Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO2 Teoria Geral e Filosofia do Direito para OAB Exame XXXVII - 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Rudolf Von Ihering, em A Luta pelo Direito, afirma que “O fim do direito é a paz, o meio de atingi-lo, a luta."
Assinale a afirmativa que melhor expressa o pensamento desse autor.
a) O Direito de uma sociedade é a expressão dos conflitos sociais desta sociedade, e ele resulta de uma luta de pessoas e grupos pelos seus próprios direitos subjetivos. Por isso, o Direito é uma força viva e não uma ideia.
b) O Direito é o produto do espírito do povo - volksgeist -, que é passado de geração em geração. Por isso, quando se fala em Direito, é preciso sempre olhar para a história e as lutas sociais. O Direito Romano é a melhor expressão desse processo.
c) O Direito é parte da infraestrutura da sociedade e resulta de um processo de luta de classes, em que a classe dominante o usa para manter o controle sobre os dominados.
d) O Direito resulta da ação institucional do Estado, e no parlamento são travadas as lutas políticas que definem os direitos subjetivos de uma sociedade.

No panorama histórico da Ciência do Direito, realizado por Tércio Sampaio Ferraz Júnior, na obra A Ciência do Direito, o autor caracteriza a prática dos glosadores da seguinte forma: “Tomando como base assentada os textos de Justiniano, os juristas da época passaram a dar-lhes um tratamento metódico, cujas raízes estavam nas técnicas explicativas usadas em aulas, sobretudo no chamado Trivium, composto de gramática, retórica e dialética, que compunham as artes liberales de então.”
Neste sentido, o autor considera que neste confronto do texto estabelecido e do seu tratamento explicativo, presente na prática dos glosadores, é que nasce a
a) Ciência do Direito com seu caráter eminentemente zetético.
b) Ciência do Direito com seu caráter exclusivamente interpretativo.
c) Jurisprudência romana com seu caráter prioritariamente comparativo.
d) Jurisprudência medieval com seu caráter eminentemente dialético.
e) Ciência do Direito com seu caráter eminentemente dogmático.

Apoiando-se na doutrina de Adolfo Ravà, Norberto Bobbio, em seu livro Teoria da norma jurídica, apresenta a concepção que compreende o direito como norma técnica. Segundo esta concepção, que se inspira na distinção kantiana entre imperativos categóricos e imperativos hipotéticos, as normas jurídicas são imperativos
(A) hipotéticos e podem ser expressas pelo esquema: “Se você quiser Y, deve X”.
(B) categóricos e podem ser expressas pelo esquema: “Se você quiser Y, deve X ou Z”.
(C) categóricos e podem ser expressas pelo esquema: “Você deve X”.
(D) categóricos e podem ser expressas pelo esquema: “Se você quiser Y, deve X”.
(E) hipotéticos e podem ser expressas pelo esquema: “Você deve X”.

Em relação aos princípios jurídicos, assinale a alternativa correta:
a) Princípios são as normas jurídicas de natureza lógica, contemporâneas e equivalentes às regras, impulsionando a criação, aplicação e interpretação do direito.
b) Quando os princípios se intercruzam (colidem), o intérprete, ao resolver o conflito, tem de levar em conta a força absoluta de cada um (ponderação), mediante a aplicação das normas de antinomia.
c) Os princípios contêm mandados definitivos, permanentes, razão pela qual não podem ser desconsiderados em determinados casos e tidos como decisivos em outro.
d) Trata-se do pedestal normativo sobre o qual assenta todo o edifício jurídico dos novos sistemas constitucionais.

Assinale a alternativa relativa à antinomia própria, segundo o entendimento de Maria Helena Diniz
a) quando há desarmonia numa ordem jurídica pelo fato de dela fazerem parte diferentes idéias fundamentais entre as quais se pode estabelecer um conflito.
b) no de o legislador não ser fiel a uma valoração por ele próprio realizada.
c) quando uma conduta aparece ao mesmo tempo prescrita e não prescrita, proibida e não proibida, prescrita e proibida.
d) quando apresenta incompatibilidade entre os fins propostos por certa normas e os meios previstos por outra para a consecução daqueles fins.
e) quando há falta de uniformidade de terminologia geral.

Para fins didáticos, a ciência jurídica comporta uma divisão em direito público e privado. O direito público, por sua vez, sob uma ótica contemporânea e globalizada, ainda permite uma subdivisão em direito público externo e direito público interno. Sobre as definições, qual está incorreta?
a) Direito público: regula as relações em que o Estado é parte, ou seja, relações entre governantes e governados, em uma perspectiva vertical, regendo sua organização, atuando com supremacia e visando sempre o interesse público.
b) São considerados ramos do direito público as seguintes áreas: constitucional, tributário, penal, processual, econômico, financeiro, ambiental, urbanístico, eleitoral.
c) Direito privado: regula as relações entre particular e público, em uma perspectiva horizontal, atuando com igualdade. São considerados ramos do direito privado as seguintes áreas: civil, empresarial, trabalho.
d) Direito público interno: aborda as atividades administrativas tendo em vista os fins interiores do Estado. Direito público externo: regula as relações entre países diferentes.

Considerando os aspectos filosóficos relacionados ao conceito de justiça, assinale a opção correta.
a) Um dos principais sofistas, Protágoras defendia que a assunção do absolutismo da definição de justiça deveria ser rigorosamente observada no plano da reflexão acerca do justo e do injusto em face dos fatos e valores humanos.
b) Segundo a teoria numérica pitagórica, a ideia de justiça se expressa pela tríade ou pela tetraktys, correspondendo esta última à representação da omónoia, isto é, à harmonia dos contrários existentes entre os lados do quadrado.
c) Consoante Aristóteles, a justiça distributiva, embora definida como igualdade de natureza proporcional, não deve ser construída a partir de um critério do tipo geométrico, a partir de uma relação matemática, mas da observação da proporcionalidade da participação de cada qual no critério eleito pela constituição.
d) Segundo Anaximandro, seguidor da escola jônica, autor do primeiro fragmento filosófico acerca da diké, justiça é sinônimo de equilíbrio pautado necessariamente na justiça ponderada e métrica de cada situação, tomada isoladamente.
e) Nos fragmentos éticos de Demócrito, seguidor da escola da pluralidade, destaca-se o sentimento de justiça, que deve ser o móvel da ação, não se concebendo que a injustiça, ainda que cometida por erro ou por desvio de conduta, seja admitida como algo comum, ao argumento de pertencer à própria natureza humana.

No que se refere às vertentes teóricas acerca da natureza jurídica do direito subjetivo, assinale a opção correta.
a) Segundo a teoria da garantia, o direito subjetivo constitui interesse tutelado pela ordem jurídica mediante o reconhecimento da vontade individual, o que pressupõe um direito subsistente na volição.
b) A teoria lógico-formal, centrada em depurar do estudo do direito quaisquer elementos metajurídicos, promove a redução formalista do dever jurídico e, concomitantemente, do direito subjetivo à norma jurídica.
c) De acordo com a teoria da vontade-potência, da conjugação dos elementos vontade e interesse, o direito subjetivo seria o bem ou interesse protegido pelo reconhecimento do poder da vontade humana, visto que é dirigido a um bem reconhecido pela ordem jurídica.
d) Segundo a teoria eclética, não há direito subjetivo: nem o indivíduo nem a coletividade possuem direitos, uma vez que a regra de direito cria um comportamento (positivo ou negativo), configurando-se uma situação de caráter objetivo.
e) A teoria egológica do direito confere novo tratamento à noção de direito subjetivo, que, identificado com a liberdade humana, expressa o movimento espontâneo da vida humana ― liberdade fenomenizada ― no campo do não proibido.

Considerando as relações entre política e direito bem como os princípios gerais do direito, assinale a opção correta.
a) O fenômeno da judicialização da política coincide com o surgimento do controle de constitucionalidade no Brasil, ou seja, com a promulgação da CF de 1891.
b) A judicialização da política decorre da tensão entre o Poder Legislativo e Poder Judiciário, restando ao Poder Executivo o papel de mediador de tal conflito.
c) Os princípios gerais do direito, considerados sucedâneos dos princípios constitucionais fundamentais, podem, ainda, ser considerados sinônimos destes, vistos que são entendidos como permissivos para a livre criação jurisprudencial do direito.
d) O direito tem relação tão estreita com o poder que seu estudo, muitas vezes, reduz-se às relações de poder, o que acarreta uma politização absoluta, autoritária e, em certos casos, totalitária do direito, que passa à condição de uma espécie de disfarce da política e mero instrumento do poder político.
e) Os princípios omnivalentes, tal como o princípio da causalidade, essencial às ciências naturais, não se estendem a todos os campos do conhecimento.

Para muitos teóricos, o Bem comum só se realiza no âmbito do Estado.
Nesse sentido, Bem comum é entendido como
a) o que se define por meio da Técnica Administrativa.
b) o que se determina exclusivamente por meio da Gestão Operacional.
c) o que se almeja alcançar em vista da realização pessoal.
d) o fim último da Administração Pública.
e) um objetivo secundário da Administração Pública.

O filósofo inglês Jeremy Bentham, em seu livro Uma introdução aos princípios da moral e da legislação, defendeu o princípio da utilidade como fundamento para a Moral e para o Direito. Para esse autor, o princípio da utilidade é aquele que:
a) estabelece que a moral e a lei devem ser obedecidas porque são úteis à coexistência humana na vida em sociedade.
b) aprova ou desaprova qualquer ação, segundo a tendência que tem a aumentar ou diminuir a felicidade das pessoas cujos interesses estão em jogo.
c) demonstra que o direito natural é superior ao direito positivo, pois, ao longo do tempo, revelou-se mais útil à tarefa de regular a convivência humana.
d) afirma que a liberdade humana é o bem maior a ser protegido tanto pela moral quanto pelo direito, pois são a liberdade de pensamento e a ação que permitem às pessoas tornarem algo útil.

É uma característica fundamental da teoria da justiça de John Rawls, na interpretação de Roberto Gargarella:
Qual das alternativas abaixo é correta?
a) Utilitarismo, na forma da postura que considera um ato como correto quando maximiza a felicidade geral.
b) Minimização do papel do Estado junto à sociedade, cuja intervenção deve reservar-se a corrigir ilegalidades patentes.
c) A ideia de que a herança, por exemplo, só é justificável se fizer parte de um esquema que melhora as expectativas dos membros menos favorecidos da sociedade.
d) A eleição de um rol determinado e imutável de bens de vida que deve estar disponível a todos os membros da sociedade, em qualquer época.
e) A concepção de um Estado que privilegie a meritocracia, eis que é necessário recompensar adequadamente o esforço individual que, se utilizado em todo seu potencial, terminará por favorecer toda a sociedade.

A terminologia "fonte" vem do latim fons, com o significado de nascente ou manancial. Ao aplicarmos o referido tremo ao Direito, podemos separar essas fontes em heterônomas ou autônomas.
Assim, é correto afirmar que são fontes heterônomas do Direito aquela que:
a) são elaboradas pelos próprios interessados, como convenção e acordo coletivo, por exemplo.
b) são elaboradas pelos interessados no regulamento bilateral de empresa, com vistas a salvaguardar o patrimônio empresarial.
c) baseiam-se nos costumes e na cultura organizacional de cada empresa, considerando sua região territorial.
d) são sugeridas por interessados na polaridade do contrato de trabalho celebrado de maneira bilateral.
e) são impostas por agentes externos, com a Constituição e as leis nacionais, por exemplo.

Analise as assertivas abaixo e indique a alternativa:
Qual das alternativas abaixo é correta?
I. Das construções doutrinárias de Günther Jakobs acerca do “Direito Penal do Inimigo”, extrai-se que aquele que por princípio se conduz de modo desviado, não oferece garantia de um comportamento pessoal, por isso não pode ser tratado como cidadão, mas deve ser combatido como inimigo;
II. Uma classificação atual de justiça – levada em consideração na criação de novos métodos de resolução de conflitos -, que surge como alternativa para que o crime não seja punido de maneira retributiva, mas que o dano causado seja reparado ou minimizado, é a Justiça Restaurativa;
III. O Direito pátrio acolhe muitas das reinvindicações das minorias mediante edição de normas jurídicas que visam a manter a convivência harmônica do coletivo;
IV. A afirmativa de João Baptista Herkenhoff (in Movimentos Sociais, Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004, p.25) de que “Os movimentos sociais não se submetem aos padrões do Direito estabelecido. Sobretudo em sociedades, como a brasileira, onde milhões de pessoas estão à margem de qualquer direito, num estado de permanente negação da Cidadania, os movimentos sociais estão sempre a ´criar direitos´ à face de uma realidade sociopolítica surda aos apelos de direito e dignidade humana”, reflete o confronto dos movimentos sociais com a ordem social cristalizada.
a) Apenas as assertivas II, III e IV são corretas;
b) Somente as assertivas II e IV são corretas;
c) Apenas as assertivas II e III são corretas;
d) Somente a assertiva III é correta;
e) Todas as assertivas são corretas.

Na obra de Jean-Jacques Rousseau, nota-se a preocupação com o respeito à vontade geral dos indivíduos que compõem o Estado, além de uma constante crença na bondade da natureza humana, ao contrário do que defendeu Hobbes.
Para Rousseau o homem nasce bom, porém, com as disputas existentes no meio em que se encontra inserido, acaba se degenerando. Enfatizando o valor ao predomínio da vontade individual, defende que direitos essenciais possam ser renunciados, como a liberdade e igualdade.
Certo
Errado

Quando se fala no Direito que o termo “significa a ciência da lei e que pode ser uma lei baseada em casos, ou às decisões legais que se desenvolveram e que acompanham estatutos na aplicação de leis em situações de fato”, está se falando de:
Qual das alternativas abaixo é correta?
a) Costumes.
b) Doutrinas.
c) Jurisprudência.
d) Analogia.

As afirmativas acima expressam diferentes dimensões que o civismo pode assumir, considerando as práticas cotidianas dos cidadãos mais ou menos comprometidas com o bem estar coletivo.
Assinale a alternativa que identifica corretamente as respectivas dimensões do civismo contidas em cada frase citada.
1. “Não devo colocar o lixo na porta do meu vizinho, pois não gostaria que ele fizesse o mesmo comigo”.
2. “É proibido colocar lixo fora dos locais indicados por lei”.
3. “Nossa comunidade faz coleta seletiva do lixo há três décadas, prática ensinada também nas escolas comunitárias”.
a) 1. identitária; 2. ética; 3. normativa.
b) 1. normativa; 2. ética; 3. identitária.
c) 1. ética; 2. normativa; 3. identitária.
d) 1. normativa; 2. identitária; 3. ética.
e) 1. ética; 2. identitária; 3. normativa.

Com relação ao conceito de justiça, assinale a opção correta.
a) O vocábulo justiça é empregado, em sentido lato, como equivalente a organização judiciária.
b) O sentido estrito de justiça está associado ao conjunto das virtudes que regulam as relações entre os homens.
c) De acordo com a doutrina majoritária, caracterizam o sentido lato de justiça a alteridade, o débito e a igualdade.
d) Consoante a doutrina aristotélica, a justiça comutativa caracteriza-se como aquela em que o particular dá a outro o bem que lhe é devido.
e) Na antiguidade clássica, Platão definiu justiça como a vontade constante e perpétua de dar a cada um o que lhe pertence.

A ciência que apresenta ao Poder Judiciário ferramentas como método de controle e planejamento, gestão de pessoas e de conhecimento e valorização dos recursos humanos denomina-se
a) economia judiciária.
b) axiologia judiciária.
c) contadoria judicial.
d) administração judiciária.
e) epistemologia jurídica.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Rudolf Von Ihering, em A Luta pelo Direito, afirma que “O fim do direito é a paz, o meio de atingi-lo, a luta."
Assinale a afirmativa que melhor expressa o pensamento desse autor.
a) O Direito de uma sociedade é a expressão dos conflitos sociais desta sociedade, e ele resulta de uma luta de pessoas e grupos pelos seus próprios direitos subjetivos. Por isso, o Direito é uma força viva e não uma ideia.
b) O Direito é o produto do espírito do povo - volksgeist -, que é passado de geração em geração. Por isso, quando se fala em Direito, é preciso sempre olhar para a história e as lutas sociais. O Direito Romano é a melhor expressão desse processo.
c) O Direito é parte da infraestrutura da sociedade e resulta de um processo de luta de classes, em que a classe dominante o usa para manter o controle sobre os dominados.
d) O Direito resulta da ação institucional do Estado, e no parlamento são travadas as lutas políticas que definem os direitos subjetivos de uma sociedade.

No panorama histórico da Ciência do Direito, realizado por Tércio Sampaio Ferraz Júnior, na obra A Ciência do Direito, o autor caracteriza a prática dos glosadores da seguinte forma: “Tomando como base assentada os textos de Justiniano, os juristas da época passaram a dar-lhes um tratamento metódico, cujas raízes estavam nas técnicas explicativas usadas em aulas, sobretudo no chamado Trivium, composto de gramática, retórica e dialética, que compunham as artes liberales de então.”
Neste sentido, o autor considera que neste confronto do texto estabelecido e do seu tratamento explicativo, presente na prática dos glosadores, é que nasce a
a) Ciência do Direito com seu caráter eminentemente zetético.
b) Ciência do Direito com seu caráter exclusivamente interpretativo.
c) Jurisprudência romana com seu caráter prioritariamente comparativo.
d) Jurisprudência medieval com seu caráter eminentemente dialético.
e) Ciência do Direito com seu caráter eminentemente dogmático.

Apoiando-se na doutrina de Adolfo Ravà, Norberto Bobbio, em seu livro Teoria da norma jurídica, apresenta a concepção que compreende o direito como norma técnica. Segundo esta concepção, que se inspira na distinção kantiana entre imperativos categóricos e imperativos hipotéticos, as normas jurídicas são imperativos
(A) hipotéticos e podem ser expressas pelo esquema: “Se você quiser Y, deve X”.
(B) categóricos e podem ser expressas pelo esquema: “Se você quiser Y, deve X ou Z”.
(C) categóricos e podem ser expressas pelo esquema: “Você deve X”.
(D) categóricos e podem ser expressas pelo esquema: “Se você quiser Y, deve X”.
(E) hipotéticos e podem ser expressas pelo esquema: “Você deve X”.

Em relação aos princípios jurídicos, assinale a alternativa correta:
a) Princípios são as normas jurídicas de natureza lógica, contemporâneas e equivalentes às regras, impulsionando a criação, aplicação e interpretação do direito.
b) Quando os princípios se intercruzam (colidem), o intérprete, ao resolver o conflito, tem de levar em conta a força absoluta de cada um (ponderação), mediante a aplicação das normas de antinomia.
c) Os princípios contêm mandados definitivos, permanentes, razão pela qual não podem ser desconsiderados em determinados casos e tidos como decisivos em outro.
d) Trata-se do pedestal normativo sobre o qual assenta todo o edifício jurídico dos novos sistemas constitucionais.

Assinale a alternativa relativa à antinomia própria, segundo o entendimento de Maria Helena Diniz
a) quando há desarmonia numa ordem jurídica pelo fato de dela fazerem parte diferentes idéias fundamentais entre as quais se pode estabelecer um conflito.
b) no de o legislador não ser fiel a uma valoração por ele próprio realizada.
c) quando uma conduta aparece ao mesmo tempo prescrita e não prescrita, proibida e não proibida, prescrita e proibida.
d) quando apresenta incompatibilidade entre os fins propostos por certa normas e os meios previstos por outra para a consecução daqueles fins.
e) quando há falta de uniformidade de terminologia geral.

Para fins didáticos, a ciência jurídica comporta uma divisão em direito público e privado. O direito público, por sua vez, sob uma ótica contemporânea e globalizada, ainda permite uma subdivisão em direito público externo e direito público interno. Sobre as definições, qual está incorreta?
a) Direito público: regula as relações em que o Estado é parte, ou seja, relações entre governantes e governados, em uma perspectiva vertical, regendo sua organização, atuando com supremacia e visando sempre o interesse público.
b) São considerados ramos do direito público as seguintes áreas: constitucional, tributário, penal, processual, econômico, financeiro, ambiental, urbanístico, eleitoral.
c) Direito privado: regula as relações entre particular e público, em uma perspectiva horizontal, atuando com igualdade. São considerados ramos do direito privado as seguintes áreas: civil, empresarial, trabalho.
d) Direito público interno: aborda as atividades administrativas tendo em vista os fins interiores do Estado. Direito público externo: regula as relações entre países diferentes.

Considerando os aspectos filosóficos relacionados ao conceito de justiça, assinale a opção correta.
a) Um dos principais sofistas, Protágoras defendia que a assunção do absolutismo da definição de justiça deveria ser rigorosamente observada no plano da reflexão acerca do justo e do injusto em face dos fatos e valores humanos.
b) Segundo a teoria numérica pitagórica, a ideia de justiça se expressa pela tríade ou pela tetraktys, correspondendo esta última à representação da omónoia, isto é, à harmonia dos contrários existentes entre os lados do quadrado.
c) Consoante Aristóteles, a justiça distributiva, embora definida como igualdade de natureza proporcional, não deve ser construída a partir de um critério do tipo geométrico, a partir de uma relação matemática, mas da observação da proporcionalidade da participação de cada qual no critério eleito pela constituição.
d) Segundo Anaximandro, seguidor da escola jônica, autor do primeiro fragmento filosófico acerca da diké, justiça é sinônimo de equilíbrio pautado necessariamente na justiça ponderada e métrica de cada situação, tomada isoladamente.
e) Nos fragmentos éticos de Demócrito, seguidor da escola da pluralidade, destaca-se o sentimento de justiça, que deve ser o móvel da ação, não se concebendo que a injustiça, ainda que cometida por erro ou por desvio de conduta, seja admitida como algo comum, ao argumento de pertencer à própria natureza humana.

No que se refere às vertentes teóricas acerca da natureza jurídica do direito subjetivo, assinale a opção correta.
a) Segundo a teoria da garantia, o direito subjetivo constitui interesse tutelado pela ordem jurídica mediante o reconhecimento da vontade individual, o que pressupõe um direito subsistente na volição.
b) A teoria lógico-formal, centrada em depurar do estudo do direito quaisquer elementos metajurídicos, promove a redução formalista do dever jurídico e, concomitantemente, do direito subjetivo à norma jurídica.
c) De acordo com a teoria da vontade-potência, da conjugação dos elementos vontade e interesse, o direito subjetivo seria o bem ou interesse protegido pelo reconhecimento do poder da vontade humana, visto que é dirigido a um bem reconhecido pela ordem jurídica.
d) Segundo a teoria eclética, não há direito subjetivo: nem o indivíduo nem a coletividade possuem direitos, uma vez que a regra de direito cria um comportamento (positivo ou negativo), configurando-se uma situação de caráter objetivo.
e) A teoria egológica do direito confere novo tratamento à noção de direito subjetivo, que, identificado com a liberdade humana, expressa o movimento espontâneo da vida humana ― liberdade fenomenizada ― no campo do não proibido.

Considerando as relações entre política e direito bem como os princípios gerais do direito, assinale a opção correta.
a) O fenômeno da judicialização da política coincide com o surgimento do controle de constitucionalidade no Brasil, ou seja, com a promulgação da CF de 1891.
b) A judicialização da política decorre da tensão entre o Poder Legislativo e Poder Judiciário, restando ao Poder Executivo o papel de mediador de tal conflito.
c) Os princípios gerais do direito, considerados sucedâneos dos princípios constitucionais fundamentais, podem, ainda, ser considerados sinônimos destes, vistos que são entendidos como permissivos para a livre criação jurisprudencial do direito.
d) O direito tem relação tão estreita com o poder que seu estudo, muitas vezes, reduz-se às relações de poder, o que acarreta uma politização absoluta, autoritária e, em certos casos, totalitária do direito, que passa à condição de uma espécie de disfarce da política e mero instrumento do poder político.
e) Os princípios omnivalentes, tal como o princípio da causalidade, essencial às ciências naturais, não se estendem a todos os campos do conhecimento.

Para muitos teóricos, o Bem comum só se realiza no âmbito do Estado.
Nesse sentido, Bem comum é entendido como
a) o que se define por meio da Técnica Administrativa.
b) o que se determina exclusivamente por meio da Gestão Operacional.
c) o que se almeja alcançar em vista da realização pessoal.
d) o fim último da Administração Pública.
e) um objetivo secundário da Administração Pública.

O filósofo inglês Jeremy Bentham, em seu livro Uma introdução aos princípios da moral e da legislação, defendeu o princípio da utilidade como fundamento para a Moral e para o Direito. Para esse autor, o princípio da utilidade é aquele que:
a) estabelece que a moral e a lei devem ser obedecidas porque são úteis à coexistência humana na vida em sociedade.
b) aprova ou desaprova qualquer ação, segundo a tendência que tem a aumentar ou diminuir a felicidade das pessoas cujos interesses estão em jogo.
c) demonstra que o direito natural é superior ao direito positivo, pois, ao longo do tempo, revelou-se mais útil à tarefa de regular a convivência humana.
d) afirma que a liberdade humana é o bem maior a ser protegido tanto pela moral quanto pelo direito, pois são a liberdade de pensamento e a ação que permitem às pessoas tornarem algo útil.

É uma característica fundamental da teoria da justiça de John Rawls, na interpretação de Roberto Gargarella:
Qual das alternativas abaixo é correta?
a) Utilitarismo, na forma da postura que considera um ato como correto quando maximiza a felicidade geral.
b) Minimização do papel do Estado junto à sociedade, cuja intervenção deve reservar-se a corrigir ilegalidades patentes.
c) A ideia de que a herança, por exemplo, só é justificável se fizer parte de um esquema que melhora as expectativas dos membros menos favorecidos da sociedade.
d) A eleição de um rol determinado e imutável de bens de vida que deve estar disponível a todos os membros da sociedade, em qualquer época.
e) A concepção de um Estado que privilegie a meritocracia, eis que é necessário recompensar adequadamente o esforço individual que, se utilizado em todo seu potencial, terminará por favorecer toda a sociedade.

