Buscar

FUNDAMENTOS DA TEORIA DO VOO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA TEORIA DO VOO 
 Matrícula: 01535664
 Aluna: Lara Kely Pessoa da Silva
 Curso: Ciências Aeronáuticas
 Como mencionada anteriormente, as asas da aeronave são responsáveis por proporcionar arrasto , coeficiente de sustentação e ângulo de ataque. A asa dos aerondinos geralmente, utilizam um mecanismo chamo de dispositivos hipersustentadores , os mais populares são os flaps e slot.
Slot : Aumenta o Ângulo de Ataque Crítico do Aerofólio. Resumidamente, se o piloto aumentar muito o slot , não conseguirá ter uma boa visão na hora do pouso. Se o slot foi alto , a aeronave vai necessitar de mais suspensão, a aeronave ficará mais "pesada" . Por sua vez , uma de suas desvantagens é obrigar o avião erguer excessivamente o nariz .
Slat: Tipo especial de Slot, é móvel e só entra em 
funcionamento quando necessário. Basicamente, um slot estendido com molas , ou seja , um slat automático sendo utilizado apenas sob certo ângulo de ataque. E sua desvantagem é igual a do slot , obrigando o avião a erguer demasiadamente o nariz para cima , evitando que o piloto exergue a pista na hora do pouso. 
Winglets: Para que a aeronave mantenha uma boa performance, a potência do motor precisa ser maior, ocasionando um aumento no consumo de combustível. Além de possuir uma espessura reduzida o que aumenta o peso estrutural . O design do winglet é mais difícil e caro de ser fabricado do que a ponta de asa de planar. 
Sharklets: São dispositivos instalados nas pontas das asas, cujo objetivo principal é a redução do consumo de combustível, principalmente em voos de longa duração. Esta economia é obtida porque esses dispositivos diminuem sensivelmente o vortéx aerodinâmico produzido nas extremidades das asas.
Winglets e Sharklets : A diferença entre os dois tipos é em relação ao seu tamanho, sendo os Sharklets maiores. Este último também é atualmente mais usado nos novos projetos de aeronaves. A winglets, localizada na extremidade das asas da aeronave. 
Flap: Diminuem um pouco o Ângulo Crítico ,aumentam a curvatura, arqueamento do perfil e aumenta o coeficiente de sustentação . Também é muito utilizado como freio dinâmico. 
Flap simples : este é o tipo mais comum, ele resulta num aumento significativo no coeficiente de sustentação, e ao mesmo tempo no aumento do arrasto, o que provoca a movimentação do centro de pressão do aerofólio para trás, o que resultará na elevação do nariz (pitch) da aeronave. .
Flap ventral :Este tipo de flap é deflexionado do intradorso da asa e produz um pouco mais de sustentação do que o flap plano. No entanto, o split flap produz mais arrasto ocasionado pela turbulência na parte traseira do aerofólio.
Flap flower: fowler flap é um tipo de slotted flap, porém além de aumentar a corda da asa há também o aumento da área da asa, o que resulta num aumento significativo do coeficiente de sustentação e o torna o flap mais eficiente de todos. Nos demais flaps o movimento é feito unicamente para baixo, no fowler flap há também a movimentação para trás, o que resultará no aumento da área da asa. O fowler flaps é pouco utilizado em aeronaves de pequeno porte, pois apresenta uma complexidade maior na sua instalação e funcionamento.
Flap com fenda: Este tipo de flap apresenta um aumento no coeficiente de sustentação um pouco melhor do que nos flaps plano e split. Quando o slotted flap é estendido, uma energia adicional é proporcionada ao extradorso do flap. Esta energia adicional é proveniente da aceleração do fluxo de ar que atinge o extradorso do flap, o que retarda o turbilhonamento naquela região e acaba resultando no aumento do coeficiente de sustentação. Algumas aeronaves mais modernas possuem flaps com slotted flaps duplos ou triplos, o que aumenta ainda mais o coeficiente de sustentação e melhora o desempenho da aeronave em baixas velocidades, diminuindo a velocidade de stall da aeronave.
Flapes de Bordo de Ataque: Aumentam o coeficiente de 
sustentação e a corda da asa
Slot na ponta da asa: Evita que o estol se inicie nas pontas, 
comprometendo os Ailerons 
Ponta torcida: Provoca arrasto adicional Slot elimina a necessidade de torção.
Referências: 
Dispositivos hipersustentadores . Teoria de voo, Hangarmma, disponível em : www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://hangarmma.com.br/glossary/glossary-categories/dispositivos-hipersustentadores/&ved=2ahUKEwjAm_utiKD7AhUcs5UCHZ_mA5UQFnoECEYQAQ&usg=AOvVaw3kCg_sTAW_qJ21vPFntHg4 acesso 08/11/2022
Aerodinâmica e teoria do voo. Capítulo VII . Formação de piloto , blogspot, disponível em: www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://formacaopiloto.blogspot.com/2014/07/aerodinamica-e-teoria-de-voo-capitulo_4.html%3Fm%3D1%23:~:text%3DTanto%2520os%2520slots%2520como%2520os,prejudicando%2520a%2520visibilidade%2520do%2520piloto.&ved=2ahUKEwilnLf2iKD7AhWHqZUCHYnJDF0QFnoECBAQBQ&usg=AOvVaw32XN7KJtJVUulmBeogOyFR acesso 08/11/2022
O que é e para que serve um winglet? , Blog /Bianch pilot Shop, disponível em: 
blog.bianch.com.br/o-que-e-e-para-que-serve-um-winglet/
Acesso 08/11/2022 
Winglet - funciona ou é somente algo para deixar os aviões mais bonitos? , Engenharia aeronáutica , disponível em www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://engenhariaaeronautica.com.br/curiosidades-engenharia-aeronautica/winglet/%23:~:text%3DO%2520winglet%2520possui%2520algumas%2520desvantagens,uma%2520ponta%2520de%2520asa%2520planar.&ved=2ahUKEwjXhbjI_J_7AhXBHbkGHaH2C-IQFnoECAwQBQ&usg=AOvVaw3Kolc5lK9etcx_sspQUtpL acesso 08/11/2022
Dispositivos hipersustentadores, aeroclube Brasília, disponível em: www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.aeroclubedebrasilia.org.br/aulas/PPTVA04_-_Dispositivos_Hipersustentadores_Grupos_Moto_Propulsores.pdf&ved=2ahUKEwi22evTi6D7AhXvp5UCHf0jD8IQFnoECD4QAQ&usg=AOvVaw1gHwLC7psn9ezdsWQuSA4V acesso 08/11/2022 
Você sabe como atuam os flaps, aeroclubesc.com.br,
disponível em: \aeroclubesc.com.br/voce-sabe-como-atuam-os-flaps/ acesso 08/11/2022

Outros materiais