Logo Passei Direto
Buscar

AOL3 - Eletromagnetismo - UNINASSAU

User badge image
Aglaiuson

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

É muito comum uma pessoa leiga no assunto concluir que algumas subáreas da física, como, por exemplo, a eletrodinâmica, não apresentam utilidade nenhuma em suas vidas e na sociedade moderna. Isso é de fato um grande equívoco. Um bom exemplo de aplicação da eletrodinâmica na sociedade moderna é a utilização da ressonância magnética, utilizada nos diagnósticos de algumas doenças e anomalias fisiológicas humanas. A ressonância é um efeito causado pela magnetização após o corpo humano ser introduzido dentro de uma câmara submetida a um campo magnético externo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre magnetização, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A Lei de Ampére, em meios materiais, permanece inalterada quando se trata de meios materiais na presença de campos magnéticos externos.
II. ( ) As denominadas correntes de magnetização são dadas pelos produtos escalares entre os vetores de magnetização e outros vetores a definir.
III. ( ) Para muitas substâncias existentes na natureza, o campo magnético é proporcional ao vetor magnetização.
IV. ( ) Em materiais considerados meios lineares, o campo auxiliar e o vetor magnetização são relacionados pela susceptibilidade magnética.
1. F, F, V, V.
2. V, F, V, F.
3. F, V, F, V.
4. F, V, V, F.
5. F, V, V, V.

Um dos mais utilizados métodos na modelagem de problemas reais são as equações diferenciais parciais. As equações diferenciais parciais são equações em que suas incógnitas são funções de várias variáveis bem definidas que aparecem dentro de termos contendo suas derivadas parciais. Como exemplo, a teoria eletromagnética é composta por diversas equações desse tipo, dentre elas a equação de Poisson e de Laplace.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre Equação de Poisson e de Laplace, no caso da teoria eletromagnética, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Existem dois tipos de condições de contorno na magnetostática para problemas modelados a partir das equações de Poisson e de Laplace.
II. ( ) No caso do eletromagnetismo, as condições de contorno definidas como condições de Dirichlet levam em consideração a especificação do potencial, seja ele vetorial ou elétrico, sobre algumas superfícies.
III. ( ) As condições de contorno do tipo Neumann são caracterizadas pela componente normal do campo magnético em relação à superfície.
IV. ( ) As condições de contorno que levam em consideração o campo magnético em algumas superfícies são denominadas condições de contorno de Cauchy.
1. F, V, V, V.
2. V, F, V, F.
3. F, V, V, F.
4. F, V, F, V.
5. V, V, V, F.

Os fenômenos eletromagnéticos são talvez os que apresentam maior incidência na natureza. Dentre todos esses fenômenos estão englobados os fenômenos elétricos e magnéticos, sejam eles com ocorrências separadas ou simultâneas. Esse fator permite uma analogia na construção e nas estruturas matemáticas de ambas as teorias, uma vez que, como já mencionado, são fenômenos de mesma natureza.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre magnetostática, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O campo magnético pode ser dado em termos de um divergente entre dois vetores.
II. É possível descrever o campo magnético através de uma quantidade puramente geométrica denominada potencial escalar.
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições falsas.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alguns aparelhos eletrônicos de simples aplicação no nosso cotidiano apresentam circuitos eletrônicos totalmente complexos. Como exemplo, o caso dos microfones e alguns geradores. Os circuitos eletrônicos desses aparelhos, geralmente apresentam estruturas entreferros, o que caracteriza os denominados imãs permanentes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imãs permanentes, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Imãs permanentes são materiais que apresentam uma magnetização permanente.
II. ( ) Materiais caracterizados pela magnetização permanente apresentam uma curva de magnetização denominada “histerese”.
III. ( ) Qualquer tipo de material submetido a um campo magnético externo fica permanentemente magnetizado, mesmo após o cessamento do campo magnético externo.
IV. ( ) Na histerese, a curva que fornece as informações sobre o ímã permanente é denominada curva de magnetização.
1. F, V, V, V.
2. F, V, F, V.
3. V, F, V, F.
4. V, V, F, F.

