estão entre os temas preferidos dos pintores, observa-se certa variação em seu repertório. Basta lembrar as figuras femininas de Renoir, as dançarinas e as corridas de cavalos de Degas, os retratos e os interiores de Cézanne. De qualquer modo, as eleições temáticas, ainda que variáveis, recusam os motivos históricos, mitológicos e religiosos consagrados pela tradição acadêmica. Entre os paisagistas mais fiéis ao movimento encontram-se Pissarro, único a participar de todas as exposições do grupo, e Monet, comprometido com os pontos centrais da pauta impressionista até o fim da vida. Mas se as paisagens de Monet privilegiam o movimento das águas e seus reflexos, explorados em regatas, barcos e portos, as de Pissarro inscrevem-se nos motivos camponeses trabalhados por Milliet, em que ocupam lugar central as terras cultivadas, as aldeias e estradas que conduzem até elas. O impressionismo e a renovação estilística por ele empreendida redirecionam a história da pintura ocidental, a partir de fins do século XIX. Boa parte da produção pictórica desde então pode ser lida como uma série de desdobramentos e reações ao movimento, seja nas manifestações mais imediatamente ligadas a ele - por exemplo o neo-impressionismo de Georges Seurat (1859-1891) e o pós-impressionismo de Cézanne, Vincent van Gogh (1853-1890) e Paul Gauguin (1848-1903) -, seja nas vanguardas posteriores."
Com relação ao Impressionismo e suas motivações artísticas, preencha as lacunas:
Os artistas impressionistas queriam retratar os ________  sobre a natureza, construções, objetos e pessoas. Por isso, ________ foi uma característica forte para a grande maioria destes artistas.  Pintar séries, isto é o mesmo motivo em diversos horários do dia, era uma maneira de fazer estudos aprofundados de como as cores aconteciam na natureza, isso também gerou uma pintura ________, o não uso do _____, e mesmo as sombras eram feitas de maneira ________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Sua resposta
efeitos da luz solar  /   pintar ao ar livre  /  sem contornos  / preto  /  luminosas e coloridas.
 A correta é: efeitos da luz solar  /   pintar ao ar livre  /  sem contornos  / preto  /  luminosas e coloridas.   Os artistas impressionistas queriam retratar os EFEITOS DA LUZ SOLAR  sobre a natureza, construções, objetos e pessoas. Por isso, PINTAR AO AR LIVRE foi uma característica forte para a grande maioria destes artistas.  Pintar séries, isto é o mesmo motivo em diversos horários do dia, era uma maneira de fazer estudos aprofundados de como as cores aconteciam na natureza, isso também gerou uma pintura SEM CONTORNOS, o não uso do PRETO, e mesmo as sombras eram feitas de maneira LUMINOSAS E COLORIDA.
Questão 2Correta
A seguir pode-se observar a pintura de Nicolas-Antoine Taunay, um dos integrantes da Missão Artística Francesa, que vieram para o Brasil para criar o ensino de artes no país e que estabeleceram o Neoclassicismo na pintura, escultura, arquitetura etc. e também sistematizaram o que depois se tornou a Academia Imperial de Belas Artes (AIBA).
 
NICOLAS ANTOINE TAUNAY (1755 -1830) Vista do outeiro, praia e Igreja da Glória, c. 1817 Óleo sobre tela, 37 x 48,5 cm https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nicolas-Antoine_Taunay_01.jpg Acesso em 02 jun 2021
Com relação ao movimento artístico Neoclássico no Brasil, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
As dificuldades de aclimatação do modelo neoclássico no Brasil vêm sendo apontadas pelos estudiosos, por meio de análises das obras de Nicolas-Antoine Taunay, Jean-Baptiste Debret, entre outros artistas da _________, bem como outros artistas que compunham a Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), fundada no Rio de Janeiro, então capital do país, em 1826. A AIBA inaugurou o _________ nos moldes das academias de arte europeias. As academias procuram garantir aos artistas formação ________, além de treinamento em desenho, pintura, escultura etc., sobretudo, a partir da cópia de moldes dos mestres europeus da _________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Sua resposta
Missão Artística Francesa / ensino artístico  / científica e humanística / tradição clássica
A correta é a alternativa: Missão Artística Francesa / ensino artístico  / científica e humanística / tradição clássica   As dificuldades de aclimatação do modelo neoclássico no Brasil vêm sendo apontadas pelos estudiosos, por meio de análises das obras de Nicolas-Antoine Taunay, Jean-Baptiste Debret, entre outros artistas da MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA, bem como outros artistas que compunham a Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), fundada no Rio de Janeiro, então capital do país, em 1826. A AIBA inaugurou o ENSINO ARTÍSTICO nos moldes das academias de arte europeias. As academias procuram garantir aos artistas formação CIENTÍFICA E HUMANÍSTICA, além de treinamento em desenho, pintura, escultura etc., sobretudo, a partir da cópia de moldes dos mestres europeus da TRADIÇÃO CLÁSSICA.
Questão 3Correta
Sobre o Impressionismos podemos dizer que:
"A influência do impressionismo foi enorme, e grande parte da história da pintura de fins do século XIX e início do século XX é a história dos desenvolvimentos e das reações que o movimento suscitou".
