Buscar

Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Marina Benites da Rosa Ibaldo
AVALIAÇÃO DE INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS APLICADOS À CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
UFRGS
Porto Alegre, 2011
Questões a responder:
Explique quais as características da narrativa histórica na antiguidade:
A narrativa era limitada, pois atinha-se a testemunhos de terceiros; não continha uma evolução, a qual foi “implantada” mais tarde por Heródoto e Tucídides; e, na Grécia antiga, iniciou-se uma forma diferente de se retratar a história, não sendo apenas mais um fato contado por um estranho, mas algo que refletisse a verdade e que fosse visto ou ouvido pelo historiador em si, excluindo qualquer tipo de fantasia ou tentando modificar de qualquer forma um fato ocorrido, entretanto, seu principal objetivo era retratar política.
Comente como a variável do tempo influencia na reflexão sobre a História:
O tempo é um referencial extremamente importante para a História por ser o ponto de partida na hora de coletar uma informação. É, além disso, uma forma de identificar o fato, lembrá-lo e definir a cultura de que se está tratando. O que também acontece é que o tempo nos dá uma percepção mais apropriada do fato.
Identifique quais são os “povos sem história” e aponte quais os campos científicos que tem contribuído para dar fim a este fenômeno:
No início, o centro de tudo era a Europa, então todo o resto era ignorado, não era importante. Isso ocorria sob o argumento de que esse “resto” não havia feito nada notável e que só havia civilização onde o homem branco já houvesse chegado, pois antes disso o povo era considerado bárbaro. Entretanto, a principal alegação para esses povos não possuírem é falta de fontes, pois estes possuem uma cultura oral que não é “digna” de confiança.
Quais são as principais críticas realizadas atualmente em relação à filosofia iluminista:
Graças ao seu cunho intelectual, uma das principais críticas ao Iluminismo é de que estes “filósofos” queriam tanto conhecimento que acabaram perdendo sua moral para obtê-la. O Iluminismo tinha também o intuito de ocupar o poder, não de ajudar as classes mais baixas, apenas “subir de classe social”. Era também um movimento masculino, além de intelectual, em que apenas homens cultos poderiam opinar e criar ideias. E, por fim, apenas foi base para o Liberalismo, Capitalismo, Totalitarismo, Comunismo, Imperialismo e nos colocou onde estamos hoje, sem ao menos poder nos ajudar, pois foi criado naquela época para aquela época somente.
Identifique os principais postulados da teoria positivista e da teoria marxista em relação à História:
Na teoria positivista, há o fato de que se vê o herói e o que ele fez, retifica a ideia de que a história deve progredir e ajuda na criação de maiores acervos históricos/arquivísticos pelo seu discurso de “guarda” e “recolhimento”.
Na teoria marxista, há foco nas forças sociais, decadência da história política e religiosa, ascensão da história socioeconômica, faz o historiador despir-se de suas crenças na hora de olhar o passado (imparcialidade), foco nos problemas sociais e, finalmente, elevação da História para uma ciência social.

Continue navegando