Em física, as forças são grandezas responsáveis pela causa do movimento. As forças são divididas quanto a sua natureza, sendo elas forças de campo e forças de contato. As forças de campo atuam à distância e sem a necessidade de contato. Já as forças de contato, como o próprio nome diz, necessita de contato. Exemplos de forças de campo são os elétricos e os magnéticos presentes na teoria do eletromagnetismo.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre forças magnéticas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Forças magnéticas são grandezas vetoriais que apresentam mesmo sentido do campo magnético.
II. ( ) A força eletromagnética total sobre uma partícula em movimento acelerado é dada pela força magnética.
III. ( ) Correntes elétricas que percorrem um material condutor e partículas em movimento acelerado são os geradores das forças magnéticas.
IV. ( ) A força magnética é uma grandeza vetorial cujo seu sentido e direção são dados pela regra da mão direita.
1. F, V, V, F.
2. F, V, V, V.
3. V, F, V, F.
4. F, V, F, V.
5. F, F, V, V.

A Lei de Biot-Savart é uma maneira quantitativa de obtenção do campo magnético. O mais fascinante é que essa lei é uma lei empírica. Isso quer dizer que ela não apresenta uma demonstração matemática que a justifique. Apesar disso, ela é uma lei válida e muito utilizada.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Lei de Biot-Savart, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O campo magnético é uma grandeza que apresenta módulo, direção e sentido.
II. O campo magnético via Lei de Biot-Savart é dado por um produto vetorial entre o elemento de linha e a distância entre a origem do sistema e o ponto ????, onde se quer determinar tal campo.
1. Incorreta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As Leis de Maxwell são um conjunto de equações matemáticas que sintetizam toda teoria do eletromagnetismo. Essas equações apresentam uma elegância matemática muito complexa. Uma equação básica do eletromagnetismo e, portanto, das leis de Maxwell, é a Lei de Ampére, que pode ser analisada no vácuo ou em meios materiais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Lei de Ampére, ordene as etapas a seguir de acordo com a sequência correta para sua determinação em meios materiais.
( ) Encontrar a Lei de Ampére nas formas diferencial e integral em termos do campo auxiliar ????.
( ) Determinar a corrente total do sistema físico considerado.
( ) Determinar as correntes de magnetização.
( ) Determinar o campo auxiliar ???? aplicando a Lei de Ampére no vácuo.

Em física, é muito comum a análise do fluxo de algum tipo de grandeza vetorial. Muitas vezes, esse fluxo é analisado via leis que são análogas e adaptações da Lei de Gauss da eletrostática. O campo magnético é uma grandeza vetorial e, por isso, seu fluxo magnético pode ser analisado através desses processos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fluxo magnético, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O fluxo magnético é uma grandeza escalar. O estudo de seu fluxo também é conhecido como Lei de Gauss do magnetismo.
II. O fluxo magnético é dado por uma integral em um caminho fechado de um produto vetorial entre o campo magnético e o elemento de área de um circuito amperiano.
1. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições falsas.
5. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Estudar a natureza e os fenômenos ocorridos nela nem sempre é uma tarefa fácil. Essa dificuldade está diretamente ligada às ferramentas matemáticas necessárias para a descrição de maneira quantitativa desses fenômenos. Um interessante fenômeno ocorrido na natureza e que pode ser quantitativamente descrito matematicamente é o efeito da magnetização em determinados materiais.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado relacionado à magnetização, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Na natureza existem basicamente três tipos de materiais que respondem ao efeito da magnetização.
II. ( ) Substâncias ferromagnéticas se destacam, de certa forma, dos materiais paramagnéticos e diamagnéticos.
III. ( ) O potencial vetor de um determinado material magnetizado independe do seu vetor dipolo magnético.
IV. ( ) O campo auxiliar ???? é um múltiplo do campo magnético ????.
1. F, V, V, V.
2. V, F, V, F.
3. V, V, F, F.
4. F, V, V, F.
5. F, V, F, V.

