Buscar

empreendedorismo (2)

Prévia do material em texto

Empreender com sucesso 
Maria Magna Alves Ferreira
01378636
Pedagogia
O plano de negócio é o documento que descreve os objetivos sobre a ideia de um novo negócio ou uma empresa já estabelecida, demonstrando a sua viabilidade, assim como as ações necessárias para que estes objetivos sejam alcançados. Para que o empreendimento tenha sucesso, é preciso se planejar através de informações que serão levantadas com a finalidade de prevenir possíveis riscos e incertezas. Portanto, quanto mais informações precisas forem levantadas no plano de negócio, maiores serão as chances de sucesso do empreendimento. Ou seja, antes de tirar a ideia do papel, é necessário primeiro coletar informações, organizá-las e colocar no papel, de forma detalhada para facilitar o entendimento das ações necessárias. Algumas delas podem ser: Descrição dos produtos e serviços; Análise da concorrência; Estratégia de marketing; Segmento de clientes; Distribuição societária; Classificação tributária; Estrutura organizacional; Projeção financeira e de retorno.
Sempre que um empreendedor tem uma ideia de negócio e pretende apresentá-la de forma aprofundada, estruturada e organizada para outras pessoas, a melhor forma de fazê-lo é através de um plano de negócio. Essa ferramenta também é útil para negócios que já existem, como uma forma de organizar ideias e enxergar com maior clareza os principais pontos de um empreendimento. Ainda que não tenha a necessidade de apresentá-lo, elaborar um plano de negócio é um ótimo método para levantar informações importantes e permite que o empreendedor imagine com mais clareza o que está tentando fazer e como espera conquistá-lo. Através de um plano de negócio é possível planejar estrategicamente as metas, os objetivos e os passos da sua empresa. Ou seja, esteja a sua empresa funcionando, ou com planos para uma expansão, ou ainda apenas uma ideia na sua cabeça, sem dúvidas o plano de negócio é uma ferramenta extremamente valiosa para auxiliar o empreendedor na estruturação e gestão de um negócio.
Percebe-se, portanto, a necessidade de apoiar o empreendedorismo no Brasil. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação, por meio de uma alteração na Base Nacional Comum Curricular, inserir a disciplina de Educação Empreendedora nas escolas, dada a importância do estudo dessa temática, com a finalidade de fornecer habilidades técnicas que ajudem os estudantes a adentrar no meio laboral. Em acréscimo, é necessário que o Ministério da Fazenda elabore um plano financeiro que reduza as exorbitantes taxas tributárias cobradas das pequenas empresas, com o fito de incentivar a permanência delas no mercado. Feito isso, a sociedade brasílica será incentivada, e ações como a observada em “Sex Education” serão mais frequentes no País.
www.sebrae.com.br
www.blbbrasil.com.br
www.mystudyby.com.br

Continue navegando