Buscar

imunologia ava 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Imunologia Clínica AVA 2
Leia o trecho a seguir:
“Na sífilis primária, os testes de cardiolipina e treponêmicos positivam depois do aparecimento, mas ainda na vigência do protossifiloma, com sensibilidade maior para o FTA-Abs e para o VDRL (85%) do que para o teste de hemaglutinação (60 a 70%), porém menor para o teste de imobilização (40%).”
Fonte: FERREIRA, A. W.; MORAES, S. L. Diagnóstico laboratorial das principais doenças infecciosas e autoimunes. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. p. 237.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o método de floculação na triagem da sífilis, pode-se afirmar que o VDRL é considerado um teste:
não treponêmico, pois pesquisa anticorpos que são produzidos de modo inespecífico durante a infecção pelo treponema.
Leia o trecho a seguir:
“Fluorocromo (ou fluoróforo) é uma substância que absorve luz de comprimento de onda menor e emite luz de comprimento de onda maior quando excitado, fenômeno conhecido como fluorescência. […] O intervalo de tempo entre a absorção de energia e a emissão da fluorescência é muito curto, da ordem de nano segundos.”
Fonte: VOLTARELLI, J. C. et al. Imunologia clínica na prática médica. [S.l.]: Atheneu, 2009. p. x.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as técnicas imunológicas que utilizam a fluorescência como princípio, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) afirmativa(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Nos testes de fluorescência direta homogênea, um antígeno marcado interage por competição com os antígenos de interesse e o aumento de da fluorescência emitida sinaliza a positividade do teste.
II. ( ) Nos testes de imunofluorescência direta heterogênea, são utilizados anticorpos marcados para verificar a presença de um antígeno específico e o teste pode ser utilizado também na análise de tecidos.
III. ( ) As reações de imunofluorescência indireta fazem uso de antígenos marcados com fluoróforos específicos, para sinalizarem a presença de bactérias pesquisadas.
IV. ( ) A imunofluorescência direta é uma técnica utilizada para a detecção de autoanticorpos, por meio de exames como o FAN (fator antinúcleo).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, V, F, F.
Leia o trecho a seguir:
“O teste de Coombs direto (TAD) é usado para detectar anticorpos IgG e componentes do complemento que se ligam a antígenos na membrana dos eritrócitos (hemácias). O teste utiliza reagente de Coombs (antiglobulina humana) incubado com os eritrócitos lavados do paciente.”
Fonte: WILLIAMSON, M. A.; SNYDER, L. M. W. Interpretação de exames laboratoriais. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. p. x.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o teste de Coombs, analise as afirmativas a seguir:
I. O teste de Coombs direto é um dos principais testes utilizados na tipagem ABO, já que serve para a detecção dos anticorpos anti-A e B no soro.
II. O teste de Coombs direto emprega anticorpos que tem a capacidade reconhecer outros anticorpos (autoanticorpo ou anti-anticorpo).
III. O teste é utilizado nos casos de suspeita de sensibilização prévia da mãe Rh negativo com antígenos fetais, processo que pode levar a doença hemolítica do recém-nascido.
IV. Durante o parto de uma mãe Rh positiva, se o filho também for Rh positivo pode haver sensibilização materna pelo contato do sangue de mãe e filho.
Está correto apenas o que se afirma em:
II e III.
Leia o trecho a seguir:
“A citometria de fluxo é uma técnica que permite realizar medidas rápidas em partículas ou células enquanto elas passam, uma a uma, por um sensor, sendo as medidas realizadas em uma partícula de cada vez e não como valores médios da população total.”
Fonte: FERREIRA, A. W.; MORAES, S. L. Diagnóstico laboratorial das principais doenças infecciosas e autoimunes. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. p. 45.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre citometria de fluxo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A citometria de fluxo é um teste de alta sensibilidade e especificidade, com capacidade de apresentar resultados com quantificação de grupos distintos.
Porque:
II. A citometria de fluxo faz uso da técnica de imunoprecipitação, que separa os complexos imunes formados na reação de acordo com o seu peso molecular.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O radioimunoensaio é um dos métodos mais sensíveis para a análise quantitativa das reações antígeno-anticorpo, permitindo medidas rápidas e precisas. Mesmo em preparações não purificadas, apresenta limiar de detecção da ordem de nanogramas ou picogramas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a técnica de radioimunoensaio, é correto afirmar que o seu princípio se baseia:
na competição de antígenos marcados radioativamente com os antígenos da substância pesquisada em meio a uma solução contendo anticorpos específicos.