A terminologia "fonte" vem do latim fons, com o significado de nascente ou manancial. Ao aplicarmos o referido tremo ao Direito, podemos separar essas fontes em heterônomas ou autônomas.
Assim, é correto afirmar que são fontes heterônomas do Direito aquela que:
a) são elaboradas pelos próprios interessados, como convenção e acordo coletivo, por exemplo.
b) são elaboradas pelos interessados no regulamento bilateral de empresa, com vistas a salvaguardar o patrimônio empresarial.
c) baseiam-se nos costumes e na cultura organizacional de cada empresa, considerando sua região territorial.
d) são sugeridas por interessados na polaridade do contrato de trabalho celebrado de maneira bilateral.
e) são impostas por agentes externos, com a Constituição e as leis nacionais, por exemplo.

Analise as assertivas abaixo e indique a alternativa:
Qual das alternativas abaixo é correta?
I. Das construções doutrinárias de Günther Jakobs acerca do “Direito Penal do Inimigo”, extrai-se que aquele que por princípio se conduz de modo desviado, não oferece garantia de um comportamento pessoal, por isso não pode ser tratado como cidadão, mas deve ser combatido como inimigo;
II. Uma classificação atual de justiça – levada em consideração na criação de novos métodos de resolução de conflitos -, que surge como alternativa para que o crime não seja punido de maneira retributiva, mas que o dano causado seja reparado ou minimizado, é a Justiça Restaurativa;
III. O Direito pátrio acolhe muitas das reinvindicações das minorias mediante edição de normas jurídicas que visam a manter a convivência harmônica do coletivo;
IV. A afirmativa de João Baptista Herkenhoff (in Movimentos Sociais, Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004, p.25) de que “Os movimentos sociais não se submetem aos padrões do Direito estabelecido. Sobretudo em sociedades, como a brasileira, onde milhões de pessoas estão à margem de qualquer direito, num estado de permanente negação da Cidadania, os movimentos sociais estão sempre a ´criar direitos´ à face de uma realidade sociopolítica surda aos apelos de direito e dignidade humana”, reflete o confronto dos movimentos sociais com a ordem social cristalizada.
a) Apenas as assertivas II, III e IV são corretas;
b) Somente as assertivas II e IV são corretas;
c) Apenas as assertivas II e III são corretas;
d) Somente a assertiva III é correta;
e) Todas as assertivas são corretas.

Na obra de Jean-Jacques Rousseau, nota-se a preocupação com o respeito à vontade geral dos indivíduos que compõem o Estado, além de uma constante crença na bondade da natureza humana, ao contrário do que defendeu Hobbes.
Para Rousseau o homem nasce bom, porém, com as disputas existentes no meio em que se encontra inserido, acaba se degenerando. Enfatizando o valor ao predomínio da vontade individual, defende que direitos essenciais possam ser renunciados, como a liberdade e igualdade.
Certo
Errado

Quando se fala no Direito que o termo “significa a ciência da lei e que pode ser uma lei baseada em casos, ou às decisões legais que se desenvolveram e que acompanham estatutos na aplicação de leis em situações de fato”, está se falando de:
Qual das alternativas abaixo é correta?
a) Costumes.
b) Doutrinas.
c) Jurisprudência.
d) Analogia.

As afirmativas acima expressam diferentes dimensões que o civismo pode assumir, considerando as práticas cotidianas dos cidadãos mais ou menos comprometidas com o bem estar coletivo.
Assinale a alternativa que identifica corretamente as respectivas dimensões do civismo contidas em cada frase citada.
1. “Não devo colocar o lixo na porta do meu vizinho, pois não gostaria que ele fizesse o mesmo comigo”.
2. “É proibido colocar lixo fora dos locais indicados por lei”.
3. “Nossa comunidade faz coleta seletiva do lixo há três décadas, prática ensinada também nas escolas comunitárias”.
a) 1. identitária; 2. ética; 3. normativa.
b) 1. normativa; 2. ética; 3. identitária.
c) 1. ética; 2. normativa; 3. identitária.
d) 1. normativa; 2. identitária; 3. ética.
e) 1. ética; 2. identitária; 3. normativa.

Com relação ao conceito de justiça, assinale a opção correta.
a) O vocábulo justiça é empregado, em sentido lato, como equivalente a organização judiciária.
b) O sentido estrito de justiça está associado ao conjunto das virtudes que regulam as relações entre os homens.
c) De acordo com a doutrina majoritária, caracterizam o sentido lato de justiça a alteridade, o débito e a igualdade.
d) Consoante a doutrina aristotélica, a justiça comutativa caracteriza-se como aquela em que o particular dá a outro o bem que lhe é devido.
e) Na antiguidade clássica, Platão definiu justiça como a vontade constante e perpétua de dar a cada um o que lhe pertence.

A ciência que apresenta ao Poder Judiciário ferramentas como método de controle e planejamento, gestão de pessoas e de conhecimento e valorização dos recursos humanos denomina-se
a) economia judiciária.
b) axiologia judiciária.
c) contadoria judicial.
d) administração judiciária.
e) epistemologia jurídica.

Prévia do material em texto

Teoria Geral e Filosofia do Direito para OAB Exame XXXVII - 2023 (
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2ZYvG )
Ordenação: Por Matéria
Teoria Geral, Filosofia e Sociologia Jurídica
Questão 201: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2015
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Rudolf Von Ihering, em A Luta pelo Direito, afirma que “O fim do direito é a paz, o meio de atingi-lo, a
luta." Assinale a afirmativa que melhor expressa o pensamento desse autor.
 a) O Direito de uma sociedade é a expressão dos conflitos sociais desta sociedade, e ele resulta de
uma luta de pessoas e grupos pelos seus próprios direitos subjetivos. Por isso, o Direito é uma força viva
e não uma ideia.
 b) O Direito é o produto do espírito do povo - volksgeist -, que é passado de geração em geração. Por
isso, quando se fala em Direito, é preciso sempre olhar para a história e as lutas sociais. O Direito
Romano é a melhor expressão desse processo.
 c) O Direito é parte da infraestrutura da sociedade e resulta de um processo de luta de classes, em
que a classe dominante o usa para manter o controle sobre os dominados.
 d) O Direito resulta da ação institucional do Estado, e no parlamento são travadas as lutas políticas
que definem os direitos subjetivos de uma sociedade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/266435
Questão 202: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2015
Assunto: Direito, Moral e Justiça
“Mister é não olvidar que a compreensão do direito como ‘fato histórico-cultural’ implica o conhecimento
de que estamos perante uma realidade essencialmente dialética, isto é, que não é concebível senão
como ‘processus’, cujos elementos ou momentos constitutivos são fato, valor e norma (...)”
 
(Miguel Reale, in Teoria Tridimensional do Direito)
 
Assinale a opção que corretamente explica a natureza da dialética de complementaridade que, segundo
Miguel Reale, caracteriza a Teoria Tridimensional do Direito.
 a) A relação entre os polos opostos que são o fato, a norma e o valor, produz uma síntese conclusiva
entre tais polos.
 b) A implicação dos opostos na medida em que se desoculta e se revela a aparência da contradição,
sem que, com esse desocultamento, os termos cessem de ser contrários.
 c) A síntese conclusiva que se estabelece entre diferentes termos, conforme o modelo hegeliano de
tese, antítese e síntese.
 d) A estrutura estática que resulta da lógica de subsunção entre os três termos que constituem a
experiência jurídica: fato, norma e valor.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/276991
Questão 203: FCC - DP SP/DPE SP/2015
Assunto: Direito, Moral e Justiça
No panorama histórico da Ciência do Direito, realizado por Tércio Sampaio Ferraz Júnior, na obra A
Ciência do Direito, o autor caracteriza a prática dos glosadores da seguinte forma: “Tomando como base
assentada os textos de Justiniano, os juristas da época passaram a dar-lhes um tratamento metódico,
cujas raízes estavam nas técnicas explicativas usadas em aulas, sobretudo no chamado Trivium,
composto de gramática, retórica e dialética, que compunham as artes liberales de então. Com isto, eles
desenvolveram uma técnica especial de abordagem de textos pré-fabricados e aceitos por sua
autoridade, caracterizada pela glosa gramatical e filológica, pela exegese ou explicação do sentido, pela
concordância, pela distinção”.
Neste sentido, o autor considera que neste confronto do texto estabelecido e do seu tratamento
explicativo, presente na prática dos glosadores, é que nasce a
 a) Ciência do Direito com seu caráter eminentemente zetético.
 b) Ciência do Direito com seu caráter exclusivamente interpretativo.
 c) Jurisprudência romana com seu caráter prioritariamente comparativo.
 d) Jurisprudência medieval com seu caráter eminentemente dialético.
 e) Ciência do Direito com seu caráter eminentemente dogmático.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/301055
Questão 204: FCC - DP SP/DPE SP/2015
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Apoiando-se na doutrina de Adolfo Ravà, Norberto Bobbio, em seu livro Teoria da norma jurídica,
apresenta a concepção que compreende o direito como norma técnica. Segundo esta concepção, que se
inspira na distinção kantiana entre imperativos categóricos e imperativos hipotéticos, as normas jurídicas
são imperativos
 a) categóricos e podem ser expressas pelo esquema: “Você deve X”.
 b) categóricos e podem ser expressas pelo esquema: “Se você quiser Y, deve X”.
 c) hipotéticos e podem ser expressas pelo esquema: “Você deve X”.
 d) hipotéticos e podem ser expressas pelo esquema: “Se você quiser Y, deve X”.
 e) categóricos e podem ser expressas pelo esquema: “Se você quiser Y, deve X ou Z”.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/301058
Questão 205: CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2015
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Em relação aos princípios jurídicos, assinale a alternativa correta:
 a) Princípios são as normas jurídicas de natureza lógica, contemporâneas e equivalentes às regras,
impulsionando a criação, aplicação e interpretação do direito.
 b) Quando os princípios se intercruzam (colidem), o intérprete, ao resolver o conflito, tem de levar
em conta a força absoluta de cada um (ponderação), mediante a aplicação das normas de antinomia.
 c) Os princípios contêm mandados definitivos, permanentes, razão pela qual não podem ser
desconsiderados em determinados casos e tidos como decisivos em outro.
 d) Trata-se do pedestal normativo sobre o qual assenta todo o edifício jurídico dos novos sistemas
constitucionais.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/349571
Questão 206: ESMAGES - JL (TJ ES)/TJ ES/2015
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Assinale a alternativa relativa à antinomia própria, segundo o entendimento de Maria Helena Diniz
 a) quando há desarmonia numa ordem jurídica pelo fato de dela fazerem parte diferentes idéias
fundamentais entre as quais se pode estabelecer um conflito.
 b) no de o legislador não ser fiel a uma valoração por ele próprio realizada.
 c) quando uma conduta aparece ao mesmo tempo prescrita e não prescrita, proibida e não proibida,
prescrita e proibida.
 d) quando apresenta incompatibilidade entre os fins propostos por certa normas e os meios previstos
por outra para a consecução daqueles fins.
 e) quando há falta de uniformidade de terminologia geral.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1577938
Questão 207: AMEOSC - Ass Ad (Guaraciaba)/Pref Guaraciaba (SC)/2015
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Para fins didáticos, a ciência jurídica comporta uma divisão em direito público e privado. O direito
público, por sua vez, sob uma ótica contemporânea e globalizada, ainda permite uma subdivisão em
direito público externo e direito público interno. Sobre as definições, qual está incorreta?
 a) Direito público: regula as relações em que o Estado é parte, ou seja, relações entre governantes e
governados, em uma perspectiva vertical, regendo sua organização, atuando com supremacia e visando
sempre o interesse público.
 b) São considerados ramos do direito público as seguintes áreas: constitucional, tributário, penal,
processual, econômico, financeiro, ambiental, urbanístico, eleitoral.
 c) Direito privado: regula as relações entre particular e público, em uma perspectiva horizontal,
atuando com igualdade. São considerados ramos do direito privado as seguintes áreas: civil, empresarial,
trabalho.
 d) Direito público interno: aborda as atividades administrativas tendo em vista os fins interiores do
Estado. Direito público externo: regula as relações entre países diferentes.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2191995
Questão 208: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE AC)/MPE AC/2014
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Considerando os aspectos filosóficos relacionados ao conceitode justiça, assinale a opção correta.
 a) Um dos principais sofistas, Protágoras defendia que a assunção do absolutismo da definição de
justiça deveria ser rigorosamente observada no plano da reflexão acerca do justo e do injusto em face
dos fatos e valores humanos.
 b) Segundo a teoria numérica pitagórica, a ideia de justiça se expressa pela tríade ou pela tetraktys,
correspondendo esta última à representação da omónoia, isto é, à harmonia dos contrários existentes
entre os lados do quadrado.
 c) Consoante Aristóteles, a justiça distributiva, embora definida como igualdade de natureza
proporcional, não deve ser construída a partir de um critério do tipo geométrico, a partir de uma relação
matemática, mas da observação da proporcionalidade da participação de cada qual no critério eleito pela
constituição.
 d) Segundo Anaximandro, seguidor da escola jônica, autor do primeiro fragmento filosófico acerca da
diké, justiça é sinônimo de equilíbrio pautado necessariamente na justiça ponderada e métrica de cada
situação, tomada isoladamente.
 e) Nos fragmentos éticos de Demócrito, seguidor da escola da pluralidade, destaca-se o sentimento
de justiça, que deve ser o móvel da ação, não se concebendo que a injustiça, ainda que cometida por
erro ou por desvio de conduta, seja admitida como algo comum, ao argumento de pertencer à própria
natureza humana.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/181433
Questão 209: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE AC)/MPE AC/2014
Assunto: Direito, Moral e Justiça
No que se refere às vertentes teóricas acerca da natureza jurídica do direito subjetivo, assinale a opção
correta.
 a) Segundo a teoria da garantia, o direito subjetivo constitui interesse tutelado pela ordem jurídica
mediante o reconhecimento da vontade individual, o que pressupõe um direito subsistente na volição.
 b) A teoria lógico-formal, centrada em depurar do estudo do direito quaisquer elementos
metajurídicos, promove a redução formalista do dever jurídico e, concomitantemente, do direito subjetivo
à norma jurídica.
 c) De acordo com a teoria da vontade-potência, da conjugação dos elementos vontade e interesse, o
direito subjetivo seria o bem ou interesse protegido pelo reconhecimento do poder da vontade humana,
visto que é dirigido a um bem reconhecido pela ordem jurídica.
 d) Segundo a teoria eclética, não há direito subjetivo: nem o indivíduo nem a coletividade possuem
direitos, uma vez que a regra de direito cria um comportamento (positivo ou negativo), configurando-se
uma situação de caráter objetivo.
 e) A teoria egológica do direito confere novo tratamento à noção de direito subjetivo, que,
identificado com a liberdade humana, expressa o movimento espontâneo da vida humana ― liberdade
fenomenizada ― no campo do não proibido.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/181435
Questão 210: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE AC)/MPE AC/2014
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Considerando as relações entre política e direito bem como os princípios gerais do direito, assinale a
opção correta.
 a) O fenômeno da judicialização da política coincide com o surgimento do controle de
constitucionalidade no Brasil, ou seja, com a promulgação da CF de 1891.
 b) A judicialização da política decorre da tensão entre o Poder Legislativo e Poder Judiciário, restando
ao Poder Executivo o papel de mediador de tal conflito.
 c) Os princípios gerais do direito, considerados sucedâneos dos princípios constitucionais
fundamentais, podem, ainda, ser considerados sinônimos destes, vistos que são entendidos como
permissivos para a livre criação jurisprudencial do direito.
 d) O direito tem relação tão estreita com o poder que seu estudo, muitas vezes, reduz-se às relações
de poder, o que acarreta uma politização absoluta, autoritária e, em certos casos, totalitária do direito,
que passa à condição de uma espécie de disfarce da política e mero instrumento do poder político.
 e) Os princípios omnivalentes, tal como o princípio da causalidade, essencial às ciências naturais, não
se estendem a todos os campos do conhecimento.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/181437
Questão 211: CESGRANRIO - Ass (FINEP)/FINEP/Apoio Administrativo/2014
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Para muitos teóricos, o Bem comum só se realiza no âmbito do Estado.
Nesse sentido, Bem comum é entendido como
 a) o que se define por meio da Técnica Administrativa.
 b) o que se determina exclusivamente por meio da Gestão Operacional.
 c) o que se almeja alcançar em vista da realização pessoal.
 d) o fim último da Administração Pública.
 e) um objetivo secundário da Administração Pública.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/199361
Questão 212: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2014
Assunto: Direito, Moral e Justiça
O filósofo inglês Jeremy Bentham, em seu livro Uma introdução aos princípios da moral e da legislação,
defendeu o princípio da utilidade como fundamento para a Moral e para o Direito.
 
Para esse autor, o princípio da utilidade é aquele que
 a) estabelece que a moral e a lei devem ser obedecidas porque são úteis à coexistência humana na
vida em sociedade.
 b) aprova ou desaprova qualquer ação, segundo a tendência que tem a aumentar ou diminuir a
felicidade das pessoas cujos interesses estão em jogo.
 c) demonstra que o direito natural é superior ao direito positivo, pois, ao longo do tempo, revelou-se
mais útil à tarefa de regular a convivência humana.
 d) afirma que a liberdade humana é o bem maior a ser protegido tanto pela moral quanto pelo direito,
pois são a liberdade de pensamento e a ação que permitem às pessoas tornarem algo útil.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/236515
Questão 213: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2014
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Na Doutrina do Direito, Kant busca um conceito puramente racional e que possa explicar o direito
independentemente da configuração específica de cada legislação. Mais precisamente, seria o direito
entendido como expressão de uma razão pura-prática, capaz de orientar a faculdade de agir de qualquer
ser racional.
Assinale a opção que contém, segundo Kant, essa lei universal do direito.
 a) Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer
outro, sempre e simultaneamente como fim, e nunca como meio.
 b) Age exteriormente, de modo que o livre uso de teu arbítrio possa se conciliar com a liberdade de
todos, segundo uma lei universal.
 c) Age como se a máxima de tua ação se devesse tornar, pela tua vontade, lei universal da natureza.
 d) Age de forma que conserves sempre a tua liberdade, ainda que tenhas de resistir à liberdade
alheia.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/248054
Questão 214: NC UFPR (FUNPAR) - DP PR/DPE PR/2014
Assunto: Direito, Moral e Justiça
De acordo com a jurista francesa Simone Goyard-Fabre, a questão central da filosofia jurídica é a
discussão acerca do fundamento para o ordenamento jurídico, que historicamente foi tomada pelo
debate entre naturalismo e positivismo.
Acerca do tema, é correto afirmar:
1. Na filosofia hegeliana, a realização da razão no direito prescinde do Estado, eis que o direito
positivo é arbitrário e naturalmente tendente à alienação, e a verdadeira cidadania só pode aflorar de
uma sociedade autônoma face ao poder estatal.
2. A teoria autopoiética de Luhmann necessita da referência a um sistema jurídico “aberto”, cuja
redefinição dos elementos é possível somente por meio de um referencial externo social, político ou
cultural.
3. O advento do constitucionalismo anda lado a lado com o triunfo do racionalismo moderno, eis que
possibilitou a interpretação racional do ordenamento jurídico enquanto “sistema” hierarquizado.
Assinale a alternativa correta.
 a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
 b)Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
 c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
 d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
 e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/427717
Questão 215: NC UFPR (FUNPAR) - DP PR/DPE PR/2014
Assunto: Direito, Moral e Justiça
É uma característica fundamental da teoria da justiça de John Rawls, na interpretação de Roberto
Gargarella:
 a) Utilitarismo, na forma da postura que considera um ato como correto quando maximiza a
felicidade geral.
 b) Minimização do papel do Estado junto à sociedade, cuja intervenção deve reservar-se a corrigir
ilegalidades patentes.
 c) A ideia de que a herança, por exemplo, só é justificável se fizer parte de um esquema que melhora
as expectativas dos membros menos favorecidos da sociedade.
 d) A eleição de um rol determinado e imutável de bens de vida que deve estar disponível a todos os
membros da sociedade, em qualquer época.
 e) A concepção de um Estado que privilegie a meritocracia, eis que é necessário recompensar
adequadamente o esforço individual que, se utilizado em todo seu potencial, terminará por favorecer
toda a sociedade.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/427718
Questão 216: QUADRIX - Ana (SERPRO)/SERPRO/Perícia em Cálculo Judicial/2014
Assunto: Direito, Moral e Justiça
A terminologia "fonte" vem do latim fons, com o significado de nascente ou manancial. Ao aplicarmos o
referido tremo ao Direito, podemos separar essas fontes em heterônomas ou autônomas. Assim, é
correto afirmar que são fontes heterônomas do Direito aquela que:
 a) são elaboradas pelos próprios interessados, como convenção e acordo coletivo, por exemplo.
 b) são elaboradas pelos interessados no regulamento bilateral de empresa, com vistas a salvaguardar
o patrimônio empresarial.
 c) baseiam-se nos costumes e na cultura organizacional de cada empresa, considerando sua região
territorial.
 d) são sugeridas por interessados na polaridade do contrato de trabalho celebrado de maneira
bilateral.
 e) são impostas por agentes externos, com a Constituição e as leis nacionais, por exemplo.
 
 
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/437398
Questão 217: Com. Exam. (MPE PR) - PJ (MPE PR)/MPE PR/2014
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Analise as assertivas abaixo e indique a alternativa:
I. Das construções doutrinárias de Günther Jakobs acerca do “Direito Penal do Inimigo”, extrai-se
que aquele que por princípio se conduz de modo desviado, não oferece garantia de um
comportamento pessoal, por isso não pode ser tratado como cidadão, mas deve ser combatido como
inimigo;
II. Uma classificação atual de justiça – levada em consideração na criação de novos métodos de
resolução de conflitos -, que surge como alternativa para que o crime não seja punido de maneira
retributiva, mas que o dano causado seja reparado ou minimizado, é a Justiça Restaurativa;
III. O Direito pátrio acolhe muitas das reinvindicações das minorias mediante edição de normas
jurídicas que visam a manter a convivência harmônica do coletivo;
IV. A afirmativa de João Baptista Herkenhoff (in Movimentos Sociais, Porto Alegre: Livraria do
Advogado, 2004, p.25) de que “Os movimentos sociais não se submetem aos padrões do Direito
estabelecido. Sobretudo em sociedades, como a brasileira, onde milhões de pessoas estão à margem
de qualquer direito, num estado de permanente negação da Cidadania, os movimentos sociais estão
sempre a ´criar direitos´ à face de uma realidade sociopolítica surda aos apelos de direito e
dignidade humana”, reflete o confronto dos movimentos sociais com a ordem social cristalizada.
 a) Apenas as assertivas II, III e IV são corretas;
 b) Somente as assertivas II e IV são corretas;
 c) Apenas as assertivas II e III são corretas;
 d) Somente a assertiva III é correta;
 e) Todas as assertivas são corretas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/492402
Questão 218: Com. Exam. (MPE SC) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2014
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Na obra de Jean-Jacques Rousseau, nota-se a preocupação com o respeito à vontade geral dos
indivíduos que compõem o Estado, além de uma constante crença na bondade da natureza humana, ao
contrário do que defendeu Hobbes. Para Rousseau o homem nasce bom, porém, com as disputas
existentes no meio em que se encontra inserido, acaba se degenerando. Enfatizando o valor ao
predomínio da vontade individual, defende que direitos essenciais possam ser renunciados, como a
liberdade e igualdade.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/507080
Questão 219: UNIVALI - Tec AAdm (FAMAI)/FAMAI/2014
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Quando se fala no Direito que o termo “significa a ciência da lei e que pode ser uma lei baseada em
casos, ou às decisões legais que se desenvolveram e que acompanham estatutos na aplicação de leis em
situações de fato”, está se falando de:
 a) Costumes.
 b) Doutrinas.
 c) Jurisprudência.
 d) Analogia.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1066564
Questão 220: BIO-RIO - Prof (Pref B Mansa)/Pref B Mansa/História/2014
Assunto: Direito, Moral e Justiça
1. “Não devo colocar o lixo na porta do meu vizinho, pois não gostaria que ele fizesse o mesmo
comigo”.
2. “É proibido colocar lixo fora dos locais indicados por lei”.
3. “Nossa comunidade faz coleta seletiva do lixo há três décadas, prática ensinada também nas
escolas comunitárias”.
As afirmativas acima expressam diferentes dimensões que o civismo pode assumir, considerando as
práticas cotidianas dos cidadãos mais ou menos comprometidas com o bem estar coletivo. Assinale a
alternativa que identifica corretamente as respectivas dimensões do civismo contidas em cada frase
citada.
 a) 1. identitária; 2. ética; 3. normativa.
 b) 1. normativa; 2. ética; 3. identitária.
 c) 1. ética; 2. normativa; 3. identitária.
 d) 1. normativa; 2. identitária; 3. ética.
 e) 1. ética; 2. identitária; 3. normativa.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1359369
Questão 221: CEBRASPE (CESPE) - DP TO/DPE TO/2013
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Com relação ao conceito de justiça, assinale a opção correta.
 a) O vocábulo justiça é empregado, em sentido lato, como equivalente a organização judiciária.
 b) O sentido estrito de justiça está associado ao conjunto das virtudes que regulam as relações entre
os homens.
 c) De acordo com a doutrina majoritária, caracterizam o sentido lato de justiça a alteridade, o débito e
a igualdade.
 d) Consoante a doutrina aristotélica, a justiça comutativa caracteriza-se como aquela em que o
particular dá a outro o bem que lhe é devido.
 e) Na antiguidade clássica, Platão definiu justiça como a vontade constante e perpétua de dar a cada
um o que lhe pertence.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/99366
Questão 222: CEBRASPE (CESPE) - DP TO/DPE TO/2013
Assunto: Direito, Moral e Justiça
A ciência que apresenta ao Poder Judiciário ferramentas como método de controle e planejamento,
gestão de pessoas e de conhecimento e valorização dos recursos humanos denomina-se
 a) economia judiciária.
 b) axiologia judiciária.
 c) contadoria judicial.
 d) administração judiciária.
 e) epistemologia jurídica.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/99369
Questão 223: FGV - Proc Leg (ALMT)/AL MT/2013
Assunto: Direito, Moral e Justiça
O pensador norte-americano John Rawls (1921-2002) contribuiu para a reformulação do pensamento
moral contemporâneo, ao pretender ampliar o conceito e o papel da justiça. Nesse sentido, seu modelo
de justiça.
 a) é igualitarista, identificando a justiça com a igualdade econômica, a ser conquistadapor meio de
planificação e estatização da economia.
 b) se baseia em uma concepção metafísica e apriorística de Bem, que obriga a pessoa a se orientar
eticamente através de imperativos categóricos que comandam o sentido individual de suas ações.
 c) é utilitarista, pois concebe uma sociedade justa quando suas organizações são instituídas de forma
a alcançar a maior soma de satisfação para o conjunto de indivíduos.
 d) defende as assimetrias econômicas e sociais, na medida em que recusa o argumento de ser
vantajoso amparar os menos favorecidos.
 e) é pluralista, no sentido de compreender o universo social como composto por elementos diferentes
e conflitantes, mas orientado por princípios, entre os quais, o da liberdade.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/156528
Questão 224: FCC - DP SP/DPE SP/2013
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Na obra O que é justiça?, ao discorrer sobre a justiça como um problema de justificação do
comportamento humano, Hans Kelsen afirma: “(...) não é de admirar que as inúmeras teorias de justiça
apresentadas desde tempos imemoriais até os dias de hoje se deixem reduzir facilmente a dois tipos
básicos”.
Estes dois tipos básicos são denominados pelo autor:
 a) lógico-dedutivo e axiológico-valorativo.
 b) intuitivo-indutivo e racional-dedutivo.
 c) científico-racional e emotivo-cognitivo.
 d) metafísico-religioso e pseudo-racionalista.
 e) idealista-jusnaturalista e realista-positivista.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/156540
Questão 225: FCC - DP SP/DPE SP/2013
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Na obra O que é justiça?, Hans Kelsen explicita que sua Teoria Pura do Direito formula a regra de Direito
(usando o termo em sentido descritivo) como um juízo
 a) categórico em que a sanção surge como condição essencial e o delito como a consequência.
 b) hipotético em que o delito surge como condição essencial e a sanção como a consequência.
 c) categórico em que o delito surge como condição essencial e a sanção como a consequência.
 d) hipotético em que a sanção surge como condição essencial e o delito como a consequência.
 e) hipotético em que a moral surge como condição essencial e a sanção como a consequência.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/156544
Questão 226: FCC - DP SP/DPE SP/2013
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Ao discorrer sobre o conceito de norma, no livro A ciência do direito, Tércio Sampaio Ferraz Júnior
aborda a chamada “Teoria Imperativista da norma”, que possui Rudolf von Jhering como um de seus
principais representantes. As análises do autor sobre esta Teoria explicitam que o seu centro nuclear é a
noção de
 a) verdade.
 b) normatividade.
 c) verificação.
 d) vontade.
 e) falsificação.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/156545
Questão 227: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2013
Assunto: Direito, Moral e Justiça
O utilitarismo é uma filosofia moderna que conquistou muitos adeptos nos séculos XIX e XX, inclusive no
pensamento jurídico. As principais características do utilitarismo são:
 a) convencionalismo, consequencialismo e antifundacionalismo.
 b) consequencialismo, transcendentalismo e fundacionalismo.
 c) convencionalismo,materialismo e fatalismo.
 d) mecanicismo, fatalismo e antifundacionalismo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/237784
Questão 228: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2013
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Considere a seguinte afirmação de Aristóteles:
“Temos pois definido o justo e o injusto. Após distingui-los assim um do outro, é evidente que a ação
justa é intermediária entre o agir injustamente e o ser vítima da injustiça; pois um deles é ter demais e o
outro é ter demasiado pouco.”
 
