Buscar

Proteção dos Direitos Humanos nas Empresas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.A partir do que você estudou sobre a atuação das empresas no respeito aos direitos humanos neste tópico, identifique a alternativa mais adequada.
Escolha uma opção:
a. Os Princípios Orientadores estabelecem que a adoção de medidas para prevenir, mitigar ou reparar os danos quando a atividade de determinada empresa gerar algum impacto negativo sobre os direitos humanos deve ser encargo de outro órgão ou de outra empresa que tenha atividade semelhante a que causou o dano.
b. De acordo os Princípios Orientadores aprovados no âmbito das Nações Unidas, entende-se que as empresas devem adotar um padrão mínimo de respeito aos direitos humanos, previstos na chamada Carta Internacional de Direitos Humanos – que engloba a Declaração Universal de Direitos Humanos, o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e o Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais – e os Princípios da Declaração da Organização Internacional do Trabalho. 
c. A responsabilidade da empresa de respeitar os direitos humanos independe do seu tamanho, assim, uma empresa de pequeno ou médio porte deve realizar a proteção aos direitos humanos da mesma forma que as grandes empresas, garantindo um tratamento igualitário a todas elas.
d. Segundo os Princípios Orientadores, a responsabilidade na obrigação de respeitar não se estende aos eventuais impactos negativos aos direitos humanos causados por outros atores com os quais a empresa tenha algum envolvimento como, por exemplo, nas cadeias de fornecimento.
e. As empresas devem fazer um verdadeiro compromisso político, uma declaração reservada, indicando as práticas que a empresa vai adotar que estejam relacionadas ao comprometimento estabelecido para proteção dos direitos humanos.
2.Sobre a Carta Aberta Empresas pelos Direitos Humanos, identifique a alternativa mais adequada:
Escolha uma opção:
a. A Carta Aberta Empresas pelos Direitos Humanos é uma iniciativa da ONU em que empresas transnacionais voluntariamente adotam algumas regras de proteção dos direitos humanos.
b. Um dos compromissos estabelecidos na carta é o de as empresas adotarem políticas ou programas de direitos humanos e integrá-los somente em suas áreas estratégicas e finalísticas.
c. É uma iniciativa de algumas empresas brasileiras que reconheceram seu papel com intuito de aportar contribuições para a economia, para as relações trabalhistas, relações de consumo, cadeia produtiva, desenvolvimento nacional e regional sustentáveis. 
d. O cumprimento dos Princípios Orientadores não exerce nenhuma interferência nas relações entre empresa com os consumidores, investidores e acionistas.
e. Os Princípios Orientadores indicam que a mitigação dos impactos adversos de operações, produtos ou serviços prestados não é responsabilidade das empresas.
3.Sobre os componentes essenciais de um procedimento de due diligence em direitos humanos, identifique a alternativa mais adequada:
Escolha uma opção:
a. A identificação dos impactos adversos aos direitos humanos causados pelas empresas ou com os quais elas tenham contribuído é um dos componentes a ser observado na due diligence. 
b. No procedimento da due diligence, as empresas devem informar o modo de enfrentar os impactos ao órgão público correspondente, devendo indicar apenas ao Estado quais são as políticas e os procedimentos adotados.
c. Um dos quatro componentes essenciais de um procedimento de due diligence é limitar a divulgação do modo de abordar os impactos negativos causados pelas empresas aos direitos humanos.
d. Para que a due diligence seja bem realizada, as empresas não precisam avaliar se as medidas adotadas para o enfrentamento aos impactos adversos aos direitos humanos são efetivas.
e. Na due diligence, as empresas devem relacionar os dados obtidos com avaliações de impactos feitas nos procedimentos relevantes da organização e enviar relatórios ao Estado, não havendo a necessidade de adotar outras condutas.
4.A respeito da atuação das Empresas e medidas a serem adotadas na proteção dos direitos humanos, identifique a alternativa mais adequada:
Escolha uma opção:
a. Os Princípios Orientadores estabelecem medidas que devem ser observadas pelas empresas a fim de reparar possível violação aos direitos humanos. Essas medidas estão fundamentadas em três diretrizes: devem ser ilegítimas, inacessíveis e imprevisíveis.
b. As empresas devem analisar as consequências concretas de sua atividade para as pessoas e levar em consideração os diferentes impactos que podem ser gerados para grupos específicos da sociedade. Os impactos devem ser avaliados periodicamente, uma vez que a realidade é dinâmica e podem ocorrer mudanças. 
c. Só é possível que uma empresa se engaje e intervenha na reparação de algum dano se ele foi causado por ela, ou seja, se a empresa tiver contribuído diretamente para o dano.
d. O monitoramento das medidas tomadas pela empresa pode sinalizar se as políticas de direitos humanos utilizadas estão sendo efetivas e indicar necessidade de aprimoramento. O monitoramento somente deve ser realizado por meio de indicadores quantitativos e de informações de fontes internas da organização.
e. Os mecanismos de proteção independem de equidade entre as pessoas. A empresa e os grupos afetados possuem uma relação estremecida que desconsidera o acesso desproporcional e limitado às informações.

Continue navegando