Buscar

Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Farmácia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

aluna
00000
Farmácia
 As plantas medicinais são um importante recurso terapêutico desde os primórdios da antiguidade até a atualidade, são usadas como matéria-prima para a fabricação de medicamentos, calculasse que aproximadamente 40% dos medicamentos atualmente disponíveis foram desenvolvidos direta ou indiretamente a partir de fontes naturais, sendo 25% de plantas.
O uso de fitoterápicos objetiva prevenir, curar ou minimizar os sintomas das doenças, com um custo mais acessível à população e aos serviços públicos de saúde, comparativamente àqueles obtidos por síntese química, que são, em geral, mais caros, devido às patentes tecnológicas envolvidas (TOLEDO et al; 2003).
Apesar de serem de fontes naturais os medicamentos podem trazer riscos para a saúde, por isso devem ser utilizados de acordo com a atenção farmacêutica que visa resolver ou prevenir problemas que interferem ou podem interferir na farmacoterapia.
O farmacêutico deve ter conhecimentos avançados em química farmacêutica, fitoterapia, ação e toxicidade de plantas medicinais, além de manipulação farmacotécnica e produção industrial de fitoterápicos para poder prescrever plantas medicinais e fitoterápicos.
 O farmacêutico deve fazer a anamnese, que consiste na coleta de dados sobre o paciente, por meio da entrevista o farmacêutico pode conhecer sua história de saúde, elaborar o perfil farmacoterapêutico e identificar suas necessidades relacionadas à saúde, assim sendo possível indicar o medicamento apropriado.
Referência:
BISSON, Marcelo. Farmacêutico fitoterápico: especialização, mercado de trabalho e salários. IPOG, 2019. Disponível em < https://blog.ipog.edu.br/saude/farmaceutico-fitoterapico/#:~:text=O%20que%20faz%20um%20Farmac%C3%AAutico,e%20produ%C3%A7%C3%A3o%20industrial%20de%20fitoter%C3%A1picos. > acesso em 22 de Outubro de 2022.
Como aplicar e conduzir a anamnese farmacêutica?. Feegow, 2022. Disponível em: < https://feegowclinic.com.br/anamnese-farmaceutica-blog/ >. Acesso em 22 de Outubro de 2022.
Método clínico: acolhimento e coleta de dados. MINISTÉRIO DA SAÚDE,2020. Disponível em: < https://assistencia-farmaceutica-ab.conasems.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Cuidado_Farmaceutico_metodo_clinico_vol3.pdf >. Acesso em 27 de Outubro de 2022.
POLÍTICA NACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS. MINISTÉRIO DA SAÚDE,2006. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_fitoterapicos.pdf >. Acesso em 27 de Outubro de 2022.

Outros materiais