Com base no impacto que o impressionismo teve na vida artística francesa, analise o excerto abaixo e complete as lacunas:
O Impressionismo é um movimento artístico ________, que acontece entre 1860 e 1880, também é identificado como o início da ________. Diferente dos movimentos que devem a tradição clássica os impressionistas gostam de pintar en plein air, suas pinturas são rápidas e tentam captar a maneira como a luz solar cria as cores nas superfícies dos objetos, pessoas, paisagens etc. Por isso, o tema, em si, raramente é importante, ao contrário dos artistas ________, que veem como ápice fazer  ________, os  ________,  tomando como exemplo Monet, pintava  repetidas vezes, ao longo do dia, montes de feno, apenas para verificar as diferentes maneiras como a luz incide sobre estes nos campos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Sua resposta
francês /  arte moderna  /  neoclássicos  /   pinturas históricas  /  impressionistas
A alternativa correta é: francês /  arte moderna  /  neoclássicos  /   pinturas históricas  /  impressionistas   O Impressionismo é um movimento artístico FRANCÊS, que acontece entre 1860 e 1880, também é identificado como o início da ARTE MODERNA. Diferente dos movimentos que devem a tradição clássica os impressionistas gostam de pintar en plein air, suas pinturas são rápidas e tentam captar a maneira como a luz solar cria as cores nas superfícies dos objetos, pessoas, paisagens etc. Por isso, o tema, em si, raramente é importante, ao contrário dos artistas NEOCLÁSSICOS, que veem como ápice fazer PINTURAS HISTÓRICAS, os IMPRESSIONISTAS, tomando como exemplo Monet, pintava repetidas vezes, ao longo do dia, montes de feno, apenas para verificar as diferentes maneiras como a luz incide sobre estes nos campos.
Questão 4Correta
 "As inscrições em muros, paredes e metrôs – palavras e/ou desenhos –, sem autoria definida, tomam Nova York, no início da década de 1970. Em 1975, a exposição Artist's Space confere caráter artístico a parte dessa produção, classificada como graffiti. A palavra, do italiano graffito ou sgraffito, que significa arranhado, rabiscado, é incorporada ao inglês no plural graffiti, para designar uma arte urbana com forte sentido de intervenção nacena pública. Giz, carimbos, pincéis e, sobretudo, spray são instrumentos para a criação de formas, símbolos e imagens em diversos espaços da cidade.
O repertório dos artistas é composto de ícones do mundo da mídia, do cartum e da publicidade, o que evidencia as afinidades do graffiti com a arte pop, e a recusa em separar o universo artístico das coisas do mundo." Com relação ao grafite, típica arte urbana contemporânea, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
O grafite é uma manifestação artística feita geralmente no ________. Contemporaneamente seu ________ se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, quando as intervenções de alguns jovens artistas/grafiteiros começaram a chamar a atenção do ________. Originalmente, o grafite está ligado especialmente ao movimento ________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Sua resposta
espaço da cidade  /  reconhecimento como arte  /  mercado de arte  /  Hip Hop.
A alternativa correta é a A:  espaço da cidade  /  reconhecimento como arte  /  mercado de arte  /  Hip Hop.   O grafite é uma manifestação artística feita geralmente no ESPAÇO DA CIDADE. Contemporaneamente seu RECONHECIMENTO COMO ARTE se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, quando as intervenções de alguns jovens artistas/grafiteiros começaram a chamar a atenção do MERCADO DE ARTE. Originalmente, o grafite está ligado especialmente ao movimento HIP HOP.
Questão 5Correta
"Entre os motivos daquilo que podemos chamar de fim do ciclo clássico e inicio do romântico ou moderno (e mesmo contemporâneo, porque chega até nós) destaque-se a transformação das tecnologias e da organização da produção econômica, com todas as consequências que comporta na ordem social e política. Era inevitável que o nascimento da tecnologia industrial, colocando em crise o artesanato e suas técnicas refinadas e individuais, provocasse a transformação das estruturas e da finalidade da arte". (ARGAN, 1992, p. 14)
O Romantismo é o momento de início de uma nova ordem artística, que rompe com os ditames das referências clássicas (gregas e romanas). Nesse contexto avalie as afirmativas a seguir:
I -  O Romantismo nas artes visuais preza por criar a partir da razão.
II - Os artistas românticos eram profundamente influenciados pelas suas subjetividadades.
III - O Romantismo se inspira no mundo medieval para romper com as referências clássicas.
IV -  Os artistas românticos cultivam o gosto pela fantasia, de onde deriva o apreço por sonhos e mundos exóticos.
É correto o que se afirma em:
Sua resposta
II, III e IV, apenas.
 A alternativa correta é II, III e IV.   (F) O Romantismo nas artes visuais preza por criar a partir da razão. Falso: O Romantismo nas artes visuais preza por criar a partir da subjetividade. (V) Os artistas românticos eram profundamente influenciados pelas suas subjetividadades. (V) O Romantismo se inspira no mundo medieval para romper com as referências clássicas. (V) Os artistas românticos cultivam o gosto pela fantasia, de onde deriva o apreço por sonhos e mundos exóticos.

Mais conteúdos dessa disciplina