Buscar

AV1 METODOLOGIA DO ENSINO DE CIENCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1 – METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIA
Keite Amorim Da Silva
01432276
Pedagogia
Elabore um texto dissertativo-argumentativo que traga uma explicação sobre as atividades investigativas para a aprendizagem.
Em principio a atividade investigativa de aprendizagem (AIA) - atividade experimental - é o tipo de atividade ativa que enaltece o ensino da ciência através de um óbice, que conduz o discente a resolvê-lo de forma pratica com investigações cientificas para alcançar soluções. Ao elaborar hipóteses o discente reflete intensamente sobre as experimentações, exercendo-as na pratica, à função primordial e instigar a elaboração de hipóteses sobre o óbice estudado, baseando-se não apenas na memorização de fatos e conceitos que logo é olvidado, mas sim no raciocínio critico e na busca pelos conhecimentos, promovendo uma aprendizagem com tenacidade. (TERRAZAN; LUNARDI; HERNANDES, 2003). 
Ademais, a finalidade da atividade investigativa de aprendizagem (AIA) na educação da ciência - sofre mutações com o passar dos anos - em decorrência das mudanças sociais e alterações da sociedade, consequentemente tal fato reflete nos currículos escolares de ensino da ciência de modo amplo. A atividade investigativa na ciência e considerada necessária e de suma importância, ou seja, vital para o bom desempenho da aprendizagem da matéria. Pois, aprender ciência não e somente estudar conceitos, mais sim, buscar ferramentas para reconstrução de ideias partindo da prática investigativa que ira auxiliar no desenvolvimento critica, ético e responsável em relação aos resultados obtidos, busca-se alcançar a pratica dos conceitos teóricos e até alcançar “novas” respostas ao conceito. Os locais mais utilizados atualmente são os laboratórios, porém, não se pode limitar-se a este. A abrangência dos estudos investigativos deve ir além deste ambiente, Para se desenvolver dessemelhantes habilidades e necessário promover a diversidade de materiais e lugares, levando os discentes a desafios insólitos.
Ante conjuntura exposta é nítido que as atividades investigativas de aprendizagem são necessárias, para se alcançar a aprendizagem plena da ciência. O importante é o docente proporcionar possibilidades de atividades em que o discente compreenda a natureza como um todo dinâmico e o indivíduo um agente de transformações do mundo em que vive.
REFERENCIA: 
TERRAZAN,   E.   A;   LUNARDI,   G;   HERNANDES,   C.   L.   O   uso   de   experimentos   na elaboração de módulos didáticos por professores do GTPF/NEC. IV Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Bauru, SP, 2003.

Continue navegando