Buscar

metodos de pesquisas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discente: Renata Montenegro de Santana
				Matrícula: 01062711
				Curso: Enfermagem
				
Pesquisa científica é a aplicabilidade de práticas de uma quantidade de processos metodológicos de investigação que são utilizados por pesquisadores para o desenvolvimento de seu estudo, e tudo isso pleiteia uma investigação minuciosa e com precisão na escrita e alinhamento com base nas normas técnicas vigentes, e por ser muito complexo o pesquisador tem como obrigação cumprir certas etapas como: definição da metodologia, apuração do assunto, procurar informações em fontes confiáveis, definição e leitura de bibliografia com obras e autores considerados referencia no assunto e estruturação e redação do texto. 
Método dedutivo: Tem uma característica interessante, porque pressupõe que as premissas sejam verdadeiras para que as conclusões sejam verdadeiras. Então quando temos os sustentáculos das premissas como verdadeiras a conclusão sempre será verdadeira, e se a conclusão for falsa uma das premissas ao menos deverá ser falsa ou ambas. Portanto o método dedutivo pode dizer que partimos do geral e passamos para o específico, então passamos por leis universais e vamos especificando para ver se são aplicáveis a determinados casos mais específicos. E fato interessante é que dentro das próprias premissas já se tem o elemento. 
Método Indutivo: O conceito clássico desse método pode dizer que é partido de algo verificado na realidade, algo particular para universalizá-lo, ou seja, partimos do particular para o universal. Então observamos uma determinada situação na concretude ou na realidade e tentamos buscar um padrão para conseguirmos formular leis, padrões universais, tendo a expectativa que eles irão se repetir, assim como se repetiram no passado vão da continuidade no futuro. De maneira geral, o método dedutivo foi caracterizado por invalidar os sentidos e por definir que a construção do conhecimento se dá do contexto geral para o particular – dedução de conhecimentos futuros a partir de identificações resgatadas da própria mente. Já o método indutivo, caracterizado por validar os sentidos, tem o processo de construção partindo de particulares para o geral – observações detalhadas de processos. 
Citação direta: é a transcrição na íntegra de parte da obra do autor consultado, e se ramifica em citação direta “curta” com até 3 linhas e “longa” mais de 3 linhas. Exemplo: “A expressão ‘furiosa’ dessa estátua de que fala Rabelais, corresponde também à realidade.” (BAKHTIN, 1987, p. 388).
Citação indireta:é um texto baseado na obra de um autor. As palavras desse autor não são literalmente transcritas, apenas as suas ideias são reproduzidas. Exemplo: De acordo com Kenski (2007, p. 36), o domínio de linguagem em cada tipo de atividade faz com que qualquer um possa compor a rede.
Fontes: 
https://blog.uniso.br/o-que-e-pesquisa-cientifica/
https://ead.pucgoias.edu.br/blog/citacao-indireta
https://normas-abnt.espm.br/index.php?title=Cita%C3%A7%C3%A3o_direta
http://www.influencia.unb.br/2019/10/02/metodo-indutivo-e-metodo-dedutivo-complementaridade-ou-contraposicao/
https://books.scielo.org/id/cbyx4/pdf/lima-9788579830372-05.pdf

Continue navegando