Em ciência, muitas vezes é importante buscar alternativas para tratar um problema sobre outras perspectivas. Essas alternativas podem ser buscadas de diferentes maneiras, conforme a capacidade e habilidade dos cientistas envolvidos. No magnetismo, por exemplo, uma alternativa para o tratamento do campo magnético é feita através do potencial vetorial.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre potencial vetorial, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A equação de Poisson para o potencial vetor é uma equação diferencial parcial que é obtida pela combinação de equações fundamentais da magnetostática.
II. ( ) Por meio da descrição do campo magnético em termos do potencial vetor, pode-se concluir que o divergente dele pode ser considerado nulo.
III. ( ) As equações de Poisson e de Laplace independem das denominadas condições de contorno para obter suas soluções.
IV. ( ) A equação de Laplace apresenta infinitas soluções.
1. F, V, V, F.
2. F, V, V, V.
3. V, V, F, F.
4. F, V, V, V.
5. F, V, F, V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

É muito comum uma pessoa leiga no assunto concluir que algumas subáreas da física, como, por exemplo, a eletrodinâmica, não apresentam utilidade nenhuma em suas vidas e na sociedade moderna. Isso é de fato um grande equívoco. Um bom exemplo de aplicação da eletrodinâmica na sociedade moderna é a utilização da ressonância magnética, utilizada nos diagnósticos de algumas doenças e anomalias fisiológicas humanas. A ressonância é um efeito causado pela magnetização após o corpo humano ser introduzido dentro de uma câmara submetida a um campo magnético externo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre magnetização, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A Lei de Ampére, em meios materiais, permanece inalterada quando se trata de meios materiais na presença de campos magnéticos externos.
II. ( ) As denominadas correntes de magnetização são dadas pelos produtos escalares entre os vetores de magnetização e outros vetores a definir.
III. ( ) Para muitas substâncias existentes na natureza, o campo magnético é proporcional ao vetor magnetização.
IV. ( ) Em materiais considerados meios lineares, o campo auxiliar e o vetor magnetização são relacionados pela susceptibilidade magnética.
1. F, F, V, V.
2. V, F, V, F.
3. F, V, F, V.
4. F, V, V, F.
5. F, V, V, V.

Um dos mais utilizados métodos na modelagem de problemas reais são as equações diferenciais parciais. As equações diferenciais parciais são equações em que suas incógnitas são funções de várias variáveis bem definidas que aparecem dentro de termos contendo suas derivadas parciais. Como exemplo, a teoria eletromagnética é composta por diversas equações desse tipo, dentre elas a equação de Poisson e de Laplace.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre Equação de Poisson e de Laplace, no caso da teoria eletromagnética, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Existem dois tipos de condições de contorno na magnetostática para problemas modelados a partir das equações de Poisson e de Laplace.
II. ( ) No caso do eletromagnetismo, as condições de contorno definidas como condições de Dirichlet levam em consideração a especificação do potencial, seja ele vetorial ou elétrico, sobre algumas superfícies.
III. ( ) As condições de contorno do tipo Neumann são caracterizadas pela componente normal do campo magnético em relação à superfície.
IV. ( ) As condições de contorno que levam em consideração o campo magnético em algumas superfícies são denominadas condições de contorno de Cauchy.
1. F, V, V, V.
2. V, F, V, F.
3. F, V, V, F.
4. F, V, F, V.
5. V, V, V, F.

Os fenômenos eletromagnéticos são talvez os que apresentam maior incidência na natureza. Dentre todos esses fenômenos estão englobados os fenômenos elétricos e magnéticos, sejam eles com ocorrências separadas ou simultâneas. Esse fator permite uma analogia na construção e nas estruturas matemáticas de ambas as teorias, uma vez que, como já mencionado, são fenômenos de mesma natureza.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre magnetostática, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O campo magnético pode ser dado em termos de um divergente entre dois vetores.
II. É possível descrever o campo magnético através de uma quantidade puramente geométrica denominada potencial escalar.
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições falsas.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alguns aparelhos eletrônicos de simples aplicação no nosso cotidiano apresentam circuitos eletrônicos totalmente complexos. Como exemplo, o caso dos microfones e alguns geradores. Os circuitos eletrônicos desses aparelhos, geralmente apresentam estruturas entreferros, o que caracteriza os denominados imãs permanentes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imãs permanentes, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Imãs permanentes são materiais que apresentam uma magnetização permanente.
II. ( ) Materiais caracterizados pela magnetização permanente apresentam uma curva de magnetização denominada “histerese”.
III. ( ) Qualquer tipo de material submetido a um campo magnético externo fica permanentemente magnetizado, mesmo após o cessamento do campo magnético externo.
IV. ( ) Na histerese, a curva que fornece as informações sobre o ímã permanente é denominada curva de magnetização.
1. F, V, V, V.
2. F, V, F, V.
3. V, F, V, F.
4. V, V, F, F.

