Buscar

ATIVIDADE ESCRITA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 ESCRITA LINGUAGEM TRISMESTRAL
ATIVIDADE 3 BARROCO NO BRASIL E O USO DE ENTALHES EM MADEIRAS.
"O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e 1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos. Já na arte, é possível apontar as obras do famoso escultor Aleijadinho, do pintor Mestre Ataíde e do maestro Lobo de Mesquita.
Na Europa, o barroco surgiu no final do século XVI e perdurou até o século XVIII. Apesar de esse estilo ser de origem italiana, os principais autores europeus são os escritores espanhóis Luis de Góngora e Francisco de Quevedo, de onde provêm os termos “gongorismo” (cultismo) e “quevedismo” (conceptismo). No mais, é preciso destacar também os autores portugueses Francisco Rodrigues Lobo, Jerónimo Baía, António José da Silva, Soror Mariana Alcoforado, entre outros."
A influência da Igreja Católica é tamanha no estilo barroco, que a escultura é considerada a forma de arte cristã mais difundida pelo movimento. Por meio dessas obras, os escultures pretendiam reforçar a crença dos católicos. Nesse sentido, eles buscavam construir representações extremamente convincentes
O principal objetivo da Igreja Católica ao criar o estilo barroco foi captar a atenção dos fiéis e reagir ao crescimento do protestantismo liderado por Martinho Lutero. Esse momento fez parte de um movimento de reestruturação da Igreja que ficou conhecido como Contrarreforma ou Reforma Católica
A arquitetura barroca integrava o movimento de contrarreforma da Igreja Católica na arte. Entre os objetivos do movimento estava o transporte do observador para a cena demonstrada. É por isso que a arquitetura barroca é observada principalmente em igrejas, catedrais e monastérios.
Devido a principal intenção desse grupo de catequizar e aculturar os povos indígenas que aqui moravam, criou-se uma forte associação entre o Estado e a Igreja, deixando um legado de pinturas, estatuárias, imagens e obras de talha e ouro como peças de decoração de igrejas
O motivo é que durante muitos séculos o catolicismo foi a religião mais influente do mundo ocidental, sendo assim, a Igreja Católica reforçava seu poder explorando ao máximo a arte nas suas mais diferentes formas: arquitetura, escultura, pintura, mosaico, entre outras formas
A arte sacra, além de dados sacros ou litúrgicos que nos permitem conhecer a evolução da igreja católica, fornece dados sobre a nossa história e a história da arte em geral, tendo em vista, que desde a chegada dos portugueses em território nacional a Igreja Católica esteve presente na construção identitárias, cultural
A arte sacra representa uma forma de manifestação artística que está intimamente relacionada com a religiosidade e o sagrado. Chamados de “paramentos litúrgicos” e “roupas litúrgicas” (vestimentas e acessórios), ela compreende a toda a ornamentação sagrada
A arte sacra no Brasil se caracteriza como a primeira manifestação artística do período colonial. Por meio de peças feitas com base na cultura popular e com forte inspiração religiosa, esse estilo conta com um legado impressionante. Entre os seus mais célebres representantes, Aleijadinho destaca-se com honra
Arte sacra é o conjunto de manifestações artísticas relacionadas à religiosidade e que estão inseridas em cultos e locais religiosos. Geralmente, esse tipo de arte está associada ao cristianismo, entretanto, mesmo as religiões “pagãs” têm sua arte sacra,Outros exemplos de Arte Sacra são as taças utilizadas pelos padres, os desenhos e confecção de suas vestimentas, as pinturas no teto das igrejas, além das as esculturas internas e externas,Já as esculturas, eram consideradas símbolos de devoção e se difundiram em parte do litoral e interior brasileiros, sendo encontradas tanto nas casas como nas igrejas. Assim como na pintura, as primeiras obras estatutárias barrocas foram importadas de PortugaL
