Buscar

AOL 5 - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA NUTRIÇÃO CLINICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE NUTRIÇÃO CLÍNICA
Nome Completo: ANTONIO CLAUDIO RIBEIRO TOSCANO DE BRITO
Matrícula: 01384867
Curso: NUTRIÇÃO
A importância do Diagnostico Nutricional
A avaliação do estado nutricional é uma ferramenta importante, que auxilia no diagnostico, determinando o estado nutricional possibilitando assim a recuperação ou manutenção da saúde do paciente.
Conduta Nutricional
Para um melhor análise e definição do diagnostico nutricional em pacientes hospitalizados as principais medidas antropométricas são indispensáveis, tais como: peso corporal, medida direta ou indireta da estatura/comprimento, índice de massa corporal (IMC), circunferências e as dobras cutâneas. A análise dos exames físicos e laboratoriais, irão ajudar o nutricionista a identificar distúrbios nutricionais onde se detectar a presença ou não de desnutrição e risco do desenvolvimento de desnutrição durante a internação hospitalar. Para o paciente B.M.J. de 37 anos, com 1,70 de altura e 70kg de peso, apresenta-se com intestino perfurado em fase de cicatrização, com fraturas nos membros inferiores, superiores e quadril. Se encontra em ventilação mecânica e apresenta batimentos cardíacos normais, temperatura normal, porém compressão arterial baixa. O IMC é considerado normal 24,2 diante do peso e altura. Nos exames laboratoriais, o paciente apresenta taxas de creatinina, triglicerídeos e colesterol HDL e LDL normais, porém o PCR = 28mg/L alto e a sua Albumina = 1,5g/DL, apresentando estar com grave de proteínas caracterizando o surgimento de patologias hepáticas. Assim a Conduta Nutricional e meta calórica e proteica do paciente será estabelecida pela fórmula de Harris Benedict:
GET=66 + (13,7x P) + (5,0 x A) – (6,8 x I)
GET= 66 + (13,7 x70) +(5,0 x 1,70) – (6,8 x 37) 
GET= 66 + 959 + 850 – 251,6
GET= 1623,4 Kcal
Cálculo de VET:
VET= GET x FI x FA x FT
VET= 1623,4 x 1,2 x 1,2 x 1
VET= 2,337,7 calorias
Tendo em vista que o paciente estar inconsciente, e em ventilação mecânica ficando impossibilitado de se alimentar pela via oral, a terapia indicada foi a terapia nutricional enteral por ser mais parecida com a fisiologia do organismo.
A dieta enteral administrada pela via nasoenteral ou pós-pilórica foi indicada ao paciente para evitar o risco de regurgitação e aspiração, por esta desacordado.
 O Plano para progressão da dieta para o paciente, foi estabelecido após análise da situação física e patológica dele, através de sondas nasogástricas, nasoentéricas ou acessos percutâneos consiste em introduzir nutrientes no trato digestivo. Levando em consideração o estresse oxidativo por conta do trauma e da ventilação mecânica ficou estabelecida a meta de 1,5 - 1,3 de proteínas, até a retirada da ventilação mecânica e cicatrização total do intestino. 
Referencias: 
https://scholar.google.com.br/scholar?q=terapia+nutricional+para+pacientes+internados
https://www.scielo.br/j/rbti/a/Yr6rSqYn4xMXPR5ZGG5drCH/abstract/?lang=pt
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_terapia_nutricional_atencao_hospitalar

Continue navegando