Buscar

Av2 - Aspectos Regulatórios de Terapias Integrativas e Complementares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av2 - Aspectos Regulatórios de Terapias Integrativas e Complementares
1)A Rede Regional em MTCI para as Américas é uma iniciativa colaborativa com diversos atores sociais (organizações, instituições governamentais e não governamentais, entre outros) criada para desenvolver uma agenda comum e avançar rumo à integração das MTCI nos sistemas e serviços de saúde de acordo com os contextos nacionais.
 
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A rede é uma iniciativa inclusiva, de governança vertical, da qual participam atualmente diversas instituições de 15 países da Região, estando em contínuo crescimento.
II. Promover a pesquisa colaborativa em MTCI na Região das Américas e favorecer o resgate dos conhecimentos ancestrais são objetivos da Rede MTCI.
III. Os atores sociais estão envolvidos na geração de políticas, regulação, formação, promoção, prática, uso e pesquisa destes sistemas e métodos terapêuticos na Região das Américas.
IV. A rede de MTCI para as Américas é uma “rede de redes” que articula as instituições que geram políticas, regulam, formam profissionais, pesquisam, desenvolvem programas e educam o público em geral.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
· II, III e IV, apenas.
2)Segundo a Organização Mundial da Saúde, com relação a forma tratada como medicina tradicional esta tem uma história de forma alongada, com pormenores, caracterizada, com base na ancestralidade, seguindo de forma regrada a tradição.
Com relação a medicina tradicional, assinale a alternativa correta
Alternativas:
· É o resultado advindo da adição de saberes, conhecimentos, capacidades, atividades, normativas e práticas que tenham como seu alicerce e bases em teorias, crenças e experiências de diferentes culturas, explicáveis pelos métodos científicos atuais ou não, utilizadas para manter a saúde e prevenir, diagnosticar, melhorar ou tratar doenças físicas e mentais
3) A partir da década de 1960, intensificou-se a busca e a procura mundial pelas ditas formas de terapias alternativas, tendo como propulsor principal a grande crescente prevalência da população apresentar doenças crônicas e degenerativas, e pela falta de satisfação com o modelo de saúde e formas de tratamentos convencionais. Julgue as asserções a seguir em verdadeira (V) ou falsa (F)
 
(V) As Terapias Integrativas e Complementares (TIC) são termos que definem um conceito que é simultaneamente uma nova visão e um novo paradigma da saúde.
(V) A tecnologia da informação inclui todas as práticas que promovem e melhoram a saúde e o bem-estar dos indivíduos e tratam e melhoram a recuperação de doenças.
(V) Na Europa, a percentagem de indivíduos que recorreram à Medicina Complementar e Alternativa num determinado momento foi de 31% na Bélgica e 75% em França.
(V) Na Austrália, o número é de 8%. No Reino Unido, um em cada dez adultos visita um médico para medicina complementar e alternativa a cada ano, e 90% disso é feito fora do sistema nacional de saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta
Alternativas: V- V- V-V.
4)As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas que buscam a recuperação da saúde e a prevenção de doenças, com ênfase no desenvolvimento do vínculo terapêutico, na escuta acolhedora e na integração do ser humano com a sociedade e o meio ambiente.
 
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Estabelecimento de responsáveis, Análise situacional, Regulamentação e Implantação são as etapas para implementação de PICS na Atenção Primária no SUS.
II. Atividade física, controle de tóxicos, saúde do sono, conexões pessoais e interpessoais, saúde mental e alimentação saudável são os pilares da Medicina do Estilo de Vida.
III. Acupuntura, Biodança, Bioenergética, Constelação familiar, Dança circular, Musicoterapia e Terapia Comunitária Integrativa são exemplos de PICS que podem ser realizadas em grupos.
IV. Física quântica, epigenética e medicina de precisão são áreas da ciência que vêm sendo utilizadas para validar cientificamente as práticas integrativas e complementares de saúde.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
· I, II e IV, apenas.
5) As PICS realizadas em grupos são extremamente importantes pois também podem ser utilizadas como estratégia de cuidado e atenção integral à saúde.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as PICS que podem ser realizadas em grupo.
Alternativas:
Arteterapia, Biodança, Bioenergética, Constelação familiar, Dança circular, Musicoterapia e Terapia Comunitária Integrativa.

Outros materiais