Semelhante ao efeito prozona, há um fenômeno conhecido por provocar a falsa ausência de reatividade nos imunoensaios, comprometendo a qualidade e a valia dos resultados. Porém, assim como o fenômeno mencionado, para solucioná-lo basta diluir a solução analisada para confirmar a veracidade dos resultados observados.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as interações entre antígenos e anticorpos, pode-se afirmar que o trecho apresentado se refere ao fenômeno chamado de:
pós-zona, que ocorre devido ao excesso de antígenos em vez de anticorpos.
Leia o trecho a seguir:
“As características patológicas das doenças causadas por complexos imunes refletem o local de deposição dos complexos imunes e não são determinadas pela fonte celular do antígeno. Assim, as doenças mediadas por complexos imunes tendem a afetar múltiplos tecidos e órgãos, embora alguns sejam particularmente suscetíveis, como rins e articulações.”
Fonte: ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H.; PILLAI, S. Imunologia celular e molecular. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. p. 423.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imunologia clínica, pode-se afirmar que os complexos imunes são formados por:
um anticorpo e um antígeno.
Leia o trecho a seguir:
“A presença dessa proteína é detectada com a antiproteína C ligada a partículas de látex. Em baixas concentrações, pode ser encontrada em indivíduos hígidos e frequentemente se observa o fenômeno de prozona, que pode ser evitado diluindo-se o soro.”
Fonte: FERREIRA, A. W.; MORAES, S. L. Diagnóstico laboratorial das principais doenças infecciosas e autoimunes. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. p. 20.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre dosagem sérica de PCR, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A proteína C reativa possui relevância clínica e pode ser detectada por meio de um ensaio de aglutinação indireta.
Porque:
II. A PCR está diretamente ligada a quadros inflamatórios agudos, já que o fígado inicia a sua produção nessas situações.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Leia o trecho a seguir:
“O fator reumatoide (FR) é uma imunoglobulina presente no soro de 50 a 95% dos adultos com artrite reumatoide (AR). Aparece no soro e no líquido sinovial dentro de vários meses após o início da AR e permanece por vários anos após a terapia. Os autoanticorpos são habitualmente da classe IgM, embora cerca de 15% dos casos de AR exibam a classe IgG.”
Fonte: WILLIAMSON, M. A.; SNYDER, L. M. W. Interpretação de exames laboratoriais. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. p. x.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imunoensaios e fatores reumatoides, analise as afirmativas a seguir:
I. Os fatores reumatoides estão presentes no soro dos pacientes com artrite reumatoide e são um achado específico da doença.
II. Os fatores reumatoides são anticorpos capazes de reconhecer antígenos invasores e incrementar a defesa imune do indivíduo.
III. A presença de fatores reumatoides na circulaçãosanguínea de uma pessoa não a condiciona como doente.
IV. A detecção e quantificação sorológica de fatores reumatoides pode ser feita por aglutinação indireta e pela técnica de Waaler Rose.
Está correto apenas o que se afirma em:
III e IV.
Leia o trecho a seguir:
“Nas reações de aglutinação passiva ou indireta, as hemácias e as partículas inertes (bentonita, látex, sepharose, leveduras, gelatina) podem ser sensibilizadas por adsorção passiva. Isto pode ser feito através de contato direto com antígenos solúveis, por adsorção com agentes químicos.”
Fonte: FERREIRA, A. W.; MORAES, S. L. Diagnóstico laboratorial das principais doenças infecciosas e autoimunes. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. p. 18.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ensaios de aglutinação e adsorção, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A adsorção é um processo utilizado nos ensaios hematológicos de aglutinação direta, como a tipagem pelo sistema Rh.
II. ( ) O PCR látex e o FR látex são testes que fazem uso da adsorção para a adesão de partículas no suporte.
III. ( ) Os imunoensaios de aglutinação, sejam de aglutinação direta ou indireta, fazem uso do processo de adsorção de partículas.
IV. ( ) Na tipagem ABO, as hemácias possuem os antígenos A e B naturalmente expressos em sua superfície.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, V, F, V.

Continue navegando