Buscar

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

Prévia do material em texto

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO 
 Em meados do sec XIX a sociedade era completamente diferente. As organizações eram poucas e pequena. Predominavam as pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autónomos, trabalhavam por conta própria. Embora o trabalho exista desde sempre na história da humanidade, as organizações e sua administração formam um capítulo que teve seu início há pouco tempo. 
 CONTRIBUIÇÃO DOS FILÓSOFOS
 Sócrates: Considera a administrarão como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Para ele, o Administrador é um só, tanto para o sector privado quanto para o sector público – o mau administrador não serve nem para um nem para outro sector.
 Platão: Expõe a forma democrática de administrarão pública (governo) e de negócios públicos – A República.
 Aristóteles: Expõe a forma democrática de governo. Estuda a organização do Estado. Em seu livro (Política), distingue três formas de administração pública: Monarquia governo de uma só tendência a transformar-se em tirania. Aristocracia governo de uma elite, tendência a transformar-se em oligarquia. (poucas pessoas dominando o governo). Democracia - governo do povo, tendência a transformar-se em Anarquia. 
Thomas Hobbes: Expõe que o povo renuncia a seus direitos naturais em favor de um governo que, investido do poder, impõe a ordem, organiza a vida social e garante a paz.
Jean-Jacques Rousseau: Expõe a teoria do contrato social, onde há um acordo entre os menbros de uma sociedade pelo qual reconhecem a autoridade de um governo. Para ele o homem nasce bom, e a vida e sociedade o deturpa.
Karl Marx: Expõe que o Estado vem a ser uma ordem coactiva imposta por uma classe social exploradora. Afirma que a história da humanidade é uma luta de classes (oculta ou manifesta).
CONTRIBUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA
Através dos séculos, as normas administrativas e princípios de organização pública foram-se transferindo das instituições dos Estados (como era o caso de Atenas, Roma etc) para as instituições da nascente Igreja Católica e para as organizações militares. Essa transferência fez-se de modo lento, porém efectivo. Ao longo dos séculos, a Igreja Católica foi estruturando sua organização, hierarquia de autoridade, estado maior (assessoria), coordenação funcional, unidade de comando ( Eficiente a funcionar sob o comando do Papa).
 CONTRIBUIÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES MILITARES
A Organização Militar tem influenciado enormemente o desenvolvimento das teorias da Administração ao longo do tempo. A organização linear, por exemplo, tem suas origens na organização militar dos exércitos da Antiguidade e da época medieval. Exemplo: Na época de Napoleão, ele chefiava o exército e tinha responsabilidade de supervisionar a totalidade, com a expansão territorial das batalhas, a direcção ou o comando das batalhas exigiu um novo plano de organização, passou a planejar a centralização do controle e descentralização da execução. Unidade de comando (cada subordinado reporta a um superior), hierarquia (Organização Linear), centralização do comando com descentralização da execução (Exército de Napoleão), estado maior (staff), direcção (Organização espera por sua acção).
CONTRIBUIÇÃO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
 Com a invenção da máquina a vapor em 1.776, por JAMES WATT, provocou mudanças políticas, sociais e económicas. O trabalho artesanal é substituído pelas máquinas, dando produção e melhor qualidade e diminuindo o custo. A força muscular e substituída pela força da máquina a vapor. Iniciou-se na Inglaterra e pode ser dividida em duas épocas distintas:
 1ª. Revolução (1780 a 1860) e suas características: Industrial ou revolução do carvão e do ferro. Mecanização da indústria e da agricultura - com o aparecimento da máquina substituindo o trabalho do homem, do animal e a roda de água. Aplicação da força motriz à indústria - começa a grande transformação com a aplicação da máquina a vapor convertendo a oficina em indústria, agilizando os transportes, mecanizando a agricultura e facilitando as comunicações. Desenvolvimento do sistema fabril - O artesão e sua pequena oficina desaparecem, dando lugar o operário, às fábricas e às usinas, baseada na divisão do trabalho. 
Espectacular aceleramento dos transportes e comunicações - Surge a navegação a vapor nos Estados Unidos em (1807) e logo as rodas propulsoras foram substituídas por hélices. Morse inventa o código Morse em 1835 e Bell e o telefone em 1876. 
2ª. Revolução (1860 a 1914) e suas características: Industrial ou revolução do aço e da electricidade. Substituição do ferro pelo aço, Substituição do vapor pela electricidade e Desenvolvimento de máquinas automáticas especialização do operário, crescente e domínio da industria pela ciência e expansão da industrialização

Continue navegando