Buscar

Historia da igreja

Prévia do material em texto

Questionário História da igreja. 4º Período matutino.
 Aluno:
1- Restaurar o relacionamento do homem com Deus é o ministério da reconciliação.
2- Os Alicerce da igreja primitiva é o velho testamento.
3- Hebreus (Deram os profetas, a lei, as promessas) Os gregos (Linguagem rica, Dominavam o pensamento dos povos, desenvolveram a busca pelo conhecimento, abrindo o caminho) Romanos (Unificou numerosos reinos, quebrou barreiras nacionais, trouxe paz mundial, criaram estradas e meios para uma comunidade global.
4- Começou sem estruturas, nem códigos de regras, sempre regida pela presença e atividade de Jesus Cristo.
5- Era dividida entre, Proclamação e ensino, sem formulas mentais, apenas proclamando o próprio Cristo ressurreto, simples e prático.
6- A Igreja era estruturada em reuniões nas casas, e as vezes no templo. Cada crente era um sacerdote e ministro. Tinha um presbitério, embora não tivesse um líder único, existia o “primo inter-pares”, o crente mais velho/Maduro, que tinha mais peso nas decisões.
7- Os judaizantes, O Gnosticismo e o Arianismo.
8- Entrou de forma inicial, como híbrido do misticismo oriental misturado com judaísmo. Suas consequências geraram crenças equivocadas como clericalismo, e a negação da vida física de Cristo, ou mesmo a questão dos castigos físicos e adoração de Anjos.
9- Do tipo sírio, Deus o Pai é desconhecido, o salvador não nasceu, não teve corpo, nem forma. Do tipo egípcio, ensinou que a mente foi o primogênito do pai ingênito, A razão foi gerada pela mente, que gerou a prudência, que gerou a sabedoria, que gerou o poder, e por fim gerou os seres celestiais, chamados de os primeiros, seres esses que criaram todas as coisas.Do tipo judaizantes, ensinando que Jesus era filho de José, que após o batismo, Cristo veio sobre Jesus, são os ebionitas.
10- Clemente de Roma, Plicarpo de Esmirna, e Inacio de Antioquia.
11- Marcionismo, pregava que Cristo veio como um fantasma, além de outras heresias, e rejeitou o velho testamento.
12- O montanhismo foi um movimento carismático, que praticavam por exemplo cultos em glossolalia, teve excessos e fanatismo, porem teve pontos positivos, mas a igreja naquele momento rejeitou tudo,
13- Apologistas eram escritores que defendiam a fé cristã de falsas acusações como no caso do “Falso canibalismo Cristão”, usando muitas vezes argumentos seculares, em vários temas e ocasiões.
14- Teologia Latina, mais pratica, tratando da igreja e da salvação, e a Grega, mais filosófica e idealista, tratando de cristologia e encarnação.
15- Aparecimento das regras de fé, Consolidação do canon do novo testamento, fortalecimento do episcopado, supremacia da igreja romana crescente, formação de uma cristologia definida.
16- Creio em Deus pai todo-poderoso, eu também creio em Jesus cristo seu único filho, nosso senhor, concebido pelo espirito santo, nascido da virgem maria, padecido sob poncio Pilatos crucificado, morto sepultado, ele desceu ao inferno ressuscitou novamente ao terceiro dia, subiu aos céus, onde esta assentado a direta do pai, De onde há de julgar vivos e mortos, eu creio no Espirito Santo, na santa igreja católica, na comunhão do santos, na remissão dos pecados, na ressureição da carne e na vida eterna.
17- Em Nicéia, no ano de 325 DC, combate herético ao Arianismo, Definindo a natureza Divina de Cristo e sua relação com o pai.Alem da condenação de Ario e seus seguidores.
18- A cruz trazia a inscrição latina "In hoc signo vinces" (com este sinal vencerás) e, diz a lenda, Constantino teria ficado tão impressionado com a visão que mandou pintar o símbolo cristão nos escudos de seus soldados. A batalha foi mesmo vencida e Constantino se converteu, tornando-se o primeiro imperador cristão. 
19- Assistido por 186 bispos, e convocado por Teodósio, Tinha por finalidade resolver a controvérsia ariana, e expandir o credo Nicenico, afirmou a supremacia do Bispo de Constantinopla.