Em física, as forças são grandezas responsáveis pela causa do movimento. As forças são divididas quanto a sua natureza, sendo elas forças de campo e forças de contato. As forças de campo atuam à distância e sem a necessidade de contato. Já as forças de contato, como o próprio nome diz, necessita de contato. Exemplos de forças de campo são os elétricos e os magnéticos presentes na teoria do eletromagnetismo.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre forças magnéticas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Forças magnéticas são grandezas vetoriais que apresentam mesmo sentido do campo magnético.
II. ( ) A força eletromagnética total sobre uma partícula em movimento acelerado é dada pela força magnética.
III. ( ) Correntes elétricas que percorrem um material condutor e partículas em movimento acelerado são os geradores das forças magnéticas.
IV. ( ) A força magnética é uma grandeza vetorial cujo seu sentido e direção são dados pela regra da mão direita.
1. F, V, V, F.
2. F, V, V, V.
3. V, F, V, F.
4. F, V, F, V.
5. F, F, V, V.

A Lei de Biot-Savart é uma maneira quantitativa de obtenção do campo magnético. O mais fascinante é que essa lei é uma lei empírica. Isso quer dizer que ela não apresenta uma demonstração matemática que a justifique. Apesar disso, ela é uma lei válida e muito utilizada.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Lei de Biot-Savart, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O campo magnético é uma grandeza que apresenta módulo, direção e sentido.
II. O campo magnético via Lei de Biot-Savart é dado por um produto vetorial entre o elemento de linha e a distância entre a origem do sistema e o ponto ????, onde se quer determinar tal campo.
1. Incorreta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As Leis de Maxwell são um conjunto de equações matemáticas que sintetizam toda teoria do eletromagnetismo. Essas equações apresentam uma elegância matemática muito complexa. Uma equação básica do eletromagnetismo e, portanto, das leis de Maxwell, é a Lei de Ampére, que pode ser analisada no vácuo ou em meios materiais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Lei de Ampére, ordene as etapas a seguir de acordo com a sequência correta para sua determinação em meios materiais.
( ) Encontrar a Lei de Ampére nas formas diferencial e integral em termos do campo auxiliar ????.
( ) Determinar a corrente total do sistema físico considerado.
( ) Determinar as correntes de magnetização.
( ) Determinar o campo auxiliar ???? aplicando a Lei de Ampére no vácuo.

Em física, é muito comum a análise do fluxo de algum tipo de grandeza vetorial. Muitas vezes, esse fluxo é analisado via leis que são análogas e adaptações da Lei de Gauss da eletrostática. O campo magnético é uma grandeza vetorial e, por isso, seu fluxo magnético pode ser analisado através desses processos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fluxo magnético, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O fluxo magnético é uma grandeza escalar. O estudo de seu fluxo também é conhecido como Lei de Gauss do magnetismo.
II. O fluxo magnético é dado por uma integral em um caminho fechado de um produto vetorial entre o campo magnético e o elemento de área de um circuito amperiano.
1. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições falsas.
5. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Estudar a natureza e os fenômenos ocorridos nela nem sempre é uma tarefa fácil. Essa dificuldade está diretamente ligada às ferramentas matemáticas necessárias para a descrição de maneira quantitativa desses fenômenos. Um interessante fenômeno ocorrido na natureza e que pode ser quantitativamente descrito matematicamente é o efeito da magnetização em determinados materiais.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado relacionado à magnetização, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Na natureza existem basicamente três tipos de materiais que respondem ao efeito da magnetização.
II. ( ) Substâncias ferromagnéticas se destacam, de certa forma, dos materiais paramagnéticos e diamagnéticos.
III. ( ) O potencial vetor de um determinado material magnetizado independe do seu vetor dipolo magnético.
IV. ( ) O campo auxiliar ???? é um múltiplo do campo magnético ????.
1. F, V, V, V.
2. V, F, V, F.
3. V, V, F, F.
4. F, V, V, F.
5. F, V, F, V.

