Buscar

atividade contextualizada Currículos, Planejamento e Avaliação Teoria e Prática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Metodologia Ativa - Resolução de problemas: o objetivo dessa atividade é instigar a resolução de problemas com base no que foi estudado nesta disciplina. Aqui, você deve explorar as possibilidades da metodologia ativa na contextualização do assunto proposto, para a solução de problemas.
Você está preparado(a)?
Vamos iniciar a Atividade Contextualizada da disciplina. Agora, teremos uma oportunidade diferenciada de estudo, reflexão e construção de conhecimento dos temas abordados em nossa disciplina.
Aqui, você irá desenvolver e apresentar sua opinião no que diz respeito à disciplina. Além disso, para concluir esta atividade, é necessário que você leia textos, artigos científicos e/ou publicados em revistas e as demais informações que vão lhe auxiliar em seus argumentos e possíveis questionamentos. Por isso, atenha-se ao tema proposto e busque utilizar termos técnicos com clareza, para a compreensão do texto.
Lembre-se de que, durante o estudo de nossa disciplina, você agregou informações de extrema importância para sua vida acadêmica e/ou profissional. Baseado(a) nesses conhecimentos adquiridos e em suas pesquisas, elabore sua resposta autoral e evite utilizar textos integrais, tanto dos materiais de estudo, quanto dos disponíveis na internet. Não se esqueça de inserir as devidas referências utilizadas na sua produção.
Dito isso, vamos em frente!
1. Para começar, leia o texto a seguir:
A professora Walkyria leciona Língua Portuguesa no 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada. Tendo em vista a necessidade de adequação da Proposta Pedagógica, do Projeto Político Pedagógico e dos currículos das áreas de conhecimento à luz da Base Nacional Comum Curricular, todos os professores foram convocados a rever os conteúdos abordados e suas práticas pedagógicas, incluindo os métodos avaliativos. 
Não conseguindo realizar esta tarefa sozinha, solicitou ajuda de amigos pedagogos. Imagine que você é um desses amigos. 
Portanto, à luz do que estudamos ao longo da disciplina, bem como de pesquisas realizadas, escreva sobre como você pode ajudar a professora em questão, a fim de que ela possa acompanhar as novas políticas educacionais e as novas tendências pedagógicas, mudando, inclusive, sua prática docente.
2. Analisando a situação detalhada acima, e diante do contexto exposto ao longo de nossa disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo e responda aos seguintes questionamentos:
• De que forma a professora em questão pode mudar sua prática docente, haja vista o papel do professor no contexto da sala de aula na atualidade?
• Como um educador atento e compromissado pode, efetivamente, mudar a realidade e contribuir para a superação das dificuldades, construindo uma aprendizagem significativa?
• Cite estratégias (pelo menos três) que possam aprimorar a prática docente da professora protagonista, fazendo conceituações e explicando-as à luz dos estudos sobre a interligação entre currículos, planejamentos e avaliação educacional. 
3. Importante:
Faça uso da pesquisa, buscando sites oficiais e de instituições de pesquisa reconhecidas.
Não se esqueça que sua dissertação deverá conter até 30 (trinta) linhas.
Caso tenha alguma dúvida, envie uma mensagem para a tutoria. Contamos com a sua participação.
Bons estudos!
Conteúdo do envio
Conteúdo do envio
Tendo em vista a antiga educação e a de hoje em dia, estamos melhorando cada vez mas na educação das nossas crianças e adolescentes, para que um dia possamos encontrar menos falhas na sociedade. Pare isso nada melhor do que reorganizar nossas escolhas para a educação começando como analisar cuidadosamente a forma em que os alunos se comunicam entre si, através de trabalhos em grupos e apresentações didáticas para redirecionar a comunicação entre os estudantes.
Outro ponto bem importante também seria trabalhar a mente das crianças com atividades mais educativas e elaboradas a fim de conseguir mais agilidade no processo educacional e assim conseguir absorver ainda mais coisas. Um exemplo muito bom seria aumentar a carga horaria educativa para com os alunos e trabalhadores da rede de ensino, para que assim, mais conteúdos possam ser abordados com mais facilidade e rapidez e assim mais conteúdos consigam ser explicados pelos professores das redes, ajudando no processo de educação do aluno. Outro exemplo que podemos incluir na formação académica é a construção e reformação de mais escolas com o intuito de agregar mais estudantes para redes de ensino médio e infantil, e acabar de vez com a falta de escolaridade que anda percorrendo por todo o Brasil, pois crianças e adolescentes que não se sentem bem dentro da escola dificilmente terão condições de aproveitar os recursos tecnológicos ou o material didático.
Contudo, vários pontos negativos poderiam ser alinhados com mais facilidade e rapidez, como por exemplo a capacitação dos professores e melhorias do material de ensino, que para muitos, são extremamente importantes; para que isso comesse a fluir, seria muito interessante que as escolas ofereçam cursos de atualização e garanta que esse educador domine não só todos os recursos de aprendizagem, como também, que saiba se relacionar com os alunos e entender que cada estudante é único, ou seja, que ele necessita de um olhar diferenciado. Outro ponto a ser abordado é valorizar e reconhecer o professor, pois seu trabalho é fundamental para a carreira acadêmica dos estudantes matriculados.
Para ambiente escolar seja favorável aos alunos, é imprescindível que a direção da escola possa  garantir que esse ambiente seja um local seguro para todos, livre de intolerância e violência verbal. Um ambiente escolar no qual o respeito entre alunos, professores e demais educadores prevalece está muito mais próximo de alcançar a qualidade na educação do que uma escola, pois o respeito vem em primeiro lugar, e educação aprendemos em qualquer lugar, não só em casa como os antigos, e como havíamos aprendido.
Inúmeros fatores ainda podem ser abordados para o aprendizado e a formação  cidadãos que consigam crescer na vida pessoal e profissional, mas para isso, , é preciso que a escola busque o melhor caminho para o ensino, com meios de estimular os alunos para o conhecimento e assim o mundo ser tornar um lugar melhor.

Continue navegando