(Aristóteles. Ética a Nicômaco. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 329.)
De efeito, é correto concluir que para Aristóteles a justiça deve sempre ser entendida como
 a) produto da legalidade, pois o homem probo é o homem justo.
 b) espécie de meio termo.
 c) relação de igualdade aritmética.
 d) ação natural imutável.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/238506
Questão 229: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2013
Assunto: Direito, Moral e Justiça
“Manter os próprios compromissos não constitui dever de virtude, mas dever de direito, a cujo
cumprimento pode-se ser forçado. Mas prossegue sendo uma ação virtuosa (uma demonstração de
virtude) fazê-lo mesmo quando nenhuma coerção possa ser aplicada. A doutrina do direito e a doutrina
da virtude não são, consequentemente, distinguidas tanto por seus diferentes deveres, como pela
diferença em sua legislação, a qual relaciona um motivo ou outro com a lei”.
Pelo trecho acima podemos inferir que Kant estabelece uma relação entre o direito e a moral. A esse
respeito, assinale a afirmativa correta.
 a) O direito e a moral são idênticos, tanto na forma como no conteúdo prescritivo. Assim, toda ação
contrária à moralidade das normas jurídicas é também uma violação da ordem jurídica.
 b) A conduta moral refere-se à vontade interna do sujeito, enquanto o direito é imposto por uma ação
exterior e se concretiza no seu cumprimento, ainda que as razões da obediência do sujeito não sejam
morais.
 c) A coerção, tanto no direito quanto na moral, é um elemento determinante. É na possibilidade de
impor-se pela força, independentemente da vontade, que o direito e a moral regulam a liberdade.
 d) Direito e moral são absolutamente distintos. Consequentemente, cumprir a lei, ainda que
espontaneamente, não é demonstração de virtude moral.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/238954
Questão 230: SMA-RJ (antiga FJG) - AGPM (Pref RJ)/Pref RJ/2013
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Segundo Seidman e Gilmore, “o crescimento do Estado Regulador transformou o único poder não eleito
do Estado, o Judiciário, de árbitro relativamente neutro em um protagonista ativo do jogo
administrativo”. (Seidman, Harold; Gilmore, Robert. Politics, position and power. 4. ed. New York: Oxford
University Press, 1986, p. 132. Apud Majone. Op. Cit.). Tal frase reflete o seguinte fenômeno jurídico:
 a) deslegalização
 b) desregulação
 c) ação afirmativa
 d) regulação estatal
 e) ativismo judicial
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/296783
Questão 231: UEG - Del Pol (PC GO)/PC GO/2013
Assunto: Direito, Moral e Justiça
A dicotomia Direito Público e Direito Privado remonta ao direito romano. Vários são os critérios propostos
para esclarecer essa diferença. O critério finalístico assenta-se no interesse jurídico tutelado. Assim, são
de direito público
 a) as normas em que predomina o interesse geral.
 b) as normas reguladoras das relações particulares, com base na igualdade.
 c) as normas que visam atender imediatamente o interesse dos indivíduos.
 d) as normas em que não é possível a sua derrogação pela vontade das partes.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/405087
Questão 232: INCAB (ex-FUNCAB) - Sold (PM CE)/PM CE/2013
Assunto: Direito, Moral e Justiça
No tocante às disciplinas jurídicas, à sociabilidade humana e aos instrumentos de controle social, julgue o
seguinte item.
 
O Direito, considerado em sua unidade fundamental, se sustenta sobre um determinado sistema
axiológico.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1617445
Questão 233: INCAB (ex-FUNCAB) - Sold (PM CE)/PM CE/2013
Assunto: Direito, Moral e Justiça
No tocante às disciplinas jurídicas, à sociabilidade humana e aos instrumentos de controle social, julgue o
seguinte item.
 
O estudo do Direito Comparado limita-se ao Direito Positivo, haja vista as diferentes realidades sociais e
de experiência jurídica decada Estado.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1617446
Questão 234: INCAB (ex-FUNCAB) - Sold (PM CE)/PM CE/2013
Assunto: Direito, Moral e Justiça
No tocante às disciplinas jurídicas, à sociabilidade humana e aos instrumentos de controle social, julgue o
seguinte item.
 
O Direito e a Moral, conquanto se complementem e se influenciem mutuamente, têm como nota
distintiva a coercibilidade.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1617447
Questão 235: INCAB (ex-FUNCAB) - Sold (PM CE)/PM CE/2013
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Sobre as significações do Direito, julgue o item que segue.
 
O Direito Positivo resulta de um ato de vontade heterônomo do Estado (lei), da sociedade (costumes), ou
da comunidade internacional (tratado e convenção).
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1617448
Questão 236: INCAB (ex-FUNCAB) - Sold (PM CE)/PM CE/2013
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Sobre as significações do Direito, julgue o item que segue.
 
Em regra, cabe ao titular do Direito Subjetivo adotar atos de coação para a satisfação do seu interesse.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1617449
Questão 237: INCAB (ex-FUNCAB) - Sold (PM CE)/PM CE/2013
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Sobre as significações do Direito, julgue o item que segue.
 
A lei é direito que aspira à efetividade e o costume é norma efetiva que aspira à validade.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1617450
Questão 238: INCAB (ex-FUNCAB) - Sold (PM CE)/PM CE/2013
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Sobre as significações do Direito, julgue o item que segue.
 
Não há hierarquia entre as normas infraconstitucionais e os atos administrativos normativos, mas só
entre aquelas e as normas constitucionais.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1617451
Questão 239: FCC - DP SP/DPE SP/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Na obra A Ciência do Direito, o jurista Tercio Sampaio Ferraz Júnior desenvolve uma análise que o conduz
a concluir que o problema central da Ciência do Direito é a decidibilidade. Assim, ao envolver uma
questão de decidibilidade, essa Ciência manifesta-se, para o autor, como pensamento
 a) tecnocrata.
 b) teleológico.
 c) fenomenológico.
 d) tecnológico.
 e) demonstrativo.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/74636
Questão 240: FCC - DP SP/DPE SP/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
"Toda a atividade orientada segundo a ética pode ser subordinada a duas máximas inteiramente diversas
e irredutivelmente opostas". Esta afirmação precede as análises de Max Weber, no ensaio "A Política
como Vocação", acerca da oposição entre, de um lado, a atitude daquele que, convencido da justeza
intrínseca de seus atos, é indiferente aos efeitos que estes atos podem acarretar e, de outro lado, a
atitude daquele que leva em conta as consequências previsíveis de seus atos. Segundo a terminologia
empregada por Weber no ensaio mencionado, estas duas atitudes referem-se, respectivamente, àquilo a
que o autor denomina
 a) ética de justeza e ética de consequência.
 b) ética de justeza e ética de responsabilidade.
 c) ética de convicção e ética de responsabilidade.
 d) ética de convicção e ética de consequência.
 e) ética de responsabilidade e ética de convicção.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/74637
Questão 241: FCC - DP SP/DPE SP/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
"O Estado moderno é um agrupamento de dominação que apresenta caráter institucional e procurou
(com êxito) monopolizar, nos limites de um território, a violência física legítima como instrumento de
domínio e que, tendo esse objetivo, reuniu nas mãos dos dirigentes os meios materiais de gestão.
Equivale isso a dizer que o Estado moderno expropriou todos os funcionários que, segundo o princípio
dos "Estados" dispunham outrora, por direito próprio, de meios de gestão, substituindo-se a tais
funcionários, inclusive no topo da hierarquia".
No trecho acima, extraído do ensaio "A Política como Vocação", Max Weber refere-se ao Estado moderno,
resultante de seu desenvolvimento racional. Para o autor, este Estado é caracterizado como um estado
 a) burocrático.
 b) autoritário.
 c) autocrático.
 d) democrático.
 e) nação.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/74640
Questão 242: FCC - DP SP/DPE SP/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Na perspectiva da Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen, é possível distinguir uma "jurisprudência" que
trata da validade do Direito de outra que considera a eficácia do Direito. Para o pensador, estas
jurisprudências "andam lado a lado" e "nenhuma é capaz de substituir a outra, porque cada uma trata de
problemas diferentes". Daí a Teoria Pura do Direito insistir em distingui-las claramente. Segundo a
nomenclatura que lhes é atribuída por Kelsen, na obra O que é justiça?, elas podem ser chamadas,
respectivamente, de
 a) jurisprudência validativa e jurisprudência eficiente.
 b) jurisprudência sociológica e jurisprudência normativa.
 c) jurisprudência eficiente e jurisprudência validativa.
 d) jurisprudência normativa e jurisprudência sociológica.
 e) jurisprudência normativa e jurisprudência eficiente.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/74641
Questão 243: CEBRASPE (CESPE) - DP RO/DPE RO/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Considerando os conceitos de direito e de moral, assinale a opção correta à luz da filosofia do direito.
 a) Kant desenvolveu a teoria do mínimo ético, segundo a qual o direito representa todo o conteúdo
moral obrigatório para que a sociedade possa sobreviver minimamente.
 b) Hans Kelsen formulou a teoria da bilateralidade atributiva, asseverando que a moral não se
distingue do direito, mas o complementa por meio da bilateralidade ou intersubjetividade.
 c) Christian Thomasius propôs a distinção entre o direito e a moral, sob a inspiração pufendorfiana,
com base na ideia de coação.
 d) Thomas Hobbes desenvolveu a teoria da atributividade, segundo a qual direito e moral estão inter-
relacionados, tendo ambos origem no direito natural.
 e) Max Scheler preconizava uma espécie de moral pura, condição para a existência de um
comportamento que, guiado pelo direito e pela ética, não muda segundo as circunstâncias.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/99483
Questão 244: CEBRASPE (CESPE) - DP RO/DPE RO/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Assinale a opção correta à luz da filosofia do direito.
 a) Consoante as ideias de Binding, há, no direito, sanção exterior necessária a atingir seu objetivo,
sendo o direito a moral imposta pelo poder.
 b) Piaget preocupou-se em demonstrar a heteronomia tanto da norma moral quanto da norma
jurídica, bem como o fato de ambas, em suas origens, pressuporem uma autoridade, passando a norma
moral, gradualmente, da heteronomia para uma autonomia relativa.
 c) Segundo Ripert, diferentemente do que se verifica na regra jurídica, na regra moral há
coercibilidade.
 d) De acordo com a teoria formulada por Windscheid, a moral implica a ideia de humanidade e de
mitigação, e o direito, a realização da positivação das normas.
 e) Segundo Rudolf Stammler, as normas jurídicas ou éticas sujeitam-se à violação, o que não ocorre
com a lei em sentido científico.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/99484
Questão 245: CEBRASPE (CESPE) - DP RO/DPE RO/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Com relação ao conceito de direito e de equidade, assinale a opção correta.a) Equidade pode ser definida como o conjunto de princípios que, atribuídos a Deus, à razão, ou
havidos como decorrentes da natureza das coisas, independem de convenção ou legislação, e que seriam
determinantes, informativos ou condicionantes das leis positivas.
 b) Define-se equidade como a autorização, dada pelo direito objetivo, de fazer ou ter o que não pode
ser impedido ou tirado, sem violação da norma jurídica.
 c) O direito, definido como conjunto de princípios imanentes, constitui a substância jurídica da
humanidade, segundo a sua natureza e o seu fim; tais princípios, imutáveis em essência, se adaptam à
realidade histórica e geográfica.
 d) Segundo Dante, o direito representa uma proporção real e pessoal, de homem para homem, que,
conservada, conserva a sociedade, e, corrompida, corrompe-a.
 e) O direito pode ser definido como a justa aplicação da norma jurídica geral ao caso concreto para
que o summum jus não se transforme em summa injuria.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/99486
Questão 246: FCC - DP PR/DPE PR/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
A concepção de justiça que mais se aproxima de um dos objetivos, positivado, das Defensorias Públicas
no Brasil é:
 a) Justiça enquanto tranquilidade.
 b) Justiça enquanto cumprimento da lei.
 c) Justiça que manda dar aos iguais coisas iguais e aos desiguais coisas desiguais.
 d) Justiça como realização da liberdade.
 e) Justiça enquanto vida feliz do homem, que só é atingida na paz individual ou social.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/159724
Questão 247: FEPESE - DP SC/DPE SC/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Tércio Sampaio Ferraz Júnior analisa o fenômeno jurídico de maneira sistêmica. Para ele, a ciência do
direito deve ser percebida como um pensamento tecnológico que dogmatiza os pontos de partida e
problematiza a sua aplicabilidade na solução dos conflitos. A ciência jurídica, por conseguinte, contém
questões dogmáticas e zetéticas. Nesse sentido, quando Ferraz Junior afirma que o direito, como objeto,
comporta a investigação filosófica, metodológica e lógica-formal das normas, ele entende que, “desse
ponto de vista, o teórico se ocupa com os pressupostos últimos e condicionantes bem como com a crítica
dos fundamentos formais e materiais do fenômeno jurídico e do seu conhecimento”.
Essa definição, encontrada no livro Introdução ao estudo do direito, é classificada pelo autor como:
 a) zetética analítica pura.
 b) zetética analítica aplicada.
 c) zetética empírica aplicada.
 d) zetética empírica analítica.
 e) zetética empírica pura.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/164811
Questão 248: FEPESE - DP SC/DPE SC/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Os mecanismos inovadores implementados pelos juizados especiais no Brasil, a partir do final da década
de 1990, têm normalmente facilitado o acesso à justiça. Porém, é necessário atentar para o fato de que a
informalização pode também ensejar certo tipo de risco, como no caso de:
 a) As etapas processuais serem excessivamente abreviadas para facilitar o acordo entre as partes a
partir do incentivo à conciliação, fato que prejudica a expectativa de o advogado vencer a lide.
 b) A conciliação abreviar o trâmite processual e, desta maneira, impedir que todas as provas sejam
produzidas para chegar ao desvendamento da verdade processual como elemento indispensável e
finalidade precípua da justiça.
 c) A supressão de etapas e procedimentos próprios do rito ordinário vir a colocar em perigo a
finalidade essencial do processo que, tendo em vista a segurança jurídica, é o cumprimento da norma.
 d) As partes possuírem desigual poder econômico, sendo que neste caso a ausência de advogado e a
rapidez da tramitação processual têm aumentado a vulnerabilidade da parte economicamente mais fraca
e desassistida.
 e) A excessiva procura por este tipo de juizado vulgarizar a prestação de justiça pelo fato de se tratar
de matérias simples e repetitivas que desvalorizam a atuação profissional de juízes e advogados.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/164823
Questão 249: FCC - JT TRT18/TRT 18/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
A doutrina do poder constituinte foi elaborada na obra
 a) O Espírito das Leis, de Montesquieu.
 b) O contrato social, de Jean Jacques Rousseau.
 c) Leviatã, de Thomas Hobbes.
 d) O que é o terceiro Estado?, de Emmanuel Joseph Sieyès.
 e) Segundo Tratado sobre o Governo Civil, de John Locke.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/205749
Questão 250: VUNESP - Proc (Pref SJC)/Pref SJC/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Quanto ao conceito de direito potestativo, assinale a alternativa correta.
 a) É o poder que a ordem jurídica confere a alguém de agir e de exigir de outrem determinado
comportamento em nome próprio ou de terceiro interessado.
 b) É a proteção dos direitos subjetivos que se faz pelas vias previstas no direito para esse fim.
 c) É o ônus jurídico correspondente à faculdade de se comportar de determinado modo para a
realização de interesse próprio.
 d) É a situação jurídica em que o direito não nascido está pendente de verificação de um requisito
essencial a sua existência.
 e) Constitui um poder de agir de que certa pessoa é dotada para influir decisivamente na esfera
jurídica de outrem, que deve se sujeitar a tal vontade.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/251560
Questão 251: IBFC - GCM (João Pessoa)/Pref João Pessoa/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Assinale a alternativa em que a palavra “direito” é empregada com o mesmo sentido de “justo”.
 a) O direito brasileiro acolhe o divórcio.
 b) Temos o direito de reclamar do prefeito.
 c) Não é direito condenar o inocente.
 d) Estuda-se direito na faculdade.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/316637
Questão 252: IBFC - GCM (João Pessoa)/Pref João Pessoa/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Lei o texto abaixo e responda o que se pede.
 
“Suponha-se que exista um número grande de indivíduos em uma sociedade que necessitem alugar
prédios para suas moradas. Os edifícios são poucos e, havendo muita demanda, é certo que pela lei da
oferta e da procura os preços dos imóveis a serem locados tendem a se elevar. O legislador, percebendo-
se desse fato social, atribui valor preponderante à necessidade dos inquilinos, protegendo-os com uma
Lei do Inquilinato, que lhes dá maior proteção em detrimento do proprietário.”
 
Dentro da chamada Teoria Tridimensional do Direito, descrita por Miguel Reale, a trilogia da qual não se
afasta qualquer expressão da vida jurídica é sintetizada pelo enunciado:
 a) fato social – valor – norma jurídica.
 b) Legislativo – Executivo – Judiciário.
 c) liberdade – igualdade – fraternidade.
 d) sensibilidade legislativa – voto – cidadania.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/316638
Questão 253: FCC - Ana (MPE RN)/MPE RN/Administrativa/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
"Na tentativa de descobrir o princípio consagrado pelo legislador, aquele que o investiga deverá seguir
uma ordem. Nesta ordem, em último lugar deverá o investigador pesquisar determinado princípio
 a) no Direito em sua plenitude."
 b) no instituto que aborda a matéria."
 c) em todo o Direito Positivo."
 d) no Direito Público ou no Direito Privado."
 e) em vários institutos afins."
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/443555
Questão 254: VUNESP - Proc Jur I (Cubatão)/Pref Cubatão/Administrativo/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
A experiência jurídica é uma modalidade da experiência histórico-cultural, sendo que a implicação fato-
valor se resolve num processo normativo de natureza integrante, cadanorma ou conjunto de normas
representando, em um dado momento histórico e em função de dadas circunstâncias, a compreensão
operacional compatível com a incidência de certos valores sobre os fatos múltiplos que condicionam a
formação dos modelos jurídicos e sua aplicação.
 
A visão de normas e modelos jurídicos expressa neste texto reflete a formulação efetuada pelo(a)
 a) jusnaturalismo racionalista.
 b) epistemologia.
 c) teoria tridimensional do direito.
 d) positivismo.
 e) teoria da argumentação.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/850310
Questão 255: Com. Exam. (PGE RJ) - Ana (PGE RJ)/PGE RJ/Bibliotecário/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
São exemplos de ramos do direito público:
 a) direito administrativo, direito penal e direito comercial.
 b) direito constitucional, direito civil e direito comercial.
 c) direito constitucional, direito penal e direito civil.
 d) direito administrativo, direito penal e direito tributário.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/874129
Questão 256: Com. Exam. (PGE RJ) - Ana (PGE RJ)/PGE RJ/Bibliotecário/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Chama-se de direito objetivo:
 a) o conjunto de normas jurídicas que regulam a vida de certa sociedade.
 b) o conjunto das normas que não deixam margem à interpretação.
 c) a faculdade de agir imediatamente,
 d) o conjunto de normas que estabelecem objetivos a serem alcançados no futuro.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/874132
Questão 257: AJURI - Moto (EMHUR)/EMHUR/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Assinale a alternativa que mostra os dois conceitos fundamentais que são determinados por códigos e
leis (Constituição, Código de Trânsito, Código Civil e etc.), e que, sem os quais, a vida na sociedade à
qual pertencemos não seria possível:
 a) Direitos e Deveres;
 b) Estado e Progresso;
 c) Ordem e Direitos;
 d) Ordem e Progresso.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/986293
Questão 258: CEBRASPE (CESPE) - Sold (PM CE)/PM CE/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
A respeito das disciplinas jurídicas, da sociabilidade humana e dos instrumentos de controle social, julgue
o item a seguir.
 
Segundo Miguel Reale, o fenômeno jurídico explica-se pela relação recíproca, simultânea e dialética entre
norma, fato social e valor.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1370598
Questão 259: CEBRASPE (CESPE) - Sold (PM CE)/PM CE/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
A respeito das disciplinas jurídicas, da sociabilidade humana e dos instrumentos de controle social, julgue
o item a seguir.
 
A filosofia do direito é a disciplina que examina o fenômeno jurídico do ponto de vista social.
 
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1370599
Questão 260: CEBRASPE (CESPE) - Sold (PM CE)/PM CE/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
A respeito das disciplinas jurídicas, da sociabilidade humana e dos instrumentos de controle social, julgue
o item a seguir.
 
A norma moral é diferente da norma ética.
 
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1370600
Questão 261: CEBRASPE (CESPE) - Sold (PM CE)/PM CE/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Com relação à sociedade estatal, à supremacia da Constituição e às significações do direito, julgue o item
seguinte.
 