Características Gerais
Onipresença e dinamismo.
Intensidade sem limites.
Evidência da violência e do drama.
Combinação da escultura com a arquitetura.
Criação de uma linguagem artística única inaugural na maneira de esculpir.
Sistematização da linha horizontal nas estátuas para complementar as partes superiores dos edifícios
A técnica do entalhe ou talha em madeira evoluiu de forma conjunta à marcenaria e à carpintaria. Na escultura popular brasileira, veem-se alguns notáveis exemplares dessa técnica. Na região de Minas e São Paulo, no Vale do Paraíba e no sul de Minas há, por exemplo, criações em miniatura de imagens sacras, geralmente de tamanhos entre 3 e 4 centímetros realizadas em madeira dura, no chamado nó da madeira. As figuras antropomorfas são esquematizadas, e as fibras da madeira rígida permanecem aparentes também na obra finalizada. Ainda como representação plástica popular em obras tridimensionais em madeira temos as insólitas carrancas do rio São Francisco. As carrancas antropomórficas com aspectos animalescos eram figuras entalhadas em madeira e acopladas às embarcações de populações ribeirinhas, que datam entre 1875/1880 e 1940 (SAIA, 1974).Outra forma de manifestação popular universal em esculturas é o chamado ex-voto. No Nordeste brasileiro, as peças esculpidas em madeira têm tendências e fortes traços da cultura africana. Percebe-se em algumas dessas obras o corte africano, que, como elucida Saia (1974, p. 41), trata-se de “um talhe côncavo que toma toda a extensão do rosto humano, de alto a baixo”, e neste talhe estão inseridos olhos, boca e nariz. Essas esculturas que representam o corpo ou partes dele estão relacionadas ao tipo de milagre referenciado (SAIA, 1974). Veja exemplos na figura “Ex-votos brasileiros agradecendo as graças obtidas, expostos na Igreja de São Francisco das Chagas, em Canindé no Ceará”.
Ela, necessariamente, está inserida no ambiente sagrado, como templos e igrejas, os “espaços litúrgicos”, geralmente exibindo uma característica ritualística. Sua função é auxiliar os fiéis em suas práticas espirituais, seja explicando passagens bíblicas ou proporcionando inspiração para que a fé se fortaleça.
Com o nome de barroco, termo português para uma pérola de formato irregular, este período é definido pela grandeza e opulência de sua arte e arquitetura. 
Com raízes em Roma, o movimento se espalhou pela Itália e outros países europeus entre 1600 e 1750, tornando-se particularmente popular na França, na Espanha e na Áustria.
·	A arte barroca no Brasil ganhou relevância com a chegada dos colonizadores portugueses, tendo seu apogeu no século XVIII, estendendo sua influência até as primeiras décadas do século XIX.
·	Os artistas barrocos empregavam realismo, cores ricas e temas religiosos ou mitológicos, enquanto os arquitetos favoreciam o equilíbrio e a simetria. 
·	Mas a extravagância é uma característica evidente na arte e arquitetura barroca no Brasil, assim como nas obras irmãs europeias. 
·	O nordeste e o sudeste do Brasil reúnem grande parte do legado de obras barrocas brasileiras. 
·	O estado de Minas Gerais e sua região região histórica – Ouro Preto, Tiradentes, Mariana, entre outras cidades – guardam muitas igrejas, fachadas e praças que são joias da arte nacional desse estilo.
·	Na Bahia, as igrejas barrocas também são registros da exuberância das formas e das cores suntuosas que destacavam a religiosidade como guia e modelo da época. 
 A pintura barroca foi caracterizada ainda por uso da técnica chamada chiaroscuro, a qual usava cores claras e cores escuras dando destaque às imagens. Muitas das obras não possuem luz natural. A luz aparece de forma a dar destaque a imagem principal.
para finalizar as artes barrocas foi quem deu inicio nas decoraçaoe nas igreja catolicas.

Continue navegando

Outros materiais