Buscar

ATIVIDADE ESTRUTURADA

Prévia do material em texto

A Matemática como componente da Base Nacional Comum, que
apresenta, importância fundamental para o desenvolvimento do cidadão que se planeja formar, o autor trata a respeito da Álgebra, do seu ensino, de sua importância para aprendizagem nas demais disciplinas, através do desenvolvimento da linguagem e do pensamento algébrico.
O ensino de álgebra nas escolas brasileiras tem início nos primeiros anos do ensino fundamental, e continua até o ensino médio. O desenvolvimento da linguagem algébrica no ensino fundamental traz vantagens para o aluno durante sua vida escolar, mas pode provocar traumas que serão levados durante toda essa jornada.
Como ciência a matemática tem grande abrangência muito grande na vida das pessoas sendo essencial para o desenvolvimento de muitas áreas do conhecimento humano, o surgimento da álgebra se deu a partir de necessidades que o homem enfrentava onde a aritmética não era o suficiente para resolução de problemas, sua aplicação se dava de diferentes maneiras como a álgebra egípcia e álgebra babilônica, podemos dizer que a álgebra surgiu como fruto de anseios de matemáticos em solucionar problemas com valores desconhecidos que fugiam de padrões dos objetos concretos.
	Seu ensino busca que o educador tenha maneiras diferentes de abordar o conteúdo para que possa contemplar a visão diferenciada que as crianças têm dos problemas matemáticos, assim sendo o ensino da álgebra deve ser visto como meio para eu o aluno possa construir conhecimento através de situações problema a partir da linguagem matemática.
	A linguagem formalista traz muita dificuldade para o ensino aprendizagem da álgebra, se faz necessário a adoção de ferramentas nos anos iniciais de aprendizagem para tornar o ensino mais eficaz, identificando erros mais frequentes que são apresentados pelos alunos cirando caminhos para sanar suas dificuldades criando abordagens de fácil compreensão. O professor precisa rever conteúdos sempre que necessário para promover uma etapa de ensino sem prejuízo ao aluno.
As dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem de álgebra, por
professores e alunos nas escolas podem ser reflexos da evolução de seu ensino, grande parte dos problemas de aprendizagem estão relacionados a falta de domínio da linguagem matemática muitas vezes o aluno consegue compreender, mas não possui elementos simbólicos suficientes para se expressar, pra que ele se comunique matematicamente é preciso descrever, representar e apresentar resultados com precisão argumentando sobre suas conjecturas fazendo uso da linguagem oral e representações matemáticas, o desenvolvimento da linguagem algébrica se faz necessário tanto para uso cotidiano como em ambiente escolar. Podemos verificar que o pensamento algébrico está relacionado com a capacidade de lidar com cálculos e funções algébricas, mas também com a capacidade de trabalhar relações utilizando diferentes contextos tanto da matemática como de outras ciências.
Métodos e técnicas inovadoras são necessárias são para o ensino da álgebra, métodos que consigam motivar o aluno inserindo o conteúdo em sua realidade, os professores precisam entender o delicado momento de transição e amadurecimento que a compreensão algébrica exige, o uso de recursos adequados podem facilitar seu ensino.

Continue navegando