O direito subjetivo caracteriza-se como uma regra obrigatória ou como um conjunto de regras
obrigatórias.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1370601
Questão 262: FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Direitos Humanos e
Cidadania/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
No seu famoso livro Uma Teoria da Justiça (1971) John Rawls argumenta que os princípios da justiça
como equidade devem nortear as instituições básicas da sociedade de modo a contrabalançar os efeitos
da posição social do indivíduo ao nascer, mas não os efeitos de suas habilidades naturais
 
PORQUE
 
As habilidades naturais são trabalhadas pelo indivíduo durante sua vida, por meio das escolhas que ele
faz (como adquirir uma boa educação ou não, trabalhar pesado ou não etc), e assim não podem ser
consideradas moralmente arbitrárias. Assinale se
 a) somente a 1ª afirmativa estiver correta.
 b) somente a 2ª afirmativa estiver correta.
 c) as duas afirmativas estiverem corretas e o nexo causal entre elas for verdadeiro.
 d) as duas afirmativas estiverem corretas e o nexo causal entre eles for falso.
 e) as duas afirmativas forem falsas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2169769
Questão 263: FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Pronunciamentos/2012
Assunto: Direito, Moral e Justiça
A defesa de um Judiciário forte e independente constitui uma das teses de
 a) Benjamim Constant.
 b) Alexis de Tocqueville.
 c) Saint-Simon.
 d) Friedrich Hayek.
 e) John Maynard Keynes.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2170588
Questão 264: IBFC - Proc (FJPO)/Pref Campinas/2011
Assunto: Direito, Moral e Justiça
A respeito das normas heterotópicas, é correto afirmar que:
 a) não existem no sistema jurídico.
 b) condicionam a análise sistemática entre dois ou mais ordenamentos jurídicos.
 c) existem, mas são ineficazes.
 d) não há qualquer resquício dessas normas no Direito Civil.
 e) são inválidas para o Direito Civil.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/327171
Questão 265: FUMARC - Esc Pol (PC MG)/PC MG/2011
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Em relação ao Direito Objetivo, é CORRETO afirmar que
 a) trata-se da faculdade que toda pessoa tem de postular seu direito, visando à realização de seus
interesses.
 b) corresponde a toda sanção que visa reger as relações jurídicas para a convivência entre as
pessoas.
 c) diz respeito ao complexo de normas, que são impostas às pessoas, com caráter de universalidade,
para regular suas relações.
 d) caracteriza-se como toda e qualquer decisão proferida pelo magistrado, no exercício de suas
funções jurisdicionais, de forma a regrar a conduta dos indivíduos.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/415631
Questão 266: FUMARC - Esc Pol (PC MG)/PC MG/2011
Assunto: Direito, Moral e Justiça
São fontes do Direito:
 a) a ética, a moral, a religião, a lei e a analogia.
 b) a lei, a jurisprudência, a sanção, a coação e a coerção.
 c) a política, os costumes, os fatos, os atos normativos e administrativos.
 d) a lei, os costumes, a analogia, a doutrina e a jurisprudência.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/415632
Questão 267: FCC - DP SP/DPE SP/2010
Assunto: Direito, Moral e Justiça
No ensaio "A Política como vocação", Max Weber realiza uma caracterização de três tipos de dominação
legítima, a saber:
− A dominação que repousa sobre a "autoridade do 'passado eterno', isto é, dos costumes
santificados pela validez imemorial e pelo hábito, enraizado nos homens, de respeitá-los".
− A dominação que se funda em "dons pessoais e extraordinários de um indivíduo", na "devoção
e confiança estritamente pessoais depositadas em alguém que se singulariza por qualidades
prodigiosas, por heroísmo ou por outras qualidades exemplares que dele fazem o chefe".
− A dominação que se impõe "em razão da crença na validez de um estatuto legal e de uma
'competência' positiva, fundada em regras racionalmente estabelecidas".
Estes modos de dominação correspondem, respectivamente, ao que Weber entende por dominação
 a) legal, tradicional e carismática.
 b) carismática, tradicional e legal.
 c) tradicional,carismática e legal.
 d) carismática, legal e tradicional.
 e) tradicional, legal e carismática.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/68661
Questão 268: FCC - DP SP/DPE SP/2010
Assunto: Direito, Moral e Justiça
"A intelectualização e a racionalização crescentes não equivalem, portanto, a um conhecimento geral
crescente acerca das condições em que vivemos. Significam, antes, que sabemos ou acreditamos que, a
qualquer instante, poderíamos, bastando que o quiséssemos, provar que não existe, em princípio,
nenhum poder misterioso e imprevisível que interfira com o curso de nossa vida; em uma palavra, que
podemos dominar tudo, por meio da previsão. Equivale isso a despojar de magia o mundo. Para nós não
mais se trata, como para o selvagem que acredita na existência daqueles poderes, de apelar a meios
mágicos para dominar os espíritos ou exorcizá-los, mas de recorrer à técnica e à previsão. Tal é a
significação essencial da intelectualização".
No trecho citado acima, retirado do ensaio "A Ciência como vocação", Max Weber caracteriza aquilo que
entende ser um processo "realizado ao longo dos milênios da civilização ocidental", do qual a ciência
participa como "elemento e motor". Weber denomina este processo
 a) sistematização.
 b) desencantamento.
 c) tecnocracia.
 d) descrença.
 e) democratização.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/68666
Questão 269: Com. Exam. (MPE SC) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2010
Assunto: Direito, Moral e Justiça
I – A ‘lei’, os ‘costumes’ e os ‘princípios gerais’ são considerados pela doutrina as fontes formais do
direito, sendo a ‘lei’, dentre elas, a fonte principal, posto que o juiz somente poderá recorrer às
outras fontes para a solução do caso concreto quando a ‘lei’ for omissa.
II – Repristinação é a recuperação de vigência de uma lei revogada. Para que se opere a
repristinação basta que a lei revogadora tenha perdido a sua vigência.
III – Para a Teoria Geral do Direito, personalidade jurídica é o atributo necessário para ser sujeito
de direito (titular de direitos e obrigações), e só pode ser atribuído às pessoas jurídicas, nunca às
naturais.
IV – As pessoas com idade entre dezesseis anos e dezoito anos incompletos são titulares de direitos
e obrigações e podem praticar pessoalmente atos e negócios jurídicos que importem disponibilidade
de patrimônio, mediante o auxílio de seu assistente legal.
V – Os diretos da personalidade tem por característica serem absolutos, extrapatrimoniais,
indisponíveis, imprescritíveis, impenhoráveis e vitalícios, aplicando-se sua proteção, no que couber,
às pessoas jurídicas.
 
 a) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
 b) Apenas as assertivas II e V estão corretas.
 c) Apenas as assertivas I, IV e V estão corretas.
 d) Apenas as assertivas III, IV e V estão corretas
 e) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/509697
Questão 270: FCC - Proc (ALESP)/ALESP/2010
Assunto: Direito, Moral e Justiça
No que diz respeito às formas de atuação do direito como fator de mudança social, aquela que se
caracteriza pela aplicação de um novo sistema jurídico para substituir o direito do Estado e responder às
necessidades sociais é denominada direito
 a) globalizado.
 b) alternativo.
 c) vinculante.
 d) transformador.
 e) social.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/568821
Questão 271: FCC - Proc (ALESP)/ALESP/2010
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Em relação às Fontes do Direito Objetivo, considere:
I. Legislação, lato sensu, é modo de formação de normas jurídicas por meio de atos competentes.
II. Lei, no sentido material, designa o conjunto de normas que estabelecem os meios judiciais de se
fazerem valer direitos e obrigações.
III. Os costumes são primordiais para o preenchimento de lacunas da lei, pois muitos não se opõem
à lei, mas disciplinam matérias que a lei não conhece.
Está correto o que se afirma APENAS em
 a) I.
 b) I e II.
 c) II.
 d) II e III.
 e) III.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/568862
Questão 272: FCC - Proc (ALESP)/ALESP/2010
Assunto: Direito, Moral e Justiça
É INCORRETO afirmar que o direito
 a) subjetivo tem, como elementos fundamentais, o sujeito, o objeto, a relação jurídica e a proteção
jurisdicional.
 b) subjetivo é o domínio da vontade do homem, que lhe é garantido e protegido pelo ordenamento
no qual fazemos parte, mas a lei que o protege é também a que o restringe.
 c) objetivo é o poder que as pessoas têm de fazer valer seus direitos individuais.
 d) subjetivo nada mais é do que um poder e uma faculdade advindos de uma regra interposta pelo
Estado na proteção dos interesses coletivos.
 e) objetivo é o conjunto de normas que o Estado mantém em vigor. É aquele proclamado como
ordenamento jurídico e, portanto, fora do sujeito de direitos.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/568863
Questão 273: ESAF - APO (MPOG)/MPOG/Planejamento e Orçamento/2005
Assunto: Direito, Moral e Justiça
A teoria da propriedade teve grande importância no desenvolvimento do pensamento liberal. John Locke
em sua obra "O Segundo Tratado Sobre o Governo" (1690) discorre acerca do direito de propriedade.
Selecione a opção que apresenta corretamente características do pensamento desse autor.
I. O estado de natureza é marcado por uma paz relativa, onde os indivíduos são dotados de razão e
desfrutam do direito de propriedade, além da liberdade e igualdade.
II. Compartilha com Hobbes a noção de que o direito de propriedade é legitimado e garantido pelo
Estado, tendo esse a prerrogativa de intervenção na propriedade.
III. O direito da propriedade, que inicialmente era limitado pelo trabalho de cada indivíduo, passou a ser
ilimitado a partir do advento da moeda e da conseqüente possibilidade de acumulação.
IV. Apesar da sofisticação da teoria da propriedade, essa não fazia menção à posse de bens móveis, pois
no século XVII a riqueza estava diretamente ligada à posse de terra e não a de bens de consumo.
Estão corretas:
 a) as afirmativas I e IV.
 b) as afirmativas I e III.
 c) as afirmativas II e III.
 d) as afirmativas II e IV.
 e) as afirmativas III e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/40156
Questão 274: ESAF - AFRFB/SRFB/Tributação e Julgamento/2002
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Assinale a opção correta.
 a) Para Miguel Reale o mundo ético é o mundo do dever ser, distinto do mundo do ser, onde não há
deveres a cumprir, mas previsões que têm de ser confirmadas para continuarem sendo válidas.
 b) A norma ética estrutura-se como um juízo de fato, o que significa que ela estabelece uma direção a
ser seguida e a medida da conduta considerada, avalorativamente, lícita ou ilícita.
 c) A norma ética, sendo um dever ser, é destituída da característica de imperatividade.
 d) Tendo por objeto decisões e atos humanos, a norma ética perde validade quando ocorre a sua
violação.
 e) Toda norma ética expressa um juízo de valor, portanto, diferentemente da norma jurídica, é
destituída de sanção.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/10517
Questão 275: ESAF - AFRFB/SRFB/Tributação e Julgamento/2002
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Assinale a opção correta.
 a) Conforme o princípio de plenitude da ordem jurídica positiva, o ordenamento jurídico encontra, por
definição, no sistema legal, as soluções para as questões que afetam as relações jurídicas.
 b) O sistema das leis ou das normas legais é fundamental na estrutura do Direito ocidental
contemporâneo, sendo com ele incompatível o conceito de lacunas da lei.
 c) Para Miguel Reale a Teoria Geral do Direito e a Filosofia do Direito se confundem por ser aquela,
como esta, um estudo que por inteirose desenvolve ao nível das diversas formas de conhecimento
positivo do Direito, cujos conceitos e formas lógicas ela visa a determinar de maneira global e
sistemática.
 d) A analogia não se reduz a mero processo lógico-formal, inserindo-se, ao contrário, no processo
axiológico ou teleológico do sistema normativo.
 e) O termo "aplicação do direito" designa a forma de realização do Direito pelo homem comum; o juiz,
mesmo como membro do Poder Judiciário, aplica o Direito porque age nessa condição, isto é, como
homem comum.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/10518
Questão 276: ESAF - AFRFB/SRFB/Tributação e Julgamento/2002
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Assinale a opção correta.
 a) Fiel aos postulados do positivismo jurídico Stammler considera o Direito posto como um Direito
"formado", constituído por proposições jurídicas que estabelecem desde logo a decisão de casos futuros.
 b) Stammler considera o Direito "formado" em todos os tempos apenas uma parte maior ou menor do
Direito no seu conjunto e afirma ser uma "inaceitável suposição" a de que toda a lacuna do Direito
formado pode ser preenchida através de uma solução por analogia.
 c) Quando a lei remete a decisão do juiz para a "boa-fé", os "bons costumes", a sua "apreciação
equitativa" ou princípios de orientação semelhantes, ele deve, segundo Stammler, extrair cogentemente,
do Direito formado, as proposições jurídicas que o levem a uma decisão.
 d) Conforme as "diretrizes metódicas na operação de uma fundamental escolha", tem o juiz, segundo
Stammler, indicações suficientes, sendo-lhe vedado "descobrir por outra via uma resposta para as
questões não apreendidas" pelo Direito formado.
 e) Stammler refere-se também a um Direito "não formado" que ele considera como impropriamente
Direito.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/10837
Questão 277: CEBRASPE (CESPE) - CL (SEN)/SEN/Assessoramento
Legislativo/Pronunciamentos/2002
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Fragmento I
 O Direito corresponde à exigência essencial e indeclinável de uma convivência ordenada, pois
nenhuma sociedade poderia subsistir sem um mínimo de ordem, de direção e solidariedade. O Direito é
um fato ou fenômeno social; não existe senão na sociedade e não pode ser concebido fora dela. Uma
das características da realidade jurídica é, como se vê, a sua socialidade, a sua qualidade de ser social.
Como fato social e histórico, o Direito apresenta-se sob múltiplas formas, em função de múltiplos campos
de interesse, o que se reflete em distintas e renovadas estruturas normativas. Mas é inegável que,
apesar das mudanças que se sucedem no espaço e no tempo, continuamos a referir-nos sempre a uma
única realidade. É sinal que existem nesta
algumas "constantes", alguns elementos comuns que nos permitem identificá-la como experiência
jurídica, inconfundível com outras, como a religiosa, a econômica, a artística etc. Deve existir, com efeito,
algo de comum a todos os fatos jurídicos, sem o que não seria possível falar-se em Direito como uma
expressão constante da experiência social.
Miguel Reale. Lições preliminares de direito. 19.ª ed. São Paulo: Saraiva, 1991, p. 2-3 (com adaptações).
Fragmento II
 O Direito precisa ser encontrado no meio social, de maneira a garantir a menor distância possível
entre a norma jurídica e a realidade. O Direito, aliás, forma-se antes de ser posto em norma jurídica. O
que se espera do legislador, portanto, é que procure produzir leis que acompanhem as necessidades da
sociedade e que se adaptem às suas exigências.
Ancelmo César Lins de Góis, Mario Antonio Lobato de Paiva e Miguel Angel Sardegna. O novo Direito do
Trabalho. In: Revista de Informação Legislativa. Brasília: Senado Federal, ano 38, n.º 150, abr.-jun./2001, p.
5.
A partir dos dois fragmentos do texto, julgue o item que se segue, relativo ao Direito.
Filosófica e doutrinariamente, o fragmento II afasta-se frontalmente das teses defendidas pelo autor do
fragmento I, especialmente quando afirma a precedência do Direito sobre a norma jurídica.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/17478
Questão 278: CEBRASPE (CESPE) - CL (SEN)/SEN/Assessoramento
Legislativo/Pronunciamentos/2002
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Fragmento I
 O Direito corresponde à exigência essencial e indeclinável de uma convivência ordenada, pois
nenhuma sociedade poderia subsistir sem um mínimo de ordem, de direção e solidariedade. O Direito é
um fato ou fenômeno social; não existe senão na sociedade e não pode ser concebido fora dela. Uma
das características da realidade jurídica é, como se vê, a sua socialidade, a sua qualidade de ser social.
Como fato social e histórico, o Direito apresenta-se sob múltiplas formas, em função de múltiplos campos
de interesse, o que se reflete em distintas e renovadas estruturas normativas. Mas é inegável que,
apesar das mudanças que se sucedem no espaço e no tempo, continuamos a referir-nos sempre a uma
única realidade. É sinal que existem nesta
algumas "constantes", alguns elementos comuns que nos permitem identificá-la como experiência
jurídica, inconfundível com outras, como a religiosa, a econômica, a artística etc. Deve existir, com efeito,
algo de comum a todos os fatos jurídicos, sem o que não seria possível falar-se em Direito como uma
expressão constante da experiência social.
Miguel Reale. Lições preliminares de direito. 19.ª ed. São Paulo: Saraiva, 1991, p. 2-3 (com adaptações).
Fragmento II
 O Direito precisa ser encontrado no meio social, de maneira a garantir a menor distância possível
entre a norma jurídica e a realidade. O Direito, aliás, forma-se antes de ser posto em norma jurídica. O
que se espera do legislador, portanto, é que procure produzir leis que acompanhem as necessidades da
sociedade e que se adaptem às suas exigências.
Ancelmo César Lins de Góis, Mario Antonio Lobato de Paiva e Miguel Angel Sardegna. O novo Direito do
Trabalho. In: Revista de Informação Legislativa. Brasília: Senado Federal, ano 38, n.º 150, abr.-jun./2001, p.
5.
A partir dos dois fragmentos do texto, julgue o item que se segue, relativo ao Direito.
A primeira frase do fragmento I parece incorrer em grave equívoco, pois seu autor se esquece das
sociedades ágrafas, que, dada essa característica, prescindem do registro escrito de suas normas.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/17479
Questão 279: CEBRASPE (CESPE) - CL (SEN)/SEN/Assessoramento
Legislativo/Pronunciamentos/2002
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Fragmento I
 O Direito corresponde à exigência essencial e indeclinável de uma convivência ordenada, pois
nenhuma sociedade poderia subsistir sem um mínimo de ordem, de direção e solidariedade. O Direito é
um fato ou fenômeno social; não existe senão na sociedade e não pode ser concebido fora dela. Uma
das características da realidade jurídica é, como se vê, a sua socialidade, a sua qualidade de ser social.
Como fato social e histórico, o Direito apresenta-se sob múltiplas formas, em função de múltiplos campos
de interesse, o que se reflete em distintas e renovadas estruturas normativas. Mas é inegável que,
apesar das mudanças que se sucedem no espaço e no tempo, continuamos a referir-nos sempre a uma
única realidade. É sinal que existem nesta
algumas "constantes", alguns elementos comuns que nos permitem identificá-la como experiência
jurídica, inconfundível com outras, como a religiosa, a econômica, a artística etc. Deve existir, com efeito,
algo de comum a todos os fatos jurídicos, sem o que não seria possível falar-se em Direito como uma
expressão constante da experiência social.
Miguel Reale. Lições preliminares de direito. 19.ª ed. São Paulo: Saraiva, 1991, p. 2-3 (com adaptações).
Fragmento II
 O Direito precisa ser encontrado no meio social, demaneira a garantir a menor distância possível
entre a norma jurídica e a realidade. O Direito, aliás, forma-se antes de ser posto em norma jurídica. O
que se espera do legislador, portanto, é que procure produzir leis que acompanhem as necessidades da
sociedade e que se adaptem às suas exigências.
Ancelmo César Lins de Góis, Mario Antonio Lobato de Paiva e Miguel Angel Sardegna. O novo Direito do
Trabalho. In: Revista de Informação Legislativa. Brasília: Senado Federal, ano 38, n.º 150, abr.-jun./2001, p.
5.
A partir dos dois fragmentos do texto, julgue o item que se segue, relativo ao Direito.
Uma das críticas que se fazem à tese de Reale, exposta na primeira frase do fragmento I, consiste em
afirmar seu viés ideológico que oculta o fato de que o Direito tanto pode servir à solidariedade quanto à
exploração.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/17480
Questão 280: CEBRASPE (CESPE) - CL (SEN)/SEN/Assessoramento
Legislativo/Pronunciamentos/2002
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Fragmento I
 O Direito corresponde à exigência essencial e indeclinável de uma convivência ordenada, pois
nenhuma sociedade poderia subsistir sem um mínimo de ordem, de direção e solidariedade. O Direito é
um fato ou fenômeno social; não existe senão na sociedade e não pode ser concebido fora dela. Uma
das características da realidade jurídica é, como se vê, a sua socialidade, a sua qualidade de ser social.
Como fato social e histórico, o Direito apresenta-se sob múltiplas formas, em função de múltiplos campos
de interesse, o que se reflete em distintas e renovadas estruturas normativas. Mas é inegável que,
apesar das mudanças que se sucedem no espaço e no tempo, continuamos a referir-nos sempre a uma
única realidade. É sinal que existem nesta
algumas "constantes", alguns elementos comuns que nos permitem identificá-la como experiência
jurídica, inconfundível com outras, como a religiosa, a econômica, a artística etc. Deve existir, com efeito,
algo de comum a todos os fatos jurídicos, sem o que não seria possível falar-se em Direito como uma
expressão constante da experiência social.
Miguel Reale. Lições preliminares de direito. 19.ª ed. São Paulo: Saraiva, 1991, p. 2-3 (com adaptações).
Fragmento II
 O Direito precisa ser encontrado no meio social, de maneira a garantir a menor distância possível
entre a norma jurídica e a realidade. O Direito, aliás, forma-se antes de ser posto em norma jurídica. O
que se espera do legislador, portanto, é que procure produzir leis que acompanhem as necessidades da
sociedade e que se adaptem às suas exigências.
Ancelmo César Lins de Góis, Mario Antonio Lobato de Paiva e Miguel Angel Sardegna. O novo Direito do
Trabalho. In: Revista de Informação Legislativa. Brasília: Senado Federal, ano 38, n.º 150, abr.-jun./2001, p.
5.
A partir dos dois fragmentos do texto, julgue o item que se segue, relativo ao Direito.
Quando o fragmento I enfatiza a existência de "uma única realidade", a fazer da "experiência jurídica"
algo "inconfundível", certamente está defendendo a imutabilidade histórica do Direito, "apesar das
mudanças que se sucedem no espaço e no tempo".
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/17481
Questão 281: CEBRASPE (CESPE) - CL (SEN)/SEN/Assessoramento
Legislativo/Pronunciamentos/2002
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Fragmento I
 O Direito corresponde à exigência essencial e indeclinável de uma convivência ordenada, pois
nenhuma sociedade poderia subsistir sem um mínimo de ordem, de direção e solidariedade. O Direito é
um fato ou fenômeno social; não existe senão na sociedade e não pode ser concebido fora dela. Uma
das características da realidade jurídica é, como se vê, a sua socialidade, a sua qualidade de ser social.
Como fato social e histórico, o Direito apresenta-se sob múltiplas formas, em função de múltiplos campos
de interesse, o que se reflete em distintas e renovadas estruturas normativas. Mas é inegável que,
apesar das mudanças que se sucedem no espaço e no tempo, continuamos a referir-nos sempre a uma
única realidade. É sinal que existem nesta
algumas "constantes", alguns elementos comuns que nos permitem identificá-la como experiência
jurídica, inconfundível com outras, como a religiosa, a econômica, a artística etc. Deve existir, com efeito,
algo de comum a todos os fatos jurídicos, sem o que não seria possível falar-se em Direito como uma
expressão constante da experiência social.
Miguel Reale. Lições preliminares de direito. 19.ª ed. São Paulo: Saraiva, 1991, p. 2-3 (com adaptações).
Fragmento II
 O Direito precisa ser encontrado no meio social, de maneira a garantir a menor distância possível
entre a norma jurídica e a realidade. O Direito, aliás, forma-se antes de ser posto em norma jurídica. O
que se espera do legislador, portanto, é que procure produzir leis que acompanhem as necessidades da
sociedade e que se adaptem às suas exigências.
Ancelmo César Lins de Góis, Mario Antonio Lobato de Paiva e Miguel Angel Sardegna. O novo Direito do
Trabalho. In: Revista de Informação Legislativa. Brasília: Senado Federal, ano 38, n.º 150, abr.-jun./2001, p.
5.
A partir dos dois fragmentos do texto, julgue o item que se segue, relativo ao Direito.
Está implícito no fragmento II que a ordem e o equilíbrio, essenciais à boa convivência social, dependem
da capacidade apresentada pela sociedade de moldar-se às normas legais.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/17482
Questão 282: CEBRASPE (CESPE) - CL (SEN)/SEN/Assessoramento
Legislativo/Pronunciamentos/2002
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Fragmento I
 O Direito corresponde à exigência essencial e indeclinável de uma convivência ordenada, pois
nenhuma sociedade poderia subsistir sem um mínimo de ordem, de direção e solidariedade. O Direito é
um fato ou fenômeno social; não existe senão na sociedade e não pode ser concebido fora dela. Uma
das características da realidade jurídica é, como se vê, a sua socialidade, a sua qualidade de ser social.
Como fato social e histórico, o Direito apresenta-se sob múltiplas formas, em função de múltiplos campos
de interesse, o que se reflete em distintas e renovadas estruturas normativas. Mas é inegável que,
apesar das mudanças que se sucedem no espaço e no tempo, continuamos a referir-nos sempre a uma
única realidade. É sinal que existem nesta
algumas "constantes", alguns elementos comuns que nos permitem identificá-la como experiência
jurídica, inconfundível com outras, como a religiosa, a econômica, a artística etc. Deve existir, com efeito,
algo de comum a todos os fatos jurídicos, sem o que não seria possível falar-se em Direito como uma
expressão constante da experiência social.
Miguel Reale. Lições preliminares de direito. 19.ª ed. São Paulo: Saraiva, 1991, p. 2-3 (com adaptações).
Fragmento II
 O Direito precisa ser encontrado no meio social, de maneira a garantir a menor distância possível
entre a norma jurídica e a realidade. O Direito, aliás, forma-se antes de ser posto em norma jurídica. O
que se espera do legislador, portanto, é que procure produzir leis que acompanhem as necessidades da
sociedade e que se adaptem às suas exigências.
Ancelmo César Lins de Góis, Mario Antonio Lobato de Paiva e Miguel Angel Sardegna. O novo Direito do
Trabalho. In: Revista de Informação Legislativa. Brasília: Senado Federal, ano 38, n.º 150, abr.-jun./2001, p.
5.
Tronco com vários ramos, na conhecida expressão do jurista Miguel Reale, o Direito é um amplo conjunto
de estudos discriminados. Com relação a aspectos conceituais, áreas e terminologia do Direito, julgue o
item a seguir, considerando o texto.
Abrangendo um extenso conjunto de disciplinas, o Direito apresenta uma divisão primária em duas
grandes classes, o Direito Privado e o Direito Público, da qual derivam diversas subdivisões.
 CertoErrado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/17483
Questão 283: CEBRASPE (CESPE) - CL (SEN)/SEN/Assessoramento
Legislativo/Pronunciamentos/2002
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Fragmento I
 O Direito corresponde à exigência essencial e indeclinável de uma convivência ordenada, pois
nenhuma sociedade poderia subsistir sem um mínimo de ordem, de direção e solidariedade. O Direito é
um fato ou fenômeno social; não existe senão na sociedade e não pode ser concebido fora dela. Uma
das características da realidade jurídica é, como se vê, a sua socialidade, a sua qualidade de ser social.
Como fato social e histórico, o Direito apresenta-se sob múltiplas formas, em função de múltiplos campos
de interesse, o que se reflete em distintas e renovadas estruturas normativas. Mas é inegável que,
apesar das mudanças que se sucedem no espaço e no tempo, continuamos a referir-nos sempre a uma
única realidade. É sinal que existem nesta
algumas "constantes", alguns elementos comuns que nos permitem identificá-la como experiência
jurídica, inconfundível com outras, como a religiosa, a econômica, a artística etc. Deve existir, com efeito,
algo de comum a todos os fatos jurídicos, sem o que não seria possível falar-se em Direito como uma
expressão constante da experiência social.
Miguel Reale. Lições preliminares de direito. 19.ª ed. São Paulo: Saraiva, 1991, p. 2-3 (com adaptações).
Fragmento II
 O Direito precisa ser encontrado no meio social, de maneira a garantir a menor distância possível
entre a norma jurídica e a realidade. O Direito, aliás, forma-se antes de ser posto em norma jurídica. O
que se espera do legislador, portanto, é que procure produzir leis que acompanhem as necessidades da
sociedade e que se adaptem às suas exigências.
Ancelmo César Lins de Góis, Mario Antonio Lobato de Paiva e Miguel Angel Sardegna. O novo Direito do
Trabalho. In: Revista de Informação Legislativa. Brasília: Senado Federal, ano 38, n.º 150, abr.-jun./2001, p.
5.
Tronco com vários ramos, na conhecida expressão do jurista Miguel Reale, o Direito é um amplo conjunto
de estudos discriminados. Com relação a aspectos conceituais, áreas e terminologia do Direito, julgue o
item a seguir, considerando o texto.
Pertencem ao campo do Direito Público as relações referentes ao Estado e nas quais há predominância
do interesse coletivo.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/17484
Questão 284: CEBRASPE (CESPE) - CL (SEN)/SEN/Assessoramento
Legislativo/Pronunciamentos/2002
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Fragmento I
 O Direito corresponde à exigência essencial e indeclinável de uma convivência ordenada, pois
nenhuma sociedade poderia subsistir sem um mínimo de ordem, de direção e solidariedade. O Direito é
um fato ou fenômeno social; não existe senão na sociedade e não pode ser concebido fora dela. Uma
das características da realidade jurídica é, como se vê, a sua socialidade, a sua qualidade de ser social.
Como fato social e histórico, o Direito apresenta-se sob múltiplas formas, em função de múltiplos campos
de interesse, o que se reflete em distintas e renovadas estruturas normativas. Mas é inegável que,
apesar das mudanças que se sucedem no espaço e no tempo, continuamos a referir-nos sempre a uma
única realidade. É sinal que existem nesta
algumas "constantes", alguns elementos comuns que nos permitem identificá-la como experiência
jurídica, inconfundível com outras, como a religiosa, a econômica, a artística etc. Deve existir, com efeito,
algo de comum a todos os fatos jurídicos, sem o que não seria possível falar-se em Direito como uma
expressão constante da experiência social.
Miguel Reale. Lições preliminares de direito. 19.ª ed. São Paulo: Saraiva, 1991, p. 2-3 (com adaptações).
Fragmento II
 O Direito precisa ser encontrado no meio social, de maneira a garantir a menor distância possível
entre a norma jurídica e a realidade. O Direito, aliás, forma-se antes de ser posto em norma jurídica. O
que se espera do legislador, portanto, é que procure produzir leis que acompanhem as necessidades da
sociedade e que se adaptem às suas exigências.
Ancelmo César Lins de Góis, Mario Antonio Lobato de Paiva e Miguel Angel Sardegna. O novo Direito do
Trabalho. In: Revista de Informação Legislativa. Brasília: Senado Federal, ano 38, n.º 150, abr.-jun./2001, p.
5.
Tronco com vários ramos, na conhecida expressão do jurista Miguel Reale, o Direito é um amplo conjunto
de estudos discriminados. Com relação a aspectos conceituais, áreas e terminologia do Direito, julgue o
item a seguir, considerando o texto.
Uma transação comercial envolvendo particulares ou relações existentes no interior de uma família são
fatos que não dizem respeito diretamente ao Estado; são, pois, em tese, relações pertinentes ao Direito
Privado.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/17485
Questão 285: CEBRASPE (CESPE) - CL (SEN)/SEN/Assessoramento
Legislativo/Pronunciamentos/2002
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Fragmento I
 O Direito corresponde à exigência essencial e indeclinável de uma convivência ordenada, pois
nenhuma sociedade poderia subsistir sem um mínimo de ordem, de direção e solidariedade. O Direito é
um fato ou fenômeno social; não existe senão na sociedade e não pode ser concebido fora dela. Uma
das características da realidade jurídica é, como se vê, a sua socialidade, a sua qualidade de ser social.
Como fato social e histórico, o Direito apresenta-se sob múltiplas formas, em função de múltiplos campos
de interesse, o que se reflete em distintas e renovadas estruturas normativas. Mas é inegável que,
apesar das mudanças que se sucedem no espaço e no tempo, continuamos a referir-nos sempre a uma
única realidade. É sinal que existem nesta
algumas "constantes", alguns elementos comuns que nos permitem identificá-la como experiência
jurídica, inconfundível com outras, como a religiosa, a econômica, a artística etc. Deve existir, com efeito,
algo de comum a todos os fatos jurídicos, sem o que não seria possível falar-se em Direito como uma
expressão constante da experiência social.
Miguel Reale. Lições preliminares de direito. 19.ª ed. São Paulo: Saraiva, 1991, p. 2-3 (com adaptações).
Fragmento II
 O Direito precisa ser encontrado no meio social, de maneira a garantir a menor distância possível
entre a norma jurídica e a realidade. O Direito, aliás, forma-se antes de ser posto em norma jurídica. O
que se espera do legislador, portanto, é que procure produzir leis que acompanhem as necessidades da
sociedade e que se adaptem às suas exigências.
Ancelmo César Lins de Góis, Mario Antonio Lobato de Paiva e Miguel Angel Sardegna. O novo Direito do
Trabalho. In: Revista de Informação Legislativa. Brasília: Senado Federal, ano 38, n.º 150, abr.-jun./2001, p.
5.
Tronco com vários ramos, na conhecida expressão do jurista Miguel Reale, o Direito é um amplo conjunto
de estudos discriminados. Com relação a aspectos conceituais, áreas e terminologia do Direito, julgue o
item a seguir, considerando o texto.
Não sendo imune à passagem do tempo, e contingenciado pelas transformações operadas nas
sociedades, nos dias de hoje, o Direito vê desaparecer a terminologia que, por muito tempo, o
singularizou; não há mais espaço para velhos brocados latinos e os termos jurídicos não mais se
distinguem, semanticamente, da linguagem comum.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/17486
Questão 286: CEBRASPE (CESPE) - CL (SEN)/SEN/Assessoramento
Legislativo/Pronunciamentos/2002
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Fragmento I
 O Direito corresponde à exigência essencial e indeclinável de uma convivência ordenada, pois
nenhuma sociedade poderia subsistir sem um mínimo de ordem, de direção e solidariedade. O Direito é
um fato ou fenômenosocial; não existe senão na sociedade e não pode ser concebido fora dela. Uma
das características da realidade jurídica é, como se vê, a sua socialidade, a sua qualidade de ser social.
Como fato social e histórico, o Direito apresenta-se sob múltiplas formas, em função de múltiplos campos
de interesse, o que se reflete em distintas e renovadas estruturas normativas. Mas é inegável que,
apesar das mudanças que se sucedem no espaço e no tempo, continuamos a referir-nos sempre a uma
única realidade. É sinal que existem nesta
algumas "constantes", alguns elementos comuns que nos permitem identificá-la como experiência
jurídica, inconfundível com outras, como a religiosa, a econômica, a artística etc. Deve existir, com efeito,
algo de comum a todos os fatos jurídicos, sem o que não seria possível falar-se em Direito como uma
expressão constante da experiência social.
Miguel Reale. Lições preliminares de direito. 19.ª ed. São Paulo: Saraiva, 1991, p. 2-3 (com adaptações).
Fragmento II
 O Direito precisa ser encontrado no meio social, de maneira a garantir a menor distância possível
entre a norma jurídica e a realidade. O Direito, aliás, forma-se antes de ser posto em norma jurídica. O
que se espera do legislador, portanto, é que procure produzir leis que acompanhem as necessidades da
sociedade e que se adaptem às suas exigências.
Ancelmo César Lins de Góis, Mario Antonio Lobato de Paiva e Miguel Angel Sardegna. O novo Direito do
Trabalho. In: Revista de Informação Legislativa. Brasília: Senado Federal, ano 38, n.º 150, abr.-jun./2001, p.
5.
Tronco com vários ramos, na conhecida expressão do jurista Miguel Reale, o Direito é um amplo conjunto
de estudos discriminados. Com relação a aspectos conceituais, áreas e terminologia do Direito, julgue o
item a seguir, considerando o texto.
Pela teoria tridimensional do Direito, fato, valor e norma são elementos indispensáveis à existência do
fenômeno jurídico e, não existindo separadamente um dos outros, coexistem em uma unidade concreta.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/17487
Questão 287: CEBRASPE (CESPE) - CL (SEN)/SEN/Assessoramento
Legislativo/Pronunciamentos/2002
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Um dos temas centrais do Direito é o que se refere à validade das normas jurídicas. Questão
conceitualmente polêmica, ela remete à legitimidade ou aos fundamentos valorativos de que as regras
jurídicas, como tudo que resulta da ação humana, estão impregnadas.
A respeito do tema, e aceitando-se que o Direito não se reduz à norma, realizando-se na tríplice
dimensão fática, normativa e axiológica, julgue o item seguinte.
Por dimensão fática entendem-se as relações de validade formal das normas.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/17488
Questão 288: CEBRASPE (CESPE) - CL (SEN)/SEN/Assessoramento
Legislativo/Pronunciamentos/2002
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Um dos temas centrais do Direito é o que se refere à validade das normas jurídicas. Questão
conceitualmente polêmica, ela remete à legitimidade ou aos fundamentos valorativos de que as regras
jurídicas, como tudo que resulta da ação humana, estão impregnadas.
A respeito do tema, e aceitando-se que o Direito não se reduz à norma, realizando-se na tríplice
dimensão fática, normativa e axiológica, julgue o item seguinte.
A dimensão axiológica compreende os acontecimentos sociais que influenciam a criação do Direito e as
condutas por ele reguladas.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/17489
Questão 289: CEBRASPE (CESPE) - CL (SEN)/SEN/Assessoramento
Legislativo/Pronunciamentos/2002
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Um dos temas centrais do Direito é o que se refere à validade das normas jurídicas. Questão
conceitualmente polêmica, ela remete à legitimidade ou aos fundamentos valorativos de que as regras
jurídicas, como tudo que resulta da ação humana, estão impregnadas.
A respeito do tema, e aceitando-se que o Direito não se reduz à norma, realizando-se na tríplice
dimensão fática, normativa e axiológica, julgue o item seguinte.
Dimensão normativa envolve a direção tomada pelo Direito para atingir as finalidades escolhidas pelas
pessoas, o que pressupõe valores.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/17490
Questão 290: CEBRASPE (CESPE) - CL (SEN)/SEN/Assessoramento
Legislativo/Pronunciamentos/2002
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Um dos temas centrais do Direito é o que se refere à validade das normas jurídicas. Questão
conceitualmente polêmica, ela remete à legitimidade ou aos fundamentos valorativos de que as regras
jurídicas, como tudo que resulta da ação humana, estão impregnadas.
A respeito do tema, e aceitando-se que o Direito não se reduz à norma, realizando-se na tríplice
dimensão fática, normativa e axiológica, julgue o item seguinte.
Sendo conceito estritamente jurídico, que se refere principalmente a leis, a vigência indica uma regra
integrante do ordenamento jurídico, razão pela qual impõe um dever obrigatório; é pela vigência que
uma proposição normativa transforma-se em norma jurídica.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/17491
Questão 291: CEBRASPE (CESPE) - CL (SEN)/SEN/Assessoramento
Legislativo/Pronunciamentos/2002
Assunto: Direito, Moral e Justiça
Um dos temas centrais do Direito é o que se refere à validade das normas jurídicas. Questão
conceitualmente polêmica, ela remete à legitimidade ou aos fundamentos valorativos de que as regras
jurídicas, como tudo que resulta da ação humana, estão impregnadas.
A respeito do tema, e aceitando-se que o Direito não se reduz à norma, realizando-se na tríplice
dimensão fática, normativa e axiológica, julgue o item seguinte.
Enquanto vigência é a validade no campo formal, integrando, pois, determinado ordenamento jurídico, a
eficácia de uma norma é a medida do seu efetivo cumprimento; assim, quando se diz que uma lei não
pegou significa que, embora em vigor, ela não logrou conquistar validade social.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/17492
Questão 292: CEBRASPE (CESPE) - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Direitos
Humanos e Cidadania/2002
Assunto: Direito, Moral e Justiça
 
