Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA REFERENTE A DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO: Interpretação do Poema “Gramática” de Sandra Peres e Luiz Tatit
Alyne Emanuelly de Melo Araújo
01491580
Farmácia
A função metalinguística é caracterizada pelo uso de códigos para esclarecer o próprio código [1], ou seja, é como se estivéssemos escrevendo uma música onde a letra da mesma seria falar sobre músicas, notais musicais, melodia, ritmo, tudo que envolve a música em si. O texto trás essa função de forma muito clara, é um poema, de título “Gramática”, que usa diversos elementos da mesma, explicando-os no decorrer das estrofes. Podemos observar que na segunda estrofe, é citado o elemento gramatical “adjetivo”, onde, nos versos seguintes, é explicado seu significado.
O termo “pra”, da estrofe 11, de fato não pertence a linguagem formal, devendo ser evitado, quando se tratar de artigos científicos, documentos e afins. Porém, seu uso em poemas, músicas e outros textos de características informais é permitido [2]; nesse caso, o uso do termo “pra”, está correto.
De acordo com as regras gramaticais, o objeto, é o termo que completa o sentido do verbo [3], sendo o verbo àquele que indica a ação, portanto, se o sujeito da frase está complementando o verbo, ele se torna objeto. Na linguagem social, todo àquele que se sujeita as ações de outrem, perde seu sentido, tornando-se apenas um objeto.
Na estrofe 15, o termo “idiotismo”, refere-se a um tipo de linguagem que pode apresentar características regionais ou socio culturais, utilizada por um grupo de pessoas, é um tipo de linguagem informal, geralmente falada, não escrita, onde não pode ser analisada gramaticalmente, pois não obedece às leis gramaticais, porém é aceita num diálogo normal. Vale ressaltar, que geralmente, tais expressões, são compreendidas por quem é nativo da língua [4]. Entretanto, na estrofe 16, esse termo está associado a utilização de expressões ou falas, que possam vir a ferir a moral e a ética num contexto social, caracterizando como imbecil, quem comete tal fato.
REFERÊNCIAS: 
1. Metalinguística. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/funcao-metalinguistica/> . Acesso em: 20/04/2022.
2. Para ou Pra. Disponível em: <https://duvidas.dicio.com.br/para-ou-pra/>. Acesso em: 20/04/2022.
3. Objeto de orações. Disponível em: <https://www.coc.com.br/blog/soualuno/portugues/como-identificar-objetos-diretos-e-indiretos-em-uma-frase>. Acesso em: 20/04/2022.
4. Idiotismo linguistico. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/vicios-anomalias-linguagem-idiotismo.htm1> . Acesso em: 20/04/2022.

Continue navegando