Buscar

trabalho masc

Prévia do material em texto

Faculdades Metropolitanas Unidas Isabella Helena Valerio (RA 1677357)Professora: Maria Zucchi
Matéria: Meios adequados resolução de conflitos
Resumo livro 
“Como chegar ao sim”
São Paulo / SP 2022
A negociação está presente no cotidiano dos seres humanos. Talvez você negocie um aluguel, dispute uma causa judicial, ou até mesmo familiar. 
Na negociação existe dois lados, com desejos diferentes e com argumentos "lutam" para chegar um acordo que no final beneficie ambos os lados, ou no final, numa hipótese onde nenhum dos cederam, a negociação acabe não beneficiando ninguém. O acordo da negociação deve ser realizado de uma maneira sensata e respeitosa, sendo assim, deve melhorar a situação de ambas às partes, ou pelo menos, não piorá-la.
A negociação acaba tentando comunicar alguma das partes a insatisfação do outro lado, consequentemente, acaba criando uma pressão, e assim, eles chegam a um bom senso, criando um final necessário para os dois lados.
Na barganha posicional não é como a negociação, não tem tantas informações e não ajudará a chegar em um acordo eficaz. Cada lado toma uma posição e defende-a para conseguir seu objetivo. 
A barganha pode acabar ruindo, um exemplo são o do ex-presidente americano John F. Kennedy, que acabou tentando negociar o banimento dos testes nucleares, mas a negociação fracassou, a União Soviética queria 3 inspeções por ano s os Estados Unidos deixou claro que não aceitaria menos que 10prejudicando a muitas pessoas e aumentando a corrida armamentista e de armas nucleares. 
Querer essas posições quase levou a uma guerra e derramamento de sangue desnecessário no Iraque, de fazendeiros e da companhia estatal de petróleo depois do fim do governo de Saddam Hussein. Os fazendeiros pegaram suas economias e foram para o sul do país e plantaram sementes, porém, meses depois receberam uma carta os comunicando que deveriam abandonar as terras, nessa carta estava uma cláusula, onde informavam que petróleo havia sido descoberto ali. A empresa de petróleo dizia para eles saírem de suas terras, mas os fazendeiros deixaram claro que não iriam sair, que haviam outros além deles e que não tinha mais nada a perder. A empresa ameaçou chamar a polícia, e informaram que tinham armamentos e também não iriam sair.
O derramamento de sangue foi evitado quase em cima da hora, por um militar que tinha acabado de sair do treinamento. Ele pensou melhor que todos e fez uma pergunta para a empresa, que era quanto tempo seria necessário para que produzisse petróleo nas terras, a resposta da empresa foi que seria aproximadamente três anos. E perguntou aos fazendeiros quando seria a próxima safra, os fazendeiros responderam que sedia em 3 semanas. Após isso, um acordo foi firmado, os fazendeiros iriam colher a safra e não impediriam que a empresa realizasse suas atividades. 
	
É por esse motivo de barganhar posições pode acabar com alguns relacionamentos acabam, como: empresas, vizinhos, namoros e etc...
Em alguns casos a negociação pode envolver mais de duas pessoas, um exemplo é as reuniões da ONU onde 150 pessoas discutem um assunto específico, o que torna ainda mais difícil é que se 149 pessoas dizerem sim e 1 não que tudo vai por água abaixo.
Nesses casos acaba havendo acordos bilaterais, mas nunca multilaterais, tudo isso acaba dando coalizão a diversos países e transforma a situação ainda pior, fazendo com que não chegue a um acordo futuramente
.
Existem dois tipos de negociação o afável que as pessoas são educadas e amigáveis para alcançar seus objetivos e o duro que de veem como adversários e acabam sendo bem rígidos. Geralmente, o estilo afável é bem usado por familiares e amigos, trazendo resultados de uma maneira mais rápida. Já no estilo duro, os participantes são adversários e a meta é a vitória e um resultado sensato, atingido de maneira eficiente e amigável. Sé estiver em dúvida entre qual método usar, use nenhum dos dois, pois foi desenvolvido um método que produz resultados mais sensatos, de maneira eficiente. É necessário as pessoas se concentrarem nos interesses e não em posições, pois se assumir posições, pode acabar envolvendo sentimentos e tudo irá ficar pior pois começa a envolver o ego, que vira as posições dela. Os problemas pessoais precisam ser deixados de lado para não atacarem uns aos outros e sim atacarem o problema. 
Crie sempre uma variedade de possibilidades antes de decidir o que fazer, insista que o resultado tenha por base algum padrão objetivo.
Tudo isso foi o resumo da visão que Roger Fisher e William Ury tem sobre
negociação.
Já na Na minha visão após ler o livro como chegar ao sim, o livro mostra que é necessário ser direto e sincero. Que é necessário sempre focar nos interesses e deixar a parte sentimental de lado. Barganhar por posição em diversas vezes só vai beneficiar um dos lados, geralmente trazendo um fim para a relação com o adversário e demorando mais para obter resultados e tendo mais gastos financeiro. Esse livro oferece uma estratégia ótima e, detalhada para se chegar a acordos aceitáveis em todos os conflitos
Bibliografia
Livro como chegar ao sim
https://blog.12min.com/br/como-chegar-ao-sim-resumo-pdf/amp/
https://valoresreais.com/2012/01/30/resenha-como-chegar-ao-sim-a-negociacao-de-acordos-sem-concessoes-de-bruce-patton/
.

Continue navegando