 Em sentença proferida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos - caso Villagrán Morales e
outros e Meninos de Rua -, o juiz e atual presidente desse tribunal, o brasileiro Antonio Augusto Cançado
Trindade, inseriu em seu voto um conceito novo, denominado projeto de vida, definindoo como
"consubstancial do direito à existência", a requerer, para seu desenvolvimento, "condições de vida digna,
segurança e integridade da pessoa humana", conforme os termos seguintes extraídos de seu voto:
 "Uma pessoa que em sua infância vive, como em tantos países da América Latina, na humilhação
da miséria, sem a menor condição sequer de criar seu projeto de vida, experimenta um estado de
padecimento equivalente a uma morte espiritual; a morte física que a esta segue, em tais circunstâncias,
é a culminação da destruição total do ser humano."
Julgue o seguinte item, com relação à situação descrita acima.
Frente ao imperativo de proteção da vida humana e às inquietações e reflexões suscitadas pela morte, a
exigência dogmática de separar considerações de ordem jurídica das de ordem moral atribui ao direito
internacional dos direitos humanos a aplicação subordinante de normas morais sobre as normas
jurídicas.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/17947
Questão 293: CEBRASPE (CESPE) - DP PI/DPE PI/2022
Assunto: Hermenêutica Jurídica
No que diz respeito à interpretação do direito e seus métodos, assinale a opção correta.
 a) O método de interpretaçãogramatical é o método por excelência quando se trata de regras.
 b) A interpretação sistemática diz respeito à observação das normas constantes em um ramo
específico do direito para que, nesse ramo, não se contradigam.
 c) O debate sobre originalismo na interpretação constitucional nasceu na Europa, a partir de
intérpretes no sistema da União Europeia.
 d) No caso da interpretação da Anistia no Brasil, o debate sobre originalismo foi desconsiderado.
 e) No Brasil, a interpretação original do constituinte já foi reivindicada pelo Supremo Tribunal Federal
em casos como o mandado de injunção e do crime de racismo.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1934965
Questão 294: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2022
Assunto: Hermenêutica Jurídica
É possível que, diante de um caso concreto, seja aceitável a aplicação tanto de uma lei geral quanto de
uma lei especial. Isso, segundo Norberto Bobbio, em seu livro Teoria do Ordenamento Jurídico,
caracteriza uma situação de antinomia.
 
Assinale a opção que, segundo o autor na obra em referência, apresenta a solução que deve ser
adotada.
 a) Deve ser feita uma ponderação de princípios entre a lei geral e a lei especial, de forma que a lei
que se revelar menos razoável seja revogada.
 b) Deve prevalecer a lei especial sobre a lei geral, de forma que a lei geral seja derrogada, isto é, caia
parcialmente.
 c) Deve ser verificada a data de edição de ambas as leis, pois, nesse tipo de conflito entre lei geral e
lei especial, deve prevalecer aquela que for posterior.
 d) Deve prevalecer a lei geral sobre a lei especial, pois essa prevalência da lei geral é um momento
ineliminável de desenvolvimento de um ordenamento jurídico.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2097630
Questão 295: VUNESP - Proc (ALESP)/ALESP/2022
Assunto: Hermenêutica Jurídica
No tema do conflito entre normas jurídicas, o princípio da concordância prática
 a) guarda relação com o princípio da unidade da constituição e busca a harmonização entre os
valores envolvidos, sem sacrifício de um princípio em detrimento do outro.
 b) possui aplicabilidade unicamente a nível de conflito constitucional entre normas e exige a
prevalência da norma constitucional relativa aos direitos fundamentais.
 c) está relacionado com o princípio da proporcionalidade e se baseia na prévia hierarquia entre os
princípios constitucionais, fixando critérios objetivos de solução do conflito.
 d) reclama a identificação dos valores envolvidos no conflito, com a escolha do valor predominante e
sacrifício do valor preterido.
 e) exige a interpretação do caso concreto à luz de suas consequências práticas, com a escolha do
princípio que traz mais benefícios à parte hipossuficiente.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2107990
Questão 296: Com. Exam. (TRF 3) - JF TRF3/TRF 3/2022
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Adequada leitura do contexto social é fundamental na tomada de decisão pelos juízes federais.
Foquemos no uso pela hermenêútica constitucional do princípio da proporcionalidade “ato sensu”. O olhar
externo da “sociologia compreensiva” permite colocar a atuação decisória do juiz em plano mais amplo, o
da ação social: i) As pessoas são capazes de interpretar suas realidades sociais (valores, crenças,
emoções, costumes, poder etc.) e de a elas atribuir sentido; ii) têm capacidade de levar em conta os fins,
os meios e as consequências — inclusive secundárias — de seus atos; iii) identicamente são hábeis a agir
em conformidade a valores — pela crença no valor em si de determinadas condutas (ética, estética,
religiosa etc.), independentemente do sucesso pessoal, iv) atuam, também, determinadas por afetos e
estados sentimentais e/ou movidas pela tradição — hábitos, costumes, cotidiano. Em suma, temos o
pluralismo dos motivos na ação social. A hermenêutica judicial motiva-se apenas em parte dos tópicos
acima, restando ainda em aberto ou em construção o papel dos afetos e emoções. Pois bem, o sociólogo
que desenvolve essa sociologia compreensiva, utilizada como pano de fundo para a abordagem acima da
interpretação constitucional, é:
 a) Émile Durkheim.
 b) Auguste Comte.
 c) Max Weber.
 d) Niklas Luhmann.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2126077
Questão 297: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2021
Assunto: Hermenêutica Jurídica
A respeito de fundamentos e noções gerais de direito, julgue o item a seguir.
 
Para que ocorra uma antinomia jurídica, é necessário que as normas em conflito sejam regras jurídicas,
ou seja, normas jurídicas ou princípios jurídicos.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1752291
Questão 298: FCC - DP SC/DPE SC/2021
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Consoante leciona Lênio Streck na obra Dicionário de hermenêutica:
 
No direito brasileiro, as súmulas vinculantes representam uma tentativa de repristinação da , na
medida em que, guardadas as diferenças específicas, são uma espécie de “pandecta” (...).
 
Preenche corretamente a lacuna I:
 a) Escola histórica do direito
 b) Teoria tridimensional do direito
 c) Jurisprudência dos interesses
 d) Jurisprudência dos valores
 e) Jurisprudência dos conceitos
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1797093
Questão 299: FCC - DP SC/DPE SC/2021
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Acerca da hermenêutica jurídica à luz dos postulados da hermenêutica filosófica de Heidegger e
Gadamer, consoante a Crítica Hermenêutica do Direito de Lênio Streck:
 a) A interpretação jamais se dará em abstrato, porquanto não há textos sem normas, não há normas
sem fatos nem interpretação sem relação social, de tal sorte que é no caso concreto que se dará o
sentido, o qual é único e irrepetível.
 b) É indispensável a eleição correta do método de interpretação para alcançar a vontade da norma ou
o espírito do legislador, consoante as lições de Gadamer na sua obra Verdade e Método.
 c) O intérprete sempre atribui sentido ao texto, de modo que está autorizado, na esfera de sua
discricionariedade, a atribuir os sentidos que melhor lhe aprouver, desde que guardem correspondência
com os valores que estão escondidos por debaixo dos textos legais.
 d) Para a correta interpretação do caso, o intérprete deve cindir a norma do texto, assim como a
questão de fato da questão de direito.
 e) A interpretação e aplicação do direito é realizada em partes, de tal sorte que primeiro se
compreende, depois se interpreta, para só então se aplicar.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1797097
Questão 300: CEBRASPE (CESPE) - AJ (TJ PA)/TJ PA/Direito/2020
Assunto: Hermenêutica Jurídica
O conflito entre uma norma especial anterior e uma norma geral posterior classifica-se como
 a) antinomia de primeiro grau real e deve ser resolvido pelo critério hierárquico.
 b) antinomia de primeiro grau aparente e deve ser resolvido pelo critério temporal.
 c) antinomia de segundo grau real e somente pode ser resolvido por decisão de corte constitucional.
 d) antinomia de segundo grau aparente e deve ser resolvido pelo critério da especialidade.
 e) antinomia insuperável e somente pode ser resolvido por solução do Poder Legislativo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1120746
Questão 301: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE CE)/MPE CE/2020
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Acerca de regras e princípios, consoante Robert Alexy, assinale a opção correta.
 
 a) Entre regras há colisão; entre princípios, conflito.
 b) O sopesamento pode solucionar a colisão entre princípios.
 c) A colisão entre princípios ocorre na dimensão da validade.
I
. . . . .
 d) Quando há colisão entre princípios, um deles será invalidado.
 e) Quando há conflito entre regras, uma delas deverá, necessariamente,ser invalidada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1174000
Questão 302: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE CE)/MPE CE/2020
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Segundo Norberto Bobbio, o ordenamento jurídico não tolera antinomias, e suas normas distinguem-se
nos âmbitos da validade
 a) temporal, espacial, de finalidade e material.
 b) temporal, espacial, pessoal e imperativa.
 c) temporal, autorizativa, pessoal e material.
 d) hierárquica, espacial, pessoal e material.
 e) temporal, espacial, pessoal e material.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1174001
Questão 303: NC UFPR (FUNPAR) - Adv (Matinhos)/Pref Matinhos/2019
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Sobre a distinção entre interpretação autêntica e não autêntica do direito, identifique como verdadeiras
(V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Ao interpretar a Constituição, um doutrinador famoso realiza interpretação autêntica.
 
( ) Ao elaborar uma portaria, um funcionário da administração pública realiza interpretação
autêntica.
 
( ) O livro de direito constitucional mais reconhecido consiste em interpretação autêntica do direito.
 
( ) Uma instrução normativa do INSS consiste em interpretação autêntica do direito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
 a) F – F – F – V.
 b) V – F – V – F.
 c) V – V – V – F.
 d) F – V – F – V.
 e) V – V – F – F.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/815439
Questão 304: FCC - DP SP/DPE SP/2019
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Relativamente ao que Ronald Dworkin afirma acerca das regras e dos princípios no livro Levando os
direitos a sério, considere as assertivas abaixo.
I. As regras são aplicáveis à maneira do “tudo ou nada”, ou seja, dados os fatos que uma regra
estipula, ou a regra é válida e neste caso deve ser aplicada, ou não é válida e neste caso não se
aplica.
II. Os princípios enunciam razões que conduzem o argumento para uma certa direção.
III. Os princípios possuem uma dimensão de peso ou importância que as regras não têm.
IV. Se duas regras entram em conflito, apenas uma delas pode ser considerada válida.
Está correto o que se afirma em
 a) I, II e III, apenas.
 b) II e IV, apenas.
 c) II, III e IV, apenas.
 d) I, II, III e IV.
 e) III e IV, apenas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/840114
Questão 305: CEBRASPE (CESPE) - DP DF/DP DF/2019
Assunto: Hermenêutica Jurídica
A respeito da estrutura da norma jurídica, dos modelos teóricos do direito e da interpretação jurídica,
julgue o item seguinte.
 
Por autofundamentação constitucional do direito, não se deve compreender a hierarquização linear do
sistema jurídico.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/923235
Questão 306: CEBRASPE (CESPE) - DP DF/DP DF/2019
Assunto: Hermenêutica Jurídica
A respeito da estrutura da norma jurídica, dos modelos teóricos do direito e da interpretação jurídica,
julgue o item seguinte.
 
Na concepção do direito como integridade, segundo Ronald Dworkin, a interpretação deve ser guiada
pelas melhores regras para o futuro.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/923236
Questão 307: Com. Exam. (MPE SC) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2019
Assunto: Hermenêutica Jurídica
A proposta de Alexy para solucionar o conflito entre princípios consiste na aplicação do princípio
preponderante devido ao valor intrínseco regulamentado, em detrimento do outro (analisados
independentemente do caso concreto), evitando-se assim a análise tópica dos conteúdos em cada caso e
possível alteração das relações em situações futuras.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/982667
Questão 308: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2018
Assunto: Hermenêutica Jurídica
A ideia da existência de lacuna é um desafio ao conceito de completude do ordenamento jurídico.
Segundo o jusfilósofo italiano Norberto Bobbio, no livro Teoria do Ordenamento Jurídico, pode-se
completar ou integrar as lacunas existentes no Direito por intermédio de dois métodos, a saber:
heterointegração e autointegração.
Assinale a opção que explica como o jusfilósofo define tais conceitos na obra em referência.
 a) O primeiro método consiste na integração operada por meio de recursos a ordenamentos diversos
e a fontes diversas daquela que é dominante; o segundo método consiste na integração cumprida por
meio do mesmo ordenamento, no âmbito da mesma fonte dominante, sem recorrência a outros
ordenamentos.
 b) A heterointegração consiste em preencher as lacunas recorrendo-se aos princípios gerais do
Direito, uma vez que estes não estão necessariamente incutidos nas normas do Direito positivo; já a
autointegração consiste em solucionar as lacunas por meio das convicções pessoais do intérprete.
 c) O primeiro método diz respeito à necessidade de utilização da jurisprudência como meio adequado
de solucionar as lacunas sem gerar controvérsias; por outro lado, o segundo método implica buscar a
solução da lacuna por meio de interpretação extensiva.
 d) A heterointegração exige que o intérprete busque a solução das lacunas nos tratados e nas
convenções internacionais de que o país seja signatário; por seu turno, a autointegração está relacionada
à busca da solução na jurisprudência pátria.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/620583
Questão 309: FCC - DP MA/DPE MA/2018
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Sobre a hermenêutica jurídica, é correto afirmar:
 a) Ao resgatar o pensamento tópico, Chaïm Perelman, em Tópica e jurisprudência, propõe que se
parta do caso concreto, e não do sistema normativo, para a solução do problema jurídico com justiça.
 b) Theodor Viehweg, com sua proposta de nova retórica, vai além da lógica formal ao demonstrar
que a lógica jurídica é dialética ou argumentativa.
 c) Com a hermenêutica jurídico-filosófica, decorrente da contribuição de Heidegger e Gadamer, o
intérprete continua a interpretar por partes, realizando uma tarefa criativa na atribuição de sentido ao
texto, a partir de sua historicidade e faticidade, podendo, inclusive,contrariar o texto, a fim de alcançar o
resultado que mais lhe convier.
 d) De acordo com a hermenêutica jurídico-filosófica, se o intérprete escolher o método correto para o
caso que se lhe apresenta, logrará alcançar a verdade e, por conseguinte, a justiça, não sendo por outra
razão que a obra fundamental de Gadamer se intitula Verdade e método.
 e) Tendo em vista que não há uma regra que ordene hierarquicamente os tradicionais métodos de
interpretação do direito, pode-se concluir, em perspectiva crítica, que a escolha arbitrária de quaisquer
deles pelo intérprete funciona como justificativa para legitimar os resultados que previamente ele se
propôs a alcançar.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/739879
Questão 310: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2017
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Um sério problema com o qual o advogado pode se deparar ao lidar com o ordenamento jurídico é o das
antinomias. Segundo Norberto Bobbio, em seu livro Teoria do Ordenamento Jurídico, são necessárias
duas condições para que uma antinomia ocorra.
 
