Buscar

AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA MOLECULAR AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA MOLECULAR AV1
1.Avalie as afirmações feitas sobre as proteínas, que são moléculas formadas por aminoácidos e importantes para o funcionamento do organismo dos seres vivos, desempenhando funções estruturais e enzimáticas.
I- Toda molécula de aminoácido apresenta em sua estrutura um átomo de carbono (alfa) que se liga a um grupo amina, um grupo carboxila, um Átomo de hidrogênio e um quarto grupo chamado de radical.
II- As proteínas possuem estruturas primária, secundária, terciária e quaternária. Alfa-hélice e beta-pregueada correspondem aos nomes das estruturas terciárias das proteínas.
III- Cada espécie apresenta um código genético diferente e é a partir deste que as proteínas são sintetizadas.
IV- Para a formação, é necessário que se gaste energia através do consumo de trifosfato de adenosina.
V- O processo de desnaturação das proteínas consiste na sua inativação, que pode ser provocada por temperaturas elevadas.
VI- Duas proteínas que através do processo de hidrólise originam os mesmos aminoácidos, nas mesmas proporções, podem não ser proteínas iguais.
Está correto apenas o que se afirmar em:
A. II e IV.
B. II e III.
C. I, II e IV.
D. II, III e IV.
E. I, IV, V e VI.
2.O envelope nuclear é a principal característica das células eucarióticas. Por conter o genoma, o núcleo serve como centro do controle celular. Apresenta ambiente bioquímico distinto do citoplasma, o que permite novas possibilidades para o controle da expressão gênica, em nível de transcrição, e pós-transcricionais. Sendo essa caraterística exclusiva nos eucaliptos. Observando os aspectos estruturais e funcionais no núcleo, podemos afirmar:
A. O envelope nuclear se caracteriza por uma única bicamada fosfolipídica, onde se observa tráfego de moléculas em apenas uma direção, sempre do núcleo para o citoplasma.
B. As proteínas de atuação nuclear, tais como DNA polimerase, RNAs polimerases, fatores transcricionais e etc, são traduzidas no citoplasma e importadas seletivamente para o núcleo, após a sua síntese. Isso só é possível porque apresentam uma sequência de aminoácidos específica, denominada de sequência de localização nuclear.
C. A cromatina, no interior do núcleo, apresenta-se em diferentes graus de condensação. A heterocromatina constitutiva, mesmo fortemente condensada, pode, em algumas situações, descondensar e transcrever genes. Essa estrutura só é observada durante a mitose.
D. O nucléolo é uma estrutura membranosa presente no interior do núcleo, onde estão presentes os genes do RNA ribossômico, sendo todos transcritos no interior dessa estrutura.
E. Os poros nucleares são canais presentes no envelope nuclear, estruturalmente simples, que permitem passagem de pequenas moléculas. Não sendo responsável pelo transporte seletivo que se observa entre o núcleo e o citoplasma.
3.Descreva as etapas do Dogma Central da Biologia Molecular. Liste onde cada etapa ocorre na célula. Para cada seta, cite o processo que a seta representa e a principal enzima responsável pela conclusão da etapa. Cite as etapas nas quais o mRNA, o tRNA e o rRNA exercem um dado papel e descreva brevemente o papel de cada um na etapa que você citou.
As etapas do Dogma Central da Biologia Molecular são: 
1- REPLICAÇÃO: é a duplicação do DNA, a partir de uma fita já existente; as enzimas que atuam nesse processo são: topoisomerase(ela vai diminuir a porção da dupla-helice), DNA helicase(abre a região no DNA chamada de bolha de replicação, ela faz a quebra das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas), proteínas SSB(Ela impede que as fitas de DNA se juntem novamente, ela estabiliza as fitas), primase(após a aberturada bolha de replicação, a primase vai uncluir o primer), DNA polimerase(Esta se liga ao primer iniciador para começar a adicionar novos nucleotídeos na fita que está sendo replicada) e DNA ligase(no fim, ela vai ligar tudo - concluir os espaços vazios deixados pelos fragmentos de okasaki, deixando a fila atrasada contínua). 
2- TRANSCRIÇÃO: Processo pelo qual partes da mensagem genética codificada pelo DNA são precisamente copiadas em RNA. A enzima responsável pela transcrição é a RNA polimerase, que nos procariotos é única, enquanto nos eucariotos elas são em três (RNA pol I, II e III). Para iniciar a transcrição, a RNA polimerase deve reconhecer um local específico onde começará a síntese. Esse local chama-se promotor. O reconhecimento da RNA polimerase aos promotores se dá graças ao fator sigma, que liga-se à RNA polimerase fazendo com que estas tenham maior afinidade com as sequências promotoras. Nos seres procariontes, ocorre no citoplasma e nos seres eucariontes ocorre no núcleo.
