Buscar

PRATICA E PESQUISA FACULDADE UNINA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A definição proposta nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil DCNEI (2009), sobre o currículo refere-se à:
CERTO: Todas as alternativas estão corretas
Foi através da Constituição de 1988 que o atendimento em creches e pré-escolas fica subordinado à Secretaria de Educação e não mais as Secretarias de Assistência Social. Essa mudança tenta romper com uma concepção de educação de crianças, nesse sentido, é correto afirmar que esse novo modelo propõe:
CERTO: romper com uma visão assistencialista e de guarda e propor a indissociabilidade entre o educar e cuidar
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil (DCNEI) são normas obrigatórias e têm como objetivo:
CERTO: orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil, tanto das escolas públicas como particulares.
Em relação ao papel do professor de educação infantil, é CORRETO afirmar que:
CERTO: Na educação infantil, o professor tem como função principal, organizar o espaço, tempo e os materiais a fim de promover a aprendizagem das crianças.
Diferentes autores sugerem que a jornada estabelecida na Educação Infantil seja constituída por momentos dirigidos e outros momentos em que as crianças possam fazer suas próprias escolhas. O professor Junqueira Filho (2005), propõe que a professora organize, planeje, selecione os conteúdos para trabalhar com as crianças, e, em contrapartida, a outra parte do planejamento deixe vazia, à espera das crianças para ser preenchida. O que significa essa parte vazia do planejamento? Assinale a alternativa CORRETA.
CERTO: a professora da educação infantil precisa ter olhos e ouvidos livres, atentos, sensíveis para conhecer aquelas crianças para além do que ela já conhece sobre crianças daquela faixa etária.

Outros materiais