Assinale a opção que, segundo o autor da obra em referência, apresenta tais condições.
 a) As duas normas em conflito devem pertencer ao mesmo ordenamento; as duas normas devem ter
o mesmo âmbito de validade, seja temporal, espacial, pessoal ou material.
 b) Ambas as normas devem ter procedido da mesma autoridade legislativa; as duas normas em
conflito não devem dispor sobre uma mesma matéria.
 c) Ocorre no âmbito do processo judicial quando há uma divergência entre a decisão de primeira
instância e a decisão de segunda instância ou quando um tribunal superiorde natureza federal confirma
a decisão de segunda instância.
 d) As duas normas aplicáveis não apresentam uma solução satisfatória para o caso; as duas normas
não podem ser integradas mediante recurso a analogia ou costumes.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/465867
Questão 311: FCC - DP PR/DPE PR/2017
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Segundo Herbert Lionel Adolphus Hart, no livro O Conceito de Direito,
 a) é possível questionar a validade de uma dada regra de reconhecimento, sem que,
necessariamente, se questione a validade das regras primárias que dela extraem validade.
 b) a textura aberta do direito privilegia sua aplicação por via de precedentes judiciais, em detrimento
da previsão de comandos precisos na legislação positivada.
 c) uma sociedade em que se faça presente unicamente normas primárias de obrigação apresenta
uma estrutura social marcada pela certeza da aplicação destas normas.
 d) à vigência de uma ordem jurídica, na acepção coercitiva, exige-se uma crença moral de que a
desobediência a esta ordem acarretará a execução da ameaça antevista.
 e) uma decisão errada, segundo padrão normativo vigente, é valida; contudo, a rejeição reiterada
desse padrão pelos tribunais acarretaria alteração do sistema jurídico.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/467349
Questão 312: CEBRASPE (CESPE) - Def PF/DPU/2017
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Tendo como referência as diversas teorias da filosofia do direito, julgue o item a seguir.
 
Em termos gerais, a corrente originalista da interpretação constitucional defende que existe um sentido
correto das normas constitucionais, cuja interpretação deve seguir o pensamento do legislador
constituinte originário.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/534168
Questão 313: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2016
Assunto: Hermenêutica Jurídica
O raciocínio analógico é típico do pensamento jurídico. Esse é um tema debatido por vários teóricos e
filósofos do Direito. Para Norberto Bobbio, na obra Teoria do Ordenamento Jurídico, trata-se de um
método de autointegração do Direito. Assinale a opção que, segundo esse autor, apresenta o conceito de
analogia.
 a) Subsunção de um caso (premissa menor) a uma norma jurídica (premissa maior) de forma a
permitir uma conclusão lógica e necessária.
 b) Existindo relevante semelhança entre dois casos, as consequências jurídicas atribuídas a um caso
já regulamentado deverão ser atribuídas também a um caso não-regulamentado.
 c) Raciocínio em que se produz, como efeito, a extensão de uma norma jurídica para casos não
previstos por esta.
 d) Decisão, por meio de recurso, às práticas sociais que sejam uniformes e continuadas e que
possuam previsão de necessidade jurídica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/383408
Questão 314: Com. Exam. (MPE SC) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2016
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Momento fundamental na história da interpretação do direito foi a obra de Zitelmann, intitulada “As
Lacunas do Direito”, cujo trabalho firmou a tese de que não existe plenitude na legislação positiva.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/507629
Questão 315: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2015
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Hans Kelsen, ao abordar o tema da interpretação jurídica no seu livro Teoria Pura do Direito, fala em ato
de vontade e ato de conhecimento. Em relação à aplicação do Direito por um órgão jurídico, assinale a
afirmativa correta da interpretação.
 a) Prevalece como ato de conhecimento, pois o Direito é atividade científica e, assim, capaz de prover
precisão técnica no âmbito de sua aplicação por agentes competentes.
 b) Predomina como puro ato de conhecimento, em que o agente escolhe, conforme seu arbítrio,
qualquer norma que entenda como válida e capaz de regular o caso concreto.
 c) A interpretação cognoscitiva combina-se a um ato de vontade em que o órgão aplicador efetua
uma escolha entre as possibilidades reveladas por meio da mesma interpretação cognoscitiva.
 d) A interpretação gramatical prevalece como sendo a única capaz de revelar o conhecimento
apropriado da mens legis.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/276988
Questão 316: Com. Exam. (MPF) - Proc Rep/MPF/2015
Assunto: Hermenêutica Jurídica
DENTRE OS ENUNCIADOS ABAIXO, ESTÃO INCORRETOS:
 
I - A jurisprudência dos valores, em sua corrente atual, defende a aproximação entre direito e moral,
desde que os princípios morais sejam incluídos no ordenamento por uma das fontes jurídicas: a
legislação ou a jurisprudência dos tribunais;
 
II - Para a tópica "pura", assim considerada a metodologia jurídica de Theodor Viewheg, o sistema é
apenas mais um topos a ser levado em conta na busca da decisão para o caso concreto;
 
III - Para a "teoria estruturante", de Friedrich Müller, é possível o raciocínio orientado para o
problema, desde que não ultrapasse o texto da norma;
 
IV - A "sociedade aberta dos intérpretes da Constituição", expressão cunhada por Haberle, além de
ser um processo de interpretação que permite ao julgador mais elementos para a tomada de
decisões, tem pertinência, em matéria de direitos humanos, pelo fato destes também regerem as
relações horizontais entre os indivíduos.
 
 a) apenas I;
 b) apenas IV;
 c) I e IV;
 d) I, III e IV.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/297867
Questão 317: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2015
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Segundo o jusfilósofo alemão Karl Larenz, os textos jurídicos são problematizáveis porque estão redigidos
em linguagem corrente ou em linguagem especializada, mas que, de todo modo, contêm expressões que
apresentam uma margem de variabilidade de significação. Nesse sentido, assinale a opção que exprime o
pensamento desse autor acerca da ideia de interpretação da lei.
 a) Deve-se aceitar que os textos jurídicos apenas carecem de interpretação quando surgem
particularmente como obscuros, pouco claros ou contraditórios.
 b) Interpretar um texto significa alcançar o único sentido possível de uma norma conforme a intenção
que a ela foi dada pelo legislador.
 c) Os textos jurídicos, em princípio, são suscetíveis e carecem de interpretação porque toda
linguagem é passível de adequação a cada situação.
 d) A interpretação dada por uma autoridade judicial a uma lei é uma conclusão logicamente
vinculante que, por isso mesmo, deve ser repetida sempre que a mesma lei for aplicada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/311285
Questão 318: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE AC)/MPE AC/2014
Assunto: Hermenêutica Jurídica
No que concerne à interpretação do direito e ao método de interpretação pela lógica do razoável,
assinale a opção correta.
 a) A aplicação do direito pressupõe a utilização do lógos do razoável, uma vez que os procedimentos
decisórios não obedecem a qualquer tipo de predeterminação de seus conteúdos.
 b) Ao considerarem regras e princípios, aspectos pessoais e sociais, circunstâncias e finalidades,
assim como ao analisarem o direito a ser aplicado no caso concreto, os juízes exercem atividade
dedutiva.
 c) A segurança jurídica, objetivo superior da legislação, depende mais do processo lógico de
interpretação das normas jurídicas que dos princípios extraídos das normas escritas, considerando-se a
roupagem mais ou menos apropriada como eles se apresentam.
 d) No que diz respeito aos resultados, a interpretação especificadora emana da própria lei ou ato
normativo, surgindo do próprio poder que interpreta seu ato normativo.
 e) A interpretação lógico-sistemática investiga a finalidade da norma, aquilo que se busca servir ou
tutelar, ou seja, consiste na investigação do fim ou da razão de ser da lei.
Esta questão não possui comentário do professor no site.www.tecconcursos.com.br/questoes/181434
Questão 319: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2014
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Em seu livro Levando os Direitos a Sério, Ronald Dworkin cita o caso Riggs contra Palmer, em que um
jovem matou o próprio avô para ficar com a herança. O Tribunal de Nova Iorque (em 1889) julga o caso
considerando que a legislação do local e da época não previa o homicídio como causa de exclusão da
sucessão. Para solucionar o caso, o Tribunal aplica o princípio, não legislado, do direito que diz que
ninguém pode se beneficiar de sua própria iniquidade ou ilicitude. Assim, o assassino não recebeu sua
herança.
 
Com esse exemplo podemos concluir que a jusfilosofia de Ronald Dworkin, dentre outras coisas,
pretende
 a) revelar que a responsabilidade sobre o maior ou menor grau de justiça de um ordenamento jurídico
é responsabilidade exclusiva do legislador que deve se esforçar por produzir leis justas.
 b) mostrar como as cortes podem ser ativistas quando decidem com base em princípios e não com
base na lei e que decidir assim fere o estado de direito.
 c) defender que regras e princípios são normas jurídicas que possuem as mesmas características e,
por isso, ambos podem ser aplicados livremente pelos tribunais.
 d) argumentar que regras e princípios são normas com características distintas e em certos casos os
princípios poderão justificar de forma mais razoável a decisão judicial, pois a tornam também
moralmente aceitável.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/237248
Questão 320: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2014
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Ao explicar as características fundamentais da Escola da Exegese, o jusfilósofo italiano Norberto Bobbio
afirma que tal Escola foi marcada por uma concepção rigidamente estatal de direito. Como consequência
disso, temos o princípio da onipotência do legislador.
 
Segundo Bobbio, a Escola da Exegese nos leva a concluir que
 a) a lei não deve ser interpretada segundo a razão e os critérios valorativos daquele que deve aplicá-
la, mas, ao contrário, este deve submeter-se completamente à razão expressa na própria lei.
 b) o legislador é onipotente porque é representante democraticamente eleito pela população, e esse
processo representativo deve basear-se sempre no direito consuetudinário, porque este expressa o
verdadeiro espírito do povo.
 c) uma vez promulgada a lei pelo legislador, o estado-juiz é competente para interpretá-la buscando
aproximar a letra da lei dos valores sociais e das demandas populares legítimas.
 d) a única força jurídica legitimamente superior ao legislador é o direito natural; portanto, o legislador
é soberano para tomar suas decisões, desde que não violem os princípios do direito natural.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/248057
Questão 321: NC UFPR (FUNPAR) - DP PR/DPE PR/2014
Assunto: Hermenêutica Jurídica
“Intérpretes do Brasil” delimita uma categoria singular de intelectuais voltados à compreensão dos
dilemas do país face à modernização peculiar e aos problemas históricos, quando comparados aos
mesmos processos ocorridos nos países ditos “desenvolvidos”.
Sobre essas interpretações do país, assinale a alternativa correta.
 a) O desenvolvimentismo é teoria que privilegia o papel da sociedade civil frente à atuação do Estado
no desenvolvimento socioeconômico do País.
 b) No clássico “Dependência e desenvolvimento na América Latina”, Fernando Henrique Cardoso
postula um projeto político nacional que deveria ter como modelo os países desenvolvidos, com
correções pontuais para adaptação à nossa realidade.
 c) O “sentido da colonização” brasileira, na interpretação de Caio Prado Jr. sobre a formação histórica
do país, é expressão que descreve o processo de conscientização da população brasileira quanto à
formação de uma nação nos trópicos, apartada do mero jogo de trocas comerciais com os países
“desenvolvidos, que não tinha “sentido”.
 d) Característica comum a intelectuais como Sérgio Buarque, Caio Prado Jr. e Raymundo Faoro é a
detecção de um “mal de origem”, ou seja, supostas “falhas” na formação histórica do Brasil.
 e) O “homem cordial”, categoria criada por Sérgio Buarque de Holanda, delimita o tipo brasileiro, e,
no entender do sociólogo, é a contribuição original do Brasil ao mundo moderno, devendo ser preservada
em nosso processo de modernização.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/427716
Questão 322: ACAFE - Del Pol (PC SC)/PC SC/2014
Assunto: Hermenêutica Jurídica
“A aplicação do Direito consiste no enquadrar um caso concreto em a norma adequada. Submete às
prescrições da lei uma relação da vida real; procura e indica o dispositivo adaptável a um fato
determinado".
(Maximiano, Carlos. Hermenêutica e Aplicação do Direito. RJ, Forense, 2001, p. 5)
Diante dessa afirmação é correto afirmar, exceto:
 a) A Hermenêutica Jurídica tem por objeto o estudo e a sistematização dos processos aplicáveis para
determinar o sentido e o alcance das
expressões do Direito.
 b) Ante a impossibilidade de prever todos os casos particulares, o legislador estabelece preceitos de
longo alcance e deixa ao aplicador do Direito a tarefa de enquadrar o fato humano numa norma jurídica.
 c) O intérprete não cria prescrições; deduz a nova regra, para um caso concreto, do conjunto das
disposições vigentes, consentâneas com o progresso geral.
 d) Para atingir o escopo do Direito não é examinada a norma em sua essência, conteúdo e alcance; o
caso concreto e as circunstâncias.
 e) Na aplicação da lei, o juiz atenderá aos fins sociais a que ela se dirige e às exigências do bem
comum.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/480378
Questão 323: ACAFE - Del Pol (PC SC)/PC SC/2014
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Na ocorrência de antinomia normativa ocorre um conflito de normas - que poderá ser real ou aparente.
Considere a busca de uma resposta normativa adequada para a lide, analise as afirmações a seguir e
assinale a alternativa correta.
l O conflito aparente pode ser resolvido por meio de adequado procedimento hermenêutico-
interpretativo, cujos métodos foram estabelecidos pela doutrina.
ll A Constituição prevalece sobre a lei ordinária, complementar, delegada e medida provisória, e
estas prevalecem sobre o Decreto, a Portaria, o Regimento Interno e a Instrução.
lll Uma pessoa adquire um eletrodoméstico e, ao
usá-lo, verifica que não funciona. Pelo critério da hierarquia, aplica-se o art. 18 do Código de Defesa
do Consumidor para o deslinde da quaestio.
lV Se as regras em conflito se encontrarem no mesmo nível hierárquico e tiverem sido positivadas
simultaneamente, os critérios hierárquico
e cronológico poderão ser invocados, juntamente, para a resolução do conflito.
V Em certos casos, uma solução pode ser indicada pela lei mais favorável a uma das partes
envolvidas e, em situações extremas, pela assunção do critério do princípio supremo da justiça.
 a) Apenas I, II e III estão corretas.
 b) Apenas I, II e V estão corretas.
 c) Apenas II, III e IV estão corretas.
 d) Apenas III, IV e V estão corretas.
 e) Apenas a afirmação IV está correta.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/480383
Questão 324: Com. Exam. (MPE SC) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2014
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Com relação à distinção lógica entre princípios e regras jurídicas, Dworkin sustenta que as regras são
aplicáveis à maneira de um “tudo ou nada” (all-or-nothing), ou são completamente aplicáveis ou não
possuem nenhuma aplicação. Os princípios, por outro lado, constituem-se em razões para decidir, não
sendo aplicáveis automaticamente quando satisfeitas as condições previstas como suficientes a sua
aplicação.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/507078
Questão 325: CEBRASPE (CESPE) - DP TO/DPE TO/2013
Assunto: Hermenêutica JurídicaAssinale a opção correta com relação à interpretação do direito.
 a) A interpretação autêntica é a que se realiza pelo próprio legislador.
 b) Consoante o sistema da livre pesquisa, o direito só pode ser interpretado com base na lei.
 c) A escola de interpretação da teoria pura do direito foi criada por Carlos Cossio.
 d) A hermenêutica e a interpretação, conceitos sinônimos, consistem em revelar o sentido da norma
jurídica.
 e) Segundo a doutrina, toda norma jurídica se ampara em um texto legal que lhe é correspondente.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/99367
Questão 326: CEBRASPE (CESPE) - DP TO/DPE TO/2013
Assunto: Hermenêutica Jurídica
De acordo com o método de interpretação jurídica desenvolvido por Recaséns Siches, o processo de
investigação dos fatos, na ordem jurídica vigente, assegura maior satisfação e legitimidade na solução e
na interpretação jurídica. Segundo a jurisprudência, a melhor interpretação do direito não se subordina
servilmente ao texto legal nem se vale de raciocínios artificiais para enquadrar friamente os fatos em
conceitos prefixados, mas se direciona para a solução justa. Essas definições correspondem ao método
de interpretação jurídica denominado
 a) lógico-dedutivo.
 b) hipotético-condicional.
 c) lógica do razoável.
 d) modo final de aplicação.
 e) conflito normativo.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/99368
Questão 327: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2013
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Considere a seguinte afirmação de Herbert L. A. Hart:
“Seja qual for o processo escolhido, precedente ou legislação, para a comunicação de padrões de
comportamentos, estes, não obstante a facilidade com que atuam sobre a grande massa de casos
correntes, revelar-se-ão como indeterminados em certo ponto em que a sua aplicação esteja em
questão.”
 
(HART, Herbert. O Conceito de Direito. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1986, p. 141)
Hart admite um grau de indeterminação nos padrões de comportamento previstos na legislação e nos
precedentes judiciais. A respeito, assinale a afirmativa correta.
 a) Trata-se do fenômeno chamado na doutrina jurídica de lacuna material do direito, em que o jurista
não consegue dar uma resposta com base no próprio direito positivo para uma situação juridicamente
relevante.
 b) Trata-se da textura aberta do direito, expressa por meio de regras gerais de conduta, que deve
ganhar um sentido específico dado pela autoridade competente, à luz do caso concreto.
 c) Trata-se da incompletude do ordenamento jurídico que, por isso mesmo, deve recorrer aos
princípios gerais do direito, a fim de promover uma integração do direito positivo.
 d) Trata-se do fenômeno denominado de anomia social pelos sociólogos do direito, em que existe um
vácuo de normas jurídicas e a impossibilidade real de regulação de conflitos juridicamente relevantes.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/237783
Questão 328: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2013
Assunto: Hermenêutica Jurídica
A hermenêutica aplicada ao direito formula diversos modos de interpretação das leis. A interpretação que
leva em consideração principalmente os objetivos para os quais um diploma legal foi criado é chamada
de
 a) interpretação restritiva, por levar em conta apenas os objetivos da lei, ignorando sua estrutura
gramatical.
 b) interpretação extensiva, por aumentar o conteúdo de significado das sentenças com seus objetivos
historicamente determinados.
 c) interpretação autêntica, pois apenas as finalidades da lei podem dar autenticidade à interpretação.
 d) interpretação teleológica, pois o sentido da lei deve ser considerado à luz de seus objetivos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/238953
Questão 329: FUNDEP - PJ (MPE MG)/MPE MG/2013
Assunto: Hermenêutica Jurídica
A importância do Direito Romano decorre não apenas da fixação das estruturas do sistema civil law, mas
essencialmente da influência das técnicas da ‘interpretatio’ de grande valia até hoje aos operadores do
direito, inclusive nas questões relativas aos microssistemas.
 
Assinale a alternativa INCORRETA:
 a) A regra ambiguitas contra stipulatorem ou ambiguitas contra proferentem, verdadeiro guia de
interpretação no direito contratual de massa não encontra positivação no direito brasileiro.
 b) Regras de favorecimento têm por escopo a inversão de ônus ou a proteção de interesses privados
de acordo com as partes envolvidas; dentre elas destacam-se favor debitoris, favor debilis, favor
defensionis, favores libertatis, testamentii.
 c) O maior legado da interpretatio romana no direito privado atual refere-se à boa-fé, enquanto para
o direito internacional prende-se à valorização dos direitos humanos.
 d) Regras de flexibilização humanitas interpretatio são ensejadoras do combate à usura, de fixação
dos limites do mandato, exceção de dolo, proteção da confiança e da boa-fé.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/562751
Questão 330: CEBRASPE (CESPE) - DP RO/DPE RO/2012
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Considerando a hermenêutica jurídica, e ainda considerando a interpretação do direito, a superação dos
métodos de interpretação mediante puro raciocínio lógico-dedutivo e o método de interpretação pela
lógica do razoável, assinale a opção correta.
 a) Há um princípio geral informador de todo o ordenamento jurídico nacional, necessário à
interpretação, que pode ser inferido da existência de várias normas e ao qual se chega por meio da
indução.
 b) De acordo com o método de interpretação da lógica do razoável, devem ser considerados os fins
em função dos quais a lei seja editada e haja de ser compreendida pela sua causa final.
 c) No processo lógico, a lógica formal, de tipo puro, a priori, só é adequada na análise dos conceitos
jurídicos essenciais e, para tudo que pertence à existência humana — a prática do Direito, inclusive —,
impõe-se o uso da lógica do humano e do razoável (lógica material).
 d) Interpretar a norma jurídica corresponde a integrar, preencher lacunas e aplicar, de forma lógica, o
direito ao caso concreto.
 e) Atualmente, utiliza-se, na interpretação das leis, a exegese escolástica, partindo–se do conjunto
principiológico existente nas normas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/99487
Questão 331: FEPESE - DP SC/DPE SC/2012
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Em seu livro Teoria dos Direitos Fundamentais, Robert Alexy afirma que é possível solucionar um conflito
entre regras quando se introduz uma cláusula de exceção em uma das regras, a fim de eliminar o
conflito, ou quando ao menos uma das regras for declarada inválida. Isso porque, segundo o autor, os
conflitos entre regras ocorrem na dimensão da validade jurídica, o que não é graduável.
 
