Buscar

ATIVIDADE 3 GENERO E SEXUALIDADE - Copia (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Muito tem se falado sobre as questões que envolvem a educação sexual nas escolas. Não é raro nos dias de hoje, ver matérias de jornal vinculando esse assunto ainda como se fosse certo tabu, dotado de discursos que não podem ser proferidos em nome de uma ética ou moral, encontrando forças em atos de repressão sobre o assunto. Mas é preciso falar, é preciso que as crianças e jovens sejam educados para o exercício pleno da sua cidadania e como donos de seus corpos, tenham a clareza, pelo conhecimento, da sua sexualidade e o que tudo isso implica. Pensando na pluralidade do termo sexualidade e nessas questões acima, de que maneira a escola poderia contribuir para uma educação sexual que dessa conta e ajudasse na construção do exercício pleno da cidadania? Você é a favor ou contra que a escola tenha essa discussão?
Trazer orientações para as crianças significa explicar sobre privacidade, autoproteção, sentimentos e consentimentos. 
ajudar a criança a entender a diferença entre toques que são permitidos e toques que não são permitidos e desconfortáveis, que as pessoas não podem tocar no corpo delas se elas não quiserem, e que elas podem dizer não. trabalhar noções de conhecimento do corpo, mudanças pelas quais o corpo passa e de higiene.
É importante tratar esse tema na escola, porque a maior parte dos abusos sexuais que ocorrem em nosso país são praticados por entes da própria família. Dessa forma, na escola a criança pode entender o que está acontecendo, aprender a se proteger, além de ser um canal seguro para denunciar o abuso.
E respeitar cada faixa etária e o estágio de desenvolvimento das crianças. na educação infantil começa a surgir curiosidades sobre o corpo. os educadores aproveita a oportunidade para ensinar o nome correto dos órgãos genitais e os conceitos de privacidade. Explicar por que cobrimos as partes íntimas e porque não devemos deixar ninguém nos tocar ou tocar nas partes íntimas dos colegas.
Também devem ensinar sobre cuidados de higiene com o corpo. Já no ensino fundamental pode reforçar todos esses conceitos.

Continue navegando