Buscar

Questionário 2 - Fisiologia Veterinária Avançada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário 2 - Fisiologia Veterinária Avançada 
1- Assim como os ruminantes, os animais não ruminantes possuem características ímpares em seu sistema digestivo. Os cavalos são considerados animais herbívoros, além de apresentar segmentos ampliados que são importantes para a decomposição da celulose pelas bactérias. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as características anatomofisiológicas do sistema digestivo de não ruminantes, o órgão responsável pela fermentação é o:
R: estômago.
2- As aves, assim como as demais espécies, consomem alimentos para atender seus requerimentos de energia metabólica. No sistema digestivo delas, há um órgão conhecido como estômago mecânico, que possui estruturas de paredes grossas e musculosas para facilitar o ato de trituração.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o sistema digestivo de aves, pode-se afirmar que o órgão responsável pela trituração é:
R: a moela.
3- O sistema digestivo dos ruminantes é composto por boca, faringe, esôfago, pré-estômagos (rúmen, retículo, omaso), abomaso (estômago verdadeiro ou glandular), intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Entre esses órgãos, existe um que desempenha o processo de ruminação, já que é o responsável pela contração que leva à regurgitação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as características anatomofisiológicas do sistema digestivo de ruminantes, o órgão descrito é o:
R: retículo.
4- Dentro do sistema digestivo de ruminantes, ocorre uma infinidade de ações e digestões, com a absorção e eliminação dos resíduos. Nesse âmbito, os produtos da fermentação microbiana a nível de rúmen são os ácidos graxos voláteis (AGVs).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fermentação ruminal, entre os outros produtos obtidos da fermentação, é possível afirmar que:
R: a proteólise tem como resultado a produção de peptídeos e aminoácidos.
5- No sistema digestivo de ruminantes, particularmente nos segmentos duodeno e jejuno, ocorre a maior parte da digestão e da absorção dos nutrientes, como proteínas, lipídeos, minerais e vitaminas. Isso se dá principalmente por terem camadas de vilos, que servem para aumentar a superfície de absorção de nutrientes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, as enzimas digestivas envolvidas nesse processo são:
R: tripsina, amilase pancreática e lipase.
6- O sistema digestivo das aves é composto por boca, bico, esôfago, inglúvio (papo), estômago glandular (proventrículo), estômago mecânico (moela ou ventrículo), intestino delgado (formado por duodeno, jejuno e íleo), intestino grosso (cecos, cólon e reto) e cloaca. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o sistema digestivo de não ruminantes, pode-se afirmar que o segmento que desempenha as funções das vias de eliminação urinária, digestiva e reprodutiva é:
R: a cloaca
7- Dentro da classificação de animais monogástricos, há os suínos, animais que apresentam trato digestivo relativamente pequeno e com reduzida capacidade de armazenamento. Neles, há um segmento digestivo onde ocorre a quimificação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as características anatomofisiológicas do sistema digestivo de não ruminantes, o órgão em que ocorre o processo químico que converte substâncias alimentícias no bolo alimentar (quimo) é o:
R: estômago.
8- O sistema digestivo da cria ou filhote de um ruminante, ao nascer, é comparado ao de um animal monogástrico. Mesmo contendo rúmen, retículo, omaso e abomaso, os pré-estômagos são pequenos e sem função, mas com o passar do tempo ocorrem transformações e o aumento dos segmentos. 
Tomando como base essas informações e o conteúdo estudado sobre as características anatomofisiológicas do sistema digestivo de ruminantes, em neonatos, o órgão considera como estômago verdadeiro ou coagulador é o:
R: abomaso.
9- O sistema digestivo de ruminantes possui características bem peculiares e definidas, fazendo com que possam aproveitar os nutrientes contidos em alimentos fibrosos e grosseiros ou até mesmo na apresentação de concentrados. No rúmen, por exemplo, existem microrganismos responsáveis pela digestão de volumosos (capim) e de concentrados.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a digestão de ruminantes, os microrganismos em questão são:
R: bactérias celulolíticas e amilolíticas.
10- A cadeia produtiva sempre visa à maximização de resultado e produção animal, gerando um retorno ainda maior para o país e o produtor. Assim, deve-se saber que, na alimentação animal, alguns fatores responsáveis pela digestão podem influenciar o desempenho animal de forma direta e indireta.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o sistema digestivo de ruminantes, pode-se afirmar que:
R: os fatores mecânicos envolvem ações como mastigação, regurgitação e defecação.

Continue navegando