No que se refere à solução da colisão entre princípios, Alexy entende que:
 a) um dos princípios deve ser declarado inválido em uma determinada condição.
 b) um dos princípios terá precedência em face do outro em determinadas condições.
 c) deve ser introduzida uma cláusula de exceção em um dos princípios.
 d) existem princípios que sempre têm precedência em face de outros.
 e) deve ser resolvida na dimensão da validade jurídica.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/164817
Questão 332: FCC - Ana (MPE RN)/MPE RN/Administrativa/2012
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Considere as seguintes assertivas a respeito da analogia:
I. A analogia não é fonte formal, porque não cria normas jurídicas, apenas conduz o intérprete ao
seu encontro.
II. No processo de integração do Direito a analogia será utilizada em último lugar, aplicando-se
primeiramente os Princípios Gerais do Direito e a Equidade.
III. Para os autores que distinguem a analogia legal da analogia jurídica, a primeira encontra-se em
um determinado ato legislativo.
Está corretoo que se afirma APENAS em
 a) I.
 b) I e II.
 c) I e III.
 d) II e III.
 e) III.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/443556
Questão 333: FCC - Ana (MPE RN)/MPE RN/Administrativa/2012
Assunto: Hermenêutica Jurídica
No tocante às lacunas, a teoria que defende a inexistência de lacunas, aplicando-se a norma do tudo o
que não está proibido está juridicamente permitido é a teoria do
 a) Apriorismo Filosófico.
 b) Ecletismo.
 c) Realismo Ingênuo.
 d) Pragmatismo.
 e) Empirismo Científico.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/443557
Questão 334: FCC - Tec (MPE RN)/MPE RN/Tecnologia da Informação/Suporte
Técnico/2012
Assunto: Hermenêutica Jurídica
A atividade através da qual se preenchem as lacunas verificadas na lei, mediante a pesquisa e a
formulação da regra jurídica pertinente à situação concreta NÃO prevista pelo legislador é a
 a) integração.
 b) interpretação.
 c) jurisdição.
 d) intervenção.
 e) classificação jurídica.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/444461
Questão 335: FCC - Tec (MPE RN)/MPE RN/Tecnologia da Informação/Suporte
Técnico/2012
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Considere as seguintes assertivas a respeito das lacunas:
I. A lacuna se caracteriza não só quando a lei é completamente omissa em relação ao caso, mas
igualmente quando o legislador deixa o assunto a critério do julgador.
II. Há uma lacuna na lei quando determinado caso é previsto na lei diretamente, porém com
insuficiência verbal, através de uma impropriedade de linguagem.
III. As lacunas já eram previstas no Direito Romano, lacunas tanto em relação ao Direito legislado
quanto ao costume.
Está correto o que se afirma APENAS em
 a) I.
 b) I e II.
 c) I e III.
 d) II.
 e) II e III.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/444469
Questão 336: FCC - Tec (MPE RN)/MPE RN/Tecnologia da Informação/Suporte
Técnico/2012
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Os princípios que se aplicam apenas à Ciência do Direito são princípios
 a) onivalentes.
 b) monovalentes.
 c) singulares.
 d) plenos.
 e) unipessoais.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/444474
Questão 337: Com. Exam. (MPE PR) - PJ (MPE PR)/MPE PR/2012
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Marque a alternativa incorreta:
 a) Para John Rawls, dois “princípios de justiça” emergem na posição original através de um acordo
unânime: 1) Cada pessoa tem um direito igual a um esquema plenamente adequado de liberdades
básicas iguais que seja compatível com um esquema similar de liberdade para todos; 2) As
desigualdades sociais e econômicas devem satisfazer duas condições. Primeira, elas devem estar
associadas a cargos e posições abertos a todos em condições de igualdade equitativa de oportunidades.
Segunda, elas devem ser para o maior benefício dos membros menos favorecidos da sociedade;
 b) Quanto às possibilidades e limites da atividade judicial, os procedimentalistas separam os discursos
de fundamentação dos de aplicação. Defendem que uma norma somente pode ser aplicada
legitimamente, em uma situação concreta, se antes forem levadas em consideração todas as
características relevantes desta situação, a fim de assegurar uma interpretação coerente de todas as
normas aplicáveis. Assim, uma norma jurídica particular somente é correta quando se apoia em normas
válidas e sua aplicação é adequada; isto é, quando a norma aplicada foi fundamentada em um processo
discursivo anterior, em que tenham participado todos os possíveis afetados e tenham sido levadas em
conta todas as circunstâncias do caso;
 c) As exigências de objetividade ética, na teoria desenvolvida por Amartya Sen, relacionam-se
estreitamente com a capacidade de enfrentar a argumentação pública aberta, a qual tem ligações
estreitas com o caráter imparcial das posições propostas e dos argumentos que as apoiam;
 d) Pelo método concretista da “Constituição Aberta” de Friedrich Müller, reconhece-se a existência de
um processo simultâneo de complexização e de articulação do Estado com a sociedade: um Estado
policêntrico, uma sociedade plural. Como a sociedade se estruturou em organizações de natureza diversa
(econômicas, profissionais, feministas, ambientais etc.), tornando-se centros de imputação e de
agregação de interesses setoriais ou corporativos, constitucionalmente protegidos, para promover os
seus interesses em face aos da maioria, a Constituição deixou de ser apenas a Constituição do Estado,
para ser a Constituição do Estado e da sociedade (a ordem jurídica fundamental da comunidade);
 e) Um princípio não implica a obrigação de que os destinatários se adequem totalmente a ele,
realizando uma atividade específica, mas equivale a estabelecer uma razão que, prima facie, suporta
qualquer comportamento que contribui com a efetivação daquele princípio; logo, sua esfera de
aplicabilidade é relativamente indeterminada, sendo suscetíveis de expansão e de compressão: para
saber qual o alcance efetivo do princípio é preciso não apenas observar seu teor literal, mas também o
conteúdo dos outros princípios concordantes potencialmente aplicáveis, se existentes, bem como as
circunstâncias do caso concreto.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/492917
Questão 338: CEPERJ - OF (SEFAZ RJ)/SEFAZ RJ/2010
Assunto: Hermenêutica Jurídica
O método de interpretação das normas jurídicas em que o intérprete empresta maior relevância ao
elemento finalístico denomina-se:
 a) teleológico
 b) sistêmico
 c) histórico
 d) filológico
 e) lógico
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/46587
Questão 339: CEPERJ - OF (SEFAZ RJ)/SEFAZ RJ/2010
Assunto: Hermenêutica Jurídica
A faculdade de agir e a norma da ação dizem respeito, respectivamente, aos direitos:
 a) subjetivo e objetivo
 b) material e processual
 c) privado e público
 d) natural e positivo
 e) civil e penal
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/46592
Questão 340: FCC - DP SP/DPE SP/2010
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Em sua teoria da norma jurídica, Noberto Bobbio distingue as sanções jurídicas das sanções morais e
sociais. Segundo esta distinção, a sanção jurídica, diferentemente da sanção moral, é sempre uma
resposta de grupo e, diferentemente da sanção social, a sanção jurídica é regulada em geral com as
mesmas formas e através das mesmas fontes de produção das regras primárias. Para o autor, tal
distinção oferece um critério para distinguir, por sua vez, as normas jurídicas das normas morais e das
normas sociais. Considerando-se este critério, pode-se afirmar que são normas jurídicas as normas cuja
execução é garantida por uma sanção
 a) externa e institucionalizada.
 b) interna e não-institucionalizada.
 c) interna e institucionalizada.
 d) externa e não-institucionalizada.
 e) interna e informal.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/68659
Questão 341: FCC - DP SP/DPE SP/2010
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Ao comentar a doutrina aristotélica da justiça, Tercio Sampaio Ferraz Júnior, em sua obra Estudos de
Filosofia do Direito, indica aquele que seria o "preceito básico do direito justo, pois só por meio dele a
justiça se revelaria em sua atualidade plena". Este preceito, que também pode ser definido como "uma
feliz retificação do justo estritamente legal" ou ainda "o justo na concretude", é denominado
 a) liberdade.
 b) dignidade.
 c) vontade.
 d) equidade.
 e) piedade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/68662
Questão 342: FCC - DP SP/DPE SP/2010
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Em sua teoria do ordenamento jurídico, Norberto Bobbio estuda os aspectos da unidade, da coerência e
da completude do ordenamento. Relativamente ao aspecto da coerênciado ordenamento jurídico, "a
situação de normas incompatíveis entre si" refere-se ao problema
 a) das lacunas.
 b) da incompletude.
 c) das antinomias.
 d) da analogia.
 e) do espaço jurídico vazio.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/68664
Questão 343: FCC - DP SP/DPE SP/2010
Assunto: Hermenêutica Jurídica
"Na fase madura de seu pensamento, a substituição da lei pela convicção comum do povo (Volksgeist)
como fonte originária do direito relega a segundo plano a sistemática lógico-dedutiva, sobrepondo-lhe a
sensação (Empfindung) e a intuição (Anschauung) imediatas. Savigny enfatiza o relacionamento primário
da intuição do jurídico não à regra genérica e abstrata, mas aos 'institutos de direito' (Rechtsinstitute),
que expressam 'relações vitais' (Lebensverhältnisse) típicas e concretas".
Esta caracterização, realizada por Tercio Sampaio Ferraz Júnior, em sua obra A Ciência do Direito,
corresponde a aspectos essenciais da seguinte escola filosófico-jurídica:
 a) Historicismo Jurídico.
 b) Realismo Jurídico.
 c) Normativismo.
 d) Positivismo jurídico.
 e) Jusnaturalismo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/68665
Questão 344: CEBRASPE (CESPE) - DP ES/DPE ES/2009
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Acerca da interpretação da lei, julgue o item a seguir.
A analogia jurídica fundamenta-se em um conjunto de normas para extrair elementos que possibilitem
sua aplicabilidade ao caso concreto não previsto, mas similar.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/147364
Questão 345: FMP - Adj Proc (MP TCE-RS)/TCE RS/2008
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Considerando a concepção moderna sobre a força normativa dos princípios e das regras de direito,
assinale a alternativa incorreta.
 a) Os princípios são normas jurídicas que regulam condutas de forma aberta e genérica, e a definição
do seu conteúdo exige juízos sobre valores e fins morais e políticos.
 b) As regras são normas jurídicas que regulam condutas de forma concreta e específica, e a sua
aplicação aos casos concretos pode ser feita pela subsunção do fato à norma.
 c) Os princípios são normas morais que não regulam diretamente as condutas humanas e não
vinculam os juízes no julgamento de casos concretos, mas servem de guia para o legislador quando da
elaboração das leis.
 d) Os princípios são normas jurídicas que não podem ser aplicadas aos casos concretos pela
subsunção do fato à norma, pois exigem um juízo de ponderação por parte do aplicador.
 e) Os princípios são normas que têm validade jurídica e integram o direito independentemente de
terem sido incorporados no direito positivo.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/448437
Questão 346: FMP - Adj Proc (MP TCE-RS)/TCE RS/2008
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Assinale a alternativa incorreta.
 a) As lacunas do sistema jurídico em sentido próprio ocorrem quando não existe uma regra no direito
positivo regulamentando um tipo de caso.
 b) A analogia é um método de integração de lacunas do sistema jurídico, que consiste na aplicação
ao caso concreto em que se constatou a lacuna, de uma regra prevista no direito positivo que regula um
caso semelhante àquele para o qual existe não existe uma regra legal específica.
 c) A analogia é um método de integração de lacunas do sistema jurídico, que consiste na aplicação
ao caso concreto em que se constatou a lacuna, de um princípio geral do direito cujo conteúdo
normativo tem relação com o caso para o qual não existe uma regra legal específica.
 d) A eqüidade é um método de integração de lacunas em que o juiz decide um caso para o qual não
existe uma regra específica no direito positivo usando critérios de justiça e moralidade.
 e) No Direito brasileiro, a eqüidade não pode ser utilizada quando existe um princípio ou uma regra
do sistema jurídico regulando o caso concreto, ainda que o juiz entenda que este princípio ou esta regra
viola critérios de justiça ou de moralidade.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/448438
Questão 347: FMP - Adj Proc (MP TCE-RS)/TCE RS/2008
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Considerando os critérios de solução de antinomias jurídicas, assinale a alternativa incorreta.
 a) O critério cronológico determina que, havendo colisão entre duas normas legais, a norma posterior
prevalece sobre a norma anterior.
 b) O critério hierárquico determina que, havendo colisão entre uma norma constitucional sobre uma
norma legal, prevalece a norma constitucional.
 c) O critério da especialidade determina que, havendo colisão entre uma norma legal geral e uma
norma legal especial, prevalece a norma especial.
 d) O critério cronológico determina que, havendo colisão entre uma norma constitucional anterior e
uma norma legal posterior, prevalece a norma legal posterior.
 e) O critério cronológico não se aplica quando norma legal posterior conflita com norma legal anterior
que protege direito adquirido.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/448439
Questão 348: FMP - Adj Proc (MP TCE-RS)/TCE RS/2008
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Com relação ao princípio da proporcionalidade, é incorreto afirmar que:
 a) o subprincípio da adequação implica que uma lei que limita um direito fundamental só seja válida
quando é idônea para atingir o fim almejado pelo legislador.
 b) o subprincípio da necessidade implica que uma lei que limita um direito fundamental só seja válida
quando não existe uma medida alternativa menos prejudicial ao direito, que atinja o fim almejado pelo
legislador com a mesma eficácia e adequação da medida prevista na lei.
 c) a ponderação de bens é realizada quando da aplicação do subprincípio da proporcionalidade em
sentido estrito.
 d) o princípio da proporcionalidade pode ser usado tanto no controle de constitucionalidade das leis,
quando no controle de legalidade dos atos administrativos.
 e) quando a lei restritiva de um direito fundamental atende aos subprincípios da necessidade e da
adequação, ela é válida ainda que viole o conteúdo essencial do direito fundamental.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/448440
Questão 349: CEBRASPE (CESPE) - JE TJAL/TJ AL/2008
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Considerando que teorias relativas aos princípios jurídicos sugerem que regras e princípios seriam
espécies de normas jurídicas, assinale a opção congruente com essa idéia.
 a) As regras estabelecem o dever-ser mediante a imposição de deveres, proibições e permissões;
diferentemente, os princípios atuam tão-somente com função hermenêutica, para possibilitar a escolha
das regras que melhor se conformem ao caso concreto.
 b) O conteúdo das regras caracteriza-se por expressar determinações obrigatórias mais completas e
precisas; diferentemente, o conteúdo dos princípios se apresenta com maior abstração e generalidade,
afetando significativamente o modo de sua implementação.
 c) As regras restringem-se a regulamentar condutas em casos concretos; diferentemente, os
princípios precipuamente estruturam o sistema jurídico, o que lhes confere caráter hierárquico superior
às regras.
 d) As regras são fundamentadas pelos princípios, sendo destes deduzidas; diferentemente, os
princípios só podem ser revelados pelas regras, extraindo-se indutivamente de suas aplicações
particulares os princípios implícitos ou explícitos no ordenamento jurídico.
 e) As regras podem estar em oposição tanto a princípios quanto a outras regras, conflito este que
causará ou sua validade, ou sua invalidade; diferentemente, os princípios só podem estar em oposição a
outros princípios, conflito que só poderá se resolver pela técnica da ponderação.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/554560
Questão 350: CEBRASPE (CESPE) - JETJAL/TJ AL/2008
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Acerca das espécies e métodos clássicos de interpretação adotados pela hermenêutica jurídica, assinale a
opção correta.
 a) A interpretação autêntica pressupõe que o sentido da norma é o fixado pelos operadores do direito,
por meio da doutrina e jurisprudência.
 b) A interpretação lógica se caracteriza por pressupor que a ordem das palavras e o modo como elas
estão conectadas são essenciais para se alcançar a significação da norma.
 c) A interpretação sistemática se caracteriza por pressupor que qualquer preceito normativo deverá
ser interpretado em harmonia com as diretrizes gerais do sistema, preservando-se a coerência do
ordenamento.
 d) A interpretação histórica se caracteriza pelo fato de que o significado da norma deve atender às
características sociais do período histórico em que é aplicada.
 e) A interpretação axiológica pressupõe uma unidade objetiva de fins determinados por valores que
coordenam o ordenamento, assim legitimando a aplicação da norma.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/554561
Questão 351: CEBRASPE (CESPE) - JE TJAL/TJ AL/2008
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Considerando as alusões à eqüidade pelo ordenamento jurídico brasileiro, revela-se importante identificar
a posição dessa figura em face do quadro das fontes do direito. A respeito dessa relação, é correto
afirmar que a eqüidade
 a) não se revela como fonte do direito, pois a autorização de seu emprego apenas permite ao juiz
criar normas para o caso concreto com base em preceitos de justiça.
 b) não se revela como fonte do direito, pois a autorização de seu emprego apenas permite ao juiz
aplicar ao caso concreto normas gerais de justiça previamente positivadas no ordenamento.
 c) não se revela como fonte do direito, pois a autorização de seu emprego apenas permite ao juiz
buscar uma melhor compreensão hermenêutica das normas particulares que se aplicam ao caso
concreto.
 d) se revela como fonte do direito, pois ela se compõe de um conjunto de valores e normas
preexistentes ao ordenamento positivo, os quais incidirão sempre que autorizadas por este.
 e) se revela como fonte do direito, pois ela prescreve parâmetros para a decisão judicial que não se
apóiam nas normas positivadas no ordenamento.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/554562
Questão 352: CEBRASPE (CESPE) - JE TJAL/TJ AL/2008
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Podem-se encontrar diversos argumentos para justificar a aplicação da analogia no direito, entre os quais
a busca pela vontade do legislador ou a imperiosa aplicação da igualdade jurídica, demandando-se
soluções semelhantes para casos semelhantes. Com referência a essa aplicação, é correto afirmar que
 a) a analogia tem como principal função descobrir o sentido e o alcance das normas jurídicas.
 b) a analogia legis se caracteriza por recorrer à síntese de um complexo de princípios jurídicos.
 c) a analogia juris ocorre quando se formula regra nova, semelhante a outra já existente.
 d) a analogia pressupõe que casos análogos sejam estabelecidos em face de normas análogas, mas
não díspares.
 e) a analogia afasta a criação de regra nova, mas exige interpretação extensiva de regras já
existentes.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/554563
Questão 353: CEBRASPE (CESPE) - JE TJAL/TJ AL/2008
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Um postulado fundamental à teoria do ordenamento jurídico propõe que o direito seja considerado como
um conjunto que forma entidade distinta dos elementos que o compõem, em razão de sua unidade,
coerência e completude. Com base nessa ordem de idéias, assinale a opção correta.
 a) A idéia de que o direito se organiza em um ordenamento jurídico remonta à época justiniana do
direito romano, que, no corpus juris civilis, propôs um sistema completo de direito formado pelas
Constituitiones, Digesto, Institutas e Codex.
 b) É essencial, para que o direito seja coerente e completo, que suas normas decorram de uma única
fonte ou origem primária, capaz de solucionar definitivamente questões sobre a identificação de todas as
normas jurídicas.
 c) A unidade é uma característica exclusiva do positivismo jurídico, já que este propõe uma igualdade
mínima quanto ao conteúdo substancial das normas, por compartilharem valores que assim as unificam
como sistema.
 d) A idéia de coerência do sistema jurídico é concebida pela negação de que nele possam permanecer
antinomias entre normas de igual ou diferente hierarquia, afirmando que duas normas antinômicas não
poderão ser simultaneamente válidas.
 e) O ordenamento jurídico é completo porque, ainda que se verifiquem lacunas normativas, ele
oferece um conjunto de fontes primárias e secundárias de direito capazes de produzir as normas
necessárias para preenchê-las.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/554564
Questão 354: CEBRASPE (CESPE) - ERSPT (ANATEL)/ANATEL/Direito/2004
Assunto: Hermenêutica Jurídica
No que se refere a princípios gerais do direito, julgue o item a seguir.
Comumente, para a investigação dos princípios gerais do direito, parte-se de disposições particulares da
lei que são elevadas, por generalização crescente, até se localizar o princípio em que se enquadre o caso
concreto não previsto pela norma legal.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/92241
Questão 355: CEBRASPE (CESPE) - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Direitos
Humanos e Cidadania/2002
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Em sentença proferida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos - caso Villagrán Morales e outros
e Meninos de Rua -, o juiz e atual presidente desse tribunal, o brasileiro Antonio Augusto Cançado
Trindade, inseriu em seu voto um conceito novo, denominado projeto de vida, definindoo como
"consubstancial do direito à existência", a requerer, para seu desenvolvimento, "condições de vida digna,
segurança e integridade da pessoa humana", conforme os termos seguintes extraídos de seu voto:
"Uma pessoa que em sua infância vive, como em tantos países da América Latina, na humilhação da
miséria, sem a menor condição sequer de criar seu projeto de vida, experimenta um estado de
padecimento equivalente a uma morte espiritual; a morte física que a esta segue, em tais circunstâncias,
é a culminação da destruição total do ser humano."
Julgue o seguinte item, com relação à situação descrita acima.
A decisão se insere no pressuposto de ilimitação do grau de aplicabilidade de um princípio, prevista na
doutrina, o que significa que ele nunca pode ser tido como integralmente cumprido, havendo ampliação
continuada de seus efeitos.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/17945
Questão 356: Com. Exam. (TRF 1) - JF TRF1/TRF 1/2002
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Em face das proposições abaixo, assinale a única alternativa correta:
 
I – os termos interpretação e hermenêutica são tecnicamente sinônimos.
 
II – as disposições transitórias em uma lei nova, destinadas a dar um tratamento jurídico provisório
a certas situações, em face da ab-rogação da lei anterior, constituem o que se denomina de segundo
regime legislativo.
 
III – dá-se a retroatividade mínima (temperada ou mitigada), quando a lei nova atinge os efeitos
futuros de atos anteriores à sua vigência.
 
IV – no Brasil, o princípio da irretroatividade é meramente legal.
 a) todas estão incorretas.
 b) somente a III está correta.
 c) somente a III e IV estão corretas.
 d) todas estão corretas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1600220
Questão 357: Com. Exam. (TRF 1) - JF TRF1/TRF 1/2001
Assunto: Hermenêutica Jurídica
Interpretação extensiva:
 a) equivale a interpretação analógica.
 b) é sinônima de interpretação "intra legem".
 c)ocorre quando a ratio legis é mais ampla do que a letra da lei.
 d) dá-se quando a um preceito genérico segue-se um casuístico.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1600014
Questão 358: ESAF - AFRFB/SRFB/Tributação e Julgamento/2000
Assunto: Hermenêutica Jurídica
O enunciado norteador da atividade jurisdicional, segundo o qual "o juiz não pode deixar de julgar sob o
pretexto de silêncio, obscuridade ou insuficiência da lei" deriva de fundamento hermenêutico contido no
princípio
 a) concorrência da jurisdição privada com a jurisdição pública
 b) plenitude do ordenamento jurídico
 c) iniciativa de instância exclusiva do juiz
 d) presunção de ignorância da lei
 e) pacta sunt servanda
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/10970
Questão 359: QUADRIX - Fisc I (CRO DF)/CRO DF/2020
Assunto: Utilitarismo
A vertente utilitarista enxerga, no agir moral, a busca pelo maior grau possível de satisfação e por um
comportamento que favoreça a sociedade como um todo.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1197491
Questão 360: QUADRIX - Fisc I (CRO DF)/CRO DF/2020
Assunto: Utilitarismo
O utilitarismo de regras busca apenas facilitar a tomada de decisões diante de um conflito, a partir da
projeção de suas consequências.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1197492
Questão 361: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2019
Assunto: Utilitarismo
É preciso repetir mais uma vez aquilo que os adversários do utilitarismo raramente fazem o favor de
reconhecer: a felicidade que os utilitaristas adotaram como padrão do que é certo na conduta não é
a do próprio agente, mas a de todos os envolvidos.
John Stuart Mill
Na defesa que Stuart Mill faz do utilitarismo como princípio moral, em seu texto Utilitarismo, ele afirma
que o utilitarismo exige que o indivíduo não coloque seus interesses acima dos interesses dos demais,
devendo, por isso, ser imparcial e até mesmo benevolente.
Assim, no texto em referência, Stuart Mill afirma que, para aproximar os indivíduos desse ideal, a
utilidade recomenda que
 a) as leis e os dispositivos sociais coloquem, o máximo possível, a felicidade ou o interesse de cada
indivíduo em harmonia com os interesses do todo.
 b) o Direito Natural, que possui como base a própria natureza das coisas, seja o fundamento primeiro
e último de todas as leis, para que o desejo de ninguém se sobreponha ao convívio social.
 c) os sentimentos morais que são inatos aos seres humanos e conformam, de fato, uma parte de
nossa natureza, já que estão presentes em todos, sejam a base da legislação.
 d) as leis de cada país garantam a liberdade de cada indivíduo em buscar sua própria felicidade,
ainda que a felicidade de um não seja compatível com a felicidade de outro.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1017680
Questão 362: Com. Exam. (MPE PR) - PJ (MPE PR)/MPE PR/2017
Assunto: Utilitarismo
Assinale a alternativa incorreta:
 a) O organicismo tem como premissa que o indivíduo é, essencialmente, uma parte do todo social e
de que o bem de cada um só se realiza quando assegurado o bem comum, de forma que a associação
transindividual goza de supremacia sobre os interesses dos indivíduos.
 b) O utilitarismo apregoa que a melhor solução para cada problema sociopolítico é aquela que
promove, na maior escala, os interesses dos membros da sociedade política, individualmente
considerados.
 c) Segundo Bobbio, a tolerância jamais é ilimitada, devendo ser estendida a todos, salvo àqueles que
negam o princípio da tolerância, como as minorias opressoras, caracterizadas como aquelas que, se se
tornassem maioria, suprimiriam o princípio da maioria.
 d) A democracia deliberativa é compreendida como a prerrogativa popular de eleger representantes,
que legitima as instâncias formais do processo majoritário.
 e) Zonas de contato são campos sociais em que diferentes mundos da vida normativos se encontram
e defrontam, como sucede com povos indígenas que se envolvem em conflitos assimétricos com culturas
nacionais dominantes, e imigrantes ou refugiados que vão em busca de sobrevivência em países
estrangeiros.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/494069
Questão 363: CEBRASPE (CESPE) - Def PF/DPU/2017
Assunto: Utilitarismo
Acerca das teorias contemporâneas da justiça, julgue o item a seguir.
 
De acordo com o utilitarismo, a relação sexual consentida entre homossexuais e sem prejuízo a terceiros,
ainda que vista como inadequada por um grupo social, não configura uma questão de moralidade.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/534173
Questão 364: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2016
Assunto: Utilitarismo
Há um limite para a interferência legítima da opinião coletiva sobre a independência individual, e
encontrar esse limite, guardando-o de invasões, é tão indispensável à boa condição dos negócios
humanos como a proteção contra o despotismo político.
 
John Stuart Mill
 
A consciência jurídica deve levar em conta o delicado balanço entre a liberdade individual e o governo
das leis. No livro A Liberdade. Utilitarismo, John Stuart Mill sustenta que um dos maiores problemas da
vida civil é a tirania das maiorias.
 
Conforme a obra citada, assinale a opção que expressa corretamente a maneira como esse autor
entende o que seja tirania e a forma de proteção necessária.
 a) A tirania resulta do poder do povo como autogoverno porque o povo não é esclarecido para fazer
suas escolhas. A proteção contra essa tirania é delegar o governo aos mais capacitados, como uma
espécie de governo por meritocracia.
 b) A deliberação de juízes ao imporem suas concepções de certo e errado sobre as causas que
julgam, produz a mais poderosa tirania, pois subjuga a vontade daqueles que estão sob a jurisdição
desses magistrados. Apenas o duplo grau de jurisdição pode proteger a sociedade desta tirania.
 c) Os governantes eleitos impõem sobre o povo suas vontades e essa forma de opressão é a única
tirania da maioria contra a qual se deve buscar a proteção na vida social, o que é feito por meio da
desobediência civil.
 d) A sociedade, quando faz as vezes do tirano, pratica uma tirania mais temível do que muitas
espécies de opressão política, pois penetra nos detalhes da vida e escraviza a alma. Por isso é necessária
a proteção contra a tirania da opinião e do sentimento dominantes.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/423674
Questão 365: Com. Exam. (MPE PR) - PJ (MPE PR)/MPE PR/2016
Assunto: Utilitarismo
Considere as seguintes afirmações acerca do funcionalismo sistêmico, teoria basilar do intitulado Direito
Penal do Inimigo, assinalando a alternativa correta:
I – O funcionalismo sistêmico se constrói da necessidade de exclusão, típica de um Estado de
exceção, como regra ou normalidade, visando atender-se às exigências político-criminais da
sociedade pós moderna, cujo extrato é o postulado: vigência da norma e identidade social.
II – A origem da palavra funcionalismo provém do núcleo função, que significa ação própria de uma
pessoa e daquilo que é funcional, ou seja, eficaz, prático. Nesse sentido o indivíduo funcionalista é
aquele que está de acordo com o pensamento afirmativo de que o homem tem que cumprir
obrigações que produzam utilidade.
III – O sistema funcional possui como finalidade a assimilação individual e não a pré-exemplaridade
difusa. Nesta perspectiva, o sistema penal serve como expectativa normativa cognitiva para que o
indivíduo não pratique determinada ação ou omissão.
IV – Os principais traços do funcionalismo sistêmico são: a.) a ausência de uma percepção
meramente positivista que abarque todo o contexto social; b) a ressocialização e a prevenção geral
detém conteúdo efetivo, vinculadoa preceitos não concretistas e metafísicos, cujos direcionamentos
não são guiados por observações científicas do real e c) a prevenção defendida não se funda na
proporcionalidade, que é contrária à mera retribuição, deixando ainda de levar em conta o
neorretribucionismo determinado pela neutralização.
V – Uma crítica possível ao sistema funcionalista é a de que nesse sistema a verdade e a validade
normativa se limitam a apenas duas possibilidades de reação, o aprender e o não aprender que na
relação de interconexão com as expectativas cognitivas, transformam-se em expectativas normativas
cognitivas resultantes em um sistema normativo contrário aos preceitos do Estado Democrático e
Social de Direito, eis que no processo se desconsidera o sujeito enquanto destinatário de garantias
fundamentais.
 a) Apenas as afirmativas I, II e V estão incorretas;
 b) Apenas as afirmativas III, IV estão incorretas;
 c) Apenas as afirmativas II e V estão incorretas;
 d) Apenas a afirmativa IV está incorreta;
 e) Todas as afirmativas estão incorretas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/492162
Questão 366: CEBRASPE (CESPE) - Def PF/DPU/2015
Assunto: Utilitarismo
Com relação à filosofia do direito, julgue o próximo item.
 
