Buscar

Atividade contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APRENDIZADO ATIVO
Nome Completo Joice Fernandes Vieira
Matrícula 04062923
Curso Pedagogia
A ciência pode ser definida como a construção do conhecimento de forma gradual. Nas escolas é uma disciplina fundamental para fomentar o aprendizado dos discentes bem como, despertar o interesse no mundo que os cerca.
Dessa forma, o ideal seria ter acesso a laboratórios com ferramentas e equipamentos tecnológicos atrativos. No entanto diversas atividades podem ser feitas, mesmo sem o uso desses equipamentos, ou laboratórios. As atividades investigativas suprem essa lacuna pois buscam a participação integral do aluno, tirando conceitos técnicos e mecanizados e incentivando o raciocínio crítico do educando, um exemplo prático desse tipo de atividade seria plantar um feijão com os alunos e observar, como a leguminosa se desenvolve dia após dia, respondendo as dúvidas e curiosidade dos alunos, aparelhos com internet podem ajudar nesse processo.
Ademais, a ciência é material está em todos os lugares, no dia a dia de todas as pessoas, e o papel do professor e fazer com que os alunos observem isso. Eles é quem são os protagonistas do aprendizado, o professor deve instigar esse conhecimento para que o senso crítico floresça naturalmente.
Portanto, no ensino da ciência o docente age como um facilitador, mas não deve disponibilizar materiais prontos, pelo contrário cabe a ele oferecer mecanismos para que os alunos tenham seus questionamentos e busquem saná-los.
REFERÊNCIAS: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/45/atividades-investigativas-no-ensino-de-ciencias-uma-analise-da-producao-academica-nacional

Outros materiais