Buscar

Resenha do Vídeo 2 Switch, de 2020 - Vitória Azevedo

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE GEOLOGIA - FGEL
PROFESSOR: SERGIO BERGAMASCHI
 DISCIPLINA: RECURSOS ENERGÉTICOS
RESENHA DO VÍDEO 2 DE SCOTT TINKER
ALUNA: VITÓRIA DE AZEVEDO SILVA
RIO DE JANEIRO
2022
Resenha do Vídeo 2: Switch On, de 2020 (de Scott Tinker)
 Scott Tinker começa visitando uma remota família da Colômbia que vive sem energia moderna. A fazenda pertence a um ancião tribal de Arhuaco. A única maquina que eles tem é uma de moer cana de açúcar. Mesmo sendo uma vida boa, é uma vida difícil onde metade das crianças chegam à vida adulta. A única fonte de energia é fogo, obtendo energia através da madeira. 
 Há mais um bilhão de pessoas nas áreas rurais da América Latina, África e Ásia que vivem sem eletricidade ou energia moderna. Assim como há mais de um bilhão de pessoas urbanas utilizando energia limitada, que é inacessível ou perigosa. Esses dois bilhões de pessoas, são o que a ONU chama de pobreza energética. Neste filme será mais focado em pessoas saindo da pobreza energética e recebendo os benefícios que a energia trás. 
 No Nepal às pessoas cozinham com madeira, esterco ou palha. Sendo a fumaça perigosa devido não ter ventilação ou abertura de janela para possa sair. É comum que às crianças tenham problemas respiratórios, como pneumonia pelo uso de combustível de biomassa. Estudos da OMS mostram que doenças causadas pela inalação de fumaça em ambientes fechados matam mais de 3 milhões de pessoas por ano no mundo, mais que AIDS e malária juntos. 
 Na Etiópia, em Adis Abeba, sua capital está em constante crescimento, sendo necessário mais energia e para isso estão construindo um novo projeto hidrelétrico GERD (The Grand Etiópia Renaissance Dam) que quando concluído fornecerá eletricidade para dezenas de milhões de etíopes.
 Na Colômbia, conseguiram doações de empresas para obter painéis solares, para os moradores de Arhuaco, houve diversos voluntários para ajudar a instalação desses países, incluindo as pessoas de Arhuaco, devido serem fazendeiros, conseguiram abrir trincheiras para os condutos em horas. Com isso, foi possível que cada quarto dos moradores tivessem acesso a luz. Micro redes e sistemas solares domésticos como os que foram instalados, podem não ter o poder de uma usina de carvão ou de uma represa, porém são importantes em locais remotos para levar eletricidade a milhões de cidadãos fora da rede, permitindo que se conectem com o mundo moderno. 
REFERÊNCIAS 
Vídeo 2: Switch On, de 2020, de Scott Tinker, duração 1h19min. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xk75bD-C3H4>. Acesso em: 09/11/2022.

Continue navegando