Em ciência, muitas vezes é importante buscar alternativas para tratar um problema sobre outras perspectivas. Essas alternativas podem ser buscadas de diferentes maneiras, conforme a capacidade e habilidade dos cientistas envolvidos. No magnetismo, por exemplo, uma alternativa para o tratamento do campo magnético é feita através do potencial vetorial.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre potencial vetorial, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A equação de Poisson para o potencial vetor é uma equação diferencial parcial que é obtida pela combinação de equações fundamentais da magnetostática.
II. ( ) Por meio da descrição do campo magnético em termos do potencial vetor, pode-se concluir que o divergente dele pode ser considerado nulo.
III. ( ) As equações de Poisson e de Laplace independem das denominadas condições de contorno para obter suas soluções.
IV. ( ) A equação de Laplace apresenta infinitas soluções.
1. F, V, V, F.
2. F, V, V, V.
3. V, V, F, F.
4. F, V, V, V.
5. F, V, F, V.

Prévia do material em texto

Módulo A - 127399 . 7 - Eletromagnetismo - D1.20231.A 
Atividade de Autoaprendizagem 3 
Concluído 
Tentativa 1 Enviado em: 02/03/23 09:16 (BRT) 
Concluído 
Conteúdo do exercício 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
0/0 
É muito comum uma pessoa leiga no assunto concluir que algumas subáreas da física, 
como, por exemplo, a eletrodinâmica, não apresentam utilidade nenhuma em suas 
vidas e na sociedade moderna. Isso é de fato um grande equívoco. Um bom exemplo de 
aplicação da eletrodinâmica na sociedade moderna é a utilização da ressonância 
magnética, utilizada nos diagnósticos de algumas doenças e anomalias fisiológicas 
humanas. A ressonância é um efeito causado pela magnetização após o corpo humano 
ser introduzido dentro de uma câmara submetida a um campo magnético externo. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre magnetização, analise 
as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A Lei de Ampére, em meios materiais, permanece inalterada quando se trata de 
meios materiais na presença de campos magnéticos externos. 
II. ( ) As denominadas correntes de magnetização são dadas pelos produtos escalares 
entre os vetores de magnetização e outros vetores a definir. 
III. ( ) Para muitas substâncias existentes na natureza, o campo magnético é 
proporcional ao vetor magnetização. 
IV. ( ) Em materiais considerados meios lineares, o campo auxiliar e o vetor 
magnetização são relacionados pela susceptibilidade magnética. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, V. 
Resposta correta 
2. 
V, F, V, F. 
3. 
F, V, F, V. 
4. 
F, V, V, F. 
5. 
F, V, V, V. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Um dos mais utilizados métodos na modelagem de problemas reais são as equações 
diferenciais parciais. As equações diferenciais parciais são equações em que suas 
incógnitas são funções de várias variáveis bem definidas que aparecem dentro de 
termos contendo suas derivadas parciais. Como exemplo, a teoria eletromagnética é 
composta por diversas equações desse tipo, dentre elas a equação de Poisson e de 
Laplace. 
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre Equação de Poisson e de 
Laplace, no caso da teoria eletromagnética, analise as afirmativas a seguir e assinale V 
para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Existem dois tipos de condições de contorno na magnetostática para problemas 
modelados a partir das equações de Poisson e de Laplace. 
II. ( ) No caso do eletromagnetismo, as condições de contorno definidas como 
condições de Dirichlet levam em consideração a especificação do potencial, seja ele 
vetorial ou elétrico, sobre algumas superfícies. 
III. ( ) As condições de contorno do tipo Neumann são caracterizadas pela componente 
normal do campo magnético em relação à superfície. 
IV. ( ) As condições de contorno que levam em consideração o campo magnético em 
algumas superfícies são denominadas condições de contorno de Cauchy. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, F, V. 
2. 
V, F, V, F. 
3. 
F, V, V, V. 
4. 
V, V, V, F. 
5. 
F, V, V, F. 
Resposta correta 
3. Pergunta 3 
0/0 
