Buscar

ATIVIDADE 1 -DIREITOS HUMANOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
  3º SEMESTRE- DIREITOS HUMANOS E SERVIÇO SOCIAL
 
 ATIVIDADE I
 
O que é Democracia? 
A Democracia é o atual regime que vigora no Brasil, onde a soberania é exercida pelo povo e repassada parte dessa soberania para o Estado responsável por organizar a sociedade. A Democracia é tomada como valor éticopolítico central, na medida em que é o único padrão de organização político-social capaz de assegurar a explicitação dos valores essenciais da liberdade e da equidade. A Democracia dá a liberdade de ir e vir, liberdade de expressão sem repressão dos governantes, de eleger seus representantes no meio político. Um ato de Democracia marcante foi a do direito do voto para as mulheres, sendo este um grande marco do direito de Democracia 
O que é ser cidadão? 
A cidadania é definida pelos direitos civis. Ser cidadão é ter direito a vida, a educação, ao trabalho à liberdade de ir e vir, entre outros, ter direitos iguais independente da sua condição financeira, sexo, religião, etnia, raça. 
Caso Ágatha.
Este caso trata-se de um triste episódio, uma tragédia onde infelizmente cessou uma vida, inicialmente um homem da lei que devia protegê-la acabou sendo o responsável por tirar a sua vida. A justiça concluiu que o projétil que atingiu a menina partiu do seu fuzil, sendo indiciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar) o 1º cabo foi afastado de suas atividades. 
Por outro lado, ficou a família dessa menina com esta perda irreparável aguardando respostas. Crimes como estes acabam ficando impunes infelizmente, e quem sofre são as famílias das vítimas. Os Direitos Humanos são um tema sempre atual, pois se referem às necessidades e à proteção dos seres humanos, principalmente ao direito à vida. Os Direitos Humanos ainda possuem como desafio sua efetivação plena, garantir esses Direitos de forma plena é a maior meta no que se refere à aplicabilidade destes Direitos no Brasil e no Mundo
A Cidadania restringe-se à dimensão de votar e ser votado?
Estes são os alguns direitos constituídos na constituição de 1988, além do direito do voto, sendo direito a educação, segurança, saúde, ir e vir, direito a moradia, liberdade de expressão, moradia entre outros.
A Democracia favorece ao povo ou aos detentores do poder pertencentes a um núcleo privilegiado do Estado? 
Na teoria a Democracia é para todos, independentemente de qualquer coisa, mas na prática as coisas acontecem diferentes, onde os cidadãos mais carentes são os que sofrem mais com dificuldade em conseguir direitos básicos e são os menos privilegiados. 
A Democracia na prática favorece mais os detentores do poder e aos privilegiados. Temos um longo caminho a percorrer para que seja feita a democracia em nosso país.

Outros materiais