Buscar

A Importância do Plano de Negócios

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios é um documento que contribui significativamente na vida profissional e também no gerenciamento das empresas, bem como a parte contábil, pois é por meio dele que o gestor ou responsável pela organização, tem a oportunidade de ter um discernimento e uma compreensão cerca de todas as áreas existentes diante a estrutura organizacional, corroborando e auxiliando em relação ao desenvolvimento do planejamento.
O cuidado que se deve tomar é o de se escrever um plano de negócios que contenha números recheados de entusiasmo ou fora da realidade. Nesse caso, pior do que planejar é fazê-lo erroneamente. Essa ferramenta de gestão pode e deve ser usada por todo e qualquer empreendedor que queira transformar seu sonho em realidade, seguindo o caminho lógico e racional que se espera de um bom administrador.
Todo plano de negócios deve ser elaborado e utilizado seguindo algumas regras básicas, mas que não são estáticas e permitem ao empreendedor utilizar a criatividade ou o bom senso, enfatizando um ou outro aspecto que mais interessa ao público-alvo em questão. É importante que o plano de negócios possa demonstrar a viabilidade de atingimento da situação futura, mostrando “como” a empresa pretende chegar lá.
Estrutura do plano de negócios 
Como o plano de negócios é um documento usado para descrever seu negócio, as seções que compõem um plano de negócios geralmente são padronizadas para facilitar o entendimento. Não existe uma estrutura rígida e específica para se escrever um plano de negócios, porém, qualquer plano de negócios deve possuir um mínimo de seções as quais proporcionam um entendimento completo do negócio.
O plano de negócios deve ter as seguintes seções: capa; sumário; sumário executivo; planejamento estratégico da empresa; descrição da empresa; produtos e serviços; plano operacional; plano de recursos humanos; análise de mercado/concorrentes; plano de marketing; plano financeiro; anexos e conclusão. Desta forma, o plano de negócios se tornará uma ferramenta fundamental de gestão que, certamente auxiliará o empreendedor a alcançar o sucesso almejado, ou ainda, mostrará que não é o momento propício para o negócio vislumbrado, evitando decepções futuras.
REFERÊNCIAS
DINIZ, J. A arte de empreender: manual do empreendedor e do gestor das
empresas de sucesso. São Paulo: Editora Novo Século, 2019.
DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6. ed.
São Paulo: Empreende, 2016.
RME. Empreendedoras e seus negócios. 2018. Disponível em: <https://mate-
riais.redemulherempreendedora.com.br/empreendedoras-2018. Acesso em:
01 ago. 2019.
ALMEIDA, M. I. R. Manual de planejamento estratégico: desenvolvimento de
um plano estratégico com a utilização de planilhas Excel. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Continue navegando