Os fenômenos eletromagnéticos são talvez os que apresentam maior incidência na 
natureza. Dentre todos esses fenômenos estão englobados os fenômenos elétricos e 
magnéticos, sejam eles com ocorrências separadas ou simultâneas. Esse fator permite 
uma analogia na construção e nas estruturas matemáticas de 
ambas as teorias, uma vez que, como já mencionado, são fenômenos de mesma 
natureza. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre magnetostática, analise 
as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. O campo magnético pode ser dado em termos de um divergente entre dois vetores. 
Porque: 
II. É possível descrever o campo magnético através de uma quantidade puramente 
geométrica denominada potencial escalar. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
Resposta correta 
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma 
justificativa correta da I. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Alguns aparelhos eletrônicos de simples aplicação no nosso cotidiano apresentam 
circuitos eletrônicos totalmente complexos. Como exemplo, o caso dos microfones e 
alguns geradores. Os circuitos eletrônicos desses aparelhos, geralmente apresentam 
estruturas entreferros, o que caracteriza os denominados imãs permanentes. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imãs permanentes, 
analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) 
falsa(s). 
I. ( ) Imãs permanentes são materiais que apresentam uma magnetização permanente. 
II. ( ) Materiais caracterizados pela magnetização permanente apresentam uma curva 
de magnetização denominada “histerese”. 
III. ( ) Qualquer tipo de material submetido a um campo magnético externo fica 
permanentemente magnetizado, mesmo após o cessamento do campo magnético 
externo. 
IV. ( ) Na histerese, a curva que fornece as informações sobre o ímã permanente é 
denominada curva de magnetização. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, V. 
2. 
F, V, F, V. 
3. 
V, F, V, F 
4. 
V, V, F, F. 
Resposta correta 
5. 
V, F, V, F 
5. Pergunta 5 
0/0 
Em física, as forças são grandezas responsáveis pela causa do movimento. As forças 
são divididas quanto a sua natureza, sendo elas forças de campo e forças de contato. As 
forças de campo atuam à distância e sem a necessidade de contato. Já as forças de 
contato, como o próprio nome diz, necessita de contato. Exemplos de forças de campo 
são os elétricos e os magnéticos presentes na teoria do eletromagnetismo. 
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre forças magnéticas, analise 
as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Forças magnéticas são grandezas vetoriais que apresentam mesmo sentido do 
campo magnético. 
II. ( ) A força eletromagnética total sobre uma partícula em movimento acelerado é 
dada pela força magnética. 
III. ( ) Correntes elétricas que percorrem um material condutor e partículas em 
movimento acelerado são os geradores das forças magnéticas. 
IV. ( ) A força magnética é uma grandeza vetorial cujo seu sentido e direção são dados 
pela regra da mão direita. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, F. 
2. 
F, V, V, V. 
3. 
V, F, V, F. 
4. 
F, V, F, V. 
5. 
F, F, V, V. 
Resposta correta 
6. Pergunta 6 
0/0 
A Lei de Biot-Savart é uma maneira quantitativa de obtenção do campo magnético. O 
mais fascinante é que essa lei é uma lei empírica. Isso quer dizer que ela não apresenta 
uma demonstração matemática que a justifique. Apesar disso, ela é uma lei válida e 
muito utilizada. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Lei de Biot-Savart, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. O campo magnético é uma grandeza que apresenta módulo, direção e sentido. 
Porque: 
II. O campo magnético via Lei de Biot-Savart é dado por um produto vetorial entre o 
elemento de linha e a distância entre a origem do sistema e o ponto 𝑃, onde se quer 
determinar tal campo. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma 
justificativa correta da I. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
corretada I. 
Resposta correta 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
7. Pergunta 7 
0/0 
As Leis de Maxwell são um conjunto de equações matemáticas que sintetizam toda 