O utilitarismo é uma espécie de ética normativa segundo a qual se considera correta uma ação se ela
colaborar para promover a felicidade, de modo que um indivíduo egoísta, por exemplo, pode ser
valorizado, com base nessa proposta.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/251346
Questão 367: FMP - Aud (CGE MT)/CGE MT/"Geral"/2015
Assunto: Utilitarismo
No Brasil, há alguns anos, políticas públicas estabeleceram cotas, não apenas, mas também, raciais para
o ingresso em universidades públicas. Muitos argumentos a favor e contra são apresentados em debates
a respeito da legalidade e da justiça de tal política de cotas. Independentemente de a política de cotas
para o ingresso em universidades públicas brasileiras ser louvável ou não, o que está por trás dessa
discussão é o reconhecimento, ou não, da necessidade de se implementarem ações afirmativas com vista
a proteger grupos considerados vulneráveis. É correto afirmar a respeito das ações afirmativas:
 a) Compensação por erros do passado e promoção da diversidade são argumentos favoráveis a
políticas públicas que se constituem em ações afirmativas.
 b) Um utilitarista clássico avaliaria ações afirmativas perguntando se elas contribuiriam para o
incremento de benefícios individuais e sociais, em comparação com eventuais prejuízos que podem
decorrer da implantação de tais políticas.
 c) Seguindo o pensamento teleológico de Aristóteles, poder-se-ia perguntar a respeito da função das
instituições que seriam utilizadas para a promoção de ações afirmativas, com vista a determinar se tais
políticas deveriam ser implantadas ou não.
 d) As ações afirmativas são uma forma de discriminação que se justifica do ponto de vista moral,
porque visam a elevar o status moral de grupos vulneráveis.
 e) Todas as afirmações anteriores estão corretas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/332206
Questão 368: FMP - Aud (CGE MT)/CGE MT/"Geral"/2015
Assunto: Utilitarismo
A Lei n.º 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, segundo dispositivo próprio, “cria
mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher”. Dispõe seu artigo 3°, caput,
que: “Serão asseguradas às mulheres as condições para o exercício efetivo dos direitos à vida, à
segurança, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, à moradia, ao acesso à justiça, ao esporte, ao
lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e
comunitária”. O parágrafo segundo deste artigo estabelece que a responsabilidade pela proteção da
mulher não é apenas dela, como já se defendeu outrora, mas da família, da sociedade e do poder
público (“§ 2°. Cabe à família, à sociedade e ao poder público criar as condições necessárias para o
efetivo exercício dos direitos enunciados no caput.” Deste modo, a Lei Maria da Penha estabelece que
deve haver ingerência na esfera privada das mulheres com vista a protegê-las. Sobre a relação entre
público e privado, assinale a alternativa correta:
 a) Algumas feministas defendem que, durante muito tempo, a distinção entre público e privado, e a
consequente inviolabilidade da esfera privada, foi um argumento utilizado com vista a manter a opressão
das mulheres que, como grupo vulnerável, precisariam da proteção do Estado para conseguirem agir
com igualdade de condições na esfera pública.
 b) Argumentos liberais costumam ser desfavoráveis a políticas públicas que visam à proteção das
mulheres, pois, dado que entendem liberdade no sentido negativo, ou seja, no sentido da ausência de
impedimentos para a realização de algo, desconsideram que a vulnerabilidade em decorrência do sexo e
do gênero exige que o poder público estabeleça medidas especiais de proteção.
 c) O utilitarismo de preferências, conforme formulado por Peter Singer, reconhece algumas formas de
discriminação injustificadas do ponto de vista moral: sexismo, racismo, especismo. Para eliminar todas
elas, o filósofo entende que devem ocorrer ações na esfera pública, com vista à proteção da esfera
privada.
 d) Para John Rawls, bens primários devem ser distribuídos de tal modo a fim de assegurar que todos
(homens e mulheres) tenham condições de realizar seus projetos de vida. A teoria da justiça, que trata
do conceito político de justiça, pode ser lida como uma forma de assegurar condições tais na esfera
pública, que permitam a ação do indivíduo na esfera privada.
 e) Todas as afirmações anteriores estão corretas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/332207
Questão 369: Com. Exam. (MPE PR) - PJ (MPE PR)/MPE PR/2013
Assunto: Utilitarismo
Após ler os excertos abaixo, que contêm elementos identificadores de ideias e conceitos intimamente
associados a pensadores de referência para a Filosofia do Direito, assinale a alternativa a seu ver
mais adequada para a provável identificação dos autores dos excertos transcritos:
I - “A liberdade natural do homem consiste em estar livre de qualquer poder superior sobre a Terra e
em não estar submetido à vontade ou à autoridade legislativa do homem, mas ter por regra apenas
a lei da natureza. A liberdade do homem em sociedade consiste em não estar submetido a nenhum
outro poder legislativo senão àquele estabelecido no corpo político mediante consentimento, nem
sob o domínio de qualquer vontade ou sob a restrição de qualquer lei afora as que promulgar o
legislativo, segundo o encargo a este confiado. A liberdade, portanto, não corresponde ao que nos
diz Sir R. F., ou seja, uma liberdade para cada um fazer o que lhe aprouver, viver como lhe agradar e
não estar submetido a lei alguma. Mas a liberdade dos homens sob um governo consiste em viver
segundo uma regra permanente, comum a todos nessa sociedade e elaborada pelo poder legislativo
nela erigido: liberdade de seguir minha própria vontade em tudo quanto escapa à prescrição da
regra e de não estar sujeito à vontade inconstante, incerta, desconhecida e arbitrária de outro
homem. Assim como a liberdade da natureza consiste em não estar sujeito a restrição alguma senão
à lei da natureza”;
 
II - "Por outro lado, os homens não têm nenhum prazer na companhia dos outros (mas, pelo
contrário, um enorme desprazer), quando não existe um poder capaz de inspirar respeito a todos.
Porque todo homem espera que seu companheiro lhe atribua o mesmo valor que ele se atribui. (...)
Com isso é evidente que, durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comum capaz
de inspirar respeito a todos, eles estão naquela condição a que se chama guerra; e uma guerra que
é de todos os homens contra todos";
III - “Muitas vezes existe uma grande diferença entre a vontadede todos e a vontade geral; a
última considera apenas o interesse comum, ao passo que a primeira leva em conta o interesse
privado e não é mais que uma soma das vontades particulares; mas tire-se dessas mesmas vontades
os mais e os menos que se anulam, e a vontade geral permanecerá como a soma das diferenças.
(...) Terminarei este capítulo e este livro com uma observação que deverá servir de base a todo o
sistema social: o pacto fundamental, em lugar de destruir a igualdade natural, pelo contrário
substitui por uma igualdade moral e legítima aquilo que a natureza poderia trazer de desigualdade
física entre os homens, que, podendo ser desiguais na força ou no gênio, todos se tornam iguais por
convenção e direito”;
IV - “Utilidade significa aquela propriedade em qualquer objeto, através do qual tenda a produzir
benefício, vantagem, prazer, bem ou felicidade (tudo isso, no presente caso vem a ser a mesma
coisa) ou (o que também vem a ser a mesma coisa) impedir a ocorrência de dano, dor, mal ou
infelicidade à parte cujo interesse é considerado; se aquela parte for a comunidade em geral, então
a felicidade da comunidade; se de um indivíduo particular, então a felicidade daquele indivíduo”;
V - “Quando penso, generalizando, um imperativo hipotético, não sei de antemão o que conterá;
nada saberei até que tal condição me seja dada. Mas se imagino um imperativo categórico, já sei
precisamente o que o mesmo contém. Pois com o imperativo, além da lei, não contém mais do que a
necessidade da máxima (9) de conformar-se com essa lei, e a lei, todavia, não contém nenhuma
condição a que seja limitada, não ficando, pois, nada mais do que a universidade de uma lei em
geral, à qual há de conformar-se a máxima da ação, e essa conformidade é tudo o que o imperativo
representa propriamente como necessário. O imperativo categórico é, pois, único, e é como segue:
age só, segundo uma máxima tal, que possas querer ao mesmo tempo que se torne lei universal”.
 a) Hobbes, Locke, Rawls, Bentham e Alexy, respectivamente;
 b) Bentham, Hart, Hobbes, Kant e Rousseau, respectivamente;
 c) Locke, Hobbes, Rousseau, Bentham e Kant, respectivamente;
 d) Habermas, Hobbes, Hart, Rousseau e Kant, respectivamente;
 e) Kant, Bentham, Marx, Rousseau, Locke, respectivamente.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/492591
Questão 370: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2022
Assunto: Teoria da Argumentação
Juízes e juristas, ademais, são muito mal aparelhados para fazer esse tipo de avaliação
[consequencialista], em comparação com o braço executivo do governo, ou mesmo do legislador.
 
Neil MacCormick.
 
Neil MacCormick, em seu livro Retórica e o Estado de Direito, afirma que um certo tipo de raciocínio
consequencialista tem importância decisiva na justificação das decisões jurídicas. Contudo, ele reconhece
que há dificuldades para se adotar essa postura consequencialista.
 
Assinale a opção que, segundo o autor, na obra citada, expressa tal dificuldade.
 a) A dificuldade está na extensão das consequências que os juízes devem considerar e nas bases
sobre as quais eles devem avaliálas.
 b) É difícil fazer uma análise isenta, pois as convições religiosas de um juiz o fazem projetar as
consequências de suas decisões nos termos de sua cosmovisão.
 c) É preciso decidir com base nos textos legais e é impossível fazer juízos consequencialistas a partir
daquilo que dizem as normas jurídicas.
 d) O juízo consequencialista se adequa ao sistema de direito romano-germânico, mas não ao sistema
de direito consuetudinário, portanto, é muito difícil torná-lo um padrão universal.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2198100
Questão 371: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2021
Assunto: Teoria da Argumentação
A respeito de fundamentos e noções gerais de direito, julgue o item a seguir.
 
Chaim Perelman, ao elaborar sua teoria da argumentação, conhecida como nova retórica, defendeu o
raciocínio prático em substituição à lógica formal.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1752287
Questão 372: Com. Exam. (MPE SC) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2019
Assunto: Teoria da Argumentação
A argumentação jurídica é um conjunto de métodos pelos quais o intérprete não busca identificar o
conteúdo ou sentido objetivo da norma para aplicá-la ao caso concreto de forma silogística, mas sim
justificar sua decisão.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/982673
Questão 373: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2019
Assunto: Teoria da Argumentação
Um juiz pode dar uma sentença favorável a uma querelante com um rostinho bonito ou proveniente
de determinada classe social, na realidade porque gosta do rosto ou da classe, mas ostensivamente
pelas razões que apresentar para sua decisão.
Neil MacCormick
Existem diferentes motivos pelos quais uma decisão é tomada, segundo MacCormick. Alguns argumentos
podem ser até mesmo inconfessáveis, porém, de qualquer forma, a autoridade que decide precisa
persuadir um auditório quanto à sua decisão.
Assinale a opção que, segundo Neil MacCormick, em seu livro Argumentação Jurídica e Teoria do Direito,
apresenta a noção essencial daquilo que a fundamentação de uma decisão deve fazer.
 a) Dar boas razões ostensivamente justificadoras em defesa da decisão, de modo que o processo de
argumentação seja apresentado como processo de justificação.
 b) Realizar uma dedução silogística por intermédio da qual a decisão seja a premissa maior,
resultante da lei, que deve ser considerada a premissa menor do raciocínio lógico.
 c) Proceder a um ato de vontade no qual cabe ao juiz escolher uma norma válida contida no
ordenamento jurídico vigente e aplicá-la ao caso concreto.
 d) Alinhar-se à jurisprudência dominante em respeito às decisões dos tribunais superiores expressas
na firma de precedentes, enunciados e súmulas.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1017677
Questão 374: FCC - DP AM/DPE AM/2018
Assunto: Teoria da Argumentação
Ao discorrer sobre a ciência do direito como uma “teoria da decisão”, Tércio Sampaio Ferraz Júnior, na
obra A Ciência do Direito, considerando uma visão alargada da decisão, que a compreende como “um
processo dentro de outro processo, muito mais amplo que a estrita deliberação individual”, estabelece a
seguinte correlação entre o “conflito” e a “decisão”:
 a) A decisão é condição de possibilidade do conflito e, a partir dele, ela não é transformada, mas
eliminada.
 b) A decisão é condição de possibilidade do conflito e, a partir dele, ela não é eliminada, mas
transformada.
 c) O conflito é condição de possibilidade da decisão e, a partir dela, ele não é eliminado, mas
transformado.
 d) O conflito é condição de possibilidade da decisão e, a partir dela, ele não é transformado, mas
eliminado.
 e) O conflito não é condição de possibilidade da decisão e, a partir dela, ele é eliminado, após ser
transformado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/592379
Questão 375: ACEP - Prof (Pref Aracati)/Pref Aracati/Ciências Humanas/2018
Assunto: Teoria da Argumentação
A filosofia é sobretudo a experiência de um pensar permanente. Saviane (2013) conceitua a filosofia
como uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas que a realidade apresenta. Para o
autor, a reflexão rigorosa:
 a) busca explicitar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir.
 b) ocorre quando os filósofos desenvolvem um pensamento, justificado por argumentos, coerente em
suas diversas partes.
 c) é um tipo de reflexão totalizante, porque examina os problemas, relacionando os diversos aspectos
entre si.
 d) tem um caráter transdisciplinar da filosofia, ao estabelecer o elo entre as diversas expressões do
saber e do agir.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/896137Questão 376: Com. Exam. (MPE PR) - PJ (MPE PR)/MPE PR/2017
Assunto: Teoria da Argumentação
Assinale a alternativa incorreta:
 a) A constitucionalização do direito infraconstitucional tem como sua principal marca a inclusão na Lei
Maior de normas anteriormente codificadas.
 b) A visão substancialista da jurisdição constitucional compreende que a Constituição deve conter
direitos fundamentais, princípios e fins públicos que realizem os grandes valores de uma sociedade
democrática, como justiça, igualdade e liberdade, admitindo o controle do resultado das deliberações
políticas que supostamente os contravenham.
 c) A corrente procedimentalista não concebe o papel do intérprete constitucional como o de um
aplicador de princípios de justiça, mas como um fiscal do funcionamento adequado do processo político
deliberativo.
 d) A virada Kantiana marcou a reaproximação entre ética e Direito, com o ressurgimento da razão
prática, da fundamentação moral dos direitos fundamentais e do debate sobre a teoria da justiça
fundado no imperativo categórico, que deixa de ser simplesmente ético para se apresentar também como
um imperativo categórico jurídico.
 e) A teoria do discurso pressupõe justificação procedimental, e não metafísica, dos direitos
fundamentais, que são compreendidos como condições viabilizadoras da participação dos cidadãos na
formação do consenso democrático.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/494068
Questão 377: Com. Exam. (MPE PR) - PJ (MPE PR)/MPE PR/2016
Assunto: Teoria da Argumentação
Sobre a aplicação do direito aos hard cases (casos difíceis) e considerando a defendida distinção entre o
discurso de fundamentação da norma e o discurso de aplicação da norma, analise a seguinte hipótese:
“‘A’ promete ir ao aniversário de Pedro, mas, ao mesmo tempo, seu amigo João precisa de ajuda (essa é
a situação S). Duas normas são aplicáveis: N1, promessas devem ser cumpridas; N2, amigos em
necessidade devem ser ajudados. Se aplicarmos essas normas a S, chegaremos a duas normas
singulares ou individuais que podem ser aplicadas ao mesmo tempo à situação S. Assim, o caso pode ter
duas soluções: I - “A” tem obrigação de ir à festa de Pedro; II – “A” tem obrigação de ajudar João. II
possui uma estrutura mais complexa que I. As considerações levam a duas conclusões: (1) a aplicação
de normas também pode ser considerada justificação de normas; (2) o problema no presente caso não
está na aplicação de N1 e N2, mas, sim, na relação de aplicação de ambas, pois vistas individualmente
não oferecem dificuldades. Trata-se, pois, de um ‘problema de colisão’, resolvida pela teoria da
argumentação jurídica por três hipóteses: (1) a colisão permanece não resolvida, é o chamado ‘modelo
trágico’; (2) ambas as obrigações perdem a validade, é o modelo oposto ao trágico; (3) apenas uma das
obrigações permanece válida, este considerado pela teoria o modelo correto”.
Levando em conta as críticas formuladas ao raciocínio acima, avalie as afirmações abaixo e assinale a
alternativa correta:
I - Pensar que é o discurso de aplicação que, isoladamente, responderá à questão é tão equivocado
quanto pensar que tudo se resume ao discurso de justificação (validade.) ou que, na medida que se
está diante de uma “colisão” de normas (ou princípios), apenas uma permanece válida.
II - As normas não se sustentam em si e por si, pois não abarcam as diversas hipóteses de aplicação
tais como: graus de amizade, o sentido de “amigo”, o grau de assistência requerido pelo amigo, a
importância da festa – aniversário – que Pedro ofereceu, qual o sentido da obrigação de cumprir
promessas, o que são promessas, e assim por diante.
III - As singularidades que conformam a resposta estão dadas a partir da pré-compreensão de “A”,
sendo que essa pré-compreensão é condição da possibilidade da resposta que “A” dará ao problema,
isto é, da decisão que tomará: ajudar o amigo ou ir à festa.
 
IV - Não é possível, a partir do paradigma da intersubjetividade, isolar nem a situação concreta,
sobre a qual serão construídos discursos de aplicação, nem discursos de justificação prévia,
independizados das particularidades da situação concreta.
V - É inadequado afirmar que se estaria diante de colisão de princípios ou normas (promessas
devem ser cumpridas versus amigos devem ser ajudados), pois hermeneuticamente não haverá essa
colisão, uma vez que a reconstrução integrativa, o modelo prático de ser-no-mundo e a consciência
dos efeitos da história é que apontarão para a resposta, que pode até ser – dependendo do caso
concreto – a mesma da teoria da argumentação, mas também pode dar azo a outra resposta, sem
que se altere a validade de qualquer das duas normas.
 a) Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas;
 b) Apenas as afirmativas III, IV estão corretas;
 c) Apenas as afirmativas II e V estão corretas;
 d) Apenas a afirmativa V está correta;
 e) Todas as afirmativas estão corretas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/492161
Questão 378: Com. Exam. (MPE SC) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2016
Assunto: Teoria da Argumentação
Como princípio fundamental relacionado à segurança jurídica a Constituição Federal expressamente
previu que “a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada”. A ação
recisória, entretanto, é uma das hipóteses de relativização desse princípio.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/507630
Questão 379: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2014
Assunto: Teoria da Argumentação
Segundo Chaïm Perelman, ao tratar da argumentação jurídica na obra Lógica Jurídica, a decisão judicial
aceitável deve satisfazer três auditórios para os quais ela se destina.
 
Assinale a alternativa que indica corretamente os auditórios.
 a) A opinião pública, o parlamento e as cortes superiores.
 b) As partes em litígio, os profissionais do direito e a opinião pública.
 c) As partes em litígio, o parlamento e as cortes superiores.
 d) As cortes superiores, os organismos internacionais e os profissionais do direito.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/237247
Questão 380: Com. Exam. (MPE PR) - PJ (MPE PR)/MPE PR/2014
Assunto: Teoria da Argumentação
Assinale a alternativa incorreta:
 a) Aporia é a convergência entre opiniões provenientes de várias argumentações, todas igualmente
concludentes em resposta a uma mesma questão que será considerada verdade, dada a uniformidade
das ilações produzidas;
 b) Ética é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação
do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto;
 c) Deontologia é o estudo ou tratado dos deveres ou das regras de natureza ética;
 d) Silogismo é a dedução formal tal que, postas duas proposições, chamadas premissas, delas se tira
uma terceira, nelas logicamente implicada, chamada conclusão;
 e) Zetética é o conjunto de preceitos para resolver um problema ou investigar a razão de uma coisa.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/492401
Questão 381: Com. Exam. (MPF) - Proc Rep/MPF/2011
Assunto: Teoria da Argumentação
ASSINALE A RESPOSTA CORRETA:
 a) De todo enunciado normativo é possivel extrair-se peio menos uma norma juridica, pois deve-se
presumir que o legislador jamais emprega palavras em vão
 b) No sistema jurídico brasileiro, a ordem decrescente de prioridade no que se refere aos critérios
para resolução de antinomias é: hierarquia, cronologia e especialidade,
 c) No confronto entre principios e regras jurídicas, os primeiros devem prevalecer, em razão da sua
maior relevância sistêmica e axiológica.
 d) As teorias mais aceitas de argumentação jurídica qualificam o processo de interpretação e
aplicação do Direito como um exercício de racionalidade prática, sujeito a alguns constrangimentos
institucionais especificos.Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/246667
Questão 382: FCC - DP PR/DPE PR/2017
Assunto: Razão Prática
Acerca das proposições filosóficas de Immanuel Kant em sua obra Fundamentação da Metafísica dos
Costumes, considere as assertivas abaixo.
I. O valor moral de uma ação não depende da realidade objetiva que com ela se busca atingir, mas
sim é conhecido a priori pela razão.
II. A fórmula de um mandamento categórico admite a determinação de uma ação como um meio a
alcançar um objetivo tomado por bom.
III. Apenas algo que possua valor absoluto e seja um fim em si mesmo pode ser o fundamento de
um imperativo categórico (lei prática.)
IV. O exercitar prático da autonomia da vontade de impor a si um imperativo hipotético restringe
negativamente a liberdade individual.
V. Se dada regra necessita explicitar seu fundamento no objeto da vontade, trata-se de situação de
heteronomia e de um imperativo condicionado.
VI. No conceito kantiano de “reino dos fins”, as coisas têm ou preço ou dignidade, sendo que apenas
as primeiras admitem trocar-se por equivalentes.
Está correto o que se afirma APENAS em
 a) II, III e V.
 b) II, IV e VI.
 c) I, II, IV e VI.
 d) I, III, V e VI.
 e) I, III, IV e V.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/467351
Questão 383: FGV - OAB UNI NAC/OAB/2013
Assunto: Razão Prática
Boa parte da doutrina jusfilosófica contemporânea associa a ideia de Direito ao conceito de razão prática
ou sabedoria prática.
Assinale a alternativa que apresenta o conceito correto de razão prática.
 a) Uma forma de conhecimento científico (episteme) capaz de distinguir entre o verdadeiro e o falso.
 b) Uma técnica (techne) capaz de produzir resultados universalmente corretos e desejados.
 c) A manifestação de uma opinião (doxa) qualificada ou ponto de vista específico de um agente diante
de um tema específico.
 d) A capacidade de bem deliberar (phronesis) a respeito de bens ou questões humanas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/238510
Gabarito
201) A 202) B 203) E 204) D 205) D 206) C 207) C
208) B 209) E 210) D 211) D 212) B 213) B 214) B
215) C 216) E 217) E 218) Errado 219) C 220) C 221) D
222) D 223) E 224) D 225) B 226) D 227) A 228) B
229) B 230) E 231) A 232) Certo 233) Errado 234) Certo 235) Certo
236) Errado 237) Certo 238) Errado 239) D 240) C 241) A 242) D
243) C 244) B 245) D 246) C 247) A 248) D 249) D
250) E 251) C 252) A 253) A 254) C 255) D 256) A
257) A 258) Certo 259) Errado 260) Errado 261) Errado 262) C 263) B
264) B 265) C 266) D 267) C 268) B 269) C 270) B
271) Anulada 272) C 273) B 274) A 275) D 276) B 277) Errado
278) Errado 279) Certo 280) Errado 281) Errado 282) Certo 283) Certo 284) Certo
285) Errado 286) Certo 287) Errado 288) Errado 289) Errado 290) Certo 291) Certo
292) Errado 293) E 294) B 295) A 296) C 297) Anulada 298) E
299) A 300) D 301) B 302) E 303) D 304) D 305) Certo
306) Errado 307) Errado 308) A 309) E 310) A 311) E 312) Certo
313) B 314) Certo 315) C 316) A 317) C 318) A 319) D
320) A 321) D 322) D 323) B 324) Certo 325) A 326) C
327) B 328) D 329) A 330) C 331) B 332) C 333) E
334) A 335) C 336) B 337) D 338) A 339) A 340) A
341) D 342) C 343) A 344) Certo 345) C 346) C 347) D
348) E 349) B 350) C 351) A 352) D 353) D 354) Certo
355) Certo 356) B 357) C 358) B 359) Certo 360) Errado 361) A
362) D 363) Certo 364) D 365) D 366) Errado 367) E 368) E
369) C 370) A 371) Errado 372) Certo 373) A 374) C 375) B
376) A 377) E 378) Certo 379) B 380) A 381) D 382) D
383) D

Mais conteúdos dessa disciplina