Buscar

ADM DE MARKETING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Administração de Marketing 
Q1- R3-Avalie as asserções abaixo e a relação proposta entre elas: O planejamento estratégico de marketing é um documento usado para guiar as ações de uma empresa em relação ao posicionamento no mercado, da empresa ou de um produto específico, em busca de um determinado objetivo.
 PORQUE Nele estão contidas informações sobre os mercados e a indústria dos quais a empresa faz parte, os concorrentes, a estratégia e afins. O planejamento estratégico de marketing é, então, um norteador para as ações da empresa. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. ♥ A- As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Q2- R2-As empresas são divididas em departamentos ou áreas, como finanças, produção, gestão de pessoas, logística, tecnologia, etc., e essas áreas devem andar em plena harmonia, pois elas são interdependentes, ou seja, uma área precisa da outra para atuar. Uma vez que as áreas dependem umas das outras, temos o endomarketing, que significa marketing para dentro, criar estratégias que visam melhorar o desempenho interno das empresas.
Considerando o contexto, avalie as afirmações seguintes.
I – Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa.
II – A importância do investimento nessa estratégia gira em torno da capacitação dos clientes da própria empresa.
III – É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover. É correto o que se afirma em: ♥ C- I, e III, apenas.
 Q3- R3-Quando os clientes adquirem um produto, eles já possuem expectativas sobre este produto, desde um com pequeno valor agregado ou com grande valor agregado. Nós só consumimos o que nos faz sentido. Assim, manter os clientes satisfeitos é um desafio diário para qualquer empresa que queira se destacar no mercado. Por exemplo, no fator de satisfação do cliente estão incluídos alguns itens diretamente ligados à cultura estabelecida dentro de uma empresa. Este fator é: ♥ D- a equipe.
 Q4- R3-O planejamento estratégico de marketing é um documento usado para guiar as ações de uma empresa em relação ao posicionamento no mercado, da empresa ou de um produto específico, em busca de um determinado objetivo. O planejamento estratégico de marketing é, então, um norteador para as ações da empresa, como a estratégia de distribuição… ... que pode ser por: ♥ A- Intensiva.
Q5- R2-Ambientes de marketing são todos os fatores externos (de mercado) ou internos (da empresa) que influenciam nos negócios. Esses ambientes, relacionados ao micro e ao macroambiente devem ser estudados, para que a melhor comunicação possível seja criada com o objetivo de atrair o público-alvo. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas em relação a esses ambientes:
I. ( ) As empresas são capazes de influenciar o ambiente em que estão inseridas, porém não podem ser influenciadas por eles.
II.( ) O ambiente demográfico, é onde buscamos as informações sobre idade e renda para traçar o perfil de nossos clientes.
 III.(    ) No ambiente legal se encontram as políticas públicas, as leis, e estas são capazes, inclusive, de mudar a forma de produção e comercialização dos produtos.  Agora, marque a sequência correta: ♥ D- F – V – V.
Q6- R2-Tão importante quanto analisar o concorrente, é analisar a concorrência do mercado em que estão atuando, pois é diferente concorrer em um mercado com as condições diversas de concorrência. Por exemplo, o mercado em que há um comprador e um vendedor e ambos exercem influência nos preços, assim, a realização da compra dependerá do poder de negociação das partes. Nesse caso, esse tipo de concorrência é:
 ♥ E- Monopólio bilateral.
 Q7- R3-Uma palavra-chave para as estratégias de marketing é o planejamento, por meio do qual as empresas planejam suas ações de curto, médio e longo prazos. Esse planejamento está diretamente ligado ao nível da empresa, por exemplo, a empresa de longo prazo está ligada à alta gerência. Que representa: 
 ♥ C- o nível estratégico.
Q8- R1-Avalie as asserções abaixo e a relação proposta entre elas: O Marketing 4.0 não vem para substituir o 3.0, e sim para complementá-lo.
  PORQUE ♥ A- As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
  As marcas devem continuar concentradas no ser humano, mas agora a tecnologia digital assume uma importância ainda maior. A respeito dessas asserções, assinale a correta.
 Q9- R1-O marketing pode ser aplicado nas mais diversas áreas, setores, mercados, sendo que toda forma de aplicação visa a geração de valor para a empresa, para a marca, para o produto/serviço. Como por exemplo, a aplicação do marketing que tem seu foco em produzir conteúdo relevante para os consumidores. Esse tipo de marketing é o: ♥ E- Marketing de conteúdo.
Q10- R1-O marketing é uma ferramenta muito importante para as empresas, pois com ela podemos analisar o ambiente de marketing ou de mercado, para assim conhecer os clientes, os concorrentes, os fornecedores, as questões legais, sociais, econômicas, etc. Esse ambiente se divide em:
 ♥ D- Microambiente e Macroambiente.
Q2- R3-Conhecida também por Análise Mercadológica, uma Análise do Mercado é uma avaliação que permite determinar quão atrativo é um mercado específico para sua empresa. O Estudo de Mercado pode ser conduzido para avaliar o mercado atual ou observar novos mercados. Uma ferramenta que pode ser usada é aquela que analisa os pontos fortes e fracos, bem como as ameaças e oportunidades. Essa ferramenta é: ♥ D- a matriz SWOT.
 Q3- R2-Para encantar os clientes, as empresas realizam pesquisa e traçam estratégias para conhecê-los e entendê-los, objetivando focar a comunicação para aquilo que faz sentido a eles, assim como ir além das relações transacionais, com o propósito de  aumentar o amor/referência pela marca. Nesse caso, o objetivo é o aumento do: ♥ B- share of heart.
 Q5- R1-Quando pensamos em marketing, são diversos os conceitos, que em conjunto formam a sua definição. Os conceitos de necessidade, desejo, demanda, oferta, valor, satisfação, trocas, transações, relacionamentos e mercados permeiam o conceito de marketing.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas em relação a esses conceitos:
I. ( ) A oferta é a procura de clientes por determinados produtos. ♥ E- F – F – V. 
II.( ) A demanda é o que a empresa está ofertando (produto + quantidade) a um mercado consumidor.
III.(   ) O valor se remete além dos valores monetários, transacionais, tem mais a ver com o valor sentimental e subjetivo que damos às marcas.
 Q6- R2-A entrega de valor pelo marketing passa por uma eficaz análise de mercado. É necessário que a empresa conheça muito bem os fatores mercadológicos que podem influenciá-la e que, também, ela pode influenciar. Uma estratégia mercadológica sem uma boa análise pode conter diversos maus feitos, como por exemplo, infligir uma lei. Nesse caso, esse fator é analisado no ambiente. ♥ E- Político-Legal.
 Q10- R1-Um dos marcos do estudo em marketing ocorreu quando um autor apresentou a classificação do Composto nas atividades, sendo Produto, Preço, Promoção e Praça. Esse autor é o: ♥ E- Jerome McCarthy.

Outros materiais