teoria do eletromagnetismo. Essas equações apresentam uma elegância matemática 
muito complexa. Uma equação básica do eletromagnetismo e, portanto, das leis de 
Maxwell, é a Lei de Ampére, que pode ser analisada no vácuo ou em meios materiais. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Lei de Ampére, ordene 
as etapas a seguir de acordo com a sequência correta para sua determinação em meios 
materiais. 
( ) Encontrar a Lei de Ampére nas formas diferencial e integral em termos do campo 
auxiliar 𝑯. 
( ) Determinar a corrente total do sistema físico considerado. 
( ) Determinar as correntes de magnetização. 
( ) Determinar o campo auxiliar 𝑯 aplicando a Lei de Ampére no vácuo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
4, 3, 2, 1. 
2. 
3, 2, 4, 1. 
3. 
2, 3, 4, 1. 
4. 
4, 2, 1, 3. 
Resposta correta 
5. 
4, 1, 2, 3. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Em física, é muito comum a análise do fluxo de algum tipo de grandeza vetorial. Muitas 
vezes, esse fluxo é analisado via leis que são análogas e adaptações da Lei de Gauss da 
eletrostática. O campo magnético é uma grandeza vetorial e, por isso, seu fluxo 
magnético pode ser analisado através desses processos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fluxo magnético, analise 
as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. O fluxo magnético é uma grandeza escalar. O estudo de seu fluxo também é 
conhecido como Lei de Gauss do magnetismo. 
Porque: 
II. O fluxo magnético é dado por uma integral em um caminho fechado de um produto 
vetorial entre o campo magnético e o elemento de área de um circuito amperiano. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Resposta correta 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma 
justificativa correta da I. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
4. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
5. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Estudar a natureza e os fenômenos ocorridos nela nem sempre é uma tarefa fácil. Essa 
dificuldade está diretamente ligada às ferramentas matemáticas necessárias para a 
descrição de maneira quantitativa desses fenômenos. Um interessante fenômeno 
ocorrido na natureza e que pode ser quantitativamente descrito matematicamente é o 
efeito da magnetização em determinados materiais. 
A partir dessas informações e do conteúdo estudado relacionado à magnetização, 
analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) 
falsa(s). 
I. ( ) Na natureza existem basicamente três tipos de materiais que respondem ao efeito 
da magnetização. 
II. ( ) Substâncias ferromagnéticas se destacam, de certa forma, dos materiais 
paramagnéticos e diamagnéticos. 
III. ( ) O potencial vetor de um determinado material magnetizado independe do seu 
vetor dipolo magnético. 
IV. ( ) O campo auxiliar 𝑯 é um múltiplo do campo magnético 𝑩. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, F. 
2. 
F, V, V, V. 
3. 
V, V, F, F. 
Resposta correta 
4. 
F, V, F, V. 
5. 
V, F, V, F. 
10. Pergunta 10 
0/0 
Em ciência, muitas vezes é importante buscar alternativas para tratar um problema 
sobre outras perspectivas. Essas alternativas podem ser buscadas de diferentes 
maneiras, conforme a capacidade e habilidade dos cientistas envolvidos. No 
magnetismo, por exemplo, uma alternativa para o tratamento do campo magnético é 
feita através do potencial vetorial. 
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre potencial vetorial, analise 
as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A equação de Poisson para o potencial vetor é uma equação diferencial parcial que 
é obtida pela combinação de equações fundamentais da magnetostática. 
II. ( ) Por meio da descrição do campo magnético em termos do potencial vetor, pode-
se concluir que o divergente dele pode ser considerado nulo. 
III. ( ) As equações de Poisson e de Laplace independem das denominadas condições 
de contorno para obter suas soluções. 
IV. ( ) A equação de Laplace apresenta infinitas soluções. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, F, V. 
2. 
F, V, V, F. 
3. 
F, V, V, V. 
4. 
F, V, V, V. 
5. 
V, V, F, F. 
Resposta correta

Mais conteúdos dessa disciplina