Buscar

Doença de Newcastle

Prévia do material em texto

Doença de Newcastle 
É uma enfermidade viral, aguda, altamente contagiosa, que acomete aves silvestres e comerciais. A doença de Newcastle é considerada uma doença de distribuição mundial, com áreas onde é endêmica, ou com áreas/países considerados livres da doença. 
Doença de notificação obrigatória definida pelo IN50/13 como categoria 2 de doença que requer notificação imediata de qualquer caso suspeito. Vírus pertencente à Família Paramyxoviridae, Gênero Avulavirus Paramyxovirus aviário do sorotipo 1 (APMV-1 e PPMV-1).
Apresenta 5 patotipos: 
· Subclínico ou entérico – infecção entérica, geralmente subclínica
· Lentogenica – sinais leves
· Mesogenica – sinais moderados
· Velogenica neurotropica – causa alta mortalidade
· Velogenica viscerotropica – altamente patogênica
Doença altamente contagiosa, transmitida por contato direto entre as aves. Aerossóis e secreções respiratórias são a principal via de transmissão, além de secreções oculares e fezes de aves infectadas (via fecal-oral).
Sinais clínicos 
Depende da cepa, ambiente, idade e estado imunológico das aves. Mas pode ocorrer diarreias, sinais neurológicos e respiratórios leves ou graves a morte súbita.
Post-mortem: tonsilas cecais alteradas, ovário e folículos alterados, diarreia esverdeada, sinais em sistema respiratório. 
Diagnostico laboratorial 
· Isolamento e identificação do APMV-1
· Detecção do RNA do APMV-1
· Determinação do índice de patogenicidade intracerebral 
· Sequenciamento genético 
· Inibição da hemaglutinação por característica viral

Continue navegando