20- Eram monges que procuravam lugares reclusos para a busca da santidade e estudo da palavra, fugindo do pecado e impureza resultante tbm da invasão bárbara, exemplo dos Fransciscanos. 
21- Os povos Hunos, invasores da europa. E seu líder, Átila.
22- O feudalismo foi uma ordem politica, econômica e social, originada tanto de elementos romanos quanto bárbaros, resultado do fim do império romano. Eram pequenos grupos que viviam em feudos, em busca de alimento e proteção.
23- A formação da igreja romana começa com a supremacia do cristianismo sobre o império grego e o consequente crescimento do papado romano, bem como sua queda e invasões barbaras, o que levou a intrigas e busca por poder.
24- No mesmo contexto da busca de poder e apoiado nas ideias de proteção da fé, tornando o Bispo figura central no controle, houve luta pela supremacia da igreja católica, e uma série de alianças com reis germânicos.’
25- Houveram motivos de raça, no ocidente a maioria era latina, No oriente os gregos. Outro ponto foi o estabelecimento de 2 governos, um no oriente e um no ocidente. Um lado rompeu com os imperadores e outro não. A sede de crescimento do Bispo de Roma, foi outro ponto. Além de divergências doutrinarias.
26- Eram jornadas em busca de libertar a terra santa, pelo menos 8 delas, das mãos dos turcos. A primeira teve sucesso.
27- Movimento filosófico e intelectual que poe fim a idade média.
28- Foi “reformador” em Florença, desafiou o papa Alexandre, denunciando seu comportamento e foi morto.
29- Deu inicio com os ensinos de Martinho Lutero, que entre outras coisas, entendeu a justificação pela fé.
30- Foi um reformador na suíça que aboliu tradições católicas medievais, como a questão das relíquias, imagens, velas e rituais. Permanecendo nos ensinos da justificação pela fé.
31- Espalhou-se por causa da perseguição, e depois tornando ate mesmo igrejas estatais, Luteranismo na região da alemanhaZwinglio e Calvino na região da suíça, muitas vezes fugindo dos católicos.
32- Foi a resposta da igreja Católica, através dos jesuítas e da inquisição, entre outras medidas.
33- Com o rei Eduardo VI, houve um avanço a passos largos do protestantismo, Depois com o Reinado de Elizabeth, foi possível de fato ter uma fé protestante, já que a igreja Anglicana havia rompido com a igreja católica, o que levou a fomentar vários movimentos protestantes.
34- Calvino foi um do mais pro eminente reformadores, com enfoque nas doutrinas da graça, eleição...Sua base, Genebra, sua maior contribuição, as institutos da religião cristã”. Cavinismo pode ser resumido na Tulipa.
35- Era um movimento que pregava entre outras coisas, o batismo consciente, portanto, não realizado em crianças, o que levaria a maioria a necessidade de um rebatismo.
36- Surgiu de um rompimento com a igreja católica. O Rei inglês queria se casar novamente, o que não era aceito pelo Papa romano, isso levou ao rompimento, surgindo essa denominação.
37- Os puritanos buscavam o retorno a palavra “puramente”, a verdade escrita de fato, eram metódicos no estudo da palavra.
38- Foi um professor que discordava dos ensinos de Calvino, falando uma teologia pelagiana de salavação, que exige uma participação humana.
39- Os jovens morávianos foram o movimento que de certa forma iniciaram missões, permaneceram nas fazendas de zonzendorf, tinha ardente zelo, e devoção.
40- Jhon Wesley foi um pregador, inicialmente anglicano que foi avivalista, um homem metódico no estudo da palavra, influenciado pelos moravianos, ele pregou por 50 anos, andou vários km pregando e evangelho. O metodismo tem origens em Jhon Wesley, e também a igreja Wesleyana.
41- Foi uma vida notável, missionário evangelista, evangelizou povos indígenas, que inspirou vários dos maiores nomes do cristianismo, teve sua biografia escrita por Jonatan Edwards, A vida de David Breinaerd. Teve uma vida santa sacrificial.
42- A missão dinamarquesa de Hallee, fruto do pietismo iniciou as atividades missionárias no inicio de 1700, fornecendo cerca de 60 missionários, os moravianos enviaram 2170 missionários.
