Buscar

Formulário do Circuito de competências -FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTÁRIAS BRASILEIRAS (rev2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTÁRIAS BRASILEIRAS
EXERCÍCIO DA ESTAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
	NOME 
	TÍTULO DA ATIVIDADE
	FALHA DO MERCADO: O ARGUMENTO DA DISTRIBUIÇÃO 
	INTRODUÇÃO
	A função do governo de manter em equilíbrio a estabilidade econômica da nação e da população.
	Em que consiste a Teoria da Renda segundo Ricardo?
	À época de sua elaboração, a sociedade era estruturada em 3 classes: capitalistas, trabalhadores (assalariados) e senhores de terra.
Renda é um pagamento de transferência entre duas classes (capitalistas aos senhores de terra) pelo uso das propriedades naturais (originais e indestrutíveis) do solo. 
Resumindo, era similar a uma forma de arrendamento, já que consistia no pagamento por parte dos capitalistas aos senhores de terra, pelo direito de uso da terra na produção de grãos. 
	“O melhor governo é aquele que menos funções tem”. Você concorda com esta afirmação? Justifique.
	Não concordo. À medida que o governo reduz a sua atividade principal (governar), abre-se caminho para a existência da anarquia, que preza pela ausência total de governo.
O Estado possui funções de vital importância e deve cumprir com suas responsabilidades de promover equilíbrio nas dependências de seu território, através de ajustes na alocação de recursos, na distribuição de renda, e manter a estabilidade econômica. Deve seguir outras responsabilidades, com a Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Plano Plurianual, Lei Orçamentária Anual, dentre tantas outras obrigações necessárias para um direcionamento responsável, ético e correto na administração dos recursos públicos.
	Atualmente, o governo faz mais do que deveria? 
	Caso você responda afirmativamente, quais atividades governamentais devem ser limitadas ou eliminadas?
Avalio que, por ser um período de transição (ou seja, primeiro ano de governo com o orçamento aprovado pelo governo anterior), muita coisa ainda se apresenta de forma instável e o quadro geral não tenha uma imagem totalmente definida.
Porém vejo que, economicamente, têm-se poupado muitos recursos em muitas áreas, evitando gastos desnecessários. A política econômica do atual governo vêm buscando ativamente atuar contra o desvio de recursos e seu uso desnecessário. Algumas áreas devem se reestruturadas para otimização dos recursos gerados.
Exemplos disso é a remodelação do Bolsa-Família e da Lei Rouanet, que contemplava pessoas que não tinham real necessidade deste benefício, gerando gastos indevidos. Cabe aí uma (nova) realocação de recursos.
A liberação de verba para fundos partidários também é algo desnecessário, já que resulta num grande montante sem retorno algum para a população.
	Thomas Malthus, na sua Teoria da Superprodução, admitiu a possibilidade de as crises no sistema capitalista serem decorrentes de seu próprio funcionamento. Você concorda com esta ideia? Justifique.
	Segundo a visão de Malthus, a produção de alimentos crescia em razão aritmética, enquanto a população crescia em razão geométrica. O campo que produziria o suficiente para um casal não teria a mesma capacidade de produzir para seus filhos, devendo ser um campo maior para suprir essa nova demanda. Assim, a humanidade estaria condenada a passar fome de tempos em tempos. A evolução tecnológica da produção de alimentos adiou a previsão pessimista de Malthus, mas não a invalidou. Analiso que esse raciocínio seja válido para a época em que foi elaborado, já que hoje dispomos de outros meios para obtenção de alimentos e outros recursos. Além disso, diferente do que foi considerado, no capitalismo nem todo capital é convertido em consumo (à exemplo da poupança e investimentos), o que evitaria um grande desequilíbrio e/ou um possível colapso.
	Quais as principais atribuições do governo para equilibrar as falhas do mercado? 
	O governo deve buscar a Eficiência, Equidade e Estabilidade, e utiliza três funções essenciais, que geram equilíbrio perante às falhas de mercado. 
Função alocativa: promove ajustamentos na alocação de recursos;
Função distributiva: promove ajustamentos na distribuição de renda;
Função estabilizadora: mantém a estabilidade econômica.
	COMENTÁRIOS FINAIS
	Vê-se que o governo possui a importantíssima função de estabilizar a economia nacional, fazendo uso da alocação e distribuição de recursos. Entretanto, a população também herda uma (grande) parcela de responsabilidade, devendo fiscalizar o uso dos recursos geridos para ajudar a promover a saúde financeira do país.
	REFERÊNCIAS 
	http://www.fau.usp.br/docentes/depprojeto/c_deak/CD/4verb/renda-t/index.html
	Fonte: Arial ou Times New Roman, 12, espaçamento simples.

Outros materiais