Buscar

José Carlos Libâneo descreve a educação como prática social que ocorre em diversas entidades e

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

José Carlos Libâneo descreve a educação como prática social que ocorre em diversas entidades e  exercício dos indivíduos seja no trabalho, em casa, no ônibus, na igreja, e entre outros. Expõe ainda, que além de ser um evento social e global, considera como ação essencial para a existência e permanência de qualquer sociedade.
Além disso, detalha a educação no sentido amplo e estrito. No sentido amplo, a educação ocorre em  meio social, por processos casuais, de forma não organizada, chamada por ele de educação não intencional ou educação não formal. Já no sentido estrito, a atividade educativa acontece de forma planejada, organizada e cm objetivos explícitos, que ele denomina de uma educação intencional, ou formal.
Para Libâneo a prática educativa promove à humanidade: instrução, conhecimentos, que  prepara-os a viver em sociedade. Em consequência disso,  vê a educação como uma prática educativa estipulada por termos, imposições, políticas e princípios  da sociedade.
Outro fator que o autor retrata é a didática educacional, como a soma de conhecimentos pedagógicos, e evidência a importância dessa atividade na formação de indivíduos, no qual não deve está limitada apenas no ambiente escolar. Enfatiza ainda, que os professores são peças chaves para o êxito do processo educativo, pois sem a educação sistematizada os indivíduos não participariam de forma digna, ativa crítica das relações sociais.
Levando em conta todos esses conceitos, a escola traz o papel de levar o conhecimento, formar indivíduos autônomos, críticos, com valores éticos, princípios, aptos à vivência social.
Acredito que os conceitos que Libâneo traz, leva a uma reflexão em relação à formação humana, concordo que a sociedade está inteiramente ligada ao processo educativo, pois buscamos a educação formal para se "encaixar",  se promover, ser capaz  alcançar  uma vida digna dentro sociedade.

Outros materiais