43- Jovem Advogado, foi um destacado avivalista, em Nova Iorque. Suasteologias são apresentadas em teologia sistemática.
44- É uma seita fundada por Joseph Smith, que diz ter recebido o outro evangelho de um anjo chamado Moroni.
45- C.Finey e seus associados foram a base desse movimento, inauguraram esse momento nos estados unidos, tinha ênfase na experiência de conversão, Batismo no espirito, pureza de coração, perfeição Cristã.
46- Foi o marco histórico do movimento moderno pentecostal, com ênfase em milagres e no falar em línguas.
47- Dois missionarios batistas, desejosos pelo avivamento, iniciaram a igreja assembleia de Deus em belem do Pará, hoje é a maior igreja do Brasil.
48- Os primeiros anos do século XIX foram uma continuação do mover do espirito que começou no século XVIII, é chamado de o segundo grande despertamento evangélico.
49- Principalmente por influencia dos petistas e moravianos, quakers, metodistas, isso tudo despertou irmãos inconformados com a frieza das igrejas tradicionais.
50- Quem não sabe a própria história, não entende o presente, e não avançará para o futuro. Essa é a nossa história.
Resumos dos Filmes
ALEXANDRIA
Data de lançamento: 9 de outubro de 2009 (Espanha)
Diretor: Alejandro Amenábar
Produção: Fernando Bovaira, Álvaro Augustín
Prêmios: Prêmio Goya de Melhor Roteiro Original. 
Roteiro: Alejandro Amenábar, Mateo Gil
O filme conta a história da grega polímata a frente de seu tempo: a matemática, filósofa e astrônoma, Hipátia de Alexandria, que ousou lecionar na Academia Neoplatônica, em uma época que mulheres não podiam ter acesso ao conhecimento. Entretanto, frente ao contexto da disciplina, sabemos que Hipátia foi vitima da luta pelo poder dos bispos da crescente igreja Cristã. No filme percebemos como foi nocivo a junção de igreja e estado, além da perseguição dos judaizantes, e das muitas influencias helenísticas presentes.
No filme também é possível perceber como funcionava a relação dos Dos diferentes Bispos naquele contexto, e como seu poder era grande. O filme não é muito bom em retratar os cristão, pois apresenta uma visão dualística e maniqueísta de mundo, onde no caso, os cristãos são vilões, e a Hipatia é representada de forma romantizada, sugerindo o filme, que a mesma foi responsável de forma teórica pelas descobertas das órbitas elípticas, o que não tem nenhuma base histórica.
Todavia o filme serve para ilustrar o quanto a igreja “inchou”, após as mudança que fomentaram ainda mais o seu crescimento.
LUTERO
Data de lançamento: 12 de novembro de 2004 (Brasil)
Diretor: Eric Till
Música composta por: Richard Harvey
Figurino: Ulla Gothe
Produção executiva: Dennis A. Clauss, J. Daniel Nichols, Kurt Rittig, Gabriela Pfändner.
O filme Lutero, é um filme teuto-estadunidense de 2003, dirigido por Eric Till, com roteiro de Camille Thomasson e Bart Gavigan baseado na vida do reformista alemão Martinho Lutero desde que ele tornou-se monge cristão até a Confissão de Augsburgo. 
 	No contexto da Disciplina, o filme atende ao esperado, demonstra de forma biográfica, a história de Lutero, ressalvada a licença poética, serve como uma ótima ilustração. Demonstra como ocorreu tal processo, que de fato teve importância na história da humanidade. Não me parece que o filme esconda os pontos negativos, mas também não há ênfase, é feito de forma equilibrada,
	No filme vemos menções as relíquias e as indulgencias, as ofertas, as penitencias pelos mortos (ascetismo) e também as procissões a Roma. Mostra as posições de Lutero frente a tais práticas. Tambem podemos obsevar o contexto do monastérios, e a questão de que nem todos tinham acesso as escrituras, inclusive a cisão com a igreja grega.
	São citados também os concílios, citando a questão da salvação fora da igreja do Papa, mas não fora de Cristo, bem como a invasão turca. É uma boa contextualização, desse período marcado por cisões e questões teológico politicas.

Continue navegando