3- TRADUÇÃO: Por meio do qual a mensagem genética codificada no RNA mensageiro é traduzida nos ribossomos em um polipeptídio com uma sequência específica de aminoácidos, formando as proteínas. A tradução termina quando o ribossomo encontra um códon de terminação, que não codifica nenhum aminoácido, são eles: UGA, UAG e UAA. A estes códons se liga um fator para terminação da síntese (RF- releasing factor). Após a tradução as proteínas ainda têm que passar por algumas modificações para que possam exercer adequadamente suas funções, modificações essas chamadas de modificações pós-traducionais.
RNA mensageiro (mRNA): Promove a síntese de uma proteína especifica; O agrupamento de aminoácidos em proteínas, extremamente preciso ocorre pela tradução do mRNA.
RNA de transferência (tRNA): Transporta os aminoácidos unindo o seu anticódon ao códon do mRNA; Determina a posição dos aminoácidos nas proteínas.
RNA ribossomal (rRNA): Combina-se com o mRNA para formar os poliribossomos.
4.Em investigações criminais, alguns fios de cabelo, células da pele, sangue ou outros fluidos corporais podem ser deixados no local e o DNA recolhido a partir dessas amostras tem a capacidade de indicar a solução do crime. Muitas vezes a quantidade de DNA disponível para análise é limitada, contudo com a técnica de Reação em Cadeia de Polimerase (PCR), o menor vestígio de DNA encontrado pode ser amplificado, aumentando a quantidade de material e proporcionando o suficiente para traçar o perfil genético e assim garantir a análise. A respeito da técnica de PCR, assinale a opção CORRETA
As etapas utilizadas para realizar a PCR são a desnaturação, extensão (Taq polimerase) e anelamento (primers) nesta ordem.
Na PCR convencional, o resultado é comumente analisado por meio de uma eletroforese em gel de agarose ou de poliacrilamida.
Para realizar a PCR é necessário utilizar apenas o DNA a ser amplificado, Taq polimerase e nucleotídeos (dNTPs).
A PCR convencional permite a quantificação dos produtos por meio de fluorescência.
Atualmente, devem-se adicionar enzimas de polimerização a cada etapa de desnaturação.
5.Justifique a razão biológica para a presença da uracila no RNA, mas não no DNA.
A estrutura molecular das bases principais que formam o código genético, ou seja, no DNA (Adenina, Timina, Guanina e Citosina) e no RNA (Adenina, Uracila, Guanina e Citosina). A diferença entre timina e uracila é que a timina possui CH3. Não existe timina no RNA porque haveria maior gasto de energia para conversão de timina a partir da Uracila; e também, a presença de Timina no RNA poderia levar a formação de estruturas mais estáveis.
6.Cite as principais aplicações da técnica de PCR e descreva detalhadamente cada etapa dessa técnica e o resultado final esperado.
A técnica da reação em cadeia polimerase (PCR) pode ser aplicada: No diagnóstico de doenças genéticas e infecciosas; Na detecção de contaminação por bactérias, vírus ou fungos; Na identificação de indivíduos - teste de paternidade, medicina forense; Na clonagem de genes ou segmentos de genes. A PCR requer a ligação de pequenas sequencias de nucleotídeos (primers) a sequencias complementares que enfraquece a região alvo a ser amplificada, para isso ocorre três etapas básicas de variação de temperatura: A Desnaturação que é a separação da fita dupla de DNA em duas fitas simples, temperatura de 96 graus; O Anelamento o primer se ligaa região complementar da fita simples de DNA a ser duplicada, temperatura varia de 55 a 65 graus; e a terceira etapa é a Extensão ou também chamada de amplificação: A enzima taq polimerase, a partir de cada um dos primers, liga os DNTPs entre si, completando assim as fitas simples e tornando-as duplas, temperatura de 72 graus. Os resultados de uma reação de PCR são geralmente visualizados através da eletroforese, e um padrão ou escala de DNA, é incluído para que o tamanho dos fragmentos nas amostras da PCR possa ser determinado.
7.Descreva as etapas da eletroforese e como o material deve ser preparado para ser utilizado nessa técnica. A primeira etapa da eletroforese é a preparação do gel de agarose deve ser preparado ajustando-se a concentração apropriada para separar os fragmentos de DNA presentes na amostra. Depois ocorre a migração de moléculas ionizadas em um campo elétrico, no qual as moléculas com carga negativa migram para o polo positivo e a carga positiva migram para o polo negativo. e depois é observar o resultado (visualização dos fragmentos).
8.O conhecimento sobre a hereditariedade tem gerado tecnologia de grande utilidade para a humanidade. Algumas descobertas com as enzimas de restrição são fundamentais na Engenharia Genética. Sobre a enzima de restrição, pode-se afirmar que:
(A) permitem passagem do DNA por meio da membrana celular.
(B) podem ser encontradas no interior de qualquer célula viva.
(C) detectam na célula sequência que determina as extremidades dos genes.
(D) podem ser utilizadas para cortar várias sequências diferentes de DNA.
(E) reconhecem sequência de bases específicas em moléculas de DNA cortando-